Buscar

Direito administrativo 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA A AV1 – DIREITO ADMINISTRATIVO 1 – PROF. ELBERT HEUSELER
Questão 01: A influência do Direito Administrativo francês no Direito Administrativo brasileiro é notável. Entre os institutos oriundos do direito francês abaixo, assinale aquele que não foi introduzido no sistema brasileiro.
a) Regime jurídico de natureza legal para os servidores dos entes de direito público. 
b) Teoria da responsabilidade objetiva do Poder Público.
c) Natureza judicante da decisão do contencioso administrativo.
d) Cláusulas exorbitantes nos contratos administrativos.
e) Inserção da moralidade como princípio da Administração Pública.
Questão 02: Escrevia o clássico autor italiano Lorenzo Meucci que o direito administrativo tem por objeto o estudo do conjunto de normas jurídicas, reguladoras dos atos editados pelo Poder Executivo. Essa definição é:
a) Errada, pois tais atos são estudados pelo direito constitucional.
b) Totalmente errada, porque o direito administrativo não rege tais atos.
c) Incompleta, embora não errada, pois os 3 poderes editam atos administrativos.
d) Certa, porque o direito administrativo rege apenas os atos do Poder Executivo.
e) Errada, porque tais atos são matéria inteiramente estranha ao direito administrativo. 
Questão 03: A Administração pode anular os seus próprios atos, eivados de vícios insanáveis que os tornem ilegais ou também revogálos, por motivo de interesse público superveniente, mas sempre com efeito exnunc.
a) Correta a assertiva.
b) Incorreta a assertiva, porque a Administração não pode anular os seus atos, mesmo sendo ilegais.
c) Incorreta, porque tanto a anulação como a revogação operam efeitos extunc (retroativamente).
d) Incorreta, porque a anulação opera extunc e a revogação exnunc.
Questão 04: Assinale a resposta INCORRETA sobre autarquia:
a)	É pessoa jurídica de direito público, com função pública própria e típica, outorgada pelo Estado.
b)	Sua personalidade nasce com o registro de seu estatuto, elaborado segundo a lei que autoriza sua criação.
c)	Não há subordinação hierárquica da autarquia para com a entidade estatal a que pertence.
d)	Pode ser criada por qualquer entidade estatal: União, Estado-Membro e Município.
Questão 05: Em relação às sociedades de economia mista, pode-se dizer:
I – São pessoas jurídicas de direito privado com participação do Poder Público e de particulares no seu capital e na sua administração.
II – via de regra, devem operar sob as mesmas normas aplicáveis às empresas privadas, inclusive quanto às obrigações trabalhistas e tributárias.
III – o seu pessoal não está sujeito à proibição constitucional de acumulação de cargos, empregos e funções.
Quanto às alternativas acima:
A) Apenas a I está correta;
B) Apenas I e II estão corretas;
C) Apenas I e III estão corretas;
D) Apenas II e III estão corretas; 
E) Todas estão corretas.
Questão 06: A atividade de descentralização da administração pública federal propicia que:
A) seja criada autarquia por decreto presidencial;
B) seja autorizada a instituição de empresa pública ou sociedade de economia mista por ato do Ministro da Fazenda;
C) seja por lei específica autorizada a instituição de fundação, cabendo à lei complementar definir a sua área de atuação;
D) independe de autorização legislativa a participação da sociedade de economia mista em empresa privada.
Questão 07: Niodemus, membro da Superintendência de Concessões da ANATEL está despachando com o Diretor-Chefe da instituição, o Dr. JACKSON, e representantes de cinco concessionárias de serviço de telefonia móvel, sobre reajuste de tarifas. Subitamente, o representante da Companhia “FallaBrazil”, o Dr. ROBERTSON, com a planilha em mãos e, profundamente irado, dirige-se ao Dr.JACKSON dizendo-lhe: "Já que vocês não permitirão aumento pelos próximos 25 anos, seria mais econômico aos minguados cofres públicos tirar uma xerox mensal desta porcaria!" Jogando o documento na mesa do agora pálido Dr. JACKSON, o Dr. Robertson se retira, deixando você e os demais presentes atônitos. Antes de sair, lançando um olhar malicioso, Robertson afirma que, dali por diante, “o assunto agora é com o Ministro”, eis que manejará recurso hierárquico, com base na ata da reunião. Após alguns instantes, o Dr. JACKSON se recupera e pede orientação ao seu Procurador, o Dr. SIGÔNIO. Em resposta, o Advogado afirma que Robertson estaria “no seu direito”, sendo necessária muita cautela ao contra-arrazoar o recurso, tendo em vista que a Agência, tendo natureza fundacional, se submete aos controles realizados com base no DL 200/1967. Esta correta a orientação de SIGÔNIO? 
Questão 08 A Companhia Estadual de Águas e Esgoto – CEDAE (sociedade de economia mista) interpõe agravo de instrumento contra decisão que, em execução por título judicial, no valor de R$ 455.130,00, rejeitou a nomeação à penhora de bem imóvel feita pela devedora, e determinou que a constrição recaia sobre numerário existente em conta bancária de titularidade desta, acolhendo a indicação do credor.
	Sustenta a Agravante a excepcionalidade da penhora de renda; que a penhora é excessivamente onerosa, pois obstará a prestação de serviço essencial e põe em risco a saúde financeira da empresa.
	Foi indeferido o efeito suspensivo pretendido pela Agravante por ser a penhora de dinheiro, em tese, admissível e por inexistir prova de que a mesma ensejará o alegado desequilíbrio nos recursos da empresa.
	O Agravado apresentou contra-razões, alegando, em resumo: que a constrição requerida foi de dinheiro e não de renda da empresa, e que não há prova de que a penhora irá inviabilizar a prestação dos serviços pela Agravante; que a Agravante indicara à penhora bem imóvel de valor inferior ao valor da execução, além de não observar a gradação legal e pelo fato do bem estar afeto à prestação de serviço público, tornando a nomeação ineficaz.
Com base no exposto, responda de maneira fundamentada:
1- Pode a nomeação à penhora de bem imóvel feita pela CEDAE ser rejeitada e a constrição recair sobre numerário existente em conta-corrente de sua titularidade?
2- É possível penhorar bens de uma sociedade de economia mista? 
Questão 09: O Município de Passa Quatro aprova lei complementar indicando a área de saúde como apta à execução de suas atividades por intermédio de fundação pública de direito privado, e na seqüência, aprova a respectiva lei autorizadora de criação da mesma fundação, tudo nos termos do art. 37, XIX CF. Constituída, formalmente, a partir da autorização legislativa, a fundação pública de direito privado sobrevém um aviso de que essa mesma fundação estava procedendo à contratação direta de profissionais de saúde que passariam a integrar seu quadro, sob o regime da CLT.
O Ministério Público local instaura inquérito civil para apurar o ocorrido, e obtém do Presidente da Fundação a notícia de que, uma vez que a essa nova espécie organizacional se aplicam as regras próprias do direito privado, não lhe seria exigível a realização de concurso público. Examine a afirmação do Presidente, à luz dos respectivos preceitos constitucionais

Outros materiais