Buscar

Atividade Contextualizada Fundamentos Contábeis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNINASSAU
ADMINISTRAÇÃO
FUNDAMENTOS CONTABÉIS
TARCIANA BORGES FERREIRA
ÉRICA NUNES
PATRICIA DE MATTOS
Então meu caro(a) aluno(a), chegamos então a nossa quarta e última atividade.
Preparado? Vamos lá.
A “Constrular” é uma empresa que comercializa Material de Construção, a mesma foi fundada em 25 de dezembro de 1965 pelo pai do Senhor José Bonifácio. No prédio onde a mesma está instalada possui dois andares, no andar de cima funciona o escritório de arquitetura “Requinte” da esposa do Sr. José e no andar de baixo são as instalações do comércio.
O Sr. José não possui um controle de separação das contas, ou seja, as contas de água, luz, telefone são compartilhadas pelos dois imóveis, as mesmas também são pagas com o dinheiro da empresa Constrular.
Além disso, o comércio utiliza um sistema simplificado de contabilização de receitas e despesas. São contabilizadas como receitas apenas os recebimentos de vendas à vista e só são contabilizadas as despesas realmente pagas durante o mês, receitas e despesas a prazo só serão contabilizadas quando os recebimentos e pagamentos de fato ocorrerem.
Analisando os casos descritos podemos afirmar que a empresa Constrular está ferindo quais princípios contábeis? Justifique o teor dos princípios em questão relatando o descumprimento e a medida adequada.
Quero que você elabore sua produção com aproximadamente trinta(30) linhas para que em breve o seu tutor corrija e lhe der um retorno.
Lembre-se, caso você precise de ajuda sinalize com seu tutor, ele pode lhe ajudar no que for preciso.
Sucesso em sua produção e até uma próxima oportunidade.
Os princípios básicos são a base para toda prática comercial/contábil e formam a estrutura da contabilidade e do negócio.
O conselho Federal de Contabilidade, através das resoluções 750/93 e 774/94, estabelece seis princípios fundamentais da contabilidade:
Entidade: existe a necessidade de diferenciar o patrimônio particular do patrimônio existente, independente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, instituições de qualquer natureza com fins lucrativos ou não.
O que acontece com a Constrular é exatamente a falta dessa diferenciação de patrimônio.
Competência: as receitas e despesas devem ser incluídas na apuração de resultados dos períodos em que ocorrem, independente do recebimento ou pagamento.
Na Constrular os recebimentos e pagamentos a prazo não são considerados durante o mês, somente quando forem efetivamente pagos e ou recebidos. Isso fere o princípio da competência. 
Continuidade: a continuidade ou não da entidade, deve ser verificada quando há a qualificação e avaliação das mutações patrimoniais quantitativas e qualitativas. Esse princípio é indispensável na correta qualificação da competência, a fim de calcular resultados e verificar a capacidade futura da geração de resultados.
A contabilização qualitativa, quantitativa, as mutações patrimoniais não são mensuradas na Constrular, não podendo ser realizada uma previsão futura de resultados.
Oportunidade: trata se dos registros qualitativos, quantitativos que contemplam os aspectos físicos e monetários das oportunidades que podem gerar variações patrimoniais na Entidade.
Como não existe a separação das empresas Constrular e Requinte, também não existe o registro quantitativo, qualitativo monetário e físico dessas empresas, comprometendo a análise de oportunidades para as empresas.
Registro pelo valor original: os componentes do patrimônio devem ser feitos pelos valores originais das transações, expressando o valor presente da moeda no país. Isso impactará nas avaliações patrimoniais posteriores.
A Constrular não registra os valores original de nenhuma transação, ou seja, entrada ou saída de recursos. Dificultando assim a avaliação patrimonial.
Atualização Monetária: as alterações monetárias da moeda nacional devem ser feitas no registro contábil.
Esse princípio impacta diretamente na atualização de valores da entidade, a Constrular não tem um panorama monetário desse cenário, pois não realiza essas atualizações. 
Prudência: determina a adoção do menor valor para os componentes do Ativo e maior valor para o passivo.
Na Constrular não existe diferenciação dos valores do Ativo Passivo. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
http ://portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/01/Livro_Principios - e- NBC s.pdf 
http ://app.senar.org.br/legislação/setorcont/rescfc_774.pdf 
http :// grupoempresarial.ad m.br/wp-content/uploads/2017/10/Princípios-Contábeis-CF C 2010_M4_AR.pd f 
http :// www.crc-ce.org.b r/crcnovo/ file s/EstruturaConceitual_BasicaContabilidade.pdf

Continue navegando