Buscar

Simulado Av1 Tributário

Prévia do material em texto

Disc.: DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO II   
	Acertos: 2,0 de 2,0
	Início: 19/03/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201402121645)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(AUDITOR FISCAL . RFB . 2012 . ESAF) Sobre a relação entre obrigação e crédito tributário, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	À obrigação tributária corresponde o direito de proceder-se ao lançamento.
	
	A obrigação, quando surge, já se estabelece em favor do sujeito ativo (a ela corresponde o crédito e viceversa). Quando o CTN diz do surgimento da obrigação com o crédito tributário, e da constituição do crédito com o lançamento, quis na verdade referir-se ao crédito formalizado, certo, líquido e oponível ao sujeito passivo.
	 
	De acordo com o CTN, o lançamento possui natureza constitutiva da obrigação tributária, e declaratória do respectivo crédito tributário.
	
	Embora obrigação e crédito sejam, no direito privado, dois aspectos da mesma relação, o direito tributário houve por bem distinguí-los: a obrigação como um primeiro momento na relação tributária, de conteúdo e sujeito passivo ainda não determinados e formalmente identificados; o crédito como um segundo momento na mesma relação, que surge com o lançamento.
	
	A relação tributária é uma relação obrigacional cujo conteúdo é uma prestação pecuniária, em que num dos polos está o devedor, e no outro o credor. Obrigação e crédito pressupõem um e outro.
	
	
	2a Questão (Ref.:201402104247)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em qual dos tributos é dispensado a Lei Complementar Federal para estabelecer as características básicas do tributo:
		
	
	ITR;
	
	Imposto de Renda;
	
	IOF;
	
	IPTU;
	 
	IPVA
	
	
	3a Questão (Ref.:201402174070)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Marque a resposta certa. São hipótese de suspensão de exigibilidade do crédito tributário, exceto:
		
	 
	Impetração de mandado de segurança com pedido liminar;
	
	Deferimento de Moratória
	
	Deferimento do pedido de parcelamento, com pagamento da primeira parcela;
	
	Garantia do Juízo (DEPÓSITO), com apresentação do Embargos à Execução Fiscal;
	
	Depósito administrativo do montante integral.
	
	
	4a Questão (Ref.:201401726348)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O sujeito passivo da obrigação tributária tem direito, independentemente de prévio protesto, à restituição total ou parcial do tributo, em caso de pagamento indevido ou maior do que o devido.Sobre o instituto da repetição de indébito em matéria tributária, assinale a alternativa correta.
		
	 
	A taxa de juros de mora incidente na repetição de indébito de tributos municipais deve corresponder à utilizada para cobrança do tributo pago em atraso, sendo legítima a incidência da taxa Selic, em ambas as hipóteses, quando prevista na legislação local, vedada sua cumulação com quaisquer outros índices.
	
	Nos tributos indiretos, carece ao contribuinte de fato, em qualquer hipótese, legitimidade ativa para a ação de repetição de indébito, haja vista que não integra a relação jurídica tributária.
	
	Nos tributos sujeitos a lançamento por homologação, o prazo prescricional para a ação de repetição de indébito é de 5 (cinco) anos a partir do pagamento antecipado, independentemente da data do ajuizamento.
	
	Fracassada a tentativa administrativa de restituição de tributo pago indevidamente, terá o contribuinte o prazo de 5 (cinco) anos para ingressar com a ação judicial de repetição de indébito.
	
	É válida a lei municipal que institui a modalidade de extinção do crédito tributário referente ao ITBI mediante dação em pagamento de bens móveis.
	
	
	5a Questão (Ref.:201401903648)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Diferentemente do Direito Civil, no Direito Tributário obrigação e crédito se dão em momentos distintos. Assim, assinale a resposta CORRETA:
		
	
	As circunstâncias que modificam o crédito tributário, sua extensão, seus efeitos, privilégios, garantias apenas afetam a obrigação tributária se for prevista em lei, devido ao Princípio da Reserva Legal.
	
	As circunstâncias que modificam o crédito tributário, sua extensão, seus efeitos, privilégios, garantias apenas afetam diretamente a obrigação tributária que lhe deu origem se forem realizadas por ato administrativo vinculado.
	
	As circunstâncias que modificam o crédito tributário, sua extensão, seus efeitos, privilégios, garantias afetam diretamente e indiretamente a obrigação tributária que lhe deu origem.
	
	As circunstâncias que modificam o crédito tributário, sua extensão, seus efeitos, privilégios, garantias afetam diretamente a obrigação tributária que lhe deu origem.
	 
	As circunstâncias que modificam o crédito tributário, sua extensão, seus efeitos, privilégios, garantias, ou que excluem sua exigibilidade não afetam a obrigação tributária que lhe deu origem.
	
	
	6a Questão (Ref.:201402023043)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	As normas que tratam de isenção estão sujeitas a ______________. 
2. As normas que tratam de moratória estão sujeitas a ______________. 
3. As normas que dizem interpretar outras, da mesma fonte, são de ______________. 
Observe, entre as alíneas w, x, y e z, quais as que, à luz do Código Tributário Nacional, preenchem corretamente, e com explicação plausível, as lacunas acima, e, em seguida, marque a opção que contém, na devida sequência, as alíneas respectivas:
w) interpretação extensiva, em atenção ao princípio ¿favorabilia amplianda¿
x) interpretação extensiva, em atenção a que a regra geral não deve ser restringida pelo intérprete
y) interpretação retroativa, porque não tem caráter de inovação do sistema jurídico
 z) interpretação literal, em atenção a que a regra geral é a tributação e exceções não se interpretam extensivamente
 
		
	
	w, w, y. 
	
	w, x, z . 
	
	 z, y, x.
	
	 z, x, w. 
	 
	z, z, y .
	
	
	7a Questão (Ref.:201402121644)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Avalie as três proposições abaixo, à luz do Código Tributário Nacional, e responda a questão correspondente, assinalando a opção correta. I. Os condôminos de um imóvel são solidariamente obrigados pelo imposto que tenha por fato gerador a respectiva propriedade. II. Segundo entendimento do STJ, a expressão `crédito tributário¿ não diz respeito apenas a tributo em sentido estrito, mas alcança, também, as penalidades que incidam sobre ele. III. No lançamento por homologação, a legislação impõe ao sujeito passivo o dever de pagar, sem que o fisco tenha previamente examinado a matéria ou cobrado o tributo. Contém ou contêm erro:
		
	
	apenas as duas primeiras proposições.
	 
	nenhuma, pois as três estão certas.
	
	apenas a terceira.
	
	apenas a segunda.
	
	apenas a primeira.
	
	
	8a Questão (Ref.:201402134967)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Lei do Estado Pará, aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado, publicada em 04/05/2017 disciplinou a impossibilidade de a respectiva entidade federativa efetuar a cobrança de crédito tributário inscrito em dívida ativa com valor inferior a R$ 3000,00. Nesse caso, tem-se a hipótese de
		
	
	compensação do crédito tributário
	 
	Remissão do crédito tributário
	
	moratória do crédito tributário
	
	anistia do crédito tributário
	
	isenção do crédito tributário
	
	
	9a Questão (Ref.:201402134972)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	É causa de extinção do crédito tributário:
		
	 
	a conversão do depósito em renda.
	
	a moratória.
	
	a impetração de mandado de segurança.
	
	a isenção
	
	a anistia.
	
	10a Questão (Ref.:201401936715)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A compensação de créditos tributários
		
	 
	depende de autorização legal
	
	nenhuma das respostas
	
	é permitida mediante aproveitamento de tributo, objeto de contestação judicial pelo sujeito passivo
	
	pode ser deferida por medida liminar
	
	limita-se a créditosvencidos do sujeito passivo contra a Fazenda Pública

Continue navegando