Buscar

simula penal III

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201905767418)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	JORGE é uma pessoa má e sem caráter, que sempre que pode prejudica outra pessoa. Percebendo que IVETE está muito triste e deprimida porque foi abandonada por MATEUS, JORGE inventa uma série de supostas traições praticadas por MATEUS que fazem IVETE sentir-se ainda mais desprezível, bem como deturpa várias histórias de modo que IVETE pense que nenhum de seus amigos realmente gosta dela.Por causa das conversas que mantém com JORGE, IVETE desenvolve o desejo de autodestruição. Percebendo isso, JORGE continua estimulando seu comportamento autodestrutivo. Quando IVETE já está absolutamente desolada, JORGE se oferece para ajudá-la a suicidar-se, e ensina IVETE a fazer um nó de forca com uma corda para se matar.No dia seguinte, IVETE prepara todo o cenário do suicídio, deixando inclusive uma carta para MATEUS, acusando-o de causar sua morte. Vai até a casa de MATEUS, amarra a corda na viga da varanda, sobe em um banco, coloca a corda no pescoço e pula para a morte. Por causa do seu peso, a viga de madeira onde estava a corda se quebra e IVETE apenas cai no chão. Como consequência da tentativa frustrada de suicídio, IVETE sofre apenas arranhões leves. Segundo entendimento dominante, Assinale a alternativa que indique a pena a que, por esse comportamento, JORGE está sujeito (FGV, TJPA, Juiz, 2009):
		
	
	Lesão Corporal Leve
	
	Homicídio da modalidade tentada
	
	Homicídio Culposo
	 
	Induzimento ou instigação ao suicídio
	 
	Fato atípico
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201905766718)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Considere a seguinte situação (0,5 ponto): Pedro, esposo ciumento, ao chegar em casa, surpreendeu sua esposa, Maria, na cama com outro homem. Maria, ao ser apanhada em flagrante, ofendeu verbalmente Pedro, com palavras de baixo calão. Em choque, o marido traído, completamente enraivecido e sob domínio de violenta emoção, desferiu dois tiros de revolver, matando Maria e ferindo seu amante. O laudo de exame cadavérico atestou não só o óbito de Maria, mas também que ela estava grávida de dois meses, circunstância desconhecida por Pedro. ASSERTIVA A: Na situação em apreço, Pedro praticou um homicídio consumado e uma tentativa de homicídio. Ele não será processado pelo aborto consumado. PORQUE ASSERTIVA B: não é admitida a responsabilidade objetiva em Direito Penal, de forma que Pedro não poderá responder pelo crime de aborto já que não tinha conhecimento da gravidez de Maria.
		
	 
	Ambas as assertivas estão corretas e a assertiva B justifica a assertiva A.
	
	Ambas as assertivas estão corretas, mas a assertiva B não justifica a assertiva A.
	
	Ambas estão erradas.
	
	Apenas a assertiva B está correta.
	 
	A assertiva A está correta e a assertiva B está errada;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201905766836)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	(FCC - 2015 ¿ DPE-RS ¿ Defensor Público) Marcos e Rodrigo instigaram Juarez, que sofria de depressão, a cometer suicídio, pois, na condição de herdeiros do último, pretendiam a morte do mesmo por interesses econômicos. Ainda que Juarez tenha admitido firmemente a possibilidade de eliminar a própria vida, não praticou qualquer ato executório. Diante desse contexto, Marcos e Rodrigo
		
	 
	serão responsabilizados pelo crime previsto no art. 122 do Código Penal, com redução da pena pelo fato de a vítima não ter atentado contra a própria vida, já que para a consumação do delito basta a mera conduta de instigar.
	 
	não responderão pelo crime de instigação ao suicídio, pois não houve morte ou lesão corporal de natureza grave na vítima.
	
	responderiam por instigação ao suicídio, caso, no mínimo, Juarez atentasse contra a própria vida e tivesse ocasionado lesões corporais leves em seu corpo.
	
	deverão responder por tentativa de homicídio, visto que a ideia de ambos era eliminar a vida de Juarez para posterior enriquecimento.
	
	poderiam ter a pena reduzida de 1/3 a 1/2, se a pretensão tivesse caráter humanitário, de piedade, e a morte tivesse se consumado.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201905766692)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Aquele que recebe dinheiro para praticar um homicídio:
		
	
	responderá por homicídio simples.
	
	responderá por homicídio privilegiado.
	
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	
	não responderá por nenhum crime.
	 
	responderá por homicídio qualificado.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201905767017)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	(OAB Exame Unificado X) José e Maria estavam enamorados, mas posteriormente vieram a descobrir que eram irmãos consanguíneos, separados na maternidade. Extremamente infelizes com a notícia recebida, que impedia por completo qualquer possibilidade de relacionamento, resolveram dar cabo à própria vida. Para tanto, combinaram e executaram o seguinte: no apartamento de Maria, com todas as portas e janelas trancadas, José abriu o registro do gás de cozinha. Ambos inspiraram o ar envenenado e desmaiaram, sendo certo que somente não vieram a falecer porque os vizinhos, assustados com o cheiro forte que vinha do apartamento de Maria, decidiram arrombar a porta e resgatá-los. Ocorre que, não obstante o socorro ter chegado a tempo, José e Maria sofreram lesões corporais de natureza grave. Com base na situação descrita, assinale a afirmativa correta.
		
	
	D) José e Maria respondem por tentativa de homicídio.
	
	C) José e Maria respondem por instigação ou auxílio ao suicídio, em concurso de agentes.
	 
	B) José responde por lesão corporal grave e Maria não responde por nada, pois sua conduta é atípica.
	 
	A) José responde por tentativa de homicídio e Maria por instigação ou auxílio ao suicídio.
	
	ameaça, além das penas correspondentes à violência.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201905766743)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	As câmeras de segurança do Banco Dólar filmaram a ocorrência de furto em sua agência, onde o sujeito aparecia com uma capuz cobrindo o seu rosto. No dia seguinte, o agente do furto mata um funcionário do Banco, pois este seria o único que poderia ter visto sua fisionomia. O homicídio é qualificado:
		
	 
	pois foi praticado para assegurar a impunidade
	
	Apenas as assertivas I e IV estão certas.
	
	pois foi praticado para assegurar a ocultação.
	
	por motivo torpe.
	
	por motivo fútil.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201905767336)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(concurso) Paulo é atropelado e, em estado grave, é socorrido de ambulância a um determinado Hospital para atendimento emergencial. Chegando ao nosocômio, a gerente Flávia exige da esposa do atropelado a apresentação de um cheque-caução no valor de R$ 20.000,00 e o preenchimento de formulários administrativos como condição para iniciar o atendimento médico-hospitalar emergencial. Neste caso, a gerente Flávia
		
	
	cometeu crime de lesão corporal de natureza grave.
	
	não cometeu crime, agindo de forma absolutamente legal segundo normas que regem o atendimento hospitalar no Brasil.
	
	cometeu crime de homicídio doloso.
	 
	cometeu crime de condicionamento de atendimento médico-hospitalar emergencial.
	
	cometeu crime de omissão de socorro.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201905766688)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Marta, parteira do distante lugarejo denominado Xavantinho, para salvar a vida de gestante, realiza aborto sem o seu consentimento. Diante desta hipótese é CORRETO afirmar:
		
	 
	A Parteira agiu acobertada pelo causa de exclusão da ilicitude estado de necessidade.
	
	A parteira cometeu o crime previsto no art. 125 do Código Penal (provocar aborto sem o consentimento da gestante).
	
	A Parteira agiu acobertada pelo causa de exclusão da ilicitude exercício regular do direito.
	
	A Parteira agiu acobertada pelo causa de exclusão da ilicitude prevista no art. 128, inc. I, do Código Penal.
	
	A Parteira agiuacobertada pelo causa de exclusão da ilicitude estrito cumprimento do dever legal.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201905766748)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Segundo a maioria doutrinária e jurisprudencial, havendo confronto entre qualificadoras e privilegiadoras, o homicídio privilegiado:
		
	
	pode ser considerado hediondo.
	
	Nenhuma das alternativas está correta.
	 
	terá a hediondez afastada, tendo em vista que as circunstâncias preponderantes são motivos determinantes do crime, da personalidade e a reincidência, prevalecendo-se as de natureza subjetiva sobre a objetiva.
	
	não terá a hediondez afastada, tendo em vista que as circunstâncias preponderantes são motivos determinantes do crime, da personalidade e a reincidência, prevalecendo-se as de natureza objetiva sobre a subjetiva.
	
	Apenas as assertivas I e IV estão certas.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201905766837)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(VUNESP - 2014 ¿ PC-SP ¿ Atendente de Necrotério Policial) Assinale a alternativa que traz as duas hipóteses de aborto legal, praticado por médico, expressamente previstas no art. 128 do CP.
		
	 
	Se não há outro meio de salvar a vida da gestante; se praticado com o consentimento dela, tendo sido a gravidez resultada de estupro.
	
	Se a gestante é menor de idade, sendo o procedimento autorizado pelos responsáveis; se praticado com o consentimento da gestante, tendo sido a gravidez resultada de estupro.
	
	Se o feto sofre de doença incurável, sendo praticado com o consentimento da gestante; se há má-formação fetal que inviabilize a vida extrauterina.
	
	Se o feto sofre de doença incurável, sendo praticado com o consentimento da gestante; se praticado com o consentimento da gestante, tendo sido a gravidez resultada de estupro.
	
	Se há má-formação fetal que inviabilize a vida extrauterina; se não há outro meio de salvar a vida da gestante.

Continue navegando