Logo Passei Direto
Buscar

AVALIAÇÃO I - HISTORIA DO PENSAMENTO POLITICO E ECONOMICO - UNIASSELVI

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Na contemporaneidade, diante da atual conjuntura, os alunos podem levantar a seguinte problemática: o que justifica a existência da política e dos políticos? O historiador ou professor pesquisador precisa ter em mente que, para responder às questões que tratam do tema política, precisa remontar às origens do pensamento político e do vocabulário construído segundo conceitos gregos. Isto porque parece definido para a sociedade atual o papel do homem público: ser um bom político, principalmente um bom gestor, tanto no Poder Legislativo como no Executivo. Entretanto, sabemos que a política não pode ser pensada apenas na perspectiva da racionalidade econômica; assim, o pensamento aristotélico é uma importante fonte para a reflexão acerca do pensamento político e da ciência política ocidental. Sobre este pensador e as suas principais ideias, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Aristóteles, mesmo apontando para diferentes formas de governo, era defensor da seguinte ideia: existem homens capazes de governar. E ele excluía dessa capacidade os artesãos e os comerciantes.
II- A forma de governar tornou-se uma questão de debate entre os cidadãos gregos que se distinguia, segundo Aristóteles, em três regimes de governo: monarquia, aristocracia e democracia. Era o número de pessoas que exerciam o poder que diferenciavam um do outro.
III- Aristóteles defendeu três regimes de governo: a monarquia, a aristocracia ou a democracia e, segundo o pensador, era o espírito do povo que poderia dizer, no caso concreto, a melhor forma de Estado. Para além disso, em sua opinião, todos os homens, independentemente da sua condição social ou profissional, eram capazes de governar.
IV- Como pensador, Aristóteles defendeu que a educação é o caminho para a formação da juventude, na qual estaríamos preparando o bom cidadão e o bom governante.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

O berço do regime de democracia, que hoje vigora na maior parte dos países ocidentais, foi na Grécia Antiga, porém aquela sociedade precisou de inúmeros anos de experiência com outros regimes e modelos políticos para alcançar uma formulação de governo que incluísse a participação pública na tomada das decisões políticas. Nos regimes anteriores à democracia, as relações de dominação social foram fundamentais para a legitimidade política dos regimes e dos próprios governantes, tanto que por muito tempo a herança e a propriedade de riquezas representavam este aspecto legitimador.
Tendo como referência a forma de organização política e social grega anterior à formação de cidades-estado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Além da interferência no campo político, as famílias nobres e tradicionais deliberavam sobre as tradições religiosas, jurídicas e econômicas da sociedade grega. A nobreza e a herança de sangue lhes garantia o monopólio das atividades políticas. ( ) O governo na Grécia antiga anterior à formação das cidades-estado era dominado por forças políticas que se caracterizavam por serem aristocráticas. Somente após a superação deste regime é que foi implantando o regime de democracia e, mesmo assim, não vigorava em todas as cidades. ( ) No interior dos regimes, praticamente, não ocorriam conflitos sociais, pois as camadas menos favorecidas aceitavam passivamente sua condição de submissão. ( ) Segundo a religião grega, todos eram iguais e filhos dos deuses da pólis. Desta forma, desde a formação da Grécia, os pobres e mesmo os escravos de guerra desfrutavam o direito de decidir politicamente sobre os assuntos que diziam respeito à coletividade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V - V.
B V - F - V - V.
C V - V - F - F.
D F - V - V - F.

Platão foi um dos pensadores mais importantes da Grécia Antiga, suas ideias políticas, especialmente sobre a república, ainda continuam instigantes. Sobre as ideias políticas de Platão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Todos os indivíduos possuem capacidade de deliberar politicamente os assuntos da pólis.
( ) Para Platão, somente algumas pessoas devem se ocupar das decisões políticas. A maioria da população deve estar envolvida nas atividades comerciais, agrícolas e bélicas.
( ) Para Platão, somente os filósofos possuem a capacidade de decidir com justiça os problemas da cidade.
( ) Platão, na obra "A república", defende que a sociedade ideal deve ter somente três grupos sociais: os filósofos, os guerreiros e os artesãos. Todavia, somente os filósofos podem tomar decisões políticas.
a) F - F - V - F.
b) V - V - F - V.
c) F - V - V - V.
d) V - F - F - V.

Santo Agostinho é um dos primeiros teóricos da era cristã a refletir sobre a relação entre Estado e Igreja. Durante toda a passagem da antiguidade para o medievo, o pensamento de Agostinho foi a maior referência filosófica, pois aliou a filosofia platônica ao pensamento cristão. Sobre o pensamento de Santo Agostinho descrito em sua obra ?A Cidade de Deus?, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Para Santo Agostinho, existe uma cidade ideal, ela é a cidade de Deus, a cidade dos homens deve ser a imitação dessa cidade. Portanto, o governo da cidade dos homens deve abolir todas as formas de pecado.
II- Para Agostinho, a cidade dos homens é pecaminosa, mas deve imitar a cidade de Deus. Esta é a perfeição, pois é orientada pelo espírito.
III- Defende a superioridade do Estado com relação à Igreja.
IV- Para Santo Agostinho, a razão deve auxiliar a fé, não havendo uma oposição entre estas formas de compreender o mundo. Em seu pensamento, o Estado tem uma função de orientar o povo para que não ceda aos erros e pecados, causas da corrupção do gênero humano.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

Durante o século XIV a Europa assiste à crise do sistema feudal e ao surgimento e desenvolvimento da expansão marítima europeia, que levou ao estabelecimento de um período de transição na economia e na política. Esse veio a ser conhecido como mercantilismo e teve como principais características o fortalecimento do Estado-Nação e a busca pelo acúmulo de metais preciosos nesses. Quanto aos traços fundamentais para a compreensão do mercantilismo, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- É mínima a participação do Estado na economia.
II- Tinha como meta uma balança comercial favorável.
III- Preconizava o livre comércio e abertura dos portos.
IV- Calcava-se fortemente na relação metrópole/colônia.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) As afirmativas II e IV estão corretas.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) As afirmativas I e IV estão corretas.

A política é uma das dimensões mais importantes de nossa sociedade. Entretanto, a política não é algo natural, ela faz parte de uma construção histórica e cultural. Sobre as origens e princípios do termo política, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A origem do termo "política" é indissolúvel de seu contexto histórico, a pólis grega.
II- Os pensadores gregos empregavam o termo para designar as formas de gestão das decisões que diziam respeito à organização da vida da pólis: a guerra, por exemplo.
III- Originalmente, não apresentavam vínculos com os cuidados e decisões sobre problemas e interesses da cidade.
IV- A política era profundamente relacionada com a economia. A economia era controlada pelo Estado.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

No entendimento de Hannah Harendt (2002, p. 92), os atenienses tinham orgulho de conduzir os seus assuntos políticos através da fala, sem violência "[...] distinguindo-se nisso dos bárbaros; eles acreditavam que a arte mais alta e verdadeiramente política era a retórica, a arte da persuasão", sendo o discurso de Sócrates "Apologia" um exemplo disso. Os filósofos Platão e Aristóteles foram precursores do pensamento político e também utilizavam a fala para defender as suas ideias e, por vezes, levantar polêmicas referentes a temas políticos, ou ainda tecer críticas aos poderosos da política grega. Com relação à história do pensamento político, quanto às principais ideias do filósofo Platão, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Platão foi pensador de uma época conturbada e presenciou as primeiras discussões sobre democracia, queda das aristocracias e tiranias após guerras.
II- O filósofo Platão defendeu para a Grécia um modelo tecnocrata, que consistia na aplicação das ciências no ciclo de todas as cadeias produtivas. Portanto, defendia um governo amparado em métodos científicos para a resolução dos problemas humanos e das polis.
III- Na sua trajetória, Platão defendeu que as decisões políticas deveriam ser de responsabilidade de pessoas preparadas para o cargo. Não era, portanto, qualquer pessoa que poderia assumir o compromisso de decidir os destinos das cidades-estado.
IV- Platão argumentava também que uma sociedade deveria possuir apenas três grupos: os filósofos, os guerreiros e os artesãos. Os dois últimos seriam responsáveis pela agricultura, comércio e defesa do território das cidades-estado.
V- Na concepção de Platão, para administrar uma cidade ideal, deveriam escolher dentre os filósofos aqueles que poderiam ser representantes, com alto grau de formação. O restante da população deveria se ocupar de problemas concretos do cotidiano da cidade.
a) As sentenças II, III e V estão corretas.
b) As sentenças II, IV e V estão corretas.
c) As sentenças I, III, IV e V estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

No início da Era Moderna, no período conhecido como Renascimento, surgiram vários pensadores que buscavam retomar a cultura clássica do período greco-romano. No âmbito da política, ganhou destaque o pensamento de Maquiavel. Sobre o conceito de Estado defendido por Nicolau Maquiavel, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O Estado deve estar centralizado no rei, e o controle deve ser pela palavra.
II- O Estado deve ser organizado por um forte poder militar e leis justas.
III- O Estado deve estar aberto para negociações constantes, com exército forte.
IV- O Estado deve ser organizado com leis bem pensadas e com armas.
a) Somente a sentença I está correta.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) Somente a sentença III está correta.

Na antiguidade clássica, como hoje em dia, a ideologia dominante procurava naturalizar o modo de produção vigente e torná-lo aceitável por aqueles submetidos à opressão. Desta maneira os grandes filósofos, como Platão e Aristóteles, justificavam a escravidão. Para esses pensadores alguns seres humanos seriam naturalmente inferiores e destinados a serem escravos.
Com relação ao modo de produção escravista na antiguidade grega e romana, assinale a alternativa CORRETA:
a) O escravo era somente um dos instrumentos de produção.
b) A produção era realizada igualmente pelos homens livres.
c) O escravo era exclusivamente uma propriedade privada.
d) Convencidos pelos filósofos, os escravos não se rebelavam.

Tem origem na Grécia antiga o termo "economia" e aparece pela primeira vez em um texto de Xenofonte, contemporâneo de Sócrates e Platão. Na origem, entretanto, o termo tem um sentido específico, que difere em amplitude do que hoje entendemos como economia. Num certo sentido na origem, o termo economia opunha-se ao que entendemos como política. Com relação à concepção de economia em Xenofonte, assinale a alternativa CORRETA:
a) Economia dizia respeito à manutenção do patrimônio.
b) Nessa época, só os homens participavam da economia.
c) Naquele tempo, patrimônio era distinto de propriedade.
d) Para Xenofonte, tratava-se de bem administrar a pólis.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Na contemporaneidade, diante da atual conjuntura, os alunos podem levantar a seguinte problemática: o que justifica a existência da política e dos políticos? O historiador ou professor pesquisador precisa ter em mente que, para responder às questões que tratam do tema política, precisa remontar às origens do pensamento político e do vocabulário construído segundo conceitos gregos. Isto porque parece definido para a sociedade atual o papel do homem público: ser um bom político, principalmente um bom gestor, tanto no Poder Legislativo como no Executivo. Entretanto, sabemos que a política não pode ser pensada apenas na perspectiva da racionalidade econômica; assim, o pensamento aristotélico é uma importante fonte para a reflexão acerca do pensamento político e da ciência política ocidental. Sobre este pensador e as suas principais ideias, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Aristóteles, mesmo apontando para diferentes formas de governo, era defensor da seguinte ideia: existem homens capazes de governar. E ele excluía dessa capacidade os artesãos e os comerciantes.
II- A forma de governar tornou-se uma questão de debate entre os cidadãos gregos que se distinguia, segundo Aristóteles, em três regimes de governo: monarquia, aristocracia e democracia. Era o número de pessoas que exerciam o poder que diferenciavam um do outro.
III- Aristóteles defendeu três regimes de governo: a monarquia, a aristocracia ou a democracia e, segundo o pensador, era o espírito do povo que poderia dizer, no caso concreto, a melhor forma de Estado. Para além disso, em sua opinião, todos os homens, independentemente da sua condição social ou profissional, eram capazes de governar.
IV- Como pensador, Aristóteles defendeu que a educação é o caminho para a formação da juventude, na qual estaríamos preparando o bom cidadão e o bom governante.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

O berço do regime de democracia, que hoje vigora na maior parte dos países ocidentais, foi na Grécia Antiga, porém aquela sociedade precisou de inúmeros anos de experiência com outros regimes e modelos políticos para alcançar uma formulação de governo que incluísse a participação pública na tomada das decisões políticas. Nos regimes anteriores à democracia, as relações de dominação social foram fundamentais para a legitimidade política dos regimes e dos próprios governantes, tanto que por muito tempo a herança e a propriedade de riquezas representavam este aspecto legitimador.
Tendo como referência a forma de organização política e social grega anterior à formação de cidades-estado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Além da interferência no campo político, as famílias nobres e tradicionais deliberavam sobre as tradições religiosas, jurídicas e econômicas da sociedade grega. A nobreza e a herança de sangue lhes garantia o monopólio das atividades políticas. ( ) O governo na Grécia antiga anterior à formação das cidades-estado era dominado por forças políticas que se caracterizavam por serem aristocráticas. Somente após a superação deste regime é que foi implantando o regime de democracia e, mesmo assim, não vigorava em todas as cidades. ( ) No interior dos regimes, praticamente, não ocorriam conflitos sociais, pois as camadas menos favorecidas aceitavam passivamente sua condição de submissão. ( ) Segundo a religião grega, todos eram iguais e filhos dos deuses da pólis. Desta forma, desde a formação da Grécia, os pobres e mesmo os escravos de guerra desfrutavam o direito de decidir politicamente sobre os assuntos que diziam respeito à coletividade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V - V.
B V - F - V - V.
C V - V - F - F.
D F - V - V - F.

Platão foi um dos pensadores mais importantes da Grécia Antiga, suas ideias políticas, especialmente sobre a república, ainda continuam instigantes. Sobre as ideias políticas de Platão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Todos os indivíduos possuem capacidade de deliberar politicamente os assuntos da pólis.
( ) Para Platão, somente algumas pessoas devem se ocupar das decisões políticas. A maioria da população deve estar envolvida nas atividades comerciais, agrícolas e bélicas.
( ) Para Platão, somente os filósofos possuem a capacidade de decidir com justiça os problemas da cidade.
( ) Platão, na obra "A república", defende que a sociedade ideal deve ter somente três grupos sociais: os filósofos, os guerreiros e os artesãos. Todavia, somente os filósofos podem tomar decisões políticas.
a) F - F - V - F.
b) V - V - F - V.
c) F - V - V - V.
d) V - F - F - V.

Santo Agostinho é um dos primeiros teóricos da era cristã a refletir sobre a relação entre Estado e Igreja. Durante toda a passagem da antiguidade para o medievo, o pensamento de Agostinho foi a maior referência filosófica, pois aliou a filosofia platônica ao pensamento cristão. Sobre o pensamento de Santo Agostinho descrito em sua obra ?A Cidade de Deus?, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Para Santo Agostinho, existe uma cidade ideal, ela é a cidade de Deus, a cidade dos homens deve ser a imitação dessa cidade. Portanto, o governo da cidade dos homens deve abolir todas as formas de pecado.
II- Para Agostinho, a cidade dos homens é pecaminosa, mas deve imitar a cidade de Deus. Esta é a perfeição, pois é orientada pelo espírito.
III- Defende a superioridade do Estado com relação à Igreja.
IV- Para Santo Agostinho, a razão deve auxiliar a fé, não havendo uma oposição entre estas formas de compreender o mundo. Em seu pensamento, o Estado tem uma função de orientar o povo para que não ceda aos erros e pecados, causas da corrupção do gênero humano.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

Durante o século XIV a Europa assiste à crise do sistema feudal e ao surgimento e desenvolvimento da expansão marítima europeia, que levou ao estabelecimento de um período de transição na economia e na política. Esse veio a ser conhecido como mercantilismo e teve como principais características o fortalecimento do Estado-Nação e a busca pelo acúmulo de metais preciosos nesses. Quanto aos traços fundamentais para a compreensão do mercantilismo, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- É mínima a participação do Estado na economia.
II- Tinha como meta uma balança comercial favorável.
III- Preconizava o livre comércio e abertura dos portos.
IV- Calcava-se fortemente na relação metrópole/colônia.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) As afirmativas II e IV estão corretas.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) As afirmativas I e IV estão corretas.

A política é uma das dimensões mais importantes de nossa sociedade. Entretanto, a política não é algo natural, ela faz parte de uma construção histórica e cultural. Sobre as origens e princípios do termo política, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A origem do termo "política" é indissolúvel de seu contexto histórico, a pólis grega.
II- Os pensadores gregos empregavam o termo para designar as formas de gestão das decisões que diziam respeito à organização da vida da pólis: a guerra, por exemplo.
III- Originalmente, não apresentavam vínculos com os cuidados e decisões sobre problemas e interesses da cidade.
IV- A política era profundamente relacionada com a economia. A economia era controlada pelo Estado.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

No entendimento de Hannah Harendt (2002, p. 92), os atenienses tinham orgulho de conduzir os seus assuntos políticos através da fala, sem violência "[...] distinguindo-se nisso dos bárbaros; eles acreditavam que a arte mais alta e verdadeiramente política era a retórica, a arte da persuasão", sendo o discurso de Sócrates "Apologia" um exemplo disso. Os filósofos Platão e Aristóteles foram precursores do pensamento político e também utilizavam a fala para defender as suas ideias e, por vezes, levantar polêmicas referentes a temas políticos, ou ainda tecer críticas aos poderosos da política grega. Com relação à história do pensamento político, quanto às principais ideias do filósofo Platão, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Platão foi pensador de uma época conturbada e presenciou as primeiras discussões sobre democracia, queda das aristocracias e tiranias após guerras.
II- O filósofo Platão defendeu para a Grécia um modelo tecnocrata, que consistia na aplicação das ciências no ciclo de todas as cadeias produtivas. Portanto, defendia um governo amparado em métodos científicos para a resolução dos problemas humanos e das polis.
III- Na sua trajetória, Platão defendeu que as decisões políticas deveriam ser de responsabilidade de pessoas preparadas para o cargo. Não era, portanto, qualquer pessoa que poderia assumir o compromisso de decidir os destinos das cidades-estado.
IV- Platão argumentava também que uma sociedade deveria possuir apenas três grupos: os filósofos, os guerreiros e os artesãos. Os dois últimos seriam responsáveis pela agricultura, comércio e defesa do território das cidades-estado.
V- Na concepção de Platão, para administrar uma cidade ideal, deveriam escolher dentre os filósofos aqueles que poderiam ser representantes, com alto grau de formação. O restante da população deveria se ocupar de problemas concretos do cotidiano da cidade.
a) As sentenças II, III e V estão corretas.
b) As sentenças II, IV e V estão corretas.
c) As sentenças I, III, IV e V estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

No início da Era Moderna, no período conhecido como Renascimento, surgiram vários pensadores que buscavam retomar a cultura clássica do período greco-romano. No âmbito da política, ganhou destaque o pensamento de Maquiavel. Sobre o conceito de Estado defendido por Nicolau Maquiavel, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O Estado deve estar centralizado no rei, e o controle deve ser pela palavra.
II- O Estado deve ser organizado por um forte poder militar e leis justas.
III- O Estado deve estar aberto para negociações constantes, com exército forte.
IV- O Estado deve ser organizado com leis bem pensadas e com armas.
a) Somente a sentença I está correta.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) Somente a sentença III está correta.

Na antiguidade clássica, como hoje em dia, a ideologia dominante procurava naturalizar o modo de produção vigente e torná-lo aceitável por aqueles submetidos à opressão. Desta maneira os grandes filósofos, como Platão e Aristóteles, justificavam a escravidão. Para esses pensadores alguns seres humanos seriam naturalmente inferiores e destinados a serem escravos.
Com relação ao modo de produção escravista na antiguidade grega e romana, assinale a alternativa CORRETA:
a) O escravo era somente um dos instrumentos de produção.
b) A produção era realizada igualmente pelos homens livres.
c) O escravo era exclusivamente uma propriedade privada.
d) Convencidos pelos filósofos, os escravos não se rebelavam.

Tem origem na Grécia antiga o termo "economia" e aparece pela primeira vez em um texto de Xenofonte, contemporâneo de Sócrates e Platão. Na origem, entretanto, o termo tem um sentido específico, que difere em amplitude do que hoje entendemos como economia. Num certo sentido na origem, o termo economia opunha-se ao que entendemos como política. Com relação à concepção de economia em Xenofonte, assinale a alternativa CORRETA:
a) Economia dizia respeito à manutenção do patrimônio.
b) Nessa época, só os homens participavam da economia.
c) Naquele tempo, patrimônio era distinto de propriedade.
d) Para Xenofonte, tratava-se de bem administrar a pólis.

Prévia do material em texto

História do Pensamento Político e Econômico
	Avaliação I - UNIASSELVI
	
	1.
	Na contemporaneidade, diante da atual conjuntura, os alunos podem levantar a seguinte problemática: o que justifica a existência da política e dos políticos? O historiador ou professor pesquisador precisa ter em mente que, para responder às questões que tratam do tema política, precisa remontar às origens do pensamento político e do vocabulário construído segundo conceitos gregos. Isto porque parece definido para a sociedade atual o papel do homem público: ser um bom político, principalmente um bom gestor, tanto no Poder Legislativo como no Executivo. Entretanto, sabemos que a política não pode ser pensada apenas na perspectiva da racionalidade econômica; assim, o pensamento aristotélico é uma importante fonte para a reflexão acerca do pensamento político e da ciência política ocidental. Sobre este pensador e as suas principais ideias, analise as sentenças a seguir:
I- Aristóteles, mesmo apontando para diferentes formas de governo, era defensor da seguinte ideia: existem homens capazes de governar. E ele excluía dessa capacidade os artesãos e os comerciantes.
II- A forma de governar tornou-se uma questão de debate entre os cidadãos gregos que se distinguia, segundo Aristóteles, em três regimes de governo: monarquia, aristocracia e democracia. Era o número de pessoas que exerciam o poder que diferenciavam um do outro.
III- Aristóteles defendeu três regimes de governo: a monarquia, a aristocracia ou a democracia e, segundo o pensador, era o espírito do povo que poderia dizer, no caso concreto, a melhor forma de Estado. Para além disso, em sua opinião, todos os homens, independentemente da sua condição social ou profissional, eram capazes de governar. 
IV- Como pensador, Aristóteles defendeu que a educação é o caminho para a formação da juventude, na qual estaríamos preparando o bom cidadão e o bom governante.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	2.
	O berço do regime de democracia, que hoje vigora na maior parte dos países ocidentais, foi na Grécia Antiga, porém aquela sociedade precisou de inúmeros anos de experiência com outros regimes e modelos políticos para alcançar uma formulação de governo que incluísse a participação pública na tomada das decisões políticas. Nos regimes anteriores à democracia, as relações de dominação social foram fundamentais para a legitimidade política dos regimes e dos próprios governantes, tanto que por muito tempo a herança e a propriedade de riquezas representavam este aspecto legitimador. Tendo como referência a forma de organização política e social grega anterior à formação de cidades-estado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Além da interferência no campo político, as famílias nobres e tradicionais deliberavam sobre as tradições religiosas, jurídicas e econômicas da sociedade grega. A nobreza e a herança de sangue lhes garantia o monopólio das atividades políticas.
(    ) O governo na Grécia antiga anterior à formação das cidades-estado era dominado por forças políticas que se caracterizavam por serem aristocráticas. Somente após a superação deste regime é que foi implantando o regime de democracia e, mesmo assim, não vigorava em todas as cidades.
(    ) No interior dos regimes, praticamente, não ocorriam conflitos sociais, pois as camadas menos favorecidas aceitavam passivamente sua condição de submissão.
(    ) Segundo a religião grega, todos eram iguais e filhos dos deuses da pólis. Desta forma, desde a formação da Grécia, os pobres e mesmo os escravos de guerra desfrutavam o direito de decidir politicamente sobre os assuntos que diziam respeito à coletividade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	3.
	Platão foi um dos pensadores mais importantes da Grécia Antiga, suas ideias políticas, especialmente sobre a república, ainda continuam instigantes. Sobre as ideias políticas de Platão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Todos os indivíduos possuem capacidade de deliberar politicamente os assuntos da pólis.
(    ) Para Platão, somente algumas pessoas devem se ocupar das decisões políticas. A maioria da população deve estar envolvida nas atividades comerciais, agrícolas e bélicas.
(    ) Para Platão, somente os filósofos possuem a capacidade de decidir com justiça os problemas da cidade.
(    ) Platão, na obra "A república", defende que a sociedade ideal deve ter somente três grupos sociais: os filósofos, os guerreiros e os artesãos. Todavia, somente os filósofos podem tomar decisões políticas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	4.
	Santo Agostinho é um dos primeiros teóricos da era cristã a refletir sobre a relação entre Estado e Igreja. Durante toda a passagem da antiguidade para o medievo, o pensamento de Agostinho foi a maior referência filosófica, pois aliou a filosofia platônica ao pensamento cristão. Sobre o pensamento de Santo Agostinho descrito em sua obra ?A Cidade de Deus?, analise as sentenças a seguir:
I- Para Santo Agostinho, existe uma cidade ideal, ela é a cidade de Deus, a cidade dos homens deve ser a imitação dessa cidade. Portanto, o governo da cidade dos homens deve abolir todas as formas de pecado.
II- Para Agostinho, a cidade dos homens é pecaminosa, mas deve imitar a cidade de Deus. Esta é a perfeição, pois é orientada pelo espírito.
III- Defende a superioridade do Estado com relação à Igreja.
IV- Para Santo Agostinho, a razão deve auxiliar a fé, não havendo uma oposição entre estas formas de compreender o mundo. Em seu pensamento, o Estado tem uma função de orientar o povo para que não ceda aos erros e pecados, causas da corrupção do gênero humano.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	5.
	Durante o século XIV a Europa assiste à crise do sistema feudal e ao surgimento e desenvolvimento da expansão marítima europeia, que levou ao estabelecimento de um período de transição na economia e na política. Esse veio a ser conhecido como mercantilismo e teve como principais características o fortalecimento do Estado-Nação e a busca pelo acúmulo de metais preciosos nesses. Quanto aos traços fundamentais para a compreensão do mercantilismo, analise as afirmativas a seguir:
I- É mínima a participação do Estado na economia.
II- Tinha como meta uma balança comercial favorável.
III- Preconizava o livre comércio e abertura dos portos.
IV- Calcava-se fortemente na relação metrópole/colônia.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	6.
	A política é uma das dimensões mais importantes de nossa sociedade. Entretanto, a política não é algo natural, ela faz parte de uma construção histórica e cultural. Sobre as origens e princípios do termo política, analise as sentenças a seguir:
I- A origem do termo "política" é indissolúvel de seu contexto histórico, a pólis grega.
II- Os pensadores gregos empregavam o termo para designar as formas de gestão das decisões que diziam respeito à organização da vida da pólis: a guerra, por exemplo.
III- Originalmente, não apresentavam vínculos com os cuidados e decisões sobre problemas e interesses da cidade.
IV- A política era profundamente relacionada coma economia. A economia era controlada pelo Estado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	7.
	No entendimento de Hannah Harendt (2002, p. 92), os atenienses tinham orgulho de conduzir os seus assuntos políticos através da fala, sem violência "[...] distinguindo-se nisso dos bárbaros; eles acreditavam que a arte mais alta e verdadeiramente política era a retórica, a arte da persuasão", sendo o discurso de Sócrates "Apologia" um exemplo disso. Os filósofos Platão e Aristóteles foram precursores do pensamento político e também utilizavam a fala para defender as suas ideias e, por vezes, levantar polêmicas referentes a temas políticos, ou ainda tecer críticas aos poderosos da política grega. Com relação à história do pensamento político, quanto às principais ideias do filósofo Platão, analise as sentenças a seguir:
I- Platão foi pensador de uma época conturbada e presenciou as primeiras discussões sobre democracia, queda das aristocracias e tiranias após guerras.
II- O filósofo Platão defendeu para a Grécia um modelo tecnocrata, que consistia na aplicação das ciências no ciclo de todas as cadeias produtivas. Portanto, defendia um governo amparado em métodos científicos para a resolução dos problemas humanos e das polis.
III- Na sua trajetória, Platão defendeu que as decisões políticas deveriam ser de responsabilidade de pessoas preparadas para o cargo. Não era, portanto, qualquer pessoa que poderia assumir o compromisso de decidir os destinos das cidades-estado.  
IV- Platão argumentava também que uma sociedade deveria possuir apenas três grupos: os filósofos, os guerreiros e os artesãos. Os dois últimos seriam responsáveis pela agricultura, comércio e defesa do território das cidades-estado. 
V- Na concepção de Platão, para administrar uma cidade ideal, deveriam escolher dentre os filósofos aqueles que poderiam ser representantes, com alto grau de formação. O restante da população deveria se ocupar de problemas concretos do cotidiano da cidade. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HARENDT, Hannah. A dignidade da política. 3 edição. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002. Disponível em: <http://fabiopassos.com.br/dowloads/0277262621422>. Acesso em: 15 mar. 2017.
	 a)
	As sentenças II, III e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, IV e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III, IV e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	8.
	No início da Era Moderna, no período conhecido como Renascimento, surgiram vários pensadores que buscavam retomar a cultura clássica do período greco-romano. No âmbito da política, ganhou destaque o pensamento de Maquiavel. Sobre o conceito de Estado defendido por Nicolau Maquiavel, analise as sentenças a seguir:
I- O Estado deve estar centralizado no rei, e o controle deve ser pela palavra.
II- O Estado deve ser organizado por um forte poder militar e leis justas.
III- O Estado deve estar aberto para negociações constantes, com exército forte.
IV- O Estado deve ser organizado com leis bem pensadas e com armas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	9.
	Na antiguidade clássica, como hoje em dia, a ideologia dominante procurava naturalizar o modo de produção vigente e torná-lo aceitável por aqueles submetidos à opressão. Desta maneira os grandes filósofos, como Platão e Aristóteles, justificavam a escravidão. Para esses pensadores alguns seres humanos seriam naturalmente inferiores e destinados a serem escravos. Com relação ao modo de produção escravista na antiguidade grega e romana, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A produção era realizada igualmente pelos homens livres.
	 b)
	O escravo era exclusivamente uma propriedade privada.
	 c)
	O escravo era somente um dos instrumentos de produção.
	 d)
	Convencidos pelos filósofos, os escravos não se rebelavam.
	10.
	Tem origem na Grécia antiga o termo "economia" e aparece pela primeira vez em um texto de Xenofonte, contemporâneo de Sócrates e Platão. Na origem, entretanto, o termo tem um sentido específico, que difere em amplitude do que hoje entendemos como economia. Num certo sentido na origem, o termo economia opunha-se ao que entendemos como política. Com relação à concepção de economia em Xenofonte, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Economia dizia respeito à manutenção do patrimônio.
	 b)
	Nessa época, só os homens participavam da economia.
	 c)
	Naquele tempo, patrimônio era distinto de propriedade.
	 d)
	Para Xenofonte, tratava-se de bem administrar a pólis.

Mais conteúdos dessa disciplina