Buscar

PLUMBUM METALLICUM - AULA LUIZA 2018

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HOMEOPATIA FUNDAÇÃO HOMEOPÁTICA BENOIT MURE TURMA 2017- MÓDULO JANEIRO-2018
LUIZA MARA ELIAS
*
*
O chumbo é um elemento químico pertencente ao grupo 14 da tabela periódica, o grupo do carbono. Encontra-se no sexto período, possui massa atômica 207,21 u.a, número atômico 82 e é um metal representativo.
Possui símbolo químico Pb (do latim Plumbum).
*
*
Encontrado combinado com enxofre na forma de galena. As minas mais ricas estão na Alemanha, França e Inglaterra.
Os principais produtores são China, Austrália, Estados Unidos, Peru, Canadá e México, que respondem por 82% da produção mundial.
Galena, de onde o chumbo é retirado. 
*
*
É um metal tóxico, pesado, macio, maleável e mau condutor de eletricidade. 
Apresenta coloração branco-azulada quando recentemente cortado, porém adquire coloração acinzentada quando exposto ao ar.
Na temperatura ambiente é sólido; possui ponto de fusão de 600K e ponto de ebulição 2022K. 
Possui alta resistência à corrosão.
*
*
Vem sendo utilizado por inúmeras civilizações desde a antiguidade. Há relatos de sua utilização tanto na civilização romana em 3000 a.C quanto na civilização fenícia em 2000 a.C. Nessa época o chumbo era utilizado para fazer utensílios domésticos (taças, talheres, entre outros) e também para corrigir a acidez do vinho (esta prática hoje em dia não é mais utilizada devido à toxicidade deste metal ao organismo humano, considerado metal pesado). 
Estima-se que eram utilizados em torno de 100 mil toneladas em um ano. 
*
*
O artefato mais antigo utilizando chumbo foi encontrado no Templo de Osíris (Egito), datado a 3800 a.C. Atualmente está no Museu Britânico. 
OSÍRIS
ÍSIS
*
*
Osíris governou a Terra (o Egito), tendo ensinado aos seres humanos as técnicas necessárias à civilização, como a agricultura e a domesticação de animais. Foi uma era de prosperidade que contudo chegaria ao fim.
Seu irmão Seth, governava apenas o deserto. Movido pela inveja, desenvolve um plano para matar o irmão. 
Ísis (irmã e esposa), desesperada, parte à procura do marido e consegue regressar ao Egito com o corpo do amado, que esconde numa plantação de papiros.
Seth encontra o corpo e decide esquartejá-lo em 14 pedaços, espalhando-o por todo o Egito.
*
*
Ísis partiu à procura das partes do corpo de Osíris. Conseguiu reunir todas, com exceção do pênis, que teria sido devorado por peixes, e procedeu então à prática da primeira mumificação.
Ísis transforma-se, em seguida, num milhafre (ave de rapina) que graças ao bater das suas asas sobre o corpo de Osíris cria uma espécie de ar mágico que acaba por ressuscitá-lo. Ainda sob a forma de ave, une-se sexualmente a Osíris e desta cópula resulta um filho, o deus Hórus. 
Horus conseguiu derrubar Seth e passou a reinar sobre a Terra, enquanto Osíris passou a governar apenas o mundo dos mortos. 
*
*
Algumas aplicações do chumbo: 
É usado na construção civil, fabricação de lâminas de alta flexibilidade e resistência, composição de ligas metálicas para a produção de soldas, fusíveis, munições, revestimentos de cabos elétricos, baterias de ácido, materiais antifricção, metais de tipografia.
*
*
Aplicação nos equipamentos de raios-x devido ao seu poder de absorver certos tipos de radiação e barrar outros. 
Metal de alto valor químico e histórico. A grande questão é saber como utilizá-lo para que continue sendo parte da nossa vida sem causar danos maiores e irreparáveis.
*
*
Saturnismo ou plumbismo refere-se à intoxicação por chumbo de um organismo.
 Este termo deriva do deus romano Saturno (Cronos), uma vez que a população da Roma Antiga acreditava que o chumbo, considerado por eles o metal mais antigo, foi um presente que Saturno lhes concedeu.
Há também relatos de Alquimistas onde o Chumbo era tratado como associação ao planeta Saturno.
*
*
*
*
Há muitas eras, nos primórdios do tempo, a deusa Gaia (ligada à Terra) e o deus Urano (ligado ao Céu), símbolo da perfeição, geraram os Titãs - a raça poderosa que mais tarde viria a governar o mundo antigo. Entretanto eram considerados uma aberração na forma, para os conceitos de perfeição de seu progenitor. 
Deus Saturno
Filho do deus Urano e da deusa Gaia
*
*
Urano ao ver seus filhos esquisitos (alguns com cinquenta cabeças e cem braços), os empurrava de volta ao ventre de sua mulher Gaia. 
Depois de tanto sofrimento e revolta, Gaia aconselha o filho Cronos (Saturno) a agir contra o próprio pai. Este, com apenas um golpe de foice mutilou o pai, arrancando seus testículos e deixando-os cair no mar. 
Do sangue jorrado e caído na terra nascem as Erínias (ou Fúrias), deusas da vingança, do remorso e da cobrança de dívidas. Do sêmen do deus derramado nas ondas do mar nasce Vênus, a deusa do amor e da harmonia.
Cronos, após destronar o pai e assumir o poder entre os deuses (apoiado pelos irmãos- os poderosos Titãs), estabelece no mundo uma nova era. 
*
*
De acordo com a mitologia, Cronos temia uma profecia segundo a qual seria tirado do poder por um de seus filhos. 
De temperamento violento e negativo, Cronos passou a matar e devorar todos os filhos gerados com Réia (sua irmã). 
Porém, a mãe conseguiu salvar um deles, Zeus, escondendo-o numa caverna da ilha de Creta.  Para enganar Cronos, Réia deu a ele uma pedra embrulhada num pano que ele comeu sem perceber.
*
*
Ao crescer, Zeus libertou os titãs e com a ajuda deles fez Cronos vomitar os irmãos (Hades, Hera, Héstia, Poseidon e Deméter). 
Zeus, com a ajuda dos irmãos, expulsou Cronos do Olimpo e governou como o rei dos deuses gregos. 
Como tinha derrotado o pai Cronos, que simbolizava o tempo, Zeus tornou-se imortal, poder estendido também aos irmãos.
*
*
Expulso do Olimpo, pelo seu filho Zeus (Júpiter), Cronos (Saturno) refugiou-se no Lácio (do grego latio:refúgio) à beira do Tibre, local onde Roma seria fundada.
Lá exerceu a soberania, criou uma família e uma conduta nova, fazendo reinar a idade do ouro, cheia de paz e abundância, tendo ensinado aos homens a agricultura.
*
*
Os romanos que, segundo tradições, atribuem a origem de Roma a Saturno, construíram-lhe um templo e um altar à entrada do Fórum, no Capitólio.
Atribui-se ainda a Saturno a criação de divindades como Juno (Hera) e de heróis como Rómulo. 
*
*
Sábado é o dia consagrado a Saturno (Cronos).
Saturnus. Copied by Hendrick Goltzius from an original fresco by Polydoro da Caravaggio.
*
*
Seu simbolismo está associado a peso, princípio de onde parte a evolução, incorruptibilidade. 
Segundo Paracelso, o chumbo seria a água de todos os metais, metal pesado atribuído ao deus Saturno (o separador, a delimitação), por isso os alquimistas que almejavam transmutar chumbo em ouro, simbolicamente buscavam desprender-se das suas limitações individuais a fim de atingirem valores coletivos e universais.
*
*
*
*
Para o uso homeopático usa-se o chumbo puro dissolvendo-o em ácido nítrico. O resultado desta combinação é colocado em uma vasilha em contato com Zinco para que possa se formar um precipitado de chumbo, o qual será lavado e sacado para se utilizado no preparado.
As 3 primeiras dinamizações são feitas por trituração e as demais por diluições sucessivas.
*
*
Devido ao uso descontrolado do chumbo no decorrer do tempo, há relatos da contaminação de pessoas expostas e dos efeitos tóxicos, normalmente relacionados a danos ao sistemas nervoso, hematológico, cardiovascular e renal. 
Os principais efeitos relatados são: anemia, infertilidade, vômitos, convulsões e até mortes, que vão depender do grau de intoxicação e do tempo de exposição. 
*
*
O chumbo pode se acumular no organismo adulto por vários meses ou anos antes de causar sintomas. 
Porém, crianças menores de 6 anos de idade são especialmente vulneráveis à contaminação, pois mesmo pequenas quantidades podem afetar gravemente seu desenvolvimento
físico e mental.
*
*
O chumbo é um metal pesado encontrado em abundância na crosta terrestre, mas as atividades humanas – mineração, a queima de combustíveis fósseis e de fabricação – faz com que ele esteja presente de forma mais generalizada, sendo o poluente de maior ameaça em escala global: estima-se que 10 milhões de pessoas vivam em regiões contaminadas.
É frequentemente liberado no meio ambiente através de processos de reciclagem informais, sem controle de segurança ambiental, e também pela atividade de mineração.
*
*
O chumbo também é um constituinte importante em tintas e pigmentos, combustíveis, baterias, soldas, tubos, cerâmica, materiais de construção, plásticos e alguns cosméticos.
Muitas edificações antigas podem ter em suas paredes e madeiras vestígios de chumbo. 
A maioria das intoxicações por chumbo, em crianças, acontece por esse contato.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Plumbum (lead) é um metal muito pesado. 
Na astrologia, associamos Plumbum ao planeta Saturno, reconhecível por seus grandes anéis. Saturno é o último planeta no sistema solar que pode ser visto a olho nu. Dessa forma, ele se torna um planeta-limite. Seu sistema de aneis claros, refere-se à fronteiras, bordas, limites.
*
*
O nome grego do planeta Saturno é Chronos (cronologia, tempo). 
Saturno/Chronos com seus limites nos dá a realização de estarmos ligados ao tempo, e sua “liderança” em metal pesado nos permite saber que temos que lidar com a gravidade. 
No simbolismo de Saturno, ele desceu à terra com suas restrições de tempo e forma de terceira dimensão. 
*
*
Saturno está conectado com assuntos “pesados”, tais como:
Moral, consciência, lei e ordem, organização, restrição, limitação, forma, contrato, estrutura, qualidade, dogma, tradição, status social, sobriedade, eficiência, fixação, endurecimento, congelamento e morte. 
*
*
Saturno é o mestre.
Na mitologia grega, Cronos era um dos Titãs e pai de Zeus.  
Na astrologia, Saturno está associado à restrição e limitação. Enquanto Júpiter se expande,  Saturno contrai.
Durante muito tempo pensou-se que Saturno era o planeta mais distante do sistema, e que representava um “limite” no Universo. 
Em Astrologia, Saturno é a representação simbólica do limite da experiência humana.
*
*
Embora os temas de Saturno sejam vistos, pela maioria das pessoas, como sombrios e deprimentes, na realidade são eles que trazem a estrutura e sabedoria ao nosso mundo. Saturno conhece os limites de tempo e de matéria, sem Saturno tudo seria demasiado confuso e desestruturado.
*
*
° Deus do tempo. ° Mostra nossa capacidade de perseverar nos desafios, amadurecer nossas metas e assumir nossas responsabilidades. ° Representa os princípios do limite e restrição. ° Atitude prática e realista diante da vida. ° Disciplina e o dever, o planeamento e a lógica. ° Planeta da experiência, da cautela e da ambição. ° Saturno representa o senhor do carma.
O lado negativo deste “planeta” manifesta-se quando a rigidez e os medos ganham terreno, cristalizando toda a individualidade, criatividade e o dinamismo.
*
*
Saturno é muitas vezes associado aos nossos pais ou ao pai/figuras de autoridade. 
Na infância, representa a disciplina, regras e regulamentos impostos por figuras de autoridade – de pais, professores e outros . 
As lições de Saturno ajudam-nos a crescer e a estruturar o nosso ser, a assumir a responsabilidade sobre a nossa encarnação.
É o planeta da maturidade, do tempo. É o planeta da sabedoria, a única qualidade capaz de transpor os limites e o medo com o auxilio da experiência, solidez e confiança.
*
*
*
*
Saturno rege:
A pele, representando o limite entre nós e o mundo.
A estrutura óssea, que nos dá estrutura e sustentação ao corpo físico.
Todo processo de organização celular, pois é algo involuntário e acontece além do nível de consciência normal, fato este que guarda uma íntima relação com as aprendizagens de Saturno, ou falta delas.
*
*
Saturnos apresentam cólicas, espasmos e todos os processos de endurecimento como: aterosclerose, cálculos celíacos, secura, rigidez, frieza, lentidão, contrações e doenças crônicas.
*
*
No plano emocional e mental, as queixas saturnas são: medos, sentimentos de culpa, melancolia e depressão.
*
*
Pessoas que precisam de Plumbum não brincam com alegria e cantam o dia inteiro. 
São tristes e melancólicos, a mente funciona muito devagar e eles têm dificuldade em se expressar. 
Há uma fraqueza grave da memória e uma lentidão na compreensão. Não conseguem se lembrar de certas palavras, mas continuam tentando encontrá-las e se exercitarem para dar uma boa resposta de qualquer maneira (lembre-se da busca pela qualidade e perfeição de Saturno). 
*
*
Em um estágio posterior, podem ficar deprimidas, apáticas e suicidas. Mas isso pode ser alternado com momentos de raiva e irritação.
Essas pessoas se sentem melhores quando estão sozinhas. São desconfiadas, com medo de serem envenenadas e perseguidas (amigos, policiais, leis). 
Muitas vezes estão sem sono por causa do constante esforço de pensar ou muito falar, à noite. 
Na sua inquietação, continuam andando e acham que o tempo passa muito devagar.
*
*
Uma nota-chave (keynote) para este remédio é um sentimento físico de constrição, como se as partes do corpo fossem empurradas para dentro. 
Outro sintoma típico é uma linha azul 
nas gengivas ao redor dos dentes.
*
*
Plumbum tem muitas queixas com o sistema nervoso. 
Primeiro, há muito tremor, especialmente nos braços e nas mãos. Isso pode resultar em dificuldades de levar coisas para à boca. 
Mais tarde, os músculos se recusam a funcionar. 
O específico para Plumbum é uma paralisia dos mm extensores do antebraço e os flexores, sem antagonistas levam à flexão do punho, de modo que a mão fica pendurada. 
Ou uma perna faz movimentos de arrastar. 
Há dor nos nervos e intensa constrição nos músculos. 
Cãibras nos intestinos ou órgãos (dores em cólicas). 
*
*
A inatividade do reto leva à constipação e a constrição da bexiga leva à retenção de urina e ao suor fétido nos pés. 
Geralmente, essas pessoas perderam seu desejo e potência sexual. As mulheres podem experimentar o vaginismo. 
Outras queixas relacionadas: aterosclerose, palpitações e alta pressão sanguínea. 
*
*
Desejos: alimentos gordurosos, frituras, salgados, tabaco, bebida alcoólica. 
*
*
MELHORAM
Pressão forte 
Fricções
Dobrando-se em dois
AGRAVAM
Esforço físico e mental
Toque superficial
À noite
Lateralidade:
 E inferior e D superior
*
*
Os temas centrais comuns aos medicamentos do reino mineral são Estrutura e Organização. 
Os problemas das personalidades minerais surgem de uma quebra nesta estrutura e organização, nos relacionamentos ou fracasso no desempenho (performance). São muito sistemáticos e altamente organizados.
*
*
Têm o sentimento/sensação de que falta algo em sua estrutura:
falta de resistência 
falta de sustentação 
falta de posição 
falta de confiança 
falta de segurança 
falta de relação
*
*
“Mas agora eu compreendo os minerais numa etapa a mais, isto é, uma expressão não-humana, pesquisando até a sensação da energia nos minerais.”
*
TPD Sankaran/Scholten
Ir para Colunas
Ir para Séries
Conhecendo Hiperlinks
TPD
*
1ª. linha Hidrogenium- Existência e nascimento. Tem a questão da existência ou concepção. Eu sou ou não? Existo ou não? Fui concebido ou ainda não?
2ª. linha Litium- Separação. A concepção ocorreu, a criança existe e cresce no útero. Agora é tempo de separar. 
3ª. linha Natrum- Identidade. Você agora está separado e fora do útero. Mas você já tem identidade?
4ª. linha Calcarea- Segurança e tarefa. Ela tem o tema da segurança. Você tem sua identidade mas tem segurança? Segurança em termos de dinheiro, relacionamentos,
casa, trabalho e saúde.
5ª. linha Strontium- Criatividade e performance/desempenho. É a linha da aventura e de aprender algo novo.
6ª. linha Baryta- Responsabilidade. Assumindo responsabilidades sobre si e os outros.
7ª. linha Radium- Desintegração e morte. 
*
1 – Existência (Concepção)
2 – Separação (Ego)
3 – Identidade (Amigo)
4 – Segurança e Tarefa (Trabalhador)
5 – Criatividade (Inventor)
6 – Responsabilidade (Rei)
7 – Desintegração 
*
Scholten e Sankaran consideram as colunas como estágios do desenvolvimento do tema das séries. 
18 COLUNAS DA TABELA PERIÓDICA – GRUPOS
 ESTÁGIOS DO SUCESSO
*
*
DEVER. RESPONSABILIDADE LIDERANÇA. PODER
DEFESA. PERFORMANCE
6a Série
*
*
6ª LINHA 
Tema: Responsabilidade
Necessidade de poder, assume responsabilidade e pode aguentar muita pressão.
 “Eu tenho responsabilidade, posso proteger a mim mesmo.”
“Sou criativo, mas agora tenho que assumir liderança e responsabilidade.” 
COLUNA 14 
A estrutura falhou e não pôde fazer nada.
Plumbum: No poder e em alta posição. Sentimento de que está cercado por assassinos e todos estão conspirando contra ele para matá-lo. Medo de ser assassinado.
*
*
6a Série
Sankaran 
(Palavras-chaves)
Scholten (Temas)
*
*
ESTRUTURA FALHA
Coluna 14
*
*
# Falta de poder 
# Poder aparente
# Máscara. Fachada
# Defesa
# Fraqueza. Esgotamento
# Impotência. Covardia
# Vazio
# Destruição 
# Ruína
# Fracasso
# Falha
# Obstáculos
Coluna 14
*
*
Formal /distante (SCHOLTEN)
Tudo está chegando ao fim; perderam o controle. Sentem-se fracos, vazios, como se a vida tivesse sido sugada.
Como se sendo descartados, eliminados.
Desviam assuntos importantes para reduzir a pressão. Responsabilizam outros, escondem-se por trás de regulamentos e normas, fogem das responsabilidades.
Não envolvimento, tédio, indiferença, distância, formalidade.
Cobrem-se de uma máscara rígida; sem poder, vazia.
O verdadeiro poder não existe, mas externamente demonstra continuar funcionando bem. 
Prefixos “des/dis”: distraído, distanciado, deslocado, desinteressado, desacreditado.
Coluna 14
*
*
Plumbum é um metal pesado - um dos mais pesados na Tabela Periódica. 
O remédio Plumbum é sifilítico. 
Como outros "remédios metálicos", tem o tema do ataque e da defesa, mas em um grau tão extremo que a pessoa sente que todos estão conspirando contra ele. Ele sente que está cercado por assassinos. Sente-se atacado e tem que se defender. 
Intenso estado de ansiedade. 
*
*
Plumbum tem sonhos extremamente temerosos, com altura, caindo. 
Tem a sensação de que ele não é uma pessoa comum - ele é um rei ou um governante da mais alta ordem e por isso teme ser assassinado ou envenenado. 
*
*
Plumbum tem: 
-Ilusão, castelos e palácios, vê.
-Ilusão, perseguido, soldados, por. 
*
*
Pode ser a situação de uma pessoa que tem poder absoluto, como a Sra. Indira Gandhi, ex-primeira-ministra da Índia, que foi assassinada. 
Brilhante política, estrategista e pensadora, possuía grande ambição política. Como mulher e ocupando a mais alta posição do governo numa sociedade bastante patriarcal, esperava-se que Indira fosse uma líder de pouca relevância, mas as suas ações provaram o contrário. Ela governou até ser assassinada, em 1984, por um extremista sikh. 
*
*
Plumbum tem: 
- Timidez aparecendo em público, 
- Doenças da antecipação. 
No plano físico, a patologia é manifesta como paralisia, condições escleróticas que ocorrem lentamente, degeneração dos nervos, cólicas. Há destruição com perda de poder nos membros.
*
*
Doenças por antecipação 
Ilusão, castelos e palácios, vê 
Ilusion, conspirações contra ele, existem
Delinquência, demônios, todas as pessoas são
Ilusion, assassiná-lo, outros conspiram
Ilusion, assassino, todos ao seu redor são a 
Ilusion, envenenada, ele está prestes a ser 
Ilusion, perseguido, soldados, por 
Escapar, tenta 
Medo, assassinado, de ser 
Timidez, aparecendo em público, sobre 
Medo, assassinos, de 
(Repertório de Phatak)
*
*
*
*
*
*
*
*
Poder formal 
Diplomata
Cerimonial 
Ortodoxo 
Máscara 
Fachada 
Blasé (que exprime completa indiferença pela novidade, pelo que deve comover, chocar etc; aquele que está embotado pelo excesso de estímulos: sensoriais, afetivos, intelectuais ou de prazeres, e que se tornou insensível ou indiferente a eles).
*
*
Estágio 14
Vazio, fraco
Eliminando
Distraindo
Colocando a um lado	 
Irresponsável		
Indiferente
Formal, distante		 
Encobrindo
Máscara			
Série do Ouro (6ª série)
 Liderança, administração
Organização, estrutura
Responsável 
 Sério, pesado
 Rei			
Poder, ditatorial
Digno, orgulhoso
Sozinho, isolamento
Religião, sexualidade
Maturidade
País
Olhos, Visão
*
*
Uma exibição de poder: marionete
Um diretor que está lá só para a plateia.
Um diretor no final de sua carreira.
Não mais querido como administrador.
Respeito formal pelo poder: diplomacia.
Fracasso por delegar a responsabilidade a outro.
Um rei irresponsável.
Ocultando seu poder por trás de uma máscara: suspeita.
Eliminação da arrogância.
Indiferente e arrogante.
Isolado devido à conduta formal.
Distraindo a atenção para conservar o poder.
Vazio no sentido religioso: imoral.
Sexo formal e vazio.
Olhar vazio.
*
*
Essência: parece poderoso no exterior, mas é só para a plateia.
Ex: Rainha Elizabete da Inglaterra.
A família real perdeu o poder real há muito tempo, mas ela continua fingindo que ainda tem o controle total. A queda do Império britânico é simbólica para este estágio. O comportamento formal que a Rainha Elizabeth insiste é típico desta etapa também. Mesmo seus filhos têm que pedir permissão antes que possam vê-la ou falar com ela.
*
*
*
*
Medos: alturas, cair, assassinato, morte, suicídio, doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, ser envenenado, ser trancado, insanidade, pessoas, multidões, inimigos, religiosos, diabo, Deus. 
Sonhos: alturas, caindo. 
Ilusões: superior, Cristo, sozinho, todo mundo é um assassino, isolamento, mania.
*
*
Humor: orgulhoso, inquieto, hiperativo, entediado, indiferente, rígido, sombrio, suicida com facas.
 Irritabilidade: zangado e irritável, agg. ofensa. 
Mental: dificuldades de aprendizagem, atraso para aprender a falar e escrever, distraído, confuso, lento, rígido, imbecil, insanidade, demência.
*
*
 Memória: alterada, palavras, amel. números, agg. mudando números, compromissos, o que foi dito, o que deve ser feito; monomania, muito bom com números, pode lembrar de algo muito bem desde que não seja alterado (Collins, comentário pessoal), o tempo passa muito devagar. 
Religiosidade: vazios, imorais.
*
*
Profissões: rei, líder, diretor, gerente, presidente, capitão, prefeito, bispo, astro do esporte, comissária, modelo. 
Causas: desastres, humilhações, mágoas.
*
*
QUEREM EXPERIMENTAR TUDO!
Plumbum, como Mercurius tem uma atitude muito destrutiva. Plumbum sente que precisa experimentar tudo na vida.
É como se ele dissesse: "Ninguém pode tirar qualquer coisa de mim até que eu tenha tentado de tudo e possa dizer que eu não posso mais nada."
*
*
Há uma divisão em Plumbum: espiritualidade de um lado e do outro materialidade.
 Desde criança vive com esta clara repartição: de um lado o forte aspecto espiritual e do outro, um aspecto material transtornado. 
É como se ele tentasse se deslocar em uma direção e, ao mesmo tempo, pretendesse cultivar os outros aspectos da vida. 
*
*
Plumbum não está tentando superar tudo, mas quer experimentar tudo! 
Plumbum não é uma pessoa espiritual que está a tentar superar tudo por saber tanto, como o Sulphur. Em alguns casos, você vai vê-los como alguém que quer muita diversão, a melhor mulher, os melhores carros,
e você não sabe o que está dentro dele. Eles querem o melhor e viver uma vida de uma forma extrema.
*
*
O aspecto de destruição é absolutamente claro nesse remédio. Não é possível viver vida neste nível – aí a destruição começa.
Quando eles perdem suas estratégias ou ferramentas de estratégia e não são capazes de viver a vida no mais alto nível, você verá as muitas patologias destrutivas que são bem conhecidas em Plumbum, como: loucura, depressão e paralisia. 
*
*
Momento decisivo: quando a alta vida termina e começa a vida espiritual. 
Há uma separação extrema das 2 partes (material e espiritual) e quando chega a este ponto há uma crise para a vida. 
Plumbum NUNCA procura ajuda de outras pessoas. Age de forma onipotente e sente que pode superar tudo por si próprio. Neste aspecto é muito mais difícil do que outros remédios. 
Seu ponto de corte é quando percebe que todas as suas explorações não tinham qualquer sentido na vida e ela foi sem significado.
*
*
De personalidade íntima, profunda, sombria e solitária; está dentro de si mesmo. Não interfere ou interage com outras pessoas. 
Interrompe a comunicação com o resto do mundo como uma forma de evitar os conflitos que teve dificuldade de resolver anteriormente. 
Esta dicotomia entre espiritualidade e experimentar a vida ao extremo está lá desde o começo e é constitucional para eles, mas é um problema que é extremamente difícil de se detectar. 
*
*
Uma das pessoas mais egocêntricas na MM. 
Plumbum está na rubrica: timidez. 
Mas não é tímido. É reservado, intocável e independente. 
*
*
A vida delas é feita de deveres; o relógio e o calendário governam; tudo é decidido com meses de antecipação e é conscienciosamente cumprido. 
São firmes, fidedignas, incorruptíveis; ocupam posições de responsabilidade e mantêm-se à altura das suas responsabilidades.
Sua moral é extremamente rígida: tudo é proibido, especialmente aos domingos. 
*
*
São governadas pelo tempo. Elas olham para o passado e para quaisquer dívidas antigas que ainda tenham que pagar; olham para o futuro e procuram ver como poderão deixar seus negócios em perfeita ordem para seus herdeiros. 
Ao fazer assim, deixam de ver o presente, que foge sem que o percebam.
*
*
Como um pilar da sociedade existente (lembre-se do chumbo nos alicerces dos edifícios altos!) elas apoiam as formas convencionais de fazer as coisas, as tradições respeitáveis e, naturalmente, as convenções inúteis e os dogmas inibidores.
Sozinhas em seus escritórios, 
escrevem manuais muito minuciosos
 e não reparam que os filhos estão crescendo.
*
*
Às vezes, o fardo da vida torna-se excessivamente pesado para elas, e elas mergulham em depressões e, constantemente, defrontam-se com cinzentas muralhas de dificuldades e impossibilidades. 
Contudo, elas nunca desistem. 
Depois de um fracasso, levantam-se e começam tudo de novo. 
Elas são um modelo de autodisciplina. Um nome numa placa comemorativa pregada na casa onde nasceram. Um nome numa crônica. 
*
*
O Plumbum provoca modificações profundas nos tecidos e estas se traduzem por uma intensa vasoconstricção de todos os pequenos vasos, esclerose progressiva dos tecidos, principalmente do tecido nervoso, nas terminações nervosas e cornos anteriores da medula.
Essa tendência à esclerose forma seu gênio mórbido e é um bom medicamento quando houver endurecimento dos tecidos. 
 As consequências desta ação fisiológica se manifestam por sintomas de paralisia, atonia, atrofia muscular, dores violentas e espasmódicas.
*
*
São friorentos, precisam estar sempre bem agasalhados, mesmo quando faz calor.
A pele das mãos e pés está muito seca. 
Transpiração fétida nos pés.
Atividade nervosa diminuída, podendo chegar a paralisia.
Estados paralíticos nos diferentes órgãos. Paralisia dos flexores e extensores, principalmente nas extremidades.
*
*
Emagrecimento geral com grande fraqueza e tremores nos membros.
Tremores nas extremidades superiores que aumentam pela fadiga, aparecem sobretudo no final do dia acompanhados de paresia motora e sensitiva e algumas vezes de tremores generalizados. 
Tremores dos lábios e maxilares, com bater de dentes. 
Balançar da cabeça, paralisia agitante.
*
*
PLUMBUM METALLICUM
*
*
BIBLIOGRAFIA:
LATHOUD, Dr. J.ª-Estudos de Matéria Médica
VIJNOVSKY, Bernardo- Tratado de Matéria Médica
BRUNINI, Carlos R.D.- Matéria Médica Homeopática
Material didático GEHSH- Aldo Farias
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando