Buscar

PIM V

Prévia do material em texto

Empresa
A Odontopalmeira é uma rede de clínicas odontológicas que surgiu no final da década de 1990 com intuito de oferecer serviços odontológicos de qualidade, com produtos certificados e com toda a segurança e conforto para as populações de classes média e alta na região metropolitana de São Paulo.
As unidades da Odontopalmeira seguem o mesmo padrão composto de três consultórios que efetuam serviços odontológicos de baixa e média complexidade, uma sala de recepção e uma sala de gerência destinada à administração da unidade e questões comerciais. A sua matriz está situada no bairro da Lapa, com espaço exclusivo para atividades administrativas da Odontopalmeira.
Na matriz encontra-se a equipe responsável pela área de Tecnologia da Informação. Essa equipe é composta por um coordenador de operações de TI e cinco técnicos de suporte que efetuam todos os tipos de tarefas que envolvam redes, sistemas, computadores e demais ferramentas tecnológicas.
Tecnologia da Informação
A revolução da informação vem se acelerando nos últimos anos, podendo trazer muitos benefícios para o desenvolvimento da sociedade, desde que possa se conseguir obter um equilíbrio entre a informação, o conhecimento e a sabedoria. Nas últimas décadas o mercado vem se tornando mais competitivo devido a vários fatores, como a globalização, crescimento de países emergentes e avanços tecnológicos. A tecnologia da informação (TI) vem desempenhando um papel importante no cenário empresarial em função de as organizações possuírem grande parte de suas transações comerciais em ambientes informatizados.
O impacto da TI sobre as organizações confirma-se por sua essencialidade em meio aos esforços organizacionais de posicionamento competitivo. A TI mostra-se útil nos principais desafios que as organizações enfrentam: a melhoria do conhecimento sobre o mercado, o aumento da capacidade de identificação e resposta às ameaças e oportunidades, o aperfeiçoamento dos canais de comunicação e a melhoria na seleção de estratégias. Observa-se que os objetivos perseguidos pelas empresas que adotam inovações tecnológicas variam desde fortes preocupações com a competitividade da empresa, seu desempenho perante os concorrentes e as pressões dos clientes, até a atualização tecnológica, a redução de custos, o aproveitamento de recursos e a gestão da própria empresa.
A tecnologia segundo (apostilha, p. 205) “é a grande responsável pela mudança de postura das organizações em face dos novos métodos administrativos.” Ela permite descentralizar o poder, dando a cada colaborador a possibilidade de desempenhar seu papel de forma plana, permitindo que as decisões sejam tomadas no local onde são necessárias. Na busca de novas oportunidades, a TI representa um recurso estratégico, alterado de forma significativa as bases da competitividade empresarial, sendo que seus crescentes avanços estão gerando mudanças fundamentais na forma das empresas, e do mundo em geral, organizam o fluxo de mercadorias e serviços na economia (COSTA, 1997, p. 64).
Infraestrutura
A Infraestrutura é o Hardware e o Software, o conjunto de sistemas de informação de uma organização. Envolve a estrutura de serviços de TI da organização, além dos produtos da tecnologia computacional. A infraestrutura de TI deve servir como plataforma de suporte para os sistemas de informação/recursos de computação da organização. Hoje em dia, o gerenciamento da infraestrutura passou a ser uma das prioridades de TI, não só para garantir o alinhamento com as necessidades do negócio, mas, sobretudo para controlar o seu custo. Por isto, foram realizados investimentos à medida que ocorria o aumento da complexidade tecnológica e da dependência do negócio com a TI.
Componentes da Infraestrutura
Para O’Brien (2004) os sistemas de informação são identificados pelo conjunto organizado de componentes: pessoas, hardware, software, redes de comunicações, recursos dedados e procedimentos que vão executar a coleta de dados, transformação e distribuição de informações em uma organização. 
De acordo com Drucker (2001, p. 19)
as organizações precisam de modelos muito diferentes intercomunicamente que levem à criação de comunidades de negócios, e nas quais haja cooperação, gestão do conhecimento, trabalho em equipe, busca de alto desempenho.
	Os sistemas são definidos como uma solução de TI, o seja, é uma proposta para melhorar e controlar os processos da empresa. Os recursos que temos para isso são divididos em hardware, software, dados, redes e humanos. A imagem a seguir, mostra um exemplo dos principais recursos de sistemas.
Figura 1 – Recursos de Sistemas
	Dos recursos citados, cada um possui um papel a ser desenvolvido e melhorado de acordo com cada situação em que a empresa estiver relacionada.
Hardware: compreende todos os dispositivos físicos e equipamentos utilizados no processamento de informações. Elementos esses que vão de computadores e outros equipamentos até os vários tipos de mídias de armazenamento de registro de dados como exemplo discos magnéticos e até folhas de papel.
Software: refere-se a todos os conjuntos de instruções de processamento da informação. É a parte lógica que dará instruções para a execução do hardware. Ele será projetado de acordo com as possibilidades da empresa e da disponibilidade do hardware. O software deve atender as necessidades da empresa.
Banco de dados: os dados são um recurso organizacional essencial que precisa ser administrado como outros importantes ativos das empresas, onde estes são organizados deforma lógica em caracteres, campos, registros e banco de dados que quando extraídos de forma eficiente geram valiosas informações para seus usuários. Esses dados podem ficar armazenados na empresa, em discos externos ou até mesmo na nuvem, dependendo da necessidade da empresa.
Redes de Computadores: o termo rede define um conjunto de entidades interligado uns aos outros. Para Turban (2005) uma rede de computadores é formada por meios de comunicação, dispositivos de hardware e o software necessário para conectar dois ou mais sistemas de computadores e/ou dispositivos. 
Pessoas: Stair (2002) afirma que as pessoas apresentam o elemento mais importante na maioria dos sistemas de informação computadorizados. São as pessoas que vão mantê-los através do bom gerenciamento e execução adequada de seus componentes. Para a operação dos Sistemas de Informação é necessário mão-de-obra especializada e orientada adequadamente. Essas pessoas são responsáveis pelo sucesso do aproveitamento das ferramentas de TI na organização.
Na empresa Odontopalmeira a quantidade de equipamentos disponíveis para sua infraestrutura são mínimas, o que impossibilita o controle de informação, recursos e sistemas. A tabela a seguir mostra os produtos que a empresa utiliza:
	Produto
	Quantidade
	Internet
	200Mbs
	Computador
	30 unid.
	Switch 48 portas
	1
Tabela 1 – Equipamentos da Matriz
De acordo com a tabela, na matriz há um link de 200Mbps que provê a acesso a, aproximadamente, 30 computadores. Não há qualquer tipo de servidor tanto na matriz, quanto nas outras unidades, sendo que todas as redes construídas são por meio de uma arquitetura ponto-a-ponto servidas por um switch de 48 portas e um acess point para acesso a rede sem fio.
Em cada uma das unidades da Odontoplameira, temos cinco computadores e o acesso à internet se dá por meio de um link de banda larga provido por uma concessionária de telecomunicações.
Para reestruturar toda a infraestrutura da empresa, precisaremos primeiramente de um servidor principal virtualizado que ficará situado na matriz. Esse servidor será u

Continue navegando