Buscar

QUESTÃO 01

Prévia do material em texto

QUESTÃO 01
Principalmente a partir da segunda metade do século passado o comércio mundial cresceu de forma expressiva. Discuta as causas deste crescimento e a posição ocupada pelo Brasil neste processo.
R: 
Crescimento populacional mundial, que faz aumentar o consumo de bens e serviços;
Intensificação da produção industrial, que faz aumentar muito a oferta;
Modernização dos transportes, que aumentou o volume do tráfego de mercadorias;
Desenvolvimento das telecomunicações, que desenvolveu a publicidade e possibilitou a realização de negócios a longa distâncias;
O brasil nessa época ocupava a 16 posição 
QUESTÃO 02 
Selecione 4 indicadores do comércio internacional e discuta a intuição de cada um deles. Apresente um exemplo numérico pra cada. Discuta, ainda, como indicadores podem ser úteis para avaliar concentração de pauta e o comércio intra e inter setorial/regional.
 GRAU DE ABERTURA
• Escolha da dimensão 
• Xi e Mi sendo i um país de origem (talvez uma região?) 
• Faria sentido um grau de abertura por setor???? 
• SE O ÍNDICE FOR > 1 => pode haver grande montante reexportado DRDE- GERTUDRES
QUESTÃO 03
 Segundo o modelo gravitacional o tamanho de um país está diretamente relacionado com o volume transacionado com o exterior. Discuta a intuição do modelo tomando dois países como exemplo. Pode-se afirmar que o tamanho de um país é o único elemento explicativo da sua corrente de comércio? Justifique.
Apresentando uma análise empírica dos padrões internacionais de comércio, o sistema gravitacional de comércio segue o princípio básico da teoria da atração gravitacional de Isaac Newton (1642-1727). Timberger (1962) e Poyhonen (1963) deram início a teoria, apontando que o comércio entre dois países é proporcional as suas massas (PIB) e inversamente proporcional a sua distância (custos de comércio). 
O tamanho da economia é fator determinante, segundo este modelo, pois quanto maior o PIB do país, mais recursos ele terá para poder realizar atividades comerciais

Continue navegando