Buscar

Avaiação Parcial3 AFRICA

Prévia do material em texto

Avaliação Parcial: CEL0510_SM_201702129233 V.1 
	Aluno(a): ALLAN CASSIO SILVA PACHECO
	Matrícula: 201702129233
	
	
	1a Questão (Ref.:201702718564)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Muitas sociedades africanas estruturavam-se em função do tráfico de cativos. Uma vez proibido este comércio, essas sociedades se desestruturaram, criando condições para a incursão dos europeus em seus territórios e a posterior colonização. Entre os motivos que contribuíram para essa desestruturação, NÃO podemos citar:
	
	
	A propagação de modos de viver europeus como padrão, incentivando o consumo de produtos europeus.
	 
	O papel das lideranças, especialmente as religiosas, nos movimentos de resistência à colonização europeia.
	 
	A substituição do tráfico negreiro pelo comércio de manufaturas locais, que muitas vezes não se sustentava diante da concorrência com as manufatueas europeias.
	
	O fim dos tributos, antes pagos para livrar certos grupos da escravidão, enfraqueceu algumas sociedades economicamente e socialmente.
	
	A substituição do tráfico negreiro pelo comércio de produtos tropicais.
	
	2a Questão (Ref.:201702884191)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A escravidão foi uma instituição presente na maior parte do mundo. Na África, ela surgiu antes mesmo da era dos descobrimentos marítimos dos europeus. Sobre a escravidão dos africanos, julgue as assertivas abaixo:
I - Os africanos escravizavam-se uns aos outros por uma questão de identidade cultural. Ao contrário dos europeus, no princípio do tráfico negreiro, e ainda bem depois disso, os africanos não se reconheciam como africanos. Eles se identificavam de diversas maneiras, como pela sua família, clã, tribo, etnia, língua, religião, país ou Estado.
II - O tráfico exigia uma organização comercial complexa para a venda e o transporte dos escravos. Essa organização encontrava-se baseada nos três continentes do Atlântico. Na África ela concentrava-se nas mãos dos próprios africanos, que determinavam quem embarcava ou não para o Novo Mundo.
III - Na África, os africanos serviam como escravos em diversas funções, desde simples trabalhadores até comandantes ou altos funcionários de Estado. Portanto, tanto a escravidão como o comércio africano de escravos precedeu à chegada dos europeus e à abertura do comércio marítimo com o Novo Mundo.
Quais questões estão corretas?
 
	
	
	I e III
	
	I e II
	 
	Apenas I
	 
	I, II e III
	
	II e III
	
	
	3a Questão (Ref.:201702347744)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Os rios eram as verdadeiras estradas do continente africano. Essa assertiva foi fundamental para qual movimento?
	
	
	A apreensão de escravos africanos feita por europeus ao longo dos séculos XVI e XVIII
	
	O tráfico de africanos escravizados feito pelos muçulmanos
	
	As viagens realizadas pelos missionários religiosos em todo o continente africano
	 
	A luta que os europeus empreenderam, dentro do território africano, pelo fim da escravidão
	
	
	4a Questão (Ref.:201702884207)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Desde o início de sua relação com a África, os europeus tinham o objetivo de conhecer aquele continente que, para eles, era uma mistura de barbárie e exotismo. A partir do século XIX, expedições sistemáticas contribuíram para o esclarecimento sobre o continente.  A respeito, julgue as assertivas abaixo:
I - As expedições tinham como objetivo principal conhecer o curso dos rios e das sociedades africanas que viviam no interior do continente.  
II - As campanhas expedicionárias eram compostas de dezenas de homens e eram minuciosamente documentadas por seus chefes
III - As grandes bacias hidrográficas eram as regiões mais visadas, pois eram ali que as principais trocas comerciais se efetivavam.
Quais questões estão corretas?
 
	
	
	I e II
	
	Apenas I
	 
	II e III
	 
	I, II e III
	
	I e III
	
	
	5a Questão (Ref.:201702271723)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Fala-se em uma mudança da forma de domínio Europeu entre o século XIX e o XX, chamado por alguns autores de neo-colonialismo. Esse momento teve como impacto na África.
	
	 
	sua inserção no comércio atlântico como área de busca de matérias primas, pedras preciosas e ouro.
	 
	crise da África, extremamente dependente do escravismo, gerando um quadro de profunda depressão econômica e abandono.
	
	crescimento da África negra e crise da África islâmica, por conta da rivalidade o Império Turco.
	
	o crescimento comercial, superando as mazelas do escravismo.
	
	inserção da África no comércio Índico que alcança o seu auge no início do século XX.
	
	6a Questão (Ref.:201705125585)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Quando falamos da Partilha da África lembramo-nos, imediatamente, da Conferência de Berlim, convocada pelo chanceler alemão Otto Von Bismarck. Com relação a essa conferência, leia, com atenção, as afirmativas abaixo:
O objetivo inicial dessa conferência era controlar as pretensões expansionistas européias na África Ocidental, sobretudo as de Leopoldo I
A Conferência de Berlim não conseguiu controlar as pretensões expansionistas européias na África Ocidental mas legitimou poderio do monarca belga na Bacia do Congo, além dos participantes do encontro reconhecerem possessões alemãs na África ¿tropical¿ e autorizaram a ocupação colonial em todo o território africano.
Além dos interesses políticos e econômicos que por si só já justificavam  a colonização européia da África, os diferentes países da Europa ainda acreditavam estar fazendo um bem a todo o continente africano, pois o neocolonialismo era a única forma de levar a civilização aos africanos.
A Conferência de Berlim foi o estopim do conflito que envolveu os países participantes dessa assembléia pela disputa dos territórios africanos, conflito esse que se desenvolveu no próprio continente africano.
Selecione, abaixo, a opção que contém as afirmativas corretas.
	
	
	As afirmativas III e IV estão corretas.    
	
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas.     
	
	
	7a Questão (Ref.:201702271745)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Itália foi um dos últimos países a se inserir nas conquistas da África. Sua consolidação no continente foi em 1936 com a formação definitiva da África Oriental Italiana. Estes territórios atualmente são:
	
	 
	Etiópia e Eritreia.
	
	Congo e África do Sul
	
	Argélia e Tunísia
	
	Moçambique e Angola
	
	Marrocos e Sudão
	
	
	8a Questão (Ref.:201702718804)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a resistência ao poderio inglês no Império Ashanti: I. Os ingleses foram vitoriosos em todas as batalhas graças a sua superioridade bélica. II. Os ashantis resistiram à entrada dos ingleses por mais de 70 anos, a partir de 1823. III. No conflito de 1853, os ashantis foram vitoriosos graças às epidemias que assolaram as tropas inglesas. Mas, em 1896, finalmente, os ingleses garantiram sua vitória ao introduzir a metralhadora nos combates, anexando o Império Ashanti à Costa do Ouro.
	
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa III está correta.
	 
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	AS afirmativas I e III estão corretas.
	
	
	9a Questão (Ref.:201705126103)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Segundo diversos historiadores, o intervalo entre 1885 e 1919 é conhecido como período da pacificação. Com relação a esse período, leia, com atenção, as afirmativas abaixo:
Esse momento foi marcado pela transição da política das metrópoles, que, com o controle dos movimentos de resistência, passam a ter uma atuação mais civil que militar.
Duas figuras foram fundamentais para a efetivação do colonialismo: as empresas ou empresários europeus e as missões religiosas.O período de pacificação corresponde ao período em que os missionários atuaram fortemente junto às tribos que se insurgiram contra os colonizadores, celebrando a paz definitiva entre essas tribos e os colonizadores, conseguindo que a colonização, a partir daí, transcorresse sem violências.
 Assinale, abaixo, a opção que contém as afirmativas corretas.
	
	 
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa III está correta. 
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	
	10a Questão (Ref.:201702769456)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Depois da Primeira Guerra Mundial, o mundo não seria mais o mesmo. Também na África, a presença europeia não é mais a mesma. Entre as mudanças que nos permitem tal afirmação é possível citar: I. O aumento dos investimentos privados na consolidação do projeto colonizador, em detrimento de uma ação mais efetiva do Estado. II. O reordenamento físico da Partilha da África tendo em vista as sanções impostas à Alemanha e à Itália. III. O fortalecimento da atuação militar nas colônias em detrimento da administração civil para consolidação da colonização.
	
	 
	Apenas a afirmativa II
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa I está correta
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa III está correta.

Continue navegando