Buscar

Avaliação 1 da Uniasselvi educação a distância

Prévia do material em texto

1.
	"A administração tornou-se fundamental na condução da sociedade moderna. Ela não é um fim em si mesma, mas um meio de fazer com que as coisas sejam realizadas da melhor forma, com menor custo e com maior eficiência e eficácia" (CHIAVENATO, 2014, p. 17). Sobre as influências  da filosofia sobre a ciência administrativa, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. Barueri: Manole, 2014.
	 a)
	As influências filosóficas são causadas em função do convívio e comportamento dos indivíduos e dos grupos no âmbito das organizações.
	 b)
	Os principais filósofos, apesar de apresentar ideias convergentes, não citam a administração em suas discussões.
	 c)
	Com o surgimento da filosofia moderna, a administração passou a fazer parte do cenário e análise dos filósofos e, assim, aproximar das problemáticas organizacionais.
	 d)
	A luta das classes e suas relações econômicas, apesar de importantes, não são influências filosóficas na administração.
	2.
	A Igreja Católica Apostólica Romana é uma das instituições mais antigas do mundo, data de, aproximadamente, dois mil anos. A instituição apresenta uma história relacionada com o Império Romano, sobretudo, no que tange à organização formal, hierarquia e decisão a distância. Atualmente, apresenta uma estrutura mundial, na qual as diversas entidades pertencentes (dioceses e bispos) respondem a uma única autoridade, o papa. A respeito da influência da Igreja Católica na história da Administração, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Igreja Católica desenvolveu um método de organização pouco eficiente e com objetivos muito diversos.
	 b)
	A Igreja Católica é um tipo de organização que instituiu técnicas de tempos e movimentos, tal fato a tornou eficiente em todo o mundo.
	 c)
	A configuração geográfica e mundial da Igreja Católica demonstra a existência de uma estrutura organizacional com a aplicação de técnicas administrativas, que perpassou diversos anos.
	 d)
	A história da Igreja Católica não tem relação alguma com a da administração, já que a primeira só se relaciona com a fé das pessoas.
	3.
	A administração é "o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamadas processos ou funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle. A administração é importante em qualquer escala de utilização de recursos para realizar objetivos individual, familiar, grupal, organizacional ou social" (MAXIMIANO, 2008, p. 6). Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- Em 1930, Walter Shewhart apresentou uma contribuição relevante para os estudos nos processos administrativos, a criação do controle estatístico da qualidade por meio do aprimoramento contínuo do planejamento, execução, controle e ação. 
PORQUE
II- Esse novo processo administrativo se tornou popular somente a partir dos anos 1990, sendo que este ciclo, denominado SWOT, é frequentemente usado como modelo para planejamento e implementação de soluções de aprimoramento constante em qualquer área.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. 7. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2008.
	 a)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é resultado da I.
	 c)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a I é resultado da II.
	4.
	Uma ciência como a Administração ainda é considerada jovem e está com pouco mais de 100 anos. Essa ciência é resultante de acontecimentos recentes na história do século XX (CHIAVENATO, 2014). Com relação à evolução cronológica da Administração, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sócrates (Grécia) e Platão (Grécia). 
II- Nicolau Maquiavel (Itália). 
III- Adam Smith (Inglaterra). 
IV- Henri Fayol (França). 
(    ) Liderança, adoção de táticas políticas e início do consenso na organização. 
(    ) Início da especialização, universalização da administração e uso do arranjo físico e manuseio de materiais.
(    ) Conceito de controle e início da especialização dos operários. 
(    ) Surgiu a Teoria Clássica da Administração.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE:  CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. Barueri: Manole, 2014.
	 a)
	II - I - III - IV.
	 b)
	I - II - III - IV.
	 c)
	IV - III - I - II.
	 d)
	III - II - IV - I.
	5.
	A Administração por Objetivos (APO) e o Balanced Scorecard (BSC) são ferramentas de gestão que passam a ser utilizadas nas organizações para a melhoria no processo de gestão. Essas ferramentas surgem como auxílio em qual Teoria da Administração?
	 a)
	Teoria de Sistemas.
	 b)
	Teoria Comportamental da Administração.
	 c)
	Teoria da Administração Científica.
	 d)
	Teoria Neoclássica da Administração.
	6.
	"Atualmente, a APO  (Administração por Objetivos) vem sendo amplamente utilizada nas organizações, visto que uma de suas características envolve todos os indivíduos no processo de gestão, proporcionando o envolvimento e o comprometimento, sempre com objetivos ou metas acordados entre as partes - líder e subordinado" (RICHTER, 2016, p. 5). Sobre as características que levaram ao surgimento da APO, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Forte pressão recebida pelos profissionais das organizações para apresentar resultados efetivos. 
(    ) Necessidade de direcionamento dos esforços despendidos pelos profissionais das organizações para resultados comuns, anteriormente estabelecidos. 
(    ) Falta de controle rápido das atuações e dos resultados apresentados pelas diversas áreas das organizações.
(    ) Busca de maior nível de subordinação dos profissionais no processo administrativo das organizações, possibilitando a centralização das decisões, bem como autocontrole das atividades realizadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RICHTER, Rosana. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: UNIASSELVI, 2016.
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	7.
	A administração sofre vários impactos e influências no processo de tomada de decisão. Os fatores internos e externos causam impactos profundos sobre as organizações em geral. Dentre os fatores internos têm-se as expectativas da alta direção e dos acionistas, enquanto como fatores externos as exigências da sociedade, dos clientes, dos fornecedores, além dos desafios dos concorrentes (MORAES, 2004).
Entre alguns dos principais aspectos que o administrador analisa com relação às influências externas, pode-se citar:
FONTE: MORAES, Anna Maris Pereira de. Introdução a Administração. 3. ed. São Paulo: Printece Hall, 2004.
	 a)
	Percepção organizacional; absorção dos valores e dos princípios éticos e morais da organização; visão global para identificação, compreensão e ação nas complexidades sociais; inserções políticas, econômicas, tecnológicas e culturais em que as organizações atuam.
	 b)
	Transformações tecnológicas; fronteiras organizacionais; visão global dos departamentos; mudança no conhecimento; flexibilização nas relações de trabalho; e evolução cultural da empresa.
	 c)
	Capacitação profissional; destreza tecnológica; na evolução e no desenvolvimento das organizações; visão global das organizações; planejamento institucional; regionalismo integrado.
	 d)
	Adaptação organizacional; concorrência; crescente sofisticação da tecnologia; internacionalização do mundo dos negócios; fronteiras organizacionais; maior visibilidade das organizações; mudança no conhecimento;e mudanças nas relações de trabalho.
	8.
	Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo. Para isso, ele propôs quatro princípios básicos para a gerência. Sobre esses princípios, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Princípio do Planejamento; Princípio do Preparo; Princípio do Controle; Princípio da Execução.
	 b)
	Princípio do Planejamento; Princípio do Preparo; Princípio da Distribuição; Princípio da Execução.
	 c)
	Princípio do Planejamento; Princípio da Qualidade; Princípio do Controle; Princípio da Execução.
	 d)
	Princípio do Marketing; Princípio do Preparo; Princípio do Controle; Princípio da Execução.
	9.
	Tomar decisões não é e nunca foi uma tarefa fácil de ser feita. Chiavenato (2014) aponta que ao administrador cabe possuir no mínimo três habilidades básicas. Com relação às habilidades básicas necessárias ao administrador, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. Barueri: Manole, 2014.
	 a)
	Habilidades humanas.
	 b)
	Habilidades tecnológicas.
	 c)
	Habilidades conceituais.
	 d)
	Habilidades técnicas.
	10.
	Fayol contribuiu com a Teoria da Administração ao propor as cinco funções básicas do Administrador, que são: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Essas funções também são conhecidas como POCCC. Sobre essas funções, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Prever. 
II- Organizar. 
III- Comandar. 
IV- Coordenar. 
V- Controlar. 
(    ) Acompanhar para que tudo ocorra conforme previsto.
(    ) Liderar todos os processos e pessoas da empresa.
(    ) Informar e orientar as pessoas.
(    ) Envolver as pessoas e os processos de forma organizada.
(    ) Antever o futuro e planejar as ações para atingir.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II - V - IV.
	 b)
	V - IV - III - II - I.
	 c)
	I - III - IV - V - II.
	 d)
	IV - II - III - I - V.

Continue navegando