Buscar

Trab Determ Densidade Solidos - Física Termodinâmica e Ondas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PRATICA DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE SÓLIDOS
Rodrigo Ho Shin Long 
Centro Universitário Uninter
Pap Bage – Endereço: R. Bento Gonçalves, 120 - Centro, Bagé – RS - CEP 96400-200 - Brasil
e-mail: ho.rodrigo@yahoo.com.br
Resumo: A densidade é a relação entre a massa e o volume de um material ou substância, em uma determinada pressão e temperatura. A unidade da densidade é medida em kg/m3, ou podendo ser g/cm3 e o g/mL.
Palavras chave: massa, volume, pressão, temperatura, kg m3 
1
Introdução
A densidade se define como a massa da unidade de volume (d = m/v) e é expressa em trabalhos científicos através de g/mL, g/cm3 para os sólidos e líquidos em g/l para os gases. 
Para determinar a densidade, precisamos medir o volume e a massa de uma quantidade da substância. A densidade é calculada, para depois se divide a massa pelo volume. 
Há um método para medir o volume de um sólido que consiste em mergulhá-lo numa quantidade medida de água numa proveta graduada. O aumento do volume, medido pela elevação da água, determina o volume do sólido. 
Quanto maior é a temperatura, maior é o volume da massa de substância; conseqüentemente, aumento de temperatura que traz uma diminuição da densidade.
Procedimento Experimental
Os materiais utilizados são: 
1 Dinamômetro 2 N
1 Proveta
1 Rolo de fio
Amostras cilíndricas de sólidos diversos 
1. Amarrar com o fio a amostra cilíndrica do sólido de maneira que fique pendurada para pesá-la utilizando o dinamômetro e anote sua massa em gramas.
2. Colocar 40 ml de água na proveta;
3. Submergir a amostra cilíndrica do sólido com cuidado na água dentro da proveta e anotar o novo volume do líquido na proveta. A diferença entre este novo volume do líquido e os 40 ml iniciais, corresponde ao volume do sólido, que deve ser expresso em centímetros cúbicos. Lembre-se que 1 ml de água corresponde a 1 cm3.
4. Conhecendo a massa e o volume do cilindro calcule pela divisão entre esses dois valores a densidade do material com que é feito o cilindro.
Análise e Resultados
1. Descrever um processo que possibilite determinar a densidade de uma moeda de níquel.
Feito experimento seguindo os procedimentos, a diferença entre este novo volume do líquido e os 40mL, corresponde ao volume ocupado pelo sólido, que é expresso em centímetros cúbicos. Logo, a densidade deste solido é d=m/v
2. Compare os valores calculados da densidade com os valores teóricos em tabelas de densidade as quais você pode pesquisar na web. Em cada caso, calcule o erro porcentual em relação ao valor teórico previsto. Explique o porquê desta diferença nos valores da densidade.
A densidade de um corpo e a massa específica do material que utilizamos nem sempre coincidem, pois a massa específica de uma substância é a razão entre a quantidade de massa e o volume que essa massa ocupa. E a densidade de um corpo é a razão entre a quantidade de massa do corpo e o volume total. Por isso, que as duas grandezas são derivadas da razão entre massa e volume. 
A diferença é sutil, daí a diferença nos valores da densidade e da massa específica porque a densidade refere-se ao corpo e a massa específica à substância que o constitui. 
Logo, a massa específica não é o mesmo que densidade, apesar das expressões matemáticas semelhantes. Conceitualmente são grandezas diferentes. Além do que, uma refere-se ao corpo e outra ao material utilizado. 
3. Por quê um prego afunda na água e um navio flutua?
O navio tem menor densidade que a água, por isso ele flutua. Já o prego tem densidade maior do que a da água, por isso ele afunda. 
Utilizando conceito de empuxo, qualquer corpo ou objeto colocado em um liquido recebe a ação de uma força contrária ao peso. Por isso, o empuxo do prego é menor e não consegue ganhar do peso, conseqüentemente afunda. Tecnicamente, flutuar ou não depende da densidade do objeto.
Logo, quando a densidade de algum objeto é maior do que a da água, esse objeto afunda. Se é menor, então consegue flutuar.
4. Certo líquido insolúvel na água tem densidade = 1200 kg/m3. Este líquido deve flutuar ou afundar na água? Por quê?
A densidade da água é de 1g/ml. Este líquido é mais pesado do que a água, portanto, quando misturado, o líquido mais pesado (1,2g/ml) irá para o fundo da água, pois possui uma densidade maior que a da água (1,0 g/ml). 
5. Repita o procedimento para um cilindro de material diferente ou outro objeto diferente, por exemplo, uma porca ou um anel e determine sua densidade.
 
Com material diferente, sua densidade muda. Quanto maior a massa, mais denso fica o material.
Conclusão
Através do experimento podemos entender melhor o conceito de densidade na prática.
Quando o material (neste caso nosso é o prego) possui uma densidade maior do que a água, este afunda. Já o navio possui densidade menor que água, este flutua.
Entendemos também que a massa específica de uma substância é a razão entre a quantidade de massa e o volume que essa massa ocupa. E a densidade de um corpo é a razão entre a quantidade de massa do corpo e o volume total. 
Referências
Densidade de sólidos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/calculo-densidade-solidos-irregulares.htm>. Acesso em 11 de abril de 2019

Continue navegando