Buscar

Formação Docente e Didática Crítica

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
Disciplina: Didática
Coordenadora: Débora Barreiros
PRIMEIRA AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1
Aluna (o): Bárbara Caísa da Costa Santos Silva
Matrícula: 18112080281
Polo: Magé
Prezada (o) aluna (o)
Esta é a sua primeira avaliação. A AD1 traz 04 questões que englobam os conteúdos das aulas 01 a 08. 
Lembre-se de que levaremos em consideração na elaboração das respostas os critérios abaixo:
A. coerência da resposta em relação ao objetivo da questão demonstrando nível de compreensão de leitura;
B. coesão: utilização adequada da estrutura frasal, concatenação e relevância das ideias, validade dos argumentos;
C. utilização dos recursos da língua padrão culta para a construção de um texto gramaticalmente correto;
D. utilização dos padrões acadêmicos: qualquer material pesquisado e utilizado como base para elaboração da sua resposta deve ser indicado nas referências bibliográficas; 
E. utilização de “aspas” e crédito em citações de autores usadas no texto redigido.
Para elaborar sua resposta tenha como base:
Fonte Times ou Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5.
 
 Um abraço,
Equipe de Didática
1ª Questão: (2,5 pontos)
Produza um texto (em torno de 20 a 30 linhas) em que você analise a formação docente nos dias de hoje, relacionando-a ao contexto social atual. Para tanto, sugerimos que você destaque como critérios os seguintes aspectos:
as questões políticas que norteiam nossa educação hoje; 
a grande transformação que o conhecimento vem sofrendo e o tempo 
 curto em que isso acontece;
o fato de a educação ter saído do domínio exclusivo da escola;
a facilidade que o aluno dos nossos dias tem de aprender de diferentes 
 fontes de consulta;
a consciência crítica que os professores adquiriram a partir da década de
 1980.
Resposta: As modificações que a educação vem sofrendo em nossa sociedade como o desenvolvimento tecnológico e o aprimoramento de novas maneiras de pensamento sobre o processo pedagógico e aprendizagem, tem refletido principalmente nas ações dos alunos na vida escolar, o que tem se tornado ponto de dificuldade e insegurança entre os professores pois estão preocupados com o comprometimento do processo ensino-aprendizagem. Diante disso é facilmente observado que a busca pelo conhecimento não tem sido o foco de interesse principal da sociedade, pois a atualização das informações tem ocorrido de forma acessível a todos satisfazendo de uma forma geral aos interesses daqueles que as buscam.
Pela primeira vez na legislação brasileira focaram nas questões da autonomia da escola e de sua proposta pedagógica. A idéia de que uma boa escola é mais do que a simples reunião de bons professores tem sido de difícil para encaixar nas práticas escolares. Os docentes precisam sempre se atualizar com os temas mais recentes de suas respectivas áreas de atuação, pois a sociedade está se transformando rapidamente essa atualização deve ser constante. Se não corre o risco de serem ultrapassados por profissionais que têm esse compromisso consigo mesmos.
2ª Questão: (3,0 pontos)
Diante das três proposições textuais apresentadas para uma Didática crítica e plural:
habilidade de trabalhar coletivamente
apostar na diversidade cultural
a linguagem digital
apresentamos a seguinte tarefa:
Elabore um texto analisando de que forma cada uma dessas proposições pode ser contemplada em sala de aula pelo (a) professor (a). Em seguida, exemplifique com uma (1) ação didático – pedagógica que poderia ser utilizada em cada uma dessas proposições.
Resposta: A prática pedagógica do professor depende da ideia que o mesmo tem do próprio trabalho. O professor pode desenvolver uma prática que seja transformadora e significativa, para contexto social dos alunos e realizar atividades meramente repetitivas. Uma prática reflexiva que possibilita a reorganização dos conceitos e favoreça a participação crítica do professor mostrando a concepção de que o professor é um mero transmissor de conhecimento renova a sua identidade profissional. O saber do professor teve de ser reformulado, estimulando o saber individual do professor, desenvolvendo sua responsabilidade, consciência e autonomia profissional, contribuindo assim para a organização e formação coletiva, por meio da participação em ações coletivas dentro e fora da escola, as quais visam tomadas de decisões e surgimento de lideranças que serão efetivas em reuniões de planejamento, centros de estudos e trocas de ideias em prol da finalidade escolar e seu projeto educativo. A linguagem digital também renovou o ser humano e redimensionou os tempos e espaços, envolvendo um trabalho didático renovado, de forma multidisciplinar, baseado em trocas constantes de conhecimento que favorecem o desenvolvimento da inteligência coletiva. Assim, cabe ao professor adotar uma e reavaliar sua postura e práticas, atuar como mediador das informações para que estas circulem de maneira otimizada.
3ª Questão: (3,0 pontos)
Nas últimas décadas, a investigação na educação sobre a subjetividade docente, aliada às preocupações das associações de professores com a sólida formação dos educadores e às propostas de reformulação curricular desses cursos, tem caminhado para uma revitalização dos saberes decorrentes da prática profissional dos professores. Estes estudos postulam uma revisão, nos centros de formação de professores, da questão da prática, entendida não mais como exclusiva da experiência prática e, sim, como a que enfatiza a prática reflexiva.
Vimos em nossas aulas a abordagem de três importantes atitudes necessárias à ação reflexiva proposta por Dewey: a abertura de espírito, a responsabilidade e o empenhamento. De que maneira essas atitudes poderão interferir na sua formação profissional? Defenda a sua ideia através de um texto argumentativo ( em torno de 20 linhas).
 Resposta: A prática reflexiva tem sido um assunto constantemente abordado na área da educação nos dias de hoje. Isso se deve à preocupação com as constantes mudanças que o mundo atual tem vivido nos últimos anos. Algumas questões devem ser levadas em conta na hora de se pensar a relação teoria-prática. O professor que está sempre em busca de pesquisas é um professor que tende ser mais comprometimento com seus alunos e suas aprendizagens, pois ele é uma base comprometedora para a formação de seus alunos como cidadãos. Com isso ele indiretamente torna-se um criador de seus próprios questionamentos e descobertas para a sua prática reflexiva.
A prática dos professores está diretamente ligada com a sua formação para ser um colaborador de transformações. Além de se preocupar em sua própria formação, deve também pensar no currículo e na metodologia, pois assim a reconstrução do conhecimento acontecerá de fato. Um professor mobilizador de saberes, reflexo e pesquisador de sua ação e de sua área de ensino, irá sim direcionar sua prática voltada as necessidades dos seus alunos.
Com isso, ao refletir sua prática pedagógica e o contexto educacional, o professor trás o aluno para uma realidade, estimulando a valorizar o seu aprendizado.
4ª Questão: (1,5 pontos) 
Como vimos em nossos estudos, o professor é um agente de memória. A escola é uma instituição de memória e de cultura de um grupo social. Ela possui “memória social informal, educativa e se inclui na sociedade digital”.
Propomos a você que faça um breve resumo (de 15 a 20 linhas) sobre esses três tipos de memória e como o professor pode ser um agente de cada um deles.
Resposta: A memória informal por ser transmitida através do que ocorre no cotidiano como escutar músicas, compartilhar histórias, entre outras acões. O professor estimulando seus alunos a trocar experiências, contando histórias, compartilhando valores,se torna um agente de memória social informal. A memória educativa já é específica da escola pois é construída através dos conteúdos pedagógicos, das disciplinas apresentadas e o professor já representa essa memória por ter o domínio do conhecimento de sua área e disciplina e deve está sempre aprimorando o seu conhecimento na constante aprendizagem. A memória na sociedade digital já é a de transformar a escola através da troxa de informações com diferentes pessoas e instituições do mundo inteiro e o professor sendo agente de memória na sociedade digital, possibilita através de ações orientadas e transformando em acervo informativo.

Continue navegando