Buscar

AD1- Introducao Turismo - TGT

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca 
Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo 
	Prof(a) Coordenador(a):
	Data: 24 agosto de 2019
	Tutora a distancia: Yane Santos
	
	Aluno: Leonardo Nogueira da Silva
	Período: 1
	Matricula: 19217130133
INTRODUÇÃO AO TURISMO
 Avaliação a Distância (AD) 1
 Na Aula “Turismo em perspectiva: o cenário e a importância do turismo no Brasil e no mundo” estudamos o cenário econômico e político do turismo nos âmbitos nacional e internacional. Foram apresentados dados estatísticos do turismo até 2007.
 Mas como está esta realidade hoje? Vamos atualizar? 
Para tanto, utilizaremos o “Anuário Estatístico do Turismo – 2019” e as Sondagens Empresariais – Meios de Hospedagem e Agências, que estão disponíveis nos Materiais Complementares do Módulo 1 na plataforma. Após leitura da Aula 01, consulte esses materiais para responder as questões a seguir:
Com base nos dados do Anuário Estatístico do Turismo - 2019, responda: (6,0)
a) Os três principais países emissores de turistas para o Brasil em 2007 foram: Argentina, Estados Unidos e Portugal, conforme estudado na Aula 01. Quais foram os três principais países emissores de turistas para o Brasil em 2018? Ocorreram mudanças? Comente.
Argentina, Estados Unidos e Chile. Houve mudança em algumas posições de países emissores de turistas para o Brasil. A Argentina continuou em primeiro lugar, e tinha 18%31 na emissão de turistas, passou para 37,70% um crescimento muito grande desse País. Os Estados Unidos continua no segundo lugar, mas sua emissão diminui de 13,91% para 8,1% e Portugal que estava em terceiro caiu para o decimo lugar, devido as crises no continente Europeu. Já o Chile que estava em quinto lugar subiu e tomou o lugar de Portugal, ficando em terceiro lugar com 5,9% de emissão de turistas para o Brasil, A economia do Chile cresceu 3,9% em 2018, o dobro do registrado em 2017, embalada pela retomada dos investimentos e do consumo no país, segundo a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), favorecendo a emissão de turistas chilenos para o Brasil.
 b) Qual foi a principal via de acesso para as chegadas de turistas ao Brasil?
A principal via de acesso de turistas ao Brasil foi a aérea com 4.328.074 acessos em 2018.
 c) Quantos turistas chegaram ao Brasil em 2018?
 6621.376 turistas
 d) Qual mês recebeu mais turistas no primeiro semestre? E no segundo semestre? 
Janeiro com 1.067.389 e no segundo semestre foi em dezembro com 680.713
e) Quais são os três Estados brasileiros que mais receberam turistas em 2018? 
São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul
f) Em qual mês o Estado do Rio de Janeiro recebeu mais turistas em 2018? Você poderia dizer o porquê? (Resposta pessoal)
Fevereiro, pois o Rio de Janeiro realiza a maior festa popular do mundo, que é o Carnaval, onde muitos turistas chegam na cidade para participarem desse evento.
 g) Considerando os dados de chegadas de turistas dos últimos 5 anos (2014-2018), seria correto afirmar que houve um crescimento ininterrupto? Justifique sua resposta.
	Não houve um crescimento ininterrupto, pois em 2014 a chegada de turistas no Brasil foi de 6.429.852, enquanto em 2015 houve uma queda de 124.464 turistas, crescendo em 2016.
O estudo “Sondagem Empresarial – Meios de Hospedagem – Primeira Etapa 2019” apresenta dados da pesquisa realizada em abril de 2019 com empresas do setor de hospedagem referente à perspectiva dos empresários quanto ao desempenho de seus estabelecimentos e de seus destinos. A partir desses dados, faça uma síntese dos resultados apresentados (desempenho, perspectiva e pretensão de investimento) e comente - você concorda/discorda do cenário apresentado? Qual sua percepção sobre o setor de hospedagem no Brasil? (2,0)
O segmento de hospedagem é de extrema relevância para o turismo e, por isso, funciona como um termômetro para medir o desempenho do setor como um todo. Se os hoteleiros estão otimistas é um bom sinal para a economia do turismo.
A curva ascendente na percepção do empresariado é verificada também na expectativa do aumento de número de turistas no destino, 38,2%, e na rentabilidade do setor de turismo como um todo, com 36% de avaliação positiva.  Somente no item número de empregados houve retração em relação ao trimestre anterior, de 22,1% para 21,5%. Entretanto, no primeiro e no segundo trimestre de 2018, apenas 17% dos empresários tinham perspectiva de aumento ou manutenção dos postos de trabalho.
Se há um otimismo por parte dos empresários desse ramo, que é essencial ao turismo, pois com uma boa expectativa, investimentos serão realizados e haverá um movimento no setor .
3. O estudo “Sondagem Empresarial – Agências e Organização de Viagens – Primeiro Semestre 2019” apresenta os resultados da pesquisa realizada em abril de 2019, com empresas do setor de agências e organização de viagens no Brasil, referente à percepção dos empresários quanto ao desempenho e à perspectiva de seus estabelecimentos e de seus destinos. Com base nesses dados, responda: (2,0) 
Quais os dois principais segmentos demandados pelos clientes das agências? 
Sol e praia com 49,2% e cultura, Patrimônio histórico com 15,3%
Qual a renda mensal média dos clientes das agências?
A renda mensal media dos clientes das agências é de 3.500,01 a 9.000,00
Como esses clientes costumam viajar (composição do grupo)? 
40,2% dos clientes/ consumidores das agências são casais com filho(s)
23,2% viajam com cônjuge ou namorado(a)
22,6% viajaram com algum outro parente ou com amigo
14,0% procurou agência para viajar sozinho
Quais são as cinco principais cidades do Ranking dos destinos demandados para os meses de junho/julho?
 Fortaleza-CE, Maceió-AL, Natal-RN, Gramado-RS e Rio de Janeiro-RJ

Outros materiais