Buscar

PIM II - PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Prévia do material em texto

UNIP INTERATIVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
INFRAESTRUTURA DE COMPUTACIONAL PARA CENTROS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL 
UNIP PAULISTA - AMERICANA CILLO
2018
UNIP INTERATIVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
INFRAESTRUTURA DE COMPUTACIONAL PARA CENTROS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL 
Leonardo Casorla
RA:1858447
Superior Técnico em Redes de Computadores
1° Semestre
UNIP PAULISTA - AMERICANA CILLO
2018
Resumo
O Projeto abaixo descreve toda infraestrutura, sistemas e ações de marketing que serão feitas para as unidades da CPIR, bem como cada ação que foi tomada para promover a conscientização da população da cidade de Horizonte Novo. O mesmo foi criado da forma qual o atendimento seja eficaz, rápido e dinâmico para melhor acolher a população vítima deste preconceito. O racismo já deveria ter sido extinguido a muito tempo, pois todos nós somos seres humanos e devemos tratarmos uns aos outros como tal. A cor que temos é meramente um atributo físico, portanto é de extrema importância que haja esta conscientização da população de um modo geral. Este projeto foi criado com o objetivo de atingir as propostas apresentadas e um resultado satisfatório para ambos os lados. 
Palavras Chaves: racismo no Brasil; luta contra o racismo; injuria racial.
Abstract
The Project below describes all the infrastructure, systems and marketing actions that will be done for the CPIR units, as well as every action that was taken to promote the awareness of the population of the city of Novo Horizonte. The same was created in the way that the service is effective, fast and dynamic to better accommodate the population victim of this prejudice. Racism should have been extinguished a long time ago, because we are all human beings and we should treat each other as such. The color we have is merely a physical attribute, so it is extremely important that there is this awareness of the population in general. This project was created with the objective of reaching the proposals presented and a satisfactory result for both sides.
Key Words: racism in Brazil; fight against racismo; racial injury.
Sumário
Introdução....................................................................................................................... 6
Desenvolvimento ........................................................................................................... 6
Descritivo de Hardware para cada CPIR .................................................................... 7
Descritivo de Sistemas da CPIR ................................................................................. 8
Estratégia na Promoção da Igualdade Racial.............................................................. 14
Conclusão .................................................................................................................... 18
Referência .................................................................................................................... 19
		
Pág 6
Pág. 7
Introdução
“Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos
 julgados por sua personalidade, não a cor da sua pele”
(Martin Luther King, 1963)
A Lei de Nº 7.716 sancionada em 5 de Janeiro de 1989 define os Crimes de Preconceito Racial. A pena é de reclusão a quem cometer o ato de Preconceito (BRASIL,1989).
Segundo Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD), foi divulgada em 2013 que 104,2 milhões de Brasileiros são Negros e Pardos, o que em números chegamos a mais da metade da população, 52,9% (FERREIRA,2014).
Pesquisas mostram que no Brasil apenas na cidade do Rio de Janeiro 244 processos de Racismo e Injuria Racial foram julgados, mesmo com poucos casos julgados, quase 40% deles foram considerados improcedentes pela justiça na área cível, e na área criminal 24% dos casos, os réus foram absolvidos (GLOBO NEWS,2017).
Com base nessas informações podemos ver que a conscientização se faz necessária para a população entender que o que julga alguém como capaz perante a sociedade, ou para disputar um emprego, ou ate mesmo entrar em uma faculdade, não tem que ser julgado pela sua raça e sim pela pessoa que é. Precisamos também educar as crianças mostrando a elas que a cor da pele é a única diferença entre elas, e que por dentro somos todos iguais, temos que ter todos os mesmos direitos e as mesmas oportunidades.
Com esses dados podemos afirmar que ações precisam ser tomadas para que o preconceito no Brasil deixe de existir. Para isso nossa empresa foi acionada pela CPIR para que possamos, com a tecnologia, criar um sistema que ajude tanto no atendimento de melhor qualidade e agilidade as vitimas de racismo, quanto para ajudar essa entidade a divulgar ações de conscientização sobre este preconceito para que aos poucos possamos erradica-lo. 
Este projeto foi criado com o objetivo de atingir as propostas apresentadas e um resultado satisfatório para ambos os lados.
Desenvolvimento
No Brasil vemos cada vez mais casos de Racismo. A Lei de Nº 7.716, já citada anteriormente, define como crime quem incitar a descriminação e o preconceito e podem também ser punidas (BRASIL,1989).
De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 63,7% dos brasileiros entendem que a raça está diretamente ligada com a qualidade de vida dos cidadãos e que 89% das pessoas que participaram de uma pesquisa admitiram o grande preconceito racial existente no Brasil (TODA MATÉRIA, 2018).
É preciso que a população comece a se manifestar contra qualquer tipo de preconceito, inclusive o racial, tendo em vista que o Brasil foi colonizado por várias etnias e existe uma grande miscigenação de raças. Com isso a cidade de Horizonte Novo criou uma entidade, a CPIR, que ajuda a população vítima de racismo e também tem como objetivo ajudar a erradicar esse tipo de preconceito. Para isso foi nos dado a incumbência de criar um sistema para ajuda-los a melhorar nos trabalhos realizados. A proposta então é criar um cenário de Hardware, Sistemas e atividades voltadas ao público para conscientizarmos a todos que esse tipo de preconceito não deve mais existir. Segue a baixa a proposta da empresa englobando todos os pré-requisitos que nos foram passados.
Descritivo de Hardware para cada CPIR 
Abaixo, um descritivo de toda a Infraestrutura proposta para essa unidade de CPIR, bem como as especificações de Hardware para cada setor, visando sempre a agilizada bem como a integridade das informações.
Balcão de Atendimento: três Desktops Dell modelo Optiplex 790, processador core I5, com 6gb de memória ram e 500GB de HD, monitor, teclado e mouse, contendo uma impressora multifuncional Kyocera ECOSYS M3040idn. Para que o pessoal do atendimento posso registrar as ocorrências e estarem encaminhando cada uma para uma área da CPIR, bem como um painel digital e uma rotuladora de senha para que quem chegar na unidade possa ser atendido de forma mais ágil e eficiente.
Sala de Assistência Jurídica: Será disponibilizado um Dell modelo Latitude 5480, com processador core I7 com 8GB de memória ram e 500GB de HD, para uma maior quantidade de armazenamento já que será o responsável pelo armazenamento de todos os processos que por ventura venham a existir.
Consultoria de Psicologia: Será disponibilizado um notebook também, modelo Latitude 5480 com processador core I7 com 8GB de memória ram e 500GB de HD, para o armazenamento de todo o histórico dos pacientes que precisam ser guardados, bem como um tablet para que o atendimento possa ser mais rápido com as anotações para ai então ser passado para o computador, ganhando assim de certa forma agilidade para que o paciente se sinta mais à vontade.
Auditório: Teremos um Optiplex 390, com processador core I5 com 4gb de memória ram e 500GB de HD, com apenas teclado e mouse e um projetor da Dell Professional 1650, com um sistema de áudio com 2 caixas RCF ART 310A, Mesa SoundcraftEPM6, e um microfone sem fio da Shure SM58, pois serão agendadas palestras e eventos para a comunidade e para ter um som agradável de forma que todas as fileiras possam escutar.
Laboratório de Informática: Para o Laboratório serão 20 Dell 3010 com um processador core I5 8GB de memória ram e com 500GB de HD, esses computadores serão destinados as aulas de informática do CPIR, a qual contara também com um projetor da Dell Professional 1650, onde o processor poderá projetar as aulas e para melhorar o aprendizado do aluno. 
Administração CPIR: Serão 6 Dell Optiplex 790, processador core I7 com 8GB de memória ram, e 500 GB de HD, com monitor, teclado e mouse, para uma maior agilidade nos processos de arquivamento de processos, e prontuários dos pacientes atendidos pela profissional de psicologia.
Espaço de Atividades Culturais: No Espaço de Atividades Culturais, serão colocados 5 computadores completos para que as crianças acima de 7 anos possam pintar desenhos que serão disponibilizados de forma online, ou jogarem alguns jogos voltados para o tema de não ter racismo, ou se a criança for abaixo de 7 anos disponibilizaremos uma Impressora Kyocera 5150 para a impressão do desenho para a criança poder pintar a mão livre. Colocaremos também um roteador de uso público, afim de promover as atividades feitas no Espaço de Atividades Culturais (EAC).
Infraestrutura de Redes: Teremos um Rack central com um switch Cisco SF500 de 48 portas, onde será distribuída a rede para os computadores, roteadores wireless cisco, e impressora. Também será contratada uma Internet da vivo de 200 MB. A Impressora será instalada na rede e compartilhada para todas as maquinas, ela ficara no centro da unidade e terá os e-mails de todo mundo cadastrado, caso houver a necessidade de scanner. O Wifi da unidade terá um wspot pois para acessar será necessário apenas um cadastro e a pessoa que quiser já estará navegando na internet. Também será criado um limitador de banda para esses acessos para que a banda não fique com menos velocidade para os serviços mais urgentes da unidade.
2.2 Descritivo de Sistemas da CPIR
O CPIR, contará com um sistema desenvolvimento semelhante a um sistema para atendimento de Pronto Socorro, a vítima de um caso de racismo chegara ao balcão de atendimento, e será feito uma triagem com nossas atendentes sobre o que aconteceu, após isso será impresso uma senha o qual ela se dirigira primeiro para qual profissional essa triagem do atendimento decidir, a senha ficara exposta em um painel digital na recepção que apontara para onde a vítima deve seguir, mas também será falado o número da senha e qual sala ela será atendida.
Será criado também um sistema para o agendamento de consultas para o caso do tratamento ou o caso judicial precisar de outras visitas da vítima para acompanhamento, esse sistema será de forma muito simples, ele abrira um calendário, o dia selecionado a atendente irá escolher se é advogado ou psicóloga, escolhendo o dia e o especialista será aberto o dia daquele profissional, basta a atendente informar qual será a vítima ou paciente a ser atendido. Tudo isso para deixar quem utiliza desse serviço o mais tranquilo e bem atendido possível. Abaixo as imagens de como será esse sistema.
Esse é o calendário que será aberto nas telas das atendentes, elas terão acesso ao calendário por meio do sistema desenvolvimento para a unidade, onde tem a aba agendas, será aberto a elas o mês vigente e clicando em cada dia aparece os horários disponíveis. Onde terão novidades sobre o andamento do processo racial ou até mesmo da consulta com a psicóloga já que essa poderá ser vista com mais frequência se tratando de que a comunidade que é vítima dessa violência. Esses serviços são todos gratuitos e os profissionais são voluntários que querem o bem da comunidade.
Essa é a tela do dia do profissional que vai aparecer para a atendente do balcão, será algo bem simples, apenas para organizarmos as agendas dos profissionais, como se trata de um trabalho voluntario, não podemos colocar a agenda deles atendimentos a todo momento, eles estarão na unidade em dias acordados com os dois, então todo o atendimento será direcionado nesse dia e horários estipulados por eles mesmos.
Já o sistema do pessoal administrativo, além de conter o fluxo de caixa, terá também uma aba para o direcionamento de verbas para treinamento, palestras, e outras ações que serão tomadas no decorrer de todo o mês. Por isso desenvolvemos uma tela em que a organização desses eventos será bem dividida. Como o auditório comporta 250 pessoas o número de pessoas presentes no evento será menor, sendo assim serão disponibilizados o número exato de convites para serem retirados na recepção. 
 
Essa é a tela de apresentação do sistema, como foi um sistema desenvolvido apenas para o atendimento do CPIR, está customizado apenas com as funções que o CPIR irá utilizar.
Ao clicarmos na aba treinamento, será aberta a seguinte tela a qual a administração irá marcar os treinamentos, e as atendentes terão acesso para poderem fazer o controle de entrada nas palestras já que o acesso será limitado a 250 convidados.
Essa é a tela que o atendimento terá acesso para realizar os agendamentos das consultas conforme descrito acima, essa tela quando o atendente clicar no dia desejado será aberto duas abas com os nomes, Advogado e Psicóloga, que selecionando abrira a agenda do profissional para aquele dia.
O Fluxo de caixa é uma tela desenvolvida bem simples, o qual o pessoal da administração lança todos os custos da unidade e isso é passado para que a área do financeiro tenha um controle sobre o quanto a unidade tem de gastos (os valores são simbólicos, apenas para fins ilustrativos).
E a última tela será das palestras e ações que o CPIR tomara para conscientizar a população de Horizonte Novo que o racismo é algo que já passou da hora de não existir mais, aqui nessa tela, todos os funcionários poderão dar sugestões e aí o setor administrativo ficara responsável pela viabilização dessas ações. Já que todas as ações a serem executadas podem gerar custos. (as imagens são de cunho ilustrativo).
Esse é o sistema que estamos propondo para que a CPIR faça um atendimento rápido e totalmente funcional, procuramos fazer com que o sistema fique de uma forma simples, e sem pesar muito, já que essas unidades prezam pela rapidez e qualidade de serviços. Todos os profissionais serão devidamente treinados para dominar o sistema e minimizar os erros ou duvidas que possam vir a ser sentidos.
Estratégia na Promoção da Igualdade Racial
Objetivo é mostrar para a sociedade que não a diferenças entre raças e que como seres humanos somos todos iguais. Para isso utilizaremos de tecnologias tanto para conscientização como para o acolhimento de pessoas vítimas de racismo. Serão usados Outdoors nas principais avenidas da cidade com imagens de “Não ao Racismo”, faremos campanhas utilizando Redes Sociais. Ofereceremos Palestras sobre o tema com Psicólogos, Assistentes Sociais e com pessoas que já superaram o Racismo. Como mostraremos nos exemplos abaixo.
Esse será o tema que iremos abordar para as redes sociais, colocaremos no Facebook e no Instagram e com aquelas tags para você concorda?? E veremos o nível de aceitação da população e o quanto a população se identifica com a causa. 
Outra sugestão é a criação de outdoors pelas principais avenidas da cidade com os dizeres de não ao preconceito. Como a imagem abaixo.
Outra sugestão são as palestras com pessoas que já foram vítimas porem superaram um episódio dessa violência, ou até mesmo uma pessoa que não sofreu e já presenciou tal violência, para conscientizar mesmo que o racismo é antigo e que precisamos evoluir como povo, como nação para que cada vez mais esse tipo de violência pare de acontecer.
Outra sugestão nossa é que as atividades culturais que são abertas ao público, contenham placas ilustrativas como por exemplo, “racismo aqui não”, “somos todos iguais”, “A cor da nossa pele nãomostra o meu caráter”, para que com a população vendo essas placas caiam em si e vejam que ser racista é uma grande besteira.
 
A Prefeitura de Horizonte novo tem o prazer de informar que a partir do dia 05/06/2018 será inaugurada o Centro de Promoção da Igualdade Racial (CPIR) na cidade, essa unidade será uma auxiliadora no combate ao crime de racismo, contando com uma unidade com profissionais totalmente focados e preparados para atender a toda a população.
Essa unidade será responsável pela conscientização da cidade no que diz respeito ao crime de racismo, promovendo palestras, treinamentos, atividades em grupos, e ainda contara com um laboratório de informática onde todos terão acesso para aprender a lidar com a informática e ainda ter uma aula sobre igualdade racial. 
Outdoors serão colocados nas avenidas para que todos os turistas que entrarem vejam que essa cidade se preocupa com o assunto e luta para que não aconteça, e conscientizar a nossa população.
Endereço: Rua das Nações Unidas, 321
Bairro: Parque Aimará
Entrada Gratuita
Inauguração: 05/06/2018
Conclusão
Com a apresentação de todos os itens solicitados concluímos que foram atendidas todas as solicitações, o combate ao racismo é muito importante e aliando a tecnologia podemos obter um melhor resultado e uma maior interação do público, foi descrito passo a passo do descritivo de cada elemento proposto, e cada ideia citada, as imagens que colocamos são ilustrativas para que possamos transmitir o que pensamos para as ideias apresentadas, os hardware e software também. Sabemos que a luta contra o racismo não vai acabar aqui, porém com essas ideias daremos um grande passo para que lá na frente possamos atingir o público e mostrar que isso não deve mais existir, o quão retrógado é alguém que ainda incita ao racismo, e o quão não ser humano essa pessoa é, pois a cor pode ser diferente, mas o coração e a alma é de apenas uma cor.
Referências
BRASIL. CASA CIVIL – Lei Nº 7.716, de 5 de Janeiro de 1989. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L7716.htm 
Ferreira, L. Lei que Criminaliza o Racismo Completa 25 Anos – Brasil de Fato, 2014. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/node/27017/ 
Globo News - Em 30 Anos, apenas 244 Processos de Racismos e Injúria Racial Chegaram ao Fim no Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – RJ, 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/em-30-anos-apenas-244-processos-de-racismo-e-injuria-racial-chegaram-ao-fim-no-rj.ghtml 
King, ML. Eu Tenho um Sonho – Discurso de Martin Luther King, 1963. Disponível em: http://www.palmares.gov.br/sites/000/2/download/mlk2.pdf 
Toda Matéria – Racismo no Brasil, 2018 – Disponível em: https://www.todamateria.com.br/racismo-no-brasil/

Continue navegando