Buscar

Ideologia e Subjetividade Humana

Prévia do material em texto

6. Como a ideologia opera na vida humana e como se constitui nas padronização dos seres humanos ?
R: A ideologia na vida humana basicamente envolve a constituição e padronização de como os seres humanos vivem como atores conscientes e reflexivos, em um mundo estruturado e significativo A ideologia opera como discurso que se dirige ou, como diz Althusser, interpela os seres humanos como sujeitos.
7. Como a subjetividade de uma pessoa se distingue da sua personalidade ?
R: "Personalidade" ou "estrutura de caráter" está sendo usado aqui e vaga dos resultados dos processos psicodinâmicos estudados pela psicanálise e teorias psicológicas divergentes. Estes processos operam sobre um material - energia libidinal e desejos infantis pre-sujeitáveis e através de amplo mecanismo inconscientes fora da área de competência das ciências sociais e da historiografia. A formação da personalidade mais ou menos, no tempo, com a primeira sujeição-formação interpelações ideológicas constituem uma parte temporalidade própria, com e efeitos duradouros, como uma designação ampla dos seres humanos e as importante dela. Mas a personalidade tem sua estágios cruciais de desenvolvimento psiquico dependendo de como esses estágios foram vividos.
8. Como Althusser apresenta o funcionamento básico de toda ideologia ?
R: Althusser apresentou o funcionamento básico de toda ideologia como um sistema quidruplo envolvendo: ". a interpelação os "individuos" como sujeitos; 2. a sujeição deles ao Sujeito; 3. o reconhecimento mútuo entre os sujeitos e o Sujeito, o reconhecimento dos sujeitos entre si, e finalmente o reconhecimento do sujeito por si mesmo; 4. a garantia absoluta de que tudo é realmente assim, e sob a condição de que os sujeitos reconheçam o que são e se comportem, tudo correrá bem: amém-" Assim seja" (Althusser, 1971)
9. Qual o papel dos sentidos no processo dialético da ideologia ?
R: Essa dialética já é indicada pela ambiguidade básica da palavra "sujeito" em francês e inglês, como Althusser chegou a sugerir sem destacar esse ponto. O caráter dialético de toda ideologia pode ser visto como indicado pelos significados opostos da palavra abjeto nas expressões "o sujeito (sujeito) do rei X (ou da ordem social Y" e "o sujeito (sujeito) da história". No primeiro sentido, "sujeito" refere-se à pessoa que está sujeita a uma força ou ordem específica; no segundo, torna-se o criador ou criador de algo.
10. O que é interpelação ? E quais são os tipos ?
R: Trata-se de uma espécie de notificação, em que se pretende que o requerido, especificamente, faça ou deixe de fazer alguma coisa, que o interpelante (requerente) considera como seu de direito. Portanto, a interpelação, nas palavras de Humberto Theodoro Júnior, tem o fim específico de servir ao credor para fazer conhecer ao devedor a exigência de cumprimento da obrigação, sob pena de ficar constituído em mora.  Nota-se que a natureza jurídica e o procedimento do protesto, notificação ou interpelação são os mesmos. 
11. Como as ideologias sujeitam e qualificam os indivíduos ?
R: Isto envolve três modos fundamentais de interpelação ideológica. As ideologias suscitam e qualificam os sujeitos dizendo-lhes, relacionando-os com, e fazendo-os reconhecerem: 1) o que existe, e o seu corolário, o que não existe: isto é, quem somos o que é o mundo, a natureza, a sociedade; e como são os homens e as mulheres. Desta maneira adquirimos um sentido de identidade, tornando-os conscientes do que é real e verdadeiro; assim a visibilidade do mundo é estruturada pela distribuição de luzes, sombras e escuridão. 2) o que é bom, certo, justo, bonito, atraente, agradável desejos tornam-se estruturados e seus opostos. Desta maneira nossos desejos tonam-se estruturados e normatizados. 3) O que é possível e impossível. Nosso sentido de nosso ser-no-mundo e as consequências das mudanças são modelados e se confirmam nossas esperanças, ambições e medos. 
12. Na visão personiana, portanto, o que é papel e subjetividade ?
R:
13. O que é universo ideológico ? E qual o impacto nas dimensões da subjetividade humana ?
R:

Continue navegando