Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
As unidades de atuação denominadas órgãos públicos
a) integram a estrutura da Administração pública direta, mas não da Administração pública indireta, cujos plexos de competência denominam-se entidades.
b) integram a estrutura da Administração pública direta e da indireta e não têm personalidade jurídica, ao contrário das entidades.
c) têm personalidade jurídica própria e distinta da entidade que integram.
d) não têm personalidade jurídica própria, quando integram a estrutura da Administração pública direta, mas são unidades de atuação, da Administração indireta, dotadas de personalidade jurídica.
e) confundem-se com os agentes públicos por congregarem as funções que estes exercem, sendo o todo do qual aqueles são a parte.

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
O conjunto de órgãos que integram as pessoas federativas, aos quais foi atribuída a competência para o exercício, de forma centralizada, das atividades administrativas do Estado, é a definição de
a) Empresa Pública.
b) Fundação Pública.
c) Administração Direta.
d) Administração Indireta.
e) Descentralização Administrativa.

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
À luz da classificação dos órgãos públicos, o referido órgão é considerado
a) subordinado, consultivo e coletivo de representação unitária.
b) diretivo, deliberativo e coletivo de representação plúrima.
c) diretivo, consultivo e coletivo de representação plúrima.
d) diretivo, consultivo e coletivo de representação unitária.
e) subordinado, deliberativo e singular.

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Os órgãos públicos que integram a organização administrativa, na qualidade de “centros de competência para desempenho de funções estatais”
a) encontram-se presentes na estrutura descentralizada da Administração pública e configuram polos de decisões emitidas por agentes públicos que se responsabilizam exclusiva e pessoalmente pelas consequências daquelas advindas.
b) são representados por agentes públicos, mas não se confundem com estes, pois as consequências e conquistas são atribuídas àquelas unidades de competência e, em consequência, às pessoas jurídicas que elas integram.
c) possuem personalidade jurídica própria, mas não dispõem de autonomia, já que dependem de autorização do comando da pessoa jurídica que integram.
d) exercem os poderes inerentes à Administração pública, à exceção do poder de polícia, restrito à Administração Central, porque indelegável em qualquer de suas vertentes ou facetas.
e) são estruturas típicas de uma Administração pública que se organiza de forma desconcentrada, que constitui entes ou órgãos dotados de personalidade jurídica própria, para desempenho de competências específicas e constantes da lei autorizativa de sua criação.

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
O fato de a advocacia pública, no âmbito judicial, defender ocupante de cargo comissionado pela prática de ato no exercício de suas atribuições amolda-se à teoria da representação.
Certo
Errado

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
A centralização consiste na execução de tarefas administrativas pelo próprio Estado, por meio de órgãos internos e integrantes da administração pública direta.
Certo
Errado

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
A administração direta é constituída de órgãos, ao passo que a administração indireta é composta por entidades dotadas de personalidade jurídica própria, como as autarquias, que são destinadas a executar serviços públicos de natureza social e atividades administrativas.
Certo
Errado

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Administração pública, em seu sentido subjetivo, compreende não apenas os órgãos integrantes da chamada Administração direta, mas também
a) as pessoas jurídicas de direito privado integrantes da Administração indireta, que atuam no domínio econômico, como expressão da atividade de fomento, assim entendidas as empresas públicas e as sociedades de economia mista.
b) os órgãos dos poderes legislativo e judiciário, tendo em vista a parcela de atuação administrativa que lhes é cometida para atender concretamente às necessidades coletivas.
c) as concessionárias e permissionárias de serviço público que estejam ligadas à Administração direta por vínculos jurídicos de autorização, delegação ou concessão.
d) as pessoas jurídicas de direito público, criadas por lei para desempenharem atividade tipicamente administrativa, assim entendidas as autarquias e fundações governamentais.
e) as pessoas jurídicas com personalidade de direito público ou privado, criadas para execução de serviço público como decorrência da descentralização e com base no princípio da especialização.

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Centros de competência especializada dispostos na intimidade de uma pessoa jurídica, sem personalidade jurídica e vontade próprias, com intenção de garantir a especialização nas atividades prestadas com maior eficiência, são chamados pela doutrina de Direito Administrativo de:
a) órgãos, sejam da Administração Direta, sejam as entidades de direito público da Administração Indireta, e somente podem ser criados ou extintos por meio de lei;
b) autarquias, que fazem parte da Administração Indireta, e somente podem ser criadas por meio de lei específica, após regular processo legislativo;
c) fundações públicas, que fazem parte da Administração Indireta, e podem ser criadas por meio de qualquer ato normativo;
d) entidades da Administração Indireta, que podem ser criadas por meio de qualquer ato normativo, após regular processo administrativo ou legislativo;
e) entidades da Administração Direta, que somente podem ser criadas ou extintas por meio de lei, após regular processo legislativo.

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
No que concerne aos órgãos públicos, é correto afirmar:
a) A criação e extinção dos órgãos públicos independem de lei.
b) No desempenho das atividades inerentes a sua competência, os órgãos públicos atuam em nome da pessoa jurídica de que fazem parte.
c) Os órgãos públicos têm personalidade jurídica própria.
d) A regra geral é a de que os órgãos públicos detêm capacidade processual.
e) Os órgãos públicos são unidades de atuação integrantes apenas da estrutura da Administração direta, haja vista que as unidades de atuação integrantes da estrutura da Administração indireta denominam-se entidades.

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Com referência às características dos órgãos e das entidades da administração direta e indireta federal, julgue o seguinte item.
O Ministério da Educação é um exemplo de órgão componente da administração pública direta integrado à estrutura administrativa da União.
Certo
Errado

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Os órgãos públicos são centros de competência especializada criados por lei, sem personalidade jurídica, com escopo de garantir maior eficiência no exercício de suas funções.
a) apesar de não ter personalidade jurídica própria, goza de capacidade processual para demandar em juízo, defendendo seus direitos institucionais;
b) apesar de não ter personalidade jurídica autônoma, goza de capacidade processual para demandar em juízo sobre qualquer assunto que seu Presidente decidir discricionariamente;
c) ostenta personalidade jurídica de direito público, como integrante da Administração Direta, e possui capacidade processual para demandar em juízo na defesa de seus interesses;
d) ostenta personalidade jurídica de direito público, como integrante da Administração Indireta, e possui capacidade processual para demandar em juízo na defesa de seus interesses;
e) ostenta personalidade jurídica de direito público, como integrante da Administração Direta, e possui capacidade processual para demandar em juízo sobre qualquer assunto que seu Presidente decidir discricionariamente.

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Julgue o seguinte item, relativo à organização administrativa da União.
Os órgãos não dotados de personalidade jurídica própria que exercem funções administrativas e integram a União por desconcentração, componentes de uma hierarquia, fazem parte da administração direta.
Certo
Errado

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Assinale a alternativa correta quanto às espécies de órgãos públicos.
a) Quanto à função, a Câmara Municipal de Valinhos é exemplo de órgão autônomo.
b) Quanto à estrutura organizacional, a Câmara Municipal de Valinhos é exemplo de órgão superior.
c) Quanto à estrutura organizacional, a Câmara Municipal de Valinhos é exemplo de órgão consultivo.
d) Quanto à atuação funcional, a Câmara Municipal de Valinhos é exemplo de órgão singular.
e) Quanto à atuação funcional, a Câmara Municipal de Valinhos é exemplo de órgão colegiado.

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Quanto à estrutura, os órgãos públicos podem ser classificados em simples, também denominados de unitários, e compostos.
I. São constituídos por um único centro de atribuições.
II. Possuem subdivisões internas.
III. São exemplos de tais órgãos, as Secretarias de Estado.
IV. São exemplos de tais órgãos, os Ministérios.
a) I e IV.
b) I e II.
c) II e III.
d) IV.
e) I.

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
A figura do contrato de gestão está prevista no ordenamento para disciplinar diferentes relações jurídicas, entre as quais figuram:
I. a fixação de metas de desempenho visando à ampliação da autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da Administração direta e indireta.
II. a disciplina para permissão de serviço público em caráter precário, não passível de concessão.
III. o estabelecimento de indicadores de desempenho para fins de participação nos lucros ou resultados de empregados públicos submetidos ao regime celetista.
a) II.
b) I e II.
c) I.
d) I e III.
e) II e III.

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Em seu sentido subjetivo, o termo Administração pública designa os entes que exercem a atividade administrativa. Desse modo, a Defensoria Pública do Estado do Paraná, vo à organização administrativa do Estado e aos princípios da administração pública.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios exerce atipicamente a função jurisdicional.
Certo
Errado

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
O Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, um órgão classificado como autarquia em regime especial, integra a administração indireta da União.
Certo
Errado

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Órgão público é ente despersonalizado, razão por que lhe é defeso, em qualquer hipótese, ser parte em processo judicial, ainda que a sua atuação seja indispensável à defesa de suas prerrogativas institucionais.
Certo
Errado

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Consideram-se entes da administração direta
a) as entidades vinculadas ao ministério em cuja área de competência estiver enquadrada sua principal atividade.
b) as entidades da sociedade civil qualificadas como organização social.
c) as autarquias.
d) os serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos ministérios.
e) as fundações públicas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
As unidades de atuação denominadas órgãos públicos
a) integram a estrutura da Administração pública direta, mas não da Administração pública indireta, cujos plexos de competência denominam-se entidades.
b) integram a estrutura da Administração pública direta e da indireta e não têm personalidade jurídica, ao contrário das entidades.
c) têm personalidade jurídica própria e distinta da entidade que integram.
d) não têm personalidade jurídica própria, quando integram a estrutura da Administração pública direta, mas são unidades de atuação, da Administração indireta, dotadas de personalidade jurídica.
e) confundem-se com os agentes públicos por congregarem as funções que estes exercem, sendo o todo do qual aqueles são a parte.

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
O conjunto de órgãos que integram as pessoas federativas, aos quais foi atribuída a competência para o exercício, de forma centralizada, das atividades administrativas do Estado, é a definição de
a) Empresa Pública.
b) Fundação Pública.
c) Administração Direta.
d) Administração Indireta.
e) Descentralização Administrativa.

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
À luz da classificação dos órgãos públicos, o referido órgão é considerado
a) subordinado, consultivo e coletivo de representação unitária.
b) diretivo, deliberativo e coletivo de representação plúrima.
c) diretivo, consultivo e coletivo de representação plúrima.
d) diretivo, consultivo e coletivo de representação unitária.
e) subordinado, deliberativo e singular.

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Os órgãos públicos que integram a organização administrativa, na qualidade de “centros de competência para desempenho de funções estatais”
a) encontram-se presentes na estrutura descentralizada da Administração pública e configuram polos de decisões emitidas por agentes públicos que se responsabilizam exclusiva e pessoalmente pelas consequências daquelas advindas.
b) são representados por agentes públicos, mas não se confundem com estes, pois as consequências e conquistas são atribuídas àquelas unidades de competência e, em consequência, às pessoas jurídicas que elas integram.
c) possuem personalidade jurídica própria, mas não dispõem de autonomia, já que dependem de autorização do comando da pessoa jurídica que integram.
d) exercem os poderes inerentes à Administração pública, à exceção do poder de polícia, restrito à Administração Central, porque indelegável em qualquer de suas vertentes ou facetas.
e) são estruturas típicas de uma Administração pública que se organiza de forma desconcentrada, que constitui entes ou órgãos dotados de personalidade jurídica própria, para desempenho de competências específicas e constantes da lei autorizativa de sua criação.

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
O fato de a advocacia pública, no âmbito judicial, defender ocupante de cargo comissionado pela prática de ato no exercício de suas atribuições amolda-se à teoria da representação.
Certo
Errado

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
A centralização consiste na execução de tarefas administrativas pelo próprio Estado, por meio de órgãos internos e integrantes da administração pública direta.
Certo
Errado

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
A administração direta é constituída de órgãos, ao passo que a administração indireta é composta por entidades dotadas de personalidade jurídica própria, como as autarquias, que são destinadas a executar serviços públicos de natureza social e atividades administrativas.
Certo
Errado

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Administração pública, em seu sentido subjetivo, compreende não apenas os órgãos integrantes da chamada Administração direta, mas também
a) as pessoas jurídicas de direito privado integrantes da Administração indireta, que atuam no domínio econômico, como expressão da atividade de fomento, assim entendidas as empresas públicas e as sociedades de economia mista.
b) os órgãos dos poderes legislativo e judiciário, tendo em vista a parcela de atuação administrativa que lhes é cometida para atender concretamente às necessidades coletivas.
c) as concessionárias e permissionárias de serviço público que estejam ligadas à Administração direta por vínculos jurídicos de autorização, delegação ou concessão.
d) as pessoas jurídicas de direito público, criadas por lei para desempenharem atividade tipicamente administrativa, assim entendidas as autarquias e fundações governamentais.
e) as pessoas jurídicas com personalidade de direito público ou privado, criadas para execução de serviço público como decorrência da descentralização e com base no princípio da especialização.

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Centros de competência especializada dispostos na intimidade de uma pessoa jurídica, sem personalidade jurídica e vontade próprias, com intenção de garantir a especialização nas atividades prestadas com maior eficiência, são chamados pela doutrina de Direito Administrativo de:
a) órgãos, sejam da Administração Direta, sejam as entidades de direito público da Administração Indireta, e somente podem ser criados ou extintos por meio de lei;
b) autarquias, que fazem parte da Administração Indireta, e somente podem ser criadas por meio de lei específica, após regular processo legislativo;
c) fundações públicas, que fazem parte da Administração Indireta, e podem ser criadas por meio de qualquer ato normativo;
d) entidades da Administração Indireta, que podem ser criadas por meio de qualquer ato normativo, após regular processo administrativo ou legislativo;
e) entidades da Administração Direta, que somente podem ser criadas ou extintas por meio de lei, após regular processo legislativo.

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
No que concerne aos órgãos públicos, é correto afirmar:
a) A criação e extinção dos órgãos públicos independem de lei.
b) No desempenho das atividades inerentes a sua competência, os órgãos públicos atuam em nome da pessoa jurídica de que fazem parte.
c) Os órgãos públicos têm personalidade jurídica própria.
d) A regra geral é a de que os órgãos públicos detêm capacidade processual.
e) Os órgãos públicos são unidades de atuação integrantes apenas da estrutura da Administração direta, haja vista que as unidades de atuação integrantes da estrutura da Administração indireta denominam-se entidades.

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Com referência às características dos órgãos e das entidades da administração direta e indireta federal, julgue o seguinte item.
O Ministério da Educação é um exemplo de órgão componente da administração pública direta integrado à estrutura administrativa da União.
Certo
Errado

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Os órgãos públicos são centros de competência especializada criados por lei, sem personalidade jurídica, com escopo de garantir maior eficiência no exercício de suas funções.
a) apesar de não ter personalidade jurídica própria, goza de capacidade processual para demandar em juízo, defendendo seus direitos institucionais;
b) apesar de não ter personalidade jurídica autônoma, goza de capacidade processual para demandar em juízo sobre qualquer assunto que seu Presidente decidir discricionariamente;
c) ostenta personalidade jurídica de direito público, como integrante da Administração Direta, e possui capacidade processual para demandar em juízo na defesa de seus interesses;
d) ostenta personalidade jurídica de direito público, como integrante da Administração Indireta, e possui capacidade processual para demandar em juízo na defesa de seus interesses;
e) ostenta personalidade jurídica de direito público, como integrante da Administração Direta, e possui capacidade processual para demandar em juízo sobre qualquer assunto que seu Presidente decidir discricionariamente.

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Julgue o seguinte item, relativo à organização administrativa da União.
Os órgãos não dotados de personalidade jurídica própria que exercem funções administrativas e integram a União por desconcentração, componentes de uma hierarquia, fazem parte da administração direta.
Certo
Errado

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Assinale a alternativa correta quanto às espécies de órgãos públicos.
a) Quanto à função, a Câmara Municipal de Valinhos é exemplo de órgão autônomo.
b) Quanto à estrutura organizacional, a Câmara Municipal de Valinhos é exemplo de órgão superior.
c) Quanto à estrutura organizacional, a Câmara Municipal de Valinhos é exemplo de órgão consultivo.
d) Quanto à atuação funcional, a Câmara Municipal de Valinhos é exemplo de órgão singular.
e) Quanto à atuação funcional, a Câmara Municipal de Valinhos é exemplo de órgão colegiado.

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Quanto à estrutura, os órgãos públicos podem ser classificados em simples, também denominados de unitários, e compostos.
I. São constituídos por um único centro de atribuições.
II. Possuem subdivisões internas.
III. São exemplos de tais órgãos, as Secretarias de Estado.
IV. São exemplos de tais órgãos, os Ministérios.
a) I e IV.
b) I e II.
c) II e III.
d) IV.
e) I.

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
A figura do contrato de gestão está prevista no ordenamento para disciplinar diferentes relações jurídicas, entre as quais figuram:
I. a fixação de metas de desempenho visando à ampliação da autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da Administração direta e indireta.
II. a disciplina para permissão de serviço público em caráter precário, não passível de concessão.
III. o estabelecimento de indicadores de desempenho para fins de participação nos lucros ou resultados de empregados públicos submetidos ao regime celetista.
a) II.
b) I e II.
c) I.
d) I e III.
e) II e III.

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Em seu sentido subjetivo, o termo Administração pública designa os entes que exercem a atividade administrativa. Desse modo, a Defensoria Pública do Estado do Paraná, vo à organização administrativa do Estado e aos princípios da administração pública.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios exerce atipicamente a função jurisdicional.
Certo
Errado

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
O Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, um órgão classificado como autarquia em regime especial, integra a administração indireta da União.
Certo
Errado

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Órgão público é ente despersonalizado, razão por que lhe é defeso, em qualquer hipótese, ser parte em processo judicial, ainda que a sua atuação seja indispensável à defesa de suas prerrogativas institucionais.
Certo
Errado

Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Consideram-se entes da administração direta
a) as entidades vinculadas ao ministério em cuja área de competência estiver enquadrada sua principal atividade.
b) as entidades da sociedade civil qualificadas como organização social.
c) as autarquias.
d) os serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos ministérios.
e) as fundações públicas.

Prévia do material em texto

01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 1/35
DIR ADM ORGANIZAÇÃO ADM 2019 ( https://tec.ec/s/QfYdc )
Direito Administrativo
Questão 1: FCC - TJ TRT6/TRT 6/Administrativa/"Sem Especialidade"/2018
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
As unidades de atuação denominadas órgãos públicos 
 a) integram a estrutura da Administração pública direta, mas não da Administração pública indireta, cujos plexos de competência denominam-se entidades. 
 b) integram a estrutura da Administração pública direta e da indireta e não têm personalidade jurídica, ao contrário das entidades. 
 c) têm personalidade jurídica própria e distinta da entidade que integram. 
 d) não têm personalidade jurídica própria, quando integram a estrutura da Administração pública direta, mas são unidades de atuação, da Administração indireta,
dotadas de personalidade jurídica. 
 e) confundem-se com os agentes públicos por congregarem as funções que estes exercem, sendo o todo do qual aqueles são a parte. 
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/618692
Questão 2: VUNESP - Inv (PC BA)/PC BA/2018
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
O conjunto de órgãos que integram as pessoas federativas, aos quais foi atribuída a competência para o exercício, de forma centralizada, das atividades administrativas
do Estado denomina-se 
 a) Administração Indireta. 
 b) Administração Direta. 
 c) Fundação Pública. 
 d) Sociedade de Economia Mista. 
 e) Empresa Pública.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/627204
Questão 3: FGV - Ana (MPE AL)/MPE AL/Jurídica/2018
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
A Lei nº 123/2018, do Estado Alfa, disciplinou a atuação de certo órgão público, composto por dez agentes, que seria competente para definir, pelo voto da maioria dos
seus membros, as políticas públicas a serem adotadas em determinada área temática, as quais seriam necessariamente promovidas pelo Secretário de Estado
competente.
À luz da classificação dos órgãos públicos, o referido órgão é considerado 
 a) subordinado, consultivo e coletivo de representação unitária. 
 b) diretivo, deliberativo e coletivo de representação plúrima. 
 c) diretivo, consultivo e coletivo de representação plúrima. 
 d) diretivo, consultivo e coletivo de representação unitária. 
 e) subordinado, deliberativo e singular.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/669124
Questão 4: FCC - Ana Min (MPE PE)/MPE PE/Jurídica/2018
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Os órgãos públicos que integram a organização administrativa, na qualidade de “centros de competência para desempenho de funções estatais”,
 a) encontram-se presentes na estrutura descentralizada da Administração pública e configuram polos de decisões emitidas por agentes públicos que se
responsabilizam exclusiva e pessoalmente pelas consequências daquelas advindas.
 b) são representados por agentes públicos, mas não se confundem com estes, pois as consequências e conquistas são atribuídas àquelas unidades de competência
e, em consequência, às pessoas jurídicas que elas integram.
 c) possuem personalidade jurídica própria, mas não dispõem de autonomia, já que dependem de autorização do comando da pessoa jurídica que integram.
 d) exercem os poderes inerentes à Administração pública, à exceção do poder de polícia, restrito à Administração Central, porque indelegável em qualquer de suas
vertentes ou facetas.
 e) são estruturas típicas de uma Administração pública que se organiza de forma desconcentrada, que constitui entes ou órgãos dotados de personalidade jurídica
própria, para desempenho de competências específicas e constantes da lei autorizativa de sua criação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/732956
Questão 5: CESPE - AJ STJ/STJ/Judiciária/"Sem Especialidade"/2018
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Tendo como referência a jurisprudência dos tribunais superiores a respeito da organização administrativa e dos agentes públicos, julgue o item a seguir.
 
O fato de a advocacia pública, no âmbito judicial, defender ocupante de cargo comissionado pela prática de ato no exercício de suas atribuições amolda-se à teoria da
representação.
 
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/625034
Questão 6: CESPE - Del Pol (PC SE)/PC SE/2018
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Débora
Realce
Débora
Realce
Débora
Realce
Débora
Realce
Débora
Realce
Débora
Realce
Débora
Realce
Débora
Sublinhado
Débora
Realce
Débora
Realce
Débora
Realce
Débora
Realce
Débora
Realce
Débora
Realce
Débora
Realce
Débora
Realce
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 2/35
No que se refere aos institutos da centralização, da descentralização e da desconcentração, julgue o item a seguir.
 
A centralização consiste na execução de tarefas administrativas pelo próprio Estado, por meio de órgãos internos e integrantes da administração pública direta.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/699048
Questão 7: CESPE - EPF/PF/2018
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Acerca da administração direta e indireta, julgue o item que se segue.
 
A administração direta é constituída de órgãos, ao passo que a administração indireta é composta por entidades dotadas de personalidade jurídica própria, como as
autarquias, que são destinadas a executar serviços públicos de natureza social e atividades administrativas.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/686659
Questão 8: FCC - Ana Exec (SEGEP MA)/SEGEP MA/Analista de Recursos Humanos/2018
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Administração pública, em seu sentido subjetivo, compreende não apenas os órgãos integrantes da chamada Administração direta, mas também 
 a) as pessoas jurídicas de direito privado integrantes da Administração indireta, que atuam no domínio econômico, como expressão da atividade de fomento, assim
entendidas as empresas públicas e as sociedades de economia mista. 
 b) os órgãos dos poderes legislativo e judiciário, tendo em vista a parcela de atuação administrativa que lhes é cometida para atender concretamente às
necessidades coletivas. 
 c) as concessionárias e permissionárias de serviço público que estejam ligadas à Administração direta por vínculos jurídicos de autorização, delegação ou concessão. 
 d) as pessoas jurídicas de direito público, criadas por lei para desempenharem atividade tipicamente administrativa, assim entendidas as autarquias e fundações
governamentais. 
 e) as pessoas jurídicas com personalidade de direito público ou privado, criadas para execução de serviço público como decorrência da descentralização e com base
no princípio da especialização.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/655185
Questão 9: FGV - TJ Aux (TJ SC)/TJ SC/2018
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Centros de competência especializada dispostos na intimidade de uma pessoa jurídica, sem personalidade jurídica e vontade próprias, com intenção de garantir a
especialização nas atividades prestadas com maior eficiência, são chamados pela doutrina de Direito Administrativo de: 
 a) órgãos, sejam da Administração Direta, sejam as entidades de direito públicoda Administração Indireta, e somente podem ser criados ou extintos por meio de lei;
 b) autarquias, que fazem parte da Administração Indireta, e somente podem ser criadas por meio de lei específica, após regular processo legislativo; 
 c) fundações públicas, que fazem parte da Administração Indireta, e podem ser criadas por meio de qualquer ato normativo; 
 d) entidades da Administração Indireta, que podem ser criadas por meio de qualquer ato normativo, após regular processo administrativo ou legislativo; 
 e) entidades da Administração Direta, que somente podem ser criadas ou extintas por meio de lei, após regular processo legislativo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/669331
Questão 10: FCC - Tec Leg (ALESE)/ALESE/Apoio Técnico Administrativo/2018
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
No que concerne aos órgãos públicos, é correto afirmar: 
 a) A criação e extinção dos órgãos públicos independem de lei. 
 b) No desempenho das atividades inerentes a sua competência, os órgãos públicos atuam em nome da pessoa jurídica de que fazem parte. 
 c) Os órgãos públicos têm personalidade jurídica própria. 
 d) A regra geral é a de que os órgãos públicos detêm capacidade processual. 
 e) Os órgãos públicos são unidades de atuação integrantes apenas da estrutura da Administração direta, haja vista que as unidades de atuação integrantes da
estrutura da Administração indireta denominam-se entidades.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/641117
Questão 11: CESPE - Assist (FUB)/FUB/Administração/2018
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Com referência às características dos órgãos e das entidades da administração direta e indireta federal, julgue o seguinte item.
 
O Ministério da Educação é um exemplo de órgão componente da administração pública direta integrado à estrutura administrativa da União.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/767856
Questão 12: FGV - AJ (TJ AL)/TJ AL/Judiciária/2018
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Os órgãos públicos são centros de competência especializada criados por lei, sem personalidade jurídica, com escopo de garantir maior eficiência no exercício de suas
funções.
Nesse sentido, de acordo com a doutrina de Direito Administrativo e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, uma Câmara Municipal:
 a) apesar de não ter personalidade jurídica própria, goza de capacidade processual para demandar em juízo, defendendo seus direitos institucionais;
Débora
Realce
Débora
Sublinhado
Débora
Realce
Débora
Realce
Débora
Realce
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 3/35
 b) apesar de não ter personalidade jurídica autônoma, goza de capacidade processual para demandar em juízo sobre qualquer assunto que seu Presidente decidir
discricionariamente;
 c) ostenta personalidade jurídica de direito público, como integrante da Administração Direta, e possui capacidade processual para demandar em juízo na defesa de
seus interesses;
 d) ostenta personalidade jurídica de direito público, como integrante da Administração Indireta, e possui capacidade processual para demandar em juízo na defesa
de seus interesses;
 e) ostenta personalidade jurídica de direito público, como integrante da Administração Direta, e possui capacidade processual para demandar em juízo sobre
qualquer assunto que seu Presidente decidir discricionariamente.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/616466
Questão 13: CESPE - Ana Port I (EMAP)/EMAP/Administrativa/2018
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Julgue o seguinte item, relativo à organização administrativa da União.
 
Os órgãos não dotados de personalidade jurídica própria que exercem funções administrativas e integram a União por desconcentração, componentes de uma hierarquia,
fazem parte da administração direta.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/664197
Questão 14: VUNESP - Ana TL (CM Valinhos)/CM Valinhos/2017
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Assinale a alternativa correta quanto às espécies de órgãos públicos. 
 a) Quanto à função, a Câmara Municipal de Valinhos é exemplo de órgão autônomo. 
 b) Quanto à estrutura organizacional, a Câmara Municipal de Valinhos é exemplo de órgão superior. 
 c) Quanto à estrutura organizacional, a Câmara Municipal de Valinhos é exemplo de órgão consultivo. 
 d) Quanto à atuação funcional, a Câmara Municipal de Valinhos é exemplo de órgão singular. 
 e) Quanto à atuação funcional, a Câmara Municipal de Valinhos é exemplo de órgão colegiado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/556895
Questão 15: FCC - AJ TRT24/TRT 24/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Quanto à estrutura, os órgãos públicos podem ser classificados em simples, também denominados de unitários, e compostos.
Acerca do tema, considere:
 
I. São constituídos por um único centro de atribuições. 
II. Possuem subdivisões internas. 
III. São exemplos de tais órgãos, as Secretarias de Estado. 
IV. São exemplos de tais órgãos, os Ministérios.
No que concerne às características e exemplos de órgãos simples ou unitários, está correto o que se afirma APENAS em 
 a) I e IV. 
 b) I e II. 
 c) II e III. 
 d) IV. 
 e) I.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/476737
Questão 16: FCC - AJ TRE SP/TRE SP/Judiciária/2017
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
A figura do contrato de gestão está prevista no ordenamento para disciplinar diferentes relações jurídicas, entre as quais figuram:
 
I. a fixação de metas de desempenho visando à ampliação da autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da Administração direta e
indireta.
 
II. a disciplina para permissão de serviço público em caráter precário, não passível de concessão.
 
III. o estabelecimento de indicadores de desempenho para fins de participação nos lucros ou resultados de empregados públicos submetidos ao regime celetista.
 
Está correto o que consta APENAS em
 a) II.
 b) I e II.
 c) I.
 d) I e III.
 e) II e III.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/460447
Questão 17: FCC - DP PR/DPE PR/2017
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Em seu sentido subjetivo, o termo Administração pública designa os entes que exercem a atividade administrativa. Desse modo, a Defensoria Pública do Estado do
Paraná, 
Débora
Realce
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 4/35
 a) é pessoa jurídica de direito público e possui capacidade processual, podendo ser configurada como autarquia sui generis – sociedade pública de advogados,
embora não seja instituição autônoma com sede constitucional. 
 b) possui capacidade processual para ingressar com ação para a defesa de suas funções institucionais por expressa previsão legal, embora não seja pessoa jurídica
de direito público. 
 c) é pessoa jurídica de direito público e possui capacidade processual, podendo, caso haja expressa previsão legal, integrar a pessoa jurídica “Estado do Paraná” por
ser instituição autônoma com sede constitucional. 
 d) integra a pessoa jurídica de direito publico “Estado do Paraná” e possui capacidade jurídica, sendo representada, em juízo, pela Procuradoria doEstado em toda
espécie de processo judicial de seu interesse. 
 e) integra a pessoa jurídica de direito publico “Estado do Paraná” e possui capacidade jurídica, sendo representada, em juízo, pela Procuradoria do Estado em toda
espécie de processo judicial de seu interesse, exceto ações trabalhistas que tramitarem na Justiça do Trabalho.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/467326
Questão 18: CESPE - AGE (SEDF)/SEDF/Administração/2017
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Julgue o item subsequente, relativo à organização administrativa do Estado e aos princípios da administração pública.
 
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios exerce atipicamente a função jurisdicional.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/461030
Questão 19: CESPE - TJ TRF1/TRF 1/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Com relação à administração direta e indireta, centralizada e descentralizada, julgue o item a seguir.
O Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, um órgão classificado como autarquia em regime especial, integra a administração indireta da União.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/562961
Questão 20: CESPE - TJ TRF1/TRF 1/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
No que diz respeito a organização administrativa, julgue o item que se segue.
 
Órgão público é ente despersonalizado, razão por que lhe é defeso, em qualquer hipótese, ser parte em processo judicial, ainda que a sua atuação seja indispensável à
defesa de suas prerrogativas institucionais.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/562964
Questão 21: CESPE - TJ TRE TO/TRE TO/Administrativa/2017
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Consideram-se entes da administração direta
 a) as entidades vinculadas ao ministério em cuja área de competência estiver enquadrada sua principal atividade.
 b) as entidades da sociedade civil qualificadas como organização social.
 c) as autarquias.
 d) os serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos ministérios.
 e) as fundações públicas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/566619
Questão 22: FCC - TJ TRT21/TRT 21/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Diferem os órgãos públicos dos entes integrantes da Administração indireta 
 a) no que concerne à necessidade de realização de licitação, obrigatória apenas para a Administração direta e para os entes da Administração indireta dotados de
personalidade jurídica de direito público. 
 b) quanto ao regime jurídico contratual, tendo em vista que os contratos firmados pelos entes da Administração indireta submetem-se ao regime jurídico privado. 
 c) no que se refere à personalidade jurídica, tendo em vista que somente os entes que integram a Administração pública indireta são dotados de personalidade
jurídica própria. 
 d) no que se refere ao regime jurídico de seus servidores, sendo obrigatória prévia submissão a concurso público de provas e de provas e títulos para os servidores
públicos da Administração direta. 
 e) quanto ao trâmite de processos administrativos, tendo em vista que os princípios que regem a Administração pública somente incidem quando se trata dos
processos administrativos relativos à Administração direta.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/576734
Questão 23: CESPE - MGE (SEDF)/SEDF/2017
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Julgue o próximo item, relativo a poderes, organização administrativa do Estado e controle da administração.
 
As secretarias municipais de determinado município integram a administração indireta desse ente federado.
 Certo
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 5/35
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/460595
Questão 24: FCC - AJ TRT11/TRT 11/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Considere:
 
I. Não gozam de autonomia administrativa nem financeira. 
II. Estão sujeitos à subordinação e ao controle hierárquico de uma chefia. 
III. São considerados, dentre outras hipóteses, órgãos de comando. 
IV. Entram nessa categoria as Secretarias de Estado.
Os órgãos públicos, quanto à posição estatal, classificam-se em independentes, autônomos, superiores e subalternos. No que concerne aos órgãos públicos superiores,
está correto o que se afirma APENAS em 
 a) III e IV. 
 b) III. 
 c) I, II e III. 
 d) I e II. 
 e) II e IV.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/455447
Questão 25: CESPE - TJ TRF1/TRF 1/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Com relação à administração direta e indireta, centralizada e descentralizada, julgue o item a seguir.
 
Administração direta remete à ideia de administração centralizada, ao passo que administração indireta se relaciona à noção de administração descentralizada.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/562962
Questão 26: CESPE - Ag Pol (PC GO)/PC GO/2016
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
A administração direta da União inclui 
 a) a Casa Civil. 
 b) o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). 
 c) as agências executivas. 
 d) o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). 
 e) a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/421055
Questão 27: FGV - Ana (IBGE)/IBGE/Orçamento e Finanças/2016
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
De acordo com o Decreto-Lei n.º 200/1967, a Administração Direta se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa dos poderes que compõem o ente.
Considerando a estrutura da Administração Pública Federal, o único órgão que NÃO integra essa estrutura é:
 a) Banco Central do Brasil;
 b) Controladoria Geral da União;
 c) Ministério da Defesa;
 d) Ministério Público Federal;
 e) Tribunal de Contas da União.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/355661
Questão 28: ESAF - TA (ANAC)/ANAC/2016
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
A Administração Pública Federal Direta compreende: 
 a) a estrutura administrativa da Presidência da República e Ministérios. 
 b) autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. 
 c) as autarquias, fundações e a estrutura administrativa da Presidência da República e Ministérios. 
 d) a estrutura administrativa do núcleo da Presidência da República. 
 e) a estrutura administrativa da Presidência da República, Ministérios e organizações sociais.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/337091
Questão 29: VUNESP - Ag Adm (IPREF)/IPREF Guarulhos/"D"/2016
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Considerando que os órgãos públicos são centros de competência do Estado, reunidos sob o critério da hierarquia, assinale a alternativa que apresenta um exemplo
correto de órgão público. 
 a) Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS. 
 b) Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. 
 c) Serviço Autônomode Água e Esgoto de Guarulhos – SAAE. 
 d) Petróleo Brasileiro S/A – PETROBRAS. 
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 6/35
 e) Ministério da Saúde.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/371929
Questão 30: VUNESP - Promo SE (Pref GRU)/Pref GRU/Agente Público Nível I e Nível Superior/2016
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
No Brasil, as pessoas jurídicas de direito público interno que possuem como principal característica a capacidade de auto-organização e de editar sua própria legislação
são 
 a) as entidades físico-administrativas, quais sejam, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. 
 b) as entidades políticas, quais sejam, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. 
 c) as entidades administrativas, quais sejam, as autarquias, as fundações, as empresas públicas e as sociedades de economia mista. 
 d) as entidades políticas, quais sejam, as autarquias, as fundações, as empresas públicas e as sociedades de economia mista. 
 e) as entidades jurídico-associativas, quais sejam, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/581825
Questão 31: CESPE - TJ (TRE PI)/TRE PI/Administrativa/2016
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI), cuja sede se encontra na capital do estado, integra a administração 
 a) direta federal. 
 b) direta fundacional federal. 
 c) indireta estadual. 
 d) autárquica indireta federal. 
 e) indireta autárquica estadual.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/329264
Questão 32: FCC - AFRE (SEFAZ MA)/SEFAZ MA/Administração Tributária/2016
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
São exemplos de órgãos da Administração pública direta:
 
I. Partidos Políticos e Congresso Nacional.
 
II. Secretaria Estadual de Finanças e Secretaria Municipal de Planejamento.
 
III. Secretaria Estadual de Finanças e Partidos Políticos.
 
IV. Secretaria Municipal de Planejamento e Ministério do Turismo.
 
V. União e Instituto Nacional de Seguridade Social.
 
Está correto o que consta APENAS em
 a) I e III.
 b) II e III.
 c) II e IV.
 d) IV e V.
 e) I e V.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/400179
Questão 33: VUNESP - Proc Jur (CM VP)/CM V Paulista/2016
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
No tocante aos órgãos públicos, é correto afirmar que 
 a) a criação depende de lei, mas a extinção poderá ocorrer por meio de decreto. 
 b) somente a estruturação deverá ocorrer por meio de decreto do Chefe do Poder Executivo. 
 c) atualmente, o ordenamento jurídico exige lei para criação, estruturação e atribuições. 
 d) após alteração constitucional, a estruturação e atribuições podem ser processadas por meio de decreto do Chefe do Executivo. 
 e) a extinção depende de lei, mas a criação poderá ocorrer por meio de decreto.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/428148
Questão 34: VUNESP - Tec Leg (CM Poá)/CM Poá (SP)/2016
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
O conjunto de órgãos que integram as pessoas federativas, aos quais foi atribuída a competência para o exercício, de forma centralizada, das atividades administrativas
do Estado, é a definição de
 a) Empresa Pública.
 b) Fundação Pública.
 c) Administração Direta.
 d) Administração Indireta.
 e) Descentralização Administrativa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/456858
Questão 35: FCC - Assis Leg (ALMS)/ALMS/2016
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Conforme estabelece a Lei nº 9.784/1999, órgão é a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta 
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 7/35
 a) que detém personalidade jurídica própria, ao contrário da entidade que não é dotada de personalidade jurídica própria e distinta do ente instituidor. 
 b) destituído de personalidade jurídica própria, tal qual as entidades que integram a Administração pública indireta e agem em nome do ente instituidor. 
 c) que com elas não se confunde, a despeito de ser uma de suas partes integrantes, não possuindo personalidade jurídica própria, ao contrário das entidades que
são dotadas de personalidade jurídica própria. 
 d) representativo do fenômeno denominado descentralização por serviço, o que o distingue da entidade que constitui unidade de atuação dotada de personalidade
jurídica, característica do fenômeno da desconcentração. 
 e) que congrega atribuições exercidas pelos agentes públicos, razão pela qual com eles se confunde para todos os fins de direito.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/412201
Questão 36: VUNESP - Promo SE (Pref GRU)/Pref GRU/Agente de Administração/2016
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Considerando que os órgãos públicos são centros de competência do Estado, reunidos sob o critério da hierarquia, assinale a alternativa que apresenta um exemplo
correto de órgão público. 
 a) Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS. 
 b) Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. 
 c) Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos – SAAE. 
 d) Petróleo Brasileiro S/A – PETROBRAS. 
 e) Ministério da Saúde.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/581743
Questão 37: CESPE - AJ TRE MT/TRE MT/Judiciária/2015
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
À luz das normas que tratam da organização da administração pública, assinale a opção correta. 
 a) Os órgãos e entidades da administração pública, direta ou indireta, estão sujeitos à supervisão do ministro de Estado competente, salvo as agências reguladoras,
que dispõem de disciplina especial. 
 b) A administração pública indireta abrange as autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista e organizações sociais. 
 c) O capital social das sociedades de economia mista deve ser integralmente público, e a participação do Estado no capital social das empresas públicas deve ser
majoritária. 
 d) As agências reguladoras integram a administração direta. 
 e) Os ministérios, órgãos integrantes da administração direta, não possuem personalidade jurídica própria.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/316103
Questão 38: FGV - TL (CM Caruaru)/CM Caruaru/2015
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Sobre os órgãos da administração direta na Administração Pública brasileira, assinale a afirmativa correta.
 a) Podem, isoladamente, arrecadar recursos e possuir autonomia orçamentária.
 b) Têm, como uma de suas características, a ausência de personalidade jurídica própria.
 c) Possuem personalidade própria e não estão diretamente ligadas ao chefe do Poder Executivo.
 d) Estão vinculados a um ministério e muitos arrecadam recursos com a prestação de serviços ou venda de produtos.
 e) Executam ou prestam diferentes serviços de interesse público, com base em legislação particular.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/294379
Questão 39: FCC - AJ TRE RR/TRE RR/Judiciária/2015
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Os órgãos públicos consultivos 
 a) são exemplos típicos de órgãos onde se excluitotalmente a interferência de órgãos superiores. 
 b) estão excluídos da hierarquia administrativa para fins disciplinares. 
 c) admitem a avocação de atribuições, porém não a delegação de atribuições. 
 d) admitem a delegação de atribuições, porém não a avocação de atribuições. 
 e) fogem à relação hierárquica no que diz respeito ao exercício de suas funções.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/261659
Questão 40: CESPE - Assist (FUB)/FUB/Administração/2015
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Com relação aos ministérios e aos poderes e deveres do administrador público, julgue o item subsequente.
 
O Ministério da Fazenda é o órgão da administração direta que trata dos seguros privados e previdências privadas abertas.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/277768
Questão 41: CESPE - TJ STJ/STJ/Administrativa/2015
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Julgue o item a seguir, acerca dos conceitos de Estado, governo e administração pública.
A Presidência da República integra a administração pública federal direta.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/306253
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 8/35
Questão 42: FCC - JT TRT15/TRT 15/2015
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Conforme destaca Maria Sylvia Zanella di Pietro, a Administração Pública, quando é parte em uma ação judicial, usufrui de determinados privilégios não reconhecidos aos
particulares; é uma das peculiaridades que caracterizam o regime jurídico administrativo, desnivelando as partes nas relações jurídicas. Constitui expressão de tais
prerrogativas, atribuídas à União, Estados, Distrito Federal, Municípios, bem como suas autarquias e fundações:
 
I. Dispensa do pagamento de despesas processuais e honorários advocatícios decorrentes de sucumbência.
 
II. Duplo grau de jurisdição, que determina que, mesmo não interposto recurso voluntário, a decisão desfavorável somente produz efeitos depois de confirmada
pelo Tribunal.
 
III. Processo especial de execução, com pagamento mediante precatório, observada a ordem cronológica, aplicável, também, às demais entidades integrantes da
Administração indireta.
 
Está correto o que consta APENAS em
 a) I e II. 
 b) I. 
 c) II. 
 d) II e III. 
 e) I e III.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/300666
Questão 43: FCC - AJ TRE SE/TRE SE/Judiciária/2015
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Considere:
 
I. Secretarias Municipais.
 
II. Postos de Saúde.
 
III. Delegacias de Polícia.
 
IV. Ministérios.
 
V. Delegacias Regionais da Receita Federal.
Quanto à esfera de ação, classificam-se os órgãos públicos em centrais e locais. NÃO constitui exemplo de órgãos públicos locais o que se afirma APENAS em 
 a) II e III. 
 b) I e IV. 
 c) IV. 
 d) II e V. 
 e) I, III e V.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/315453
Questão 44: CESPE - AJ TJDFT/TJDFT/Judiciária/"Sem Especialidade"/2015
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
A respeito da organização administrativa, dos atos administrativos e dos contratos e convênios administrativos, julgue o item a seguir.
 
De acordo com a teoria da imputação, atualmente adotada no ordenamento jurídico brasileiro, a manifestação de vontade de pessoa jurídica dá-se por meio dos órgãos
públicos, ou seja, conforme essa teoria, quando o agente do órgão manifesta sua vontade, a atuação é atribuída ao Estado.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/319266
Questão 45: VUNESP - Ass (CM Jabo)/CM Jaboticabal/Administrativo/Jurídico/2015
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Órgãos públicos são unidades abstratas que sintetizam os vários círculos de atribuições do Estado, aqueles que expressam decisões estatais para o cumprimento dos fins
da pessoa jurídica, são classificados como órgãos 
 a) consultivos. 
 b) de controle. 
 c) ativos. 
 d) contenciosos. 
 e) verificadores.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/295695
Questão 46: CESPE - AJ TRE GO/TRE GO/Judiciária/2015
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Um candidato a deputado estadual ajuizou ação pleiteando a anulação de decisão administrativa que desaprovou suas contas como prefeito. O órgão indicado como réu
na ação considerou irregular a delegação de permissão de serviço público com base em tomada de preços. O candidato autor da ação apontou suposto excesso de poder
e nulidades na decisão.
Com referência a essa situação hipotética, julgue o seguinte item.
Nessa situação, houve erro na indicação do réu da ação.
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 9/35
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/258622
Questão 47: VUNESP - Tes (CM Itápolis)/CM Itápolis/2015
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
A Secretaria Municipal de Saúde do Município de Itápolis pertence à estrutura 
 a) do Poder Legislativo Municipal. 
 b) do Poder Executivo Estadual. 
 c) da Administração Direta. 
 d) da Administração Indireta. 
 e) constitucional, por terem sido todas as Secretarias de Saúde criadas pela Constituição Federal de 1988.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/293078
Questão 48: CESPE - Esp GT (TELEBRAS)/TELEBRAS/Contador/2015
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Julgue o próximo item acerca dos princípios administrativos e da responsabilidade dos agentes públicos.
 
A teoria do órgão, segundo a qual os atos e provimentos administrativos praticados por determinado agente são imputados ao órgão por ele integrado, é reflexo
importante do princípio da impessoalidade.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/340641
Questão 49: CESPE - Proc (MPTCU)/TCU/2015
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
No que se refere a administração pública, órgão público e competência administrativa, assinale a opção correta. 
 a) Em relação à posição ocupada na estrutura estatal, o TCU é órgão superior. 
 b) Considerando-se o conceito de órgão público, o TCU, embora não tenha personalidade jurídica, tem capacidade processual para defender suas prerrogativas e
para atuar judicialmente em nome da pessoa jurídica que integra. 
 c) Mediante ato específico devidamente motivado, a competência administrativa é passível de derrogação pela vontade da administração. 
 d) Não se pode delegar aos presidentes de órgãos colegiados a competência administrativa atribuída a esses órgãos. 
 e) O poder de polícia e os serviços públicos são exemplos de atividades que integram o conceito de administração pública sob o critério material.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/305883
Questão 50: VUNESP - Ag EVP (SAP SP)/SAP SP/2015
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Assinale a alternativa que contempla somente órgãos da Administração Direta do Estado. 
 a) Secretaria estadual, polícia civil e polícia militar. 
 b) Autarquia, ministério e fundação. 
 c) Escola pública, universidade estadual e empresa pública. 
 d) Agência reguladora, Presidência da República e Congresso Nacional. 
 e) Sociedade de economia mista, secretaria estaduale universidade estadual.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/267523
Questão 51: CESPE - Ag Adm (CADE)/CADE/2014
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
No que se refere ao processo organizacional, julgue o item que se segue.
 
A administração pública direta inclui pessoas jurídicas distintas do Estado que possuem como função a atividade administrativa pública.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/184984
Questão 52: FCC - AJ TRT16/TRT 16/Administrativa/"Sem Especialidade"/2014
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Considere a seguinte assertiva:
A Câmara dos Deputados classifica-se, quanto à posição estatal, como órgão independente. Isto porque, dentre outras características, não possui qualquer subordinação
hierárquica ou funcional, estando sujeita apenas a controle constitucional.
A assertiva em questão está 
 a) correta, pois trata-se de órgão independente e autônomo, expressões sinônimas quanto à classificação dos órgãos públicos. 
 b) incorreta, pois não se trata de órgão independente e sim autônomo. 
 c) correta, pois trata-se de órgão independente, estando a fundamentação também correta. 
 d) incorreta, pois embora seja órgão independente, ele está sujeito à subordinação hierárquica e funcional. 
 e) incorreta, pois trata-se de órgão autônomo e sujeito à subordinação hierárquica e funcional.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/201010
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 10/35
Questão 53: CESPE - TJ (TJ CE)/TJ CE/Técnico-Administrativa/"Sem Especialidade"/2014
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Assinale a opção que apresenta apenas órgãos da administração pública direta. 
 a) Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e Ministério da Saúde 
 b) Banco Central do Brasil e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 
 c) PETROBRAS e Secretaria de Saúde do Ceará 
 d) Banco do Brasil e Agência Nacional de Energia Elétrica 
 e) Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Presidência da República
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/211186
Questão 54: FCC - TJ TRT16/TRT 16/Administrativa/2014
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Luísa, candidata a uma vaga de concurso público, em seu exame oral, foi questionada pelos examinadores acerca da classificação dos órgãos públicos, especificamente
quanto à posição estatal, devendo exemplificar os órgãos públicos superiores. Luísa forneceu cinco exemplos de órgãos públicos superiores, equivocando-se acerca de um
deles, qual seja, 
 a) Divisões. 
 b) Departamentos. 
 c) Ministérios. 
 d) Coordenadorias. 
 e) Gabinetes.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/200706
Questão 55: VUNESP - AJ (TJ PA)/TJ PA/Administrativa/2014
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Considere as características numeradas a seguir para responder à questão.
 
1. Ausência de personalidade jurídica.
2. Existência de personalidade jurídica.
3. Ausência de patrimônio próprio.
4. Criação ou autorização por lei específica.
5. Capacidade processual excepcional.
6. Existência de patrimônio próprio.
7. Capacidade de emissão de debêntures e de contratos de estimatório.
8 . Formação por contrato de trespasse.
9. Vinculação aos órgãos da administração direta.
 
A administração direta não possui a capacidade para adquirir direitos e assumir obrigações por conta própria. Como consequência, apresenta 
 a) 7. 
 b) 3. 
 c) 4. 
 d) 2. 
 e) 5.
 
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/263280
Questão 56: VUNESP - JE TJSP/TJ SP/2014
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
No que diz respeito à capacidade processual das Câmaras Municipais, assinale a opção incorreta. 
 a) A Câmara Municipal não tem personalidade jurídica, mas tem personalidade judiciária, podendo, portanto, admitir-se que ela tem capacidade processual para a
defesa de suas prerrogativas funcionais, podendo comparecer a Juízo, tanto no polo ativo como no polo passivo, quando tenha direitos próprios a defender. 
 b) A Câmara Municipal tem autonomia em relação ao Poder Executivo local, podendo, em consequência, agir judicialmente contra o Prefeito Municipal, inclusive, se
for o caso, por meio da impetração de mandado de segurança. 
 c) A Câmara Municipal não pode combater ato ilegal e lesivo ao patrimônio público por meio de ação popular, podendo tal ação, contudo, ser ajuizada por qualquer
um de seus vereadores, na qualidade de cidadão (eleitor), eis que tal qualidade não assiste à Câmara, como pessoa jurídica que é. 
 d) Em que pese ser a Câmara Municipal um órgão despatrimonializado, as vantagens e encargos de ordem pecuniária, decorrentes do julgado, por ela serão
suportados, em decorrência da aplicação do princípio dispositivo, descabendo transferir-se tais vantagens e encargos à Fazenda municipal.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/263098
Questão 57: CESPE - ERSTA (ANTAQ)/ANTAQ/Economico-Financeira/2014
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Com relação à administração pública e seus princípios fundamentais, julgue o próximo item.
 
Os órgãos administrativos são pessoas jurídicas de direito público que compõem tanto a administração pública direta quanto a indireta.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/250396
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 11/35
Questão 58: CESPE - TA (ICMBio)/ICMBio/2014
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
No que diz respeito à legislação administrativa, julgue o item subsecutivo.
 
Existem órgãos da administração direta atuando na administração federal, estadual e municipal.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/183932
Questão 59: FGV - Aud Est (CGE MA)/CGE MA/2014
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
O Estado, ao desconcentrar-se, especializa determinadas funções e atividades administrativas, por meio da criação de órgãos dedicados a atuar de forma específica.
 
Para explicar a delineação jurídica dessa desconcentração, a doutrina criou a teoria do órgão.
 
A esse respeito, assinale a afirmativa correta. 
 a) Esta teoria, também chamada de teoria da imputação, estabelece que a vontade manifestada pelo agente público não é a vontade do órgão, mas a sua própria. 
 b) O Estado é a pessoa jurídica de direito público, e, dentro de seu organismo, cria órgãos despersonalizados, dedicados a determinadas atividades administrativas. 
 c) A vontade do agente se imputa ao órgão ao qual pertence, mas não se imputa ao Estado. 
 d) Tecnicamente, o agente representa o órgão, pois a vontade que ali manifesta é a sua própria, em seu nome, e não em nome do Estado. 
 e) Os órgãos estatais são divisões internas com personalidade jurídica própria.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/199799
Questão 60: VUNESP - AJ (TJ PA)/TJ PA/Administrativa/2014
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Considere as características numeradas a seguir para responder à questão.
 
1. Ausência de personalidade jurídica.
2. Existência de personalidade jurídica.
3. Ausência de patrimônio próprio.
4. Criação ou autorização por lei específica.
5. Capacidade processualexcepcional.
6. Existência de patrimônio próprio.
7. Capacidade de emissão de debêntures e de contratos de estimatório.
8 . Formação por contrato de trespasse.
9. Vinculação aos órgãos da administração direta.
 
Assinale a alternativa correta em relação à organização da administração. 
 a) A administração direta apresenta os itens 4, 7 e 8. 
 b) A administração indireta é constituída por 8, 7 e 9. 
 c) As administrações direta e indireta apresentam como mesma característica o item 8. 
 d) A administração direta apresenta os itens 1, 3 e 5. 
 e) A administração indireta é constituída por 1, 7 e 5.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/263278
Questão 61: ESAF - AnaTA MTUR/MTUR/2014
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Acerca dos Órgãos Públicos, assinale a opção correta. 
 a) A teoria da representação é a tese atualmente adotada pela doutrina brasileira para legitimar a atuação do agente público em nome da pessoa jurídica
administrativa. 
 b) Órgão pode integrar a estrutura de uma pessoa jurídica da Administração Indireta. 
 c) Órgão público possui personalidade jurídica. 
 d) A criação de um órgão público exemplifica a prática de descentralização administrativa. 
 e) Não há possibilidade de hierarquia entre órgãos públicos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/160111
Questão 62: FCC - Proc Leg (CamMun SP)/CM SP/2014
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
No que tange aos órgãos públicos, é correto afirmar: 
 a) A teoria do mandato é a explicação adotada pela doutrina atual para explicar a expressão da vontade estatal pelos órgãos públicos e pelos agentes administrativos
que os compõem. 
 b) Somente se pode proceder à criação de um órgão público mediante lei de iniciativa da Chefia do Poder Executivo, sob pena de inconstitucionalidade por vício de
iniciativa. 
 c) Como regra, os órgãos públicos são destituídos de capacidade processual; porém, a doutrina e a jurisprudência nacionais vêm reconhecendo tal capacidade a
órgãos de status constitucional, quando necessária à defesa de suas prerrogativas e competências institucionais. 
 d) O Chefe do Poder Executivo pode, por decreto, promover a extinção de órgãos públicos, quando seus cargos estiverem vagos. 
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 12/35
 e) As Câmaras Municipais não são propriamente órgãos públicos, mas entes autárquicos, dado a autonomia que lhes é conferida pela Constituição.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/177944
Questão 63: CESPE - AA (ICMBio)/ICMBio/2014
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
No que diz respeito à organização administrativa, julgue o item subsecutivo.
A administração pública direta é composta por entidades autônomas, com natureza de direito público ou privado, como as fundações públicas e também as empresas
públicas.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/183722
Questão 64: CESPE - TA (ANTT)/ANTT/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Julgue o item subsequente, relativos à administração direta e indireta, centralizada e descentralizada.
 
Na esfera federal, a administração direta da União, no Poder Executivo, se compõe de órgãos de duas classes distintas: a Presidência da República e os ministérios.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/205619
Questão 65: CESPE - AJ TJDFT/TJDFT/Judiciária/"Sem Especialidade"/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
No que se refere ao conceito de administração pública e à classificação dos órgãos públicos, julgue o item seguinte. 
Os órgãos públicos classificam-se, quanto à estrutura, em órgãos singulares, formados por um único agente, e coletivos, integrados por mais de um agente ou órgão.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/106036
Questão 66: FCC - AL (ALERN)/ALERN/Analista Legislativo (Qualquer Área de Formação)/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Os órgãos públicos, quanto à posição estatal, classificam-se em independentes, autônomos, superiores e subalternos. Nessa categoria, o Senado Federal enquadra-se
como órgão público 
 a) autônomo. 
 b) independente. 
 c) superior. 
 d) subalterno. 
 e) autônomo e subalterno, concomitantemente.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/141850
Questão 67: FGV - AuxJ II (TJ AM)/TJ AM/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Com relação à administração direta, realizada segundo os níveis que compõem a nossa forma de Estado, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Na esfera municipal é realizada pela prefeitura e seus eventuais órgãos de assessoria e pelas secretarias municipais
 
II. Na esfera estadual é realizada pela governadoria e seus órgãos de assessoria e pelas secretarias estaduais
 
III. Na esfera federal é realizada pela Presidência da República e seus órgãos de assessoramento imediato ou de consulta e pelos ministérios.
Assinale: 
 a) se somente a afirmativa I estiver correta. 
 b) se somente a afirmativa II estiver correta. 
 c) se somente a afirmativa III estiver correta. 
 d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. 
 e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/147553
Questão 68: FCC - TJ TRT5/TRT 5/Administrativa/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Órgãos são partes integrantes da estrutura da Administração. São exemplos de órgãos públicos: as Câmaras Municipais, as Assembleias Legislativas, os Tribunais de
Contas, os Ministérios, as Secretarias de Estado e os Postos de Saúde. Considerando as relações funcionais que mantém entre si e com terceiros, é correto afirmar que os
órgãos 
 a) confundem-se com as pessoas jurídicas as quais pertencem, possuindo personalidade jurídica e capacidade processual própria. 
 b) não têm personalidade jurídica própria, no entanto, alguns deles podem ser dotados de capacidade processual. 
 c) possuem personalidade jurídica própria, porque se constituem em unidades de atuação do Estado; no entanto, não possuem capacidade processual. 
 d) se igualam às entidades, porque se constituem em unidade de atuação dotada de personalidade jurídica. 
 e) detêm personalidade jurídica própria e capacidade processual ampla.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/173086
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 13/35
Questão 69: CESPE - Ana (BACEN)/BACEN/Área 1 - Análise e Desenvolvimento de Sistemas/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
A respeito da administração pública, julgue o item subsequente.
 
A Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal compõe a estrutura da administração indireta.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/142750
Questão 70: CESPE - Tec (SERPRO)/SERPRO/Enfermagem do Trabalho/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
No que se refere à administração pública direta e indireta, julgue o item a seguir.
 
Os estados-membros, os municípios e o Distrito Federal são pessoas jurídicas de direito público que integram a estrutura constitucional do Estado, sendo dotados de
soberania e autonomia política, administrativa e financeira.
 Certo
 ErradoEsta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/440430
Questão 71: FCC - Tec Min (MPE CE)/MPE CE/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
No que diz respeito ao órgão público, está correto o que se afirma em: 
 a) É unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta, apenas. 
 b) Tem personalidade jurídica própria. 
 c) É unidade de atuação integrante da estrutura da Administração indireta, apenas. 
 d) Não se confunde com a pessoa física, o agente público, porque congrega funções que este vai exercer. 
 e) Confunde-se com a pessoa jurídica, sendo uma de suas partes integrantes. 
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/609039
Questão 72: CESPE - PRF/PRF/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
A respeito da organização do Departamento de Polícia Rodoviária Federal e da natureza dos atos praticados por seus agentes, julgue o item que se segue. 
Por ser órgão do Ministério da Justiça, a PRF é órgão do Poder Executivo, integrante da administração direta.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/117995
Questão 73: CESPE - DPF/PF/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
No que se refere à classificação do órgão público e à atuação do servidor, julgue o item seguinte. 
Os ministérios e as secretarias de Estado são considerados, quanto à estrutura, órgãos públicos compostos.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/123957
Questão 74: CESPE - AA (ANS)/ANS/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Acerca do direito administrativo relacionado à ANS, julgue o item a seguir.
 
O ministro da saúde não tem poder hierárquico sobre o presidente da ANS.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/211730
Questão 75: FCC - Cons Leg (ALPB)/ALPB/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Os órgãos públicos, quanto à posição estatal, classificam-se em independentes, autônomos, superiores e subalternos. Desta feita, as Secretarias de Estado e as Casas
Legislativas são classificadas, respectivamente, em órgãos públicos: 
 a) superiores e superiores. 
 b) independentes e autônomos. 
 c) independentes e superiores. 
 d) superiores e autônomos. 
 e) autônomos e independentes.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/113252
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 14/35
Questão 76: CESPE - AJ (STF)/STF/Administrativa/"Sem Especialidade"/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
No que se refere à organização da administração pública, julgue o item subsecutivo.
 
O servidor da administração direta que, no exercício de sua função, causar dano a particular não poderá ser pessoalmente demandado por este em ação de reparação de
danos; nesse caso, o particular terá de acionar juridicamente o órgão ou departamento público em que trabalhe o servidor. Essa peculiaridade da responsabilidade civil do
Estado tem a ver com a teoria do órgão mais aceita atualmente, de acordo com a qual os órgãos públicos, desprovidos de vontade própria, são as unidades funcionais da
organização administrativa e os agentes públicos, mandatários do órgão.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/162523
Questão 77: ESAF - TSIET/DNIT/Estradas/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Quanto à sua posição estatal, o órgão que possui atribuições de direção, controle e decisão, mas que sempre está sujeito ao controle hierárquico de uma chefia mais alta,
não tem autonomia administrativa nem financeira, denomina-se: 
 a) órgão subalterno. 
 b) órgão autônomo. 
 c) órgão singular. 
 d) órgão independente. 
 e) órgão superior.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/94443
Questão 78: CESPE - Adm (FUB)/FUB/"Sem Área"/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Com relação à administração direta e indireta, julgue o item a seguir.
 
Em termos legais, considera-se administração direta aquela composta apenas pelos órgãos do Poder Executivo, os quais possuem a atribuição precípua de executar a
atividade administrativa de forma centralizada.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/345505
Questão 79: CESPE - Adm (MIN)/MIN/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
No que se refere à organização administrativa, julgue o seguinte item.
 
A administração direta do Estado abrange todos os órgãos dos poderes políticos das pessoas federativas cuja competência seja a de exercer a atividade administrativa.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/134330
Questão 80: VUNESP - Adv (TJ SP)/TJ SP/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Os órgãos situados no alto da estrutura organizacional da Administração Pública, logo abaixo dos órgãos independentes, podem ser classificados como 
 a) autônomos. 
 b) subalternos. 
 c) superiores. 
 d) subordinados. 
 e) complexos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/188999
Questão 81: FCC - AJ TRT5/TRT 5/Apoio Especializado/Contabilidade/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
A organização administrativa estrutura-se por meio das Administrações direta e indireta. É correto afirmar que os órgãos públicos integram a 
 a) Administração indireta, com personalidade jurídica própria e autonomia administrativa. 
 b) estrutura da Administração direta, com personalidade jurídica própria e autonomia administrativa. 
 c) estrutura de qualquer das pessoas jurídicas abrangidas pela Administração direta, não possuindo, contudo, personalidade jurídica própria. 
 d) estrutura da Administração direta, sendo desprovidos de personalidade jurídica própria. 
 e) estrutura tanto da Administração direta, quanto da indireta, possuindo autonomia administrativa e financeira, com ou sem personalidade jurídica própria, conforme
o que dispuser a lei.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/172581
Questão 82: CESPE - Sec Exec (FUB)/FUB/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Acerca da administração pública, julgue o item a seguir.
 
A atividade centralizada realizada diretamente por um ente federativo corresponde à noção de administração direta.
 Certo
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 15/35
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/348209
Questão 83: FCC - Tec (DPE RS)/DPE RS/Administrativa/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
À administração pública incumbe o exercício da função administrativa do Estado. Essa função é exercida por meio da administração direta 
 a) composta por órgãos, autarquias, empresas estatais e fundações. 
 b) por meio de seus órgãos, e da administração indireta, que abrange autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações. 
 c) e da administração indireta, composta por órgãos de execução, tais como ministérios e secretarias de estado, bem como por pessoas jurídicas de direito público
com finalidades atribuídas por lei. 
 d) e da administração indireta, que abrange empresas públicas, sociedades de economia mista, autarquiase fundações, entes dotados de natureza jurídica de direito
privado. 
 e) por meio de seus órgãos, com auxílio da administração indireta, por meio do que se denomina desconcentração, instituto que autoriza a transferência de
competências quando o ente que as recebe tenha natureza jurídica de direito público.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/168189
Questão 84: CESPE - Ag Pol (PC DF)/PC DF/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Julgue o item subsequente, relativo à organização administrativa do Estado e a atos administrativos.
 
A PCDF é órgão especializado da administração direta subordinado ao Poder Executivo do DF.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/157042
Questão 85: CESPE - Adm (FUB)/FUB/"Sem Área"/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Com relação à administração direta e indireta, julgue o item a seguir.
 
Todo órgão da administração direta possui capacidade para ajuizar demandas judiciais visando defender de seus interesses, pois possuem a personalidade jurídica
necessária para esse fim e, assim como as pessoas jurídicas de direito público, poderão adquirir direitos e contrair obrigações.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/345501
Questão 86: CESPE - AJ TRT17/TRT 17/Judiciária/"Sem Especialidade"/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Considere que a União, mediante decreto, crie uma secretaria vinculada ao Ministério dos Esportes, com prazo de extinção definido e com competência para atuar nos
grandes eventos esportivos que ocorrerão no Brasil nos próximos anos. Com base nessa situação hipotética, julgue o item subsequente.
 
A referida secretaria será considerada um órgão simples, em razão de seu caráter transitório.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/205468
Questão 87: FGV - AnaT (DETRAN MA)/DETRAN MA/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Na organização presente em qualquer Administração Pública coexistem órgãos de variada natureza. Assim, o Conselho de Contribuintes estabelecido no âmbito da
administração do Estado J deve ser considerado de representação 
 a) unitária. 
 b) singular. 
 c) plúrima. 
 d) subordinada. 
 e) estrutural.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/128276
Questão 88: CESPE - Proc (MPTC-DF)/TC-DF/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Acerca do direito administrativo, julgue o item a seguir. 
A atuação do órgão público é imputada à pessoa jurídica a que esse órgão pertence.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/106130
Questão 89: CESPE - AA (ANTT)/ANTT/Administração/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
A respeito da legislação administrativa, julgue o item que se segue.
 
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 16/35
O presidente da República pode, mediante decreto, dispor sobre a organização e o funcionamento da administração federal, caso essa ação não implique aumento de
despesa nem a criação ou extinção de órgãos públicos.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/205962
Questão 90: FGV - AnaTA (SUDENE)/SUDENE/Área 4/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Com relação à classificação dos órgãos segundo a esfera de atuação, assinale a afirmativa correta. 
 a) A Secretaria municipal de Educação é órgão central. 
 b) A Superintendência de Polícia Federal que tenha atribuição sobre todo um Estado membro é órgão central. 
 c) A Secretaria estadual de Educação é órgão local. 
 d) A Secretaria da Receita Federal, com atribuição sobre todo um município, é órgão central. 
 e) O Ministério das Cidades é órgão local.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/217124
Questão 91: CESPE - TRSS (ANS)/ANS/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
A respeito da administração direta e indireta, centralizada e descentralizada, julgue o item subsequente.
 
A Secretaria de Estado da Agricultura compõe a estrutura da administração direta de um estado.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/212352
Questão 92: CESPE - Assist (FUB)/FUB/Administração/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Julgue o seguinte item, a respeito dos ministérios e de suas respectivas áreas de competência.
 
Por serem diretamente subordinados ao presidente da República, os ministérios são dotados de autonomia limitada nos âmbitos técnico e financeiro para executar as
ações nas suas áreas de competência.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/346813
Questão 93: FCC - Ana (DPE RS)/DPE RS/Administração/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
A respeito do conceito de órgão público é correto afirmar que 
 a) constitui uma unidade de atuação dotada de personalidade jurídica. 
 b) corresponde a uma unidade que congrega atribuições exercidas pelos agentes públicos. 
 c) é sempre dotado de autonomia e independência funcional. 
 d) possui, no que diz respeito à sua composição, natureza singular, necessariamente. 
 e) prescinde, para o exercício da competência de que é dotado, da atuação do agente público.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/167431
Questão 94: FCC - AJ TRE RO/TRE RO/Judiciária/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Os Órgãos Públicos, quanto à esfera de ação, classificam-se em centrais e em locais. Constituem exemplos de órgãos públicos locais: 
 a) Secretarias de Estado. 
 b) Ministérios. 
 c) Delegacias de Polícia. 
 d) Secretarias de Município. 
 e) Casas Legislativas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/153861
Questão 95: CESPE - TA (ANTT)/ANTT/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Acerca da administração direta, indireta e fundacional, julgue o item a seguir.
 
A finalidade precípua da administração pública é a promoção do bem-estar social, que se traduz na tarefa de elaborar e executar os planos nacionais e regionais de
ordenação do território e de desenvolvimento econômico e social.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/205832
Questão 96: CESPE - TJ STF/STF/Administrativa/"Sem Especialidade"/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Julgue o item a seguir, relativo à administração direta e indireta.
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 17/35
 
A administração direta é constituída pelo conjunto de órgãos e entidades administrativas submetidos a regime de direito público para os quais foi atribuída a competência
para o exercício, de forma centralizada, das atividades administrativas do Estado.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/162166
Questão 97: CESPE - AJ (STF)/STF/Apoio Especializado/Análise de Sistemas de Informação /2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Julgue o item que se segue, relativo à organização da administração pública.
 
Segundo o entendimento do STJ, a câmara municipal não possui personalidade jurídica,mas apenas personalidade judiciária, de modo que somente pode demandar em
juízo para defender os seus direitos institucionais, entendidos estes como sendo os relacionados ao funcionamento, à autonomia e à independência do órgão.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/162277
Questão 98: FGV - AnaTA (SUDENE)/SUDENE/Área 4/2013
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Dentre as várias classificações das entidades que integram a administração pública, o Direito Administrativo estabelece a distinção entre entidades políticas e entidades
administrativas.
Com relação a essa classificação analise as afirmativas a seguir.
 
I. Tanto as entidades políticas quanto as entidades administrativas gozam da possibilidade de produzir lei em sentido formal.
 
II. Tanto as entidades políticas quanto as entidades administrativas gozam da possibilidade de produzir normas jurídicas em sentido lato.
 
III. Somente as entidades políticas possuem a possibilidade de produzir normas jurídicas em sentido lato.
Assinale: 
 a) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. 
 b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. 
 c) se somente a afirmativa I estiver correta. 
 d) se somente a afirmativa II estiver correta. 
 e) se somente a afirmativa III estiver correta.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/217103
Questão 99: CESPE - ACE (TCE-ES)/TCE-ES/Auditoria Governamental/2012
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
A respeito de órgão público, agente de fato e princípios da administração pública, julgue o item que se segue.
 
De acordo com a teoria do órgão, a atuação da pessoa jurídica deve ser imputada ao agente — pessoa natural — integrante de sua estrutura.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/143919
Questão 100: CESPE - ACE (TCE-ES)/TCE-ES/Auditoria Governamental/2012
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
A respeito de órgão público, agente de fato e princípios da administração pública, julgue o item que se segue.
 
Somente por meio de lei em sentido estrito, é possível a criação, extinção e a estruturação dos órgãos públicos.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/143920
Questão 101: FCC - AJ TRE PR/TRE PR/Administrativa/"Sem Especialidade"/2012
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Em princípio, órgãos públicos, como ministérios, não têm personalidade jurídica, no entanto, 
 a) têm capacidade de adquirir direitos e contrair obrigações em nome próprio. 
 b) podem ter representação própria e ingressar em juízo, na defesa de suas prerrogativas, contra outros órgãos públicos. 
 c) podem receber de outro órgão público a titularidade de determinada competência. 
 d) podem criar entidades, a exemplo das autarquias e fundações públicas. 
 e) têm capacidade legislativa, dentro das competências a eles delegadas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/225439
Questão 102: CESPE - Tec Jud (TJ RR)/TJ RR/2012
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Acerca da administração direta e indireta, julgue o item subsequente.
 
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 18/35
A administração direta compreende os órgãos e as pessoas jurídicas de direito público que prestam serviços típicos do Estado; no âmbito federal, integram a
administração direta os ministérios e as autarquias.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/180659
Questão 103: CESPE - Tec Jud (TJ RR)/TJ RR/2012
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Julgue o item a seguir, que versam sobre organização administrativa.
 
Tanto a criação quanto a extinção de órgãos públicos depende da edição de lei específica; contudo, a estruturação e o estabelecimento das atribuições desses órgãos,
desde que não impliquem aumento de despesa, podem ser processados por decreto do chefe do Poder Executivo.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/180663
Questão 104: FCC - AJ (TJ PE)/TJ PE/Judiciária e Administrativa/2012
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Em relação aos órgãos e agentes da Administração Pública é correto afirmar: 
 a) a atuação dos órgãos não é imputada à pessoa jurídica que eles integram, mas tendo a prerrogativa de representá-la juridicamente por meio de seus agentes,
desde que judiciais. 
 b) a atividade dos órgãos públicos não se identifica e nem se confunde com a da pessoa jurídica, visto que há entre a entidade e seus órgãos relação de
representação ou de mandato. 
 c) os órgãos públicos são dotados de personalidade jurídica e vontade própria, que são atributos do corpo e não das partes porque estão ao lado da estrutura do
Estado. 
 d) como partes das entidades que integram os órgãos são meros instrumentos de ação dessas pessoas jurídicas, preordenados ao desempenho das funções que lhe
forem atribuídas pelas normas de sua constituição e funcionamento. 
 e) ainda que o agente ultrapasse a competência do órgão não surge a sua responsabilidade pessoal perante a entidade, posto não haver considerável distinção entre
a atuação funcional e pessoal.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/150488
Questão 105: FCC - TJ TST/TST/Administrativa/"Sem Especialidade"/2012
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Compõe a Administração pública direta da União 
 a) o Departamento de Polícia Federal. 
 b) o Banco Central do Brasil. 
 c) a Agência Nacional de Aviação Civil. 
 d) a Caixa Econômica Federal. 
 e) a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/89965
Questão 106: CESPE - TJ TRE RJ/TRE RJ/Administrativa/2012
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Acerca do direito administrativo, julgue o item a seguir. 
Os órgãos da administração pública classificam-se, segundo a função que exercem, em órgãos ativos, órgãos consultivos e órgãos de controle.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/80079
Questão 107: FCC - AJ TRE SP/TRE SP/Judiciária/2012
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Com relação às diferenças entre uma entidade estatal e um órgão público, considere as afirmativas abaixo: 
I. Entidade estatal é um ente com personalidade jurídica, ou seja, capacidade para adquirir direitos e contrair obrigações em nome próprio. 
 
II. Órgãos públicos constituem centros de competência despersonalizados, partes componentes de uma entidade política ou administrativa. 
 
III. Quando a União opta por transferir a titularidade de determinada competência a autarquias e fundações públicas − estamos perante o fenômeno da
desconcentração, mediante o qual são criados os órgãos públicos. 
 
IV. Órgão público é uma pessoa jurídica, já que é apenas parte da estrutura maior, o Estado. 
 
V. Os Órgãos públicos cumprem o que lhes foi determinado pelo Estado e não têm, portanto, vontade própria. 
Está correto o que consta APENAS em 
 a) I, II, III e IV. 
 b) II e IV. 
 c) II, III e V. 
 d) I, II e V. 
 e) I e IV.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/64240
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 19/35
Questão 108: VUNESP- DP MS/DPE MS/2012
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Considerando a classificação dos órgãos públicos, pode-se afirmar que os órgãos autônomos são aqueles 
 a) situados no alto da estrutura organizacional da Administração Pública, logo abaixo dos órgãos independentes e a estes subordinados; possuem ampla autonomia
administrativa, financeira e técnica; exercem funções de direção, planejamento, supervisão e controle, observadas, no entanto, as diretrizes traçadas pelos órgãos
independentes. 
 b) que têm sua origem na Constituição, situando-se no ápice da pirâmide organizacional, sem subordinação hierárquica ou funcional; representam os poderes
Legislativo, Executivo e Judiciário, efetuando as ações políticas do governo. 
 c) de direção, controle, decisão e comando, em assuntos da respectiva competência; não gozam de autonomia administrativa e financeira; possuem funções
técnicas e de planejamento na área de suas correspondentes atribuições. 
 d) com reduzido poder decisório e predominância de atribuições executivas, devendo cumprir decisões e executar serviços rotineiros, que atendem aos
administrados; são dotados de um único centro de competências ou atribuições.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/146336
Questão 109: CESPE - Ana Proc (TJ RR)/TJ RR/2012
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
A respeito do conceito e dos princípios da administração pública, julgue o próximo item.
 
Segundo a doutrina, no aspecto formal, a administração pública é compreendida como a manifestação do poder público mediante a prática de atos jurídico-
administrativos dotados da propriedade de autoexecutoriedade.
 
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/180860
Questão 110: FCC - AJ TRT11/TRT 11/Judiciária/"Sem Especialidade"/2012
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Existem vários critérios de classificação dos órgãos públicos, tais como, os critérios de “esfera de ação”, “posição estatal”, “estrutura”, dentre outros.
No que concerne ao critério “posição estatal”, as Casas Legislativas, a Chefia do Executivo e os Tribunais são órgãos públicos 
 a) autônomos. 
 b) superiores. 
 c) singulares. 
 d) centrais. 
 e) independentes.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/185736
Questão 111: CESPE - TA (ANAC)/ANAC/2012
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Com relação à administração direta, indireta e funcional, julgue o item.
 
A administração direta é constituída pelos serviços integrados na estrutura administrativa da presidência da República e dos ministérios, incluídas as fundações públicas.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/169306
Questão 112: FCC - TJ TRT14/TRT 14/Administrativa/2011
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Para auxiliá-lo na coordenação de assuntos afins ou interdependentes, que interessem a mais de um Ministério, o Presidente da República poderá incumbir de missão
coordenadora um dos Ministros de Estado, cabendo essa missão, na ausência de designação específica ao Ministro de Estado Chefe 
 a) do Serviço Nacional de Informações. 
 b) do Conselho de Segurança Nacional. 
 c) do Conselho de Desenvolvimento Econômico. 
 d) da Secretaria de Planejamento. 
 e) do Departamento Administrativo do Serviço Público.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/189694
Questão 113: FCC - TJ TRT14/TRT 14/Administrativa/2011
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
A Administração Federal compreende, dentre outra, a Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da
República e 
 a) das Autarquias. 
 b) dos Ministérios. 
 c) das Empresas Públicas. 
 d) das Sociedades de Economia Mista. 
 e) das Fundações Públicas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/189693
Questão 114: FCC - AJ TRE TO/TRE TO/Judiciária/2011
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 20/35
Os órgãos públicos 
 a) confundem-se com as pessoas físicas, porque congregam funções que estas vão exercer. 
 b) são singulares quando constituídos por um único centro de atribuições, sem subdivisões internas, como ocorre com as seções integradas em órgãos maiores. 
 c) não são parte integrante da estrutura da Administração Pública. 
 d) não têm personalidade jurídica própria. 
 e) são compostos quando constituídos por vários agentes, sendo exemplo, o Tribunal de Impostos e Taxas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/86941
Questão 115: FCC - AJ TRT20/TRT 20/Judiciária/"Sem Especialidade"/2011
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Considere a seguinte afirmação, acerca da classificação dos órgãos públicos:
 
São os que se localizam na cúpula da Administração, subordinados diretamente à chefia dos órgãos independentes; gozam de autonomia administrativa, financeira
e técnica e participam das decisões governamentais.
 
A afirmação trata dos órgãos públicos denominados
 a) dependentes.
 b) independentes.
 c) superiores.
 d) subalternos.
 e) autônomos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/384774
Questão 116: FGV - OAB UNI NAC/OAB/V Exame/2011
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
A estruturação da Administração traz a presença, necessária, de centros de competências denominados Órgãos Públicos ou, simplesmente, Órgãos. Quanto a estes, é
correto afirmar que 
 a) possuem personalidade jurídica própria, respondendo diretamente por seus atos. 
 b) suas atuações são imputadas às pessoas jurídicas a que pertencem. 
 c) não possuem cargos, apenas funções, e estas são criadas por atos normativos do ocupante do respectivo órgão. 
 d) não possuem cargos nem funções.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/240026
Questão 117: FCC - AJ TRT23/TRT 23/Judiciária/"Sem Especialidade"/2011
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
No que concerne à classificação quanto à posição estatal, os órgãos públicos autônomos são 
 a) órgãos de direção, controle e comando, mas sujeitos à subordinação e ao controle hierárquico de uma chefia; não gozam de autonomia administrativa nem
financeira. 
 b) os que se localizam na cúpula da Administração, subordinados diretamente à chefia dos órgãos independentes; gozam de autonomia administrativa, financeira e
técnica e participam das decisões governamentais. 
 c) os originários da Constituição e representativos dos três Poderes do Estado, sem qualquer subordinação hierárquica ou funcional, sujeitos apenas aos controles
constitucionais de um sobre o outro, e suas atribuições são exercidas por agentes políticos. 
 d) os que se acham subordinados hierarquicamente a órgãos superiores de decisão, exercendo principalmente funções de execução. 
 e) órgãos de direção e comando, não sujeitos à subordinação e ao controle hierárquico de uma chefia, gozando de autonomia administrativa e financeira, como, por
exemplo, as Casas Legislativas
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/530394
Questão 118: FCC - AJ TRE TO/TRE TO/Judiciária/2011
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Os órgãos públicos 
 a) são classificados como entidades estatais. 
 b) têm autonomia política. 
 c) têm personalidade jurídica. 
 d) são soberanos. 
 e) são centros de competênciainstituídos para o desempenho de funções estatais.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/86946
Questão 119: CESPE - TA (PREVIC)/PREVIC/2011
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Com relação aos sistemas governamentais no Poder Executivo Federal, julgue o item que se segue. 
Caso não haja impedimento legal, um órgão administrativo e seu titular podem delegar toda a sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhes
sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente e em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/108495
Questão 120: FCC - AJ TRT20/TRT 20/Judiciária/Execução de Mandados/2011
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Quanto à classificação dos órgãos públicos, considere as seguintes assertivas:
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 21/35
 
I. Órgãos públicos “locais” são aqueles que atuam sobre uma parte do território, como as Delegacias Regionais da Receita Federal, as Delegacias de Polícia, os
Postos de Saúde, entre outros.
 
II. Os órgãos públicos denominados superiores são órgãos de direção, controle e comando; gozam de autonomia administrativa e financeira.
 
III. A Presidência da República e a Diretoria de uma escola são exemplos de órgãos públicos singulares.
 
Está correto o que se afirma em
 a) I, apenas.
 b) I e II, apenas.
 c) I e III, apenas.
 d) II e III, apenas.
 e) I, II e III.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/384924
Questão 121: CESPE - Of BM (CBM DF)/CBM DF/Complementar/Direito/2011
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Julgue o item a seguir, relativo à administração pública direta e indireta.
 
Quanto à posição estatal, a doutrina destaca que os órgãos públicos superiores são considerados órgãos de direção, controle e comando sujeitos à subordinação e ao
controle hierárquico de uma chefia e não possuem autonomia administrativa e financeira.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/362046
Questão 122: FCC - AJ TRE TO/TRE TO/Administrativa/2011
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Na organização administrativa da União, a defesa sanitária animal e vegetal é competência do Ministério 
 a) do Desenvolvimento Agrário. 
 b) do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 
 c) do Meio Ambiente. 
 d) da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 
 e) da Saúde.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/87003
Questão 123: CESPE - Tec MPU/MPU/Administrativa/2010
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Julgue o próximo item, a respeito da organização administrativa da União, considerando a administração direta e indireta. 
O Ministério Público da União (MPU), quanto à sua posição estatal, está subordinado à Presidência da República. 
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/69660
Questão 124: FCC - AJ (TRE AL)/TRE AL/Administrativa/"Sem Especialidade"/2010
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Doutrinariamente, quanto à situação ou posição na estrutura administrativa, classificam-se os órgãos em 
 a) autônomos e independentes. 
 b) simples e compostos. 
 c) singulares e colegiados. 
 d) diretos e indiretos. 
 e) internos e externos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/379488
Questão 125: ESAF - Ag Exec (CVM)/CVM/2010
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Ao final de cada uma das alternativas da coluna I insira o número constante da coluna II que contemple a correspondência mais adequada. 
Após, assinale a opção que apresenta a sequência correta para a coluna I. 
Coluna I Coluna II 
( ) São órgãos constituídos (1) Órgãos simples 
por um só centro de (2)Órgãos compostos 
competência. Não (3)Órgãos singulares 
são subdivididos em (4)Órgãos colegiados 
sua estrutura interna, 
integrando-se em órgãos 
maiores. 
( ) São também denominados 
unipessoais, são órgãos 
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 22/35
em que a atuação ou as 
decisões são atribuições 
de um único agente. 
( ) Reúnem em sua 
estrutura diversos 
órgãos, como resultado 
da desconcentração 
administrativa. 
( ) São caracterizados por 
atuarem e decidirem 
mediante obrigatória 
manifestação conjunta de 
seus membros. 
 a) 1, 2, 3, 4 
 b) 1, 3, 2, 4 
 c) 3, 2, 1, 4 
 d) 3, 1, 4, 2 
 e) 4, 3, 2, 1
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/27332
Questão 126: CESPE - OTI (ABIN)/ABIN/Direito/2010
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
No que concerne à administração pública, julgue o item a seguir. 
Considerando-se que, de acordo com a teoria do órgão, os atos praticados pelos agentes públicos são imputados à pessoa jurídica de direito público, é correto afirmar
que os atos provenientes de um agente que não foi investido legitimamente no cargo, são considerados inexistentes, não gerando qualquer efeito.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/19745
Questão 127: CESPE - Ana MPU/MPU/Administrativa/2010
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
No que se refere à organização administrativa da União, julgue o próximo item. 
Um órgão (pessoa jurídica) integrante da administração indireta está hierarquicamente subordinado à pessoa jurídica da administração direta que o instituiu. 
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/70825
Questão 128: CESPE - AJ TRT21/TRT 21/Judiciária/Execução de Mandados/2010
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Julgue o item abaixo, acerca da classificação dos órgãos públicos.
 
Quanto à posição estatal, as secretarias estaduais e as municipais são consideradas órgãos públicos subalternos.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/578512
Questão 129: FCC - AJ TRF4/TRF 4/Judiciária/Execução de Mandados/2010
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
No que se refere aos órgãos públicos, é INCORRETO afirmar ser característica destes (algumas não presentes em todos), dentre outras, o fato de que 
 a) não possuem personalidade jurídica e são resultado da desconcentração. 
 b) podem firmar, por meio de seus administradores, contratos de gestão com outros órgãos. 
 c) alguns possuem autonomia gerencial, orçamentária e financeira. 
 d) não possuem patrimônio próprio, mas integram a estrutura da pessoa jurídica. 
 e) têm capacidade para representar em juízo a pessoa jurídica que integram.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/129160
Questão 130: ESAF - Ag Exec (CVM)/CVM/2010
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
São características dos órgãos públicos, exceto: 
 a) integrarem a estrutura de uma entidade política, ou administrativa. 
 b) serem desprovidos de personalidade jurídica. 
 c) poderem firmar contratode gestão, nos termos do art. 37, § 8º da Constituição Federal. 
 d) resultarem da descentralização. 
 e) não possuirem patrimônio próprio.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/27331
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 23/35
Questão 131: CESPE - TJ (TRE BA)/TRE BA/Administrativa/"Sem Especialidade"/2010
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Julgue o seguinte item, acerca do controle e da responsabilização da administração.
 
A hierarquia é o escalonamento em plano vertical dos órgãos e agentes da administração. Desse modo, se, de um lado, os agentes de grau superior têm poderes de
fiscalização e de revisão sobre os agentes de grau menor, os órgãos superiores, como os ministérios, exercem o controle sobre os demais órgãos de sua estrutura
administrativa e sobre os entes a eles vinculados.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/414689
Questão 132: CESPE - AJ (TRE BA)/TRE BA/Apoio Especializado/Taquigrafia/2010
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Com relação à organização administrativa em sentido amplo, julgue o item subsequente.
Do ponto de vista orgânico, o TRE integra a administração pública indireta.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/414411
Questão 133: ESAF - Ana (CVM)/CVM/Arquivologia/2010
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Partindo-se do pressuposto de que a função política ou de governo difere da função administrativa, é correto afirmar que estão relacionadas(os) à função política, exceto:
 a) comando 
 b) coordenação 
 c) execução 
 d) direção 
 e) planejamento
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/27375
Questão 134: CESPE - OTI (ABIN)/ABIN/Direito/2010
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
No que concerne à administração pública, julgue o item a seguir. 
Embora, em regra, os órgãos públicos não tenham personalidade jurídica, a alguns órgãos é conferida a denominada capacidade processual, estando eles autorizados por
lei a defender em juízo, em nome próprio, determinados interesses ou prerrogativas.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/19746
Questão 135: CESPE - Of (PM DF)/PM DF/Administração/2010
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
No que concerne aos princípios, aos poderes e à organização da administração pública, julgue o item seguinte.
 
As secretarias de segurança pública estaduais são consideradas pessoas jurídicas de natureza pública, dotadas de personalidade jurídica própria e com atribuições para
atuar em prol do interesse público.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/455028
Questão 136: CESPE - Adv (BRB)/BRB/2010
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Julgue o próximo item a respeito das regras referentes à organização da administração federal, e das regras que distinguem as administrações públicas direta, indireta e
fundacional.
 
O Ministério da Saúde faz parte da estrutura da administração pública indireta.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/789399
Questão 137: CESPE - AUFC/TCU/Controle Externo/Auditoria de Obras Públicas/2009
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Acerca da organização administrativa da União, julgue o item seguinte. 
Em regra, os órgãos, por não terem personalidade jurídica, não têm capacidade processual, salvo nas hipóteses em que os órgãos são titulares de direitos subjetivos, o
que lhes confere capacidade processual para a defesa de suas prerrogativas e competências.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/5752
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 24/35
Questão 138: CESPE - AJ TRE PR/TRE PR/Apoio Especializado/Análise de Sistemas/2009
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Paulo, servidor público de um TRE, conduzia um veículo oficial quando atropelou Maria, causando-lhe vários ferimentos e morte.
 
Com base nessa situação hipotética, julgue o item seguinte, acerca da organização da administração pública.
 
Eventual ação de reparação de danos a ser proposta em decorrência do fato narrado deve ser feita em face do próprio TRE.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/224744
Questão 139: CESPE - AA (ANATEL)/ANATEL/Direito/2009
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Acerca dos órgãos públicos, julgue o item seguinte. 
O Estado, como ente despersonalizado, tanto no âmbito internacional, como internamente, manifesta sua vontade por meio de seus agentes, ou seja, as pessoas jurídicas
que pertencem a seus quadros.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/91231
Questão 140: CESPE - AAmb (ICMBio)/ICMBio/2009
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
O ano de 2008 foi um dos dez mais quentes dos últimos 160 anos, de acordo com a Organização Mundial de Meteorologia. Em 2009, o que deve esquentar são as
discussões acerca do futuro do planeta. Estão na reta final as negociações das metas para a segunda fase do Protocolo de Kyoto, o acordo global que tem o objetivo de
reduzir as emissões dos gases que causam o efeito estufa. A primeira fase, que entrou em vigor de fato em 2004 e vai até 2012, estabeleceu limites de emissões apenas
para os países industrializados. Na próxima etapa, todos os signatários do documento podem ser chamados a dar sua contribuição no combate ao aquecimento global —
e isso inclui as estrelas emergentes China, Índia, Rússia e Brasil, que devem reduzir as emissões, significando, para muitos, frear o crescimento econômico de países que
só nos últimos anos viveram uma fase de aceleração econômica. O presidente do órgão da ONU responsável por Kyoto e vencedor do Nobel da Paz de 2007, Rajendra
Pachauri, refutou essa linha de raciocínio de forma categórica na mais recente negociação internacional, realizada no início de dezembro, na Polônia. Para que o aumento
da temperatura média global fique no aceitável nível de 2 graus centígrados, afirmou Pachauri, a atividade econômica teria de pagar um preço modesto. “O custo seria de
3% do PIB mundial em 2030”, disse ele.
Internet: <portalexame.abril.com.br> (com adaptações).
 
A partir do texto acima e da ciência da administração, julgue o item.
 
Para viabilizar as ações necessárias ao alcance dos objetivos propostos no Protocolo de Kyoto, cada um dos poderes da República deverá ter sua missão específica
prevista pela Constituição Federal (CF), não podendo nenhum dos poderes desenvolver as funções do Estado acometidas a outro.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/141933
Questão 141: FGV - Ana (SAD PE)/SAD PE/Gestão Administrativa/2009
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Considerando a estrutura básica da Administração Pública, assinale a alternativa que apresente corretamente um exemplo da chamada Administração Direta. 
 a) Empresa Pública. 
 b) Secretaria de Estado de Administração. 
 c) Sociedade de Economia Mista. 
 d) Autarquia. 
 e) Fundação Pública.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/263148
Questão 142: ESAF - AFRFB/SRFB/2009Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Sobre a organização do Estado brasileiro, é correto afirmar que: 
 a) administrativamente, os municípios se submetem aos estados, e estes, por sua vez, submetem-se à União. 
 b) quando instituídas, as regiões metropolitanas podem gozar de prerrogativas políticas, administrativas e financeiras diferenciadas em relação aos demais municípios
do estado. 
 c) quando existentes, os territórios federais gozam da mesma autonomia político-administrativa que os estados e o Distrito Federal. 
 d) o Distrito Federal é a capital federal. 
 e) embora, por princípio, todos os entes federados sejam autônomos, em determinados casos, os estados podem intervir em seus municípios.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/9911
Questão 143: CESPE - Papis (PC PB)/PC PB/2009
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Na definição de Diogenes Gasparini, os órgãos públicos são centros de competência do Estado. Se reunidos sob o critério da hierarquia, que é a relação de subordinação
existente entre os órgãos públicos com competência administrativa e, por conseguinte, entre seus titulares, compõem a estrutura da administração pública e, se somadas
suas atribuições, constituem a totalidade das competências do Estado.
In: Direito administrativo. 13.ª ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 49 (com adaptações).
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 25/35
Diante dessa definição e das características dos órgãos públicos no direito administrativo brasileiro, assinale a opção correta. 
 a) Os órgãos públicos têm personalidade jurídica própria. 
 b) Os órgãos públicos não têm personalidade jurídica, mas detêm, via de regra, capacidade processual para buscar seus direitos, em nome próprio, nas ações
judiciais. 
 c) Na classificação dos órgãos quanto à composição, são considerados compostos aqueles integrados por outros órgãos públicos menores. 
 d) Os órgãos públicos podem ser criados e extintos, livremente, por decreto do chefe do Poder Executivo. 
 e) A Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social do Estado da Paraíba não é um órgão do estado da Paraíba.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/533391
Questão 144: CESPE - TJ TRE PR/TRE PR/Apoio Especializado/Operação de Computadores/2009
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Julgue o item seguinte, acerca do direito administrativo brasileiro.
 
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná e o Ministério da Saúde são órgãos públicos sem personalidade jurídica própria.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/225272
Questão 145: CESPE - Ag Pol (RN)/PC RN/2009
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
A existência de órgãos públicos, com estrutura e atribuições definidas em lei, corresponde a uma necessidade de distribuir racionalmente as inúmeras e complexas
atribuições que se incumbem ao Estado nos dias de hoje. A existência de uma organização e de uma distribuição de competências são atualmente inseparáveis da ideia
de pessoas jurídicas estatais.
Maria Sylvia Zanella Di Pietro. Direito Administrativo. São Paulo: Atlas, 2008, 21.a ed., p. 481 (com adaptações).
Considerando o texto acima como referência, é correto afirmar que os órgãos públicos 
 a) superiores são os de direção, controle e comando, mas sujeitos à subordinação e ao controle hierárquico de uma chefia. Eles gozam de autonomia administrativa
e financeira. 
 b) autônomos são originários da Constituição e representativos dos três poderes do Estado, sem qualquer subordinação hierárquica ou funcional. 
 c) burocráticos são aqueles que estão a cargo de uma só pessoa física ou de várias pessoas ordenadas verticalmente. 
 d) subalternos são órgãos de direção, controle e comando, mas sujeitos à subordinação e ao controle hierárquico de uma chefia. 
 e) autônomos não gozam de autonomia administrativa nem financeira.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/264947
Questão 146: CESPE - Proc (BACEN)/BACEN/2009
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
A respeito da organização da administração pública, assinale a opção correta. 
 a) Por não possuírem personalidade jurídica, os órgãos não podem figurar no polo ativo da ação do mandado de segurança. 
 b) Segundo a teoria da imputação, os atos lícitos praticados pelos seus agentes são imputados à pessoa jurídica à qual eles pertencem, mas os atos ilícitos são
imputados aos agentes públicos. 
 c) Os órgãos públicos da administração direta, autárquica e fundacional são criados por lei, não podendo ser extintos por meio de decreto do chefe do Poder
Executivo. 
 d) A delegação de competência, no âmbito federal, somente é possível se assim determinar expressamente a lei. 
 e) Quando as atribuições de um órgão público são delegadas a outra pessoa jurídica, com vistas a otimizar a prestação do serviço público, há desconcentração.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/14249
Questão 147: CESPE - AA (ANATEL)/ANATEL/Direito/2009
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Acerca dos órgãos públicos, julgue o item seguinte. 
Quanto à composição, os órgãos públicos se classificam em singulares e coletivos. Os singulares são aqueles integrados por um só agente, como os chefes do Poder
Executivo, e os coletivos, aqueles compostos por vários agentes.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/91232
Questão 148: CESPE - TJ STF/STF/Administrativa/2008
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
João, inspetor do trabalho, servidor do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), fiscalizou a empresa Beta e, após detectar diversas irregularidades, lavrou auto de
infração, fixando multa. A empresa entendeu que o auto de infração não era cabível, pois, na sua visão, não havia qualquer irregularidade que a justificasse. A empresa,
então, resolveu recorrer no prazo legal. Entretanto, ao protocolar o recurso, teve notícia de que deveria realizar prévio depósito de 30% do valor da multa fixada para
poder recorrer.
Tendo como referência a situação hipotética apresentada, julgue o item. 
O MTE é exemplo de entidade administrativa, ou seja, unidade de atuação dotada de personalidade jurídica.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/22496
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 26/35
Questão 149: FGV - CO (SEN)/SEN/Consultoria e Assessoramento em Orçamentos/Assessoramento em Orçamentos/2008
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
A Constituição Federal de 1988 instituiu o processo de descentralização administrativa em favor de Estados e Municípios. Contudo, alguns autores afirmam que diversos
municípios brasileiros não são, ainda nos dias de hoje, aptos a cumprir com suas novas obrigações. Uma razão para isso é: 
 a) a falta de autonomia administrativa dos Municípios.
 b) a dependência de transferência de recursos por parte dos Estados e União para os Municípios.
 c) a existência de competências legislativas comuns a Municípios, Estados e União.
 d) a falta de sincronização entre as eleições de prefeitos, governadores e presidente.
 e) a não-elaboração de planos diretores nas cidades.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/25037
Questão 150: CESPE - Cons (SEFAZ ES)/SEFAZ ES/Administração/2008
Assunto: Administração Direta(órgãos públicos)
A respeito da estrutura e do funcionamento da administração pública brasileira, julgue o próximo item. 
Quanto à atuação funcional, os órgãos que decidem e agem pela manifestação de um só agente, que é seu titular, são chamados de singulares.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/43914
Questão 151: FGV - TL (SEN)/SEN/Apoio Técnico e Administrativo/Administração/2008
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Em relação aos órgãos públicos, é correto afirmar que: 
 a) são repartições internas das pessoas de direito público, às quais a ordem jurídica atribui personalidade jurídica. 
 b) não têm capacidade de ser parte em processos judiciais em virtude da ausência de personalidade jurídica. 
 c) de natureza colegiada só produzem externamente a sua vontade com os votos da totalidade de seus membros. 
 d) só podem conter, em seus respectivos quadros, servidores estatutários, dotados ou não de estabilidade. 
 e) são compartimentos internos das pessoas de direito público destituídos de personalidade jurídica, mas dotados de competência específica.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/26476
Questão 152: CESPE - Proc (AGU)/AGU/2007
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
De acordo com os postulados extraídos da teoria do órgão, aplicável à administração pública, julgue o item seguinte. 
No direito brasileiro, os órgãos são conceituados como unidades de atuação integrantes da estrutura da administração direta e da estrutura da administração indireta e
possuem personalidade jurídica própria.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/61088
Questão 153: FCC - Ana MPU/MPU/Orçamento/2007
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
No que toca aos órgãos públicos, analise: 
I. São centros de competência instituídos para o desempenho de funções estatais, através de seus agentes, cuja atuação é imputada à pessoa jurídica a que pertencem. 
II. Embora despersonalizados, mantêm relações funcionais entre si e com terceiros, das quais resultam efeitos jurídicos internos e externos, na forma legal ou
regulamentar. 
III. São chamados de singulares ou unipessoais os que reúnem na sua estrutura outros órgãos menores, com função principal idêntica ou funções auxiliares
diversificadas. 
IV. Órgãos independentes são os originários da Constituição e representativos dos Poderes de Estado, como Ministérios, Secretarias de Estados e demais órgãos
subordinados diretamente aos Chefes de Poderes. 
É correto o que consta APENAS em 
 a) II, III e IV.
 b) II e IV.
 c) I, II e IV.
 d) I e II.
 e) I e III.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/41111
Questão 154: CESPE - TEFC/TCU/Apoio Técnico e Administrativo/Técnica Administrativa/2007
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Julgue os itens a seguir, acerca da organização administrativa da União. 
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 27/35
Na organização administrativa da União, o ente político é a pessoa jurídica de direito público interno, ao passo que os entes administrativos recebem atribuição da própria
Constituição para legislar, tendo plena autonomia para exercer essa função.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/3475
Questão 155: CESPE - Proc (AGU)/AGU/2007
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
De acordo com os postulados extraídos da teoria do órgão, aplicável à administração pública, julgue o item seguinte. 
Foi o jurista alemão Otto Gierke quem estabeleceu as linhas mestras da teoria do órgão e indicou como sua principal característica o princípio da imputação volitiva. 
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/61090
Questão 156: CESPE - Proc (AGU)/AGU/2007
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
De acordo com os postulados extraídos da teoria do órgão, aplicável à administração pública, julgue o item seguinte. 
As ações dos entes políticos − como União, estados, municípios e DF − concretizam-se por intermédio de pessoas físicas, e, segundo a teoria do órgão, os atos praticados
por meio desses agentes públicos devem ser imputados à pessoa jurídica de direito público a que pertencem. 
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/61089
Questão 157: CESPE - TEFC/TCU/Apoio Técnico e Administrativo/Técnica Administrativa/2007
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Julgue os itens a seguir, acerca da organização administrativa da União. 
A administração direta é o conjunto de órgãos que integram a União e exercem seus poderes e competências de modo centralizado, ao passo que a administração
indireta é formada pelo conjunto de pessoas administrativas, como autarquias e empresas públicas, que exercem suas atividades de forma descentralizada.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/3476
Questão 158: CESPE - Con Tec Leg (CL DF)/CL DF/Advogado/2006
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
O Estado tanto pode desenvolver as atividades administrativas por si mesmo, como pode prestá-las por meio de outros sujeitos.
Com relação a esse tema, julgue o item a seguir.
 
Quanto à posição estatal ocupada na escala administrativa, os órgãos podem ser divididos em órgãos independentes, autônomos, superiores e subalternos. Uma
diferença que pode ser apontada entre os órgãos superiores e os órgãos independentes é que os primeiros detêm poder de decisão e comando, mas não gozam de
autonomia financeira ou administrativa de que são dotados os segundos.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/629598
Questão 159: CESPE - Tec Leg (CL DF)/CL DF/Auxiliar de Biblioteca e Arquivo/2006
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Julgue o item a seguir, no que diz respeito ao conceito de administração pública e a atos e contratos administrativos.
 
Do ponto de vista orgânico, o conceito de administração pública diz respeito aos entes e órgãos que exercem a atividade administrativa, abrangendo também os agentes
públicos que a executam; sob uma perspectiva material, esse conceito se refere à natureza da atividade que esses entes e órgãos exercem, a qual inclui planejamento,
direção e comando e execução das funções administrativas.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/629715
Questão 160: CESPE - AA (ANATEL)/ANATEL/Direito/2006
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Com relação à recente reforma administrativa, julgue o item subseqüente. 
O modelo de administração propugnado pela reforma administrativa é de cunho gerencial.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/92817
Questão 161: VUNESP - JE TJSP/TJ SP/2006
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 28/35
Assinale a alternativa incorreta.
O órgão administrativo detém 
 a) competência. 
 b) estrutura. 
 c) quadro de servidores. 
 d) personalidade jurídica.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/192855
Questão 162: CESPE - Adv (AGU)/AGU/2006
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)Acerca da teoria do órgão e sua aplicação no direito administrativo, julgue o item a seguir. 
� 
Quando Helly Lopes conceitua os órgãos públicos como centros de competência, instituídos para o desempenho de funções estatais, por meio de seus agentes, cuja
autuação é imputada à pessoa jurídica a que pertencem, fica claro que o autor adota a teoria do órgão.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/59806
Questão 163: CESPE - Tec Leg (CL DF)/CL DF/Técnico Legislativo/2006
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
O doutrinador administrativista Hely Lopes Meireles ensinava que a administração pública poderia ser entendida como o conjunto de órgãos instituídos para a consecução
dos objetivos do governo ou, ainda, como o conjunto das funções necessárias aos serviços públicos em geral. Enfim, em sentido operacional, apontava que a
administração pública é o desempenho perene e sistemático, legal e técnico, dos serviços próprios do Estado ou por ele assumidos em benefício da coletividade.
 
A partir das idéias apresentadas no texto acima, julgue o item subseqüente, relativo a administração pública.
 
A administração pública é a atividade pela qual as autoridades devem satisfazer necessidades de interesse público, utilizando prerrogativas de poder.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/632013
Questão 164: CESPE - AA (ANATEL)/ANATEL/Direito/2006
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Acerca dos órgãos públicos, julgue o item abaixo. 
Alguns órgãos possuem capacidade processual, que independe da personalidade jurídica, já que possuem interesses e prerrogativas próprias a serem defendidas, como,
por exemplo, as agências executivas, que operam contratos de gestão.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/92815
Questão 165: FCC - AFR SP/SEFAZ SP/Gestão Tributária/2006
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Nos termos da legislação de organização administrativa, existe vínculo de hierarquia propriamente dito entre o 
 a) Governador do Estado e um Secretário Municipal. 
 b) Presidente da República e um diretor de empresa pública federal. 
 c) Governador do Estado e um reitor de universidade pública estadual. 
 d) Prefeito Municipal e o superintendente de autarquia Municipal. 
 e) Presidente da República e um Ministro de Estado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/1597
Questão 166: CESPE - Adv (AGU)/AGU/2006
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Acerca da teoria do órgão e sua aplicação no direito administrativo, julgue o item a seguir. 
A teoria do órgão, atualmente adotada no sistema jurídico, veio substituir as teorias do mandato e da representação.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/59807
Questão 167: CESPE - Tec Leg (CL DF)/CL DF/Técnico Legislativo/2006
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
O doutrinador administrativista Hely Lopes Meireles ensinava que a administração pública poderia ser entendida como o conjunto de órgãos instituídos para a consecução
dos objetivos do governo ou, ainda, como o conjunto das funções necessárias aos serviços públicos em geral. Enfim, em sentido operacional, apontava que a
administração pública é o desempenho perene e sistemático, legal e técnico, dos serviços próprios do Estado ou por ele assumidos em benefício da coletividade.
 
A partir das idéias apresentadas no texto acima, julgue o item subseqüente, relativo a administração pública.
 
Há diferença entre o conceito de governo e o conceito de administração pública.
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 29/35
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/632010
Questão 168: ESAF - AFC (CGU)/CGU/Auditoria e Fiscalização/2006
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Assinale, entre as hipóteses abaixo, aquela que corresponde à competência legislativa do Congresso Nacional, prevista na Constituição Federal, sobre a organização
administrativa do Poder Executivo. 
 a) Criação, extinção e atribuições de órgãos da Administração Pública. 
 b) Criação e extinção de Ministérios e órgãos da Administração Pública. 
 c) Criação e extinção de órgãos da Administração Direta. 
 d) Criação, extinção e atribuições de Ministérios, órgãos e entidades da Administração Pública. 
 e) Criação e extinção de órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/21068
Questão 169: CESPE - Con Tec Leg (CL DF)/CL DF/Advogado/2006
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
O Estado tanto pode desenvolver as atividades administrativas por si mesmo, como pode prestá-las por meio de outros sujeitos.
Com relação a esse tema, julgue o item a seguir.
 
Há certas estruturas internas do Estado, também conhecidas como órgãos, que não possuem personalidade jurídica própria, mas que podem ser sujeitos de direitos e
obrigações.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/629599
Questão 170: CESPE - Con Tec Leg (CL DF)/CL DF/Advogado/2006
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
O Estado tanto pode desenvolver as atividades administrativas por si mesmo, como pode prestá-las por meio de outros sujeitos.
Com relação a esse tema, julgue o item a seguir.
 
A imputação da atividade funcional do órgão à pessoa jurídica de que ele faz parte deve corresponder à representação do órgão perante a justiça ou a terceiros.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/629595
Questão 171: CESPE - AA (ANATEL)/ANATEL/Direito/2006
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Acerca dos órgãos públicos, julgue o item abaixo. 
Conforme a teoria administrativa moderna, a melhor explicação da relação entre Estado e seus agentes está expressa na teoria da representação, segundo a qual esses
agem em nome da pessoa jurídica (Estado) que compõem.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/92814
Questão 172: FGV - TTI (SEFAZ MS)/SEFAZ MS/2006
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
De acordo com o direito positivo, não fazem parte da Administração Indireta: 
 a) autarquias. 
 b) ministérios. 
 c) empresas públicas. 
 d) sociedades de economia mista. 
 e) fundações.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/45274
Questão 173: CESPE - APF (DEPEN)/DEPEN/2005
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Acerca do conceito de Estado, governo e administração, julgue o item a seguir.
 
Em sentido formal, governo é o complexo de funções estatais básicas.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/145918
Questão 174: CESPE - APF (DEPEN)/DEPEN/2005
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 30/35
Acerca do conceito de Estado, governo e administração, julgue o item a seguir.
 
Administração é a atividade concreta do Estado dirigida a satisfazer as necessidades coletivas em forma direta e imediata.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/145917Questão 175: ESAF - APO (MPOG)/MPOG/Planejamento e Orçamento/2005
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Em virtude de suas características e peculiaridades jurídicas e administrativas, o Departamento de Polícia Federal, instituição integrante da estrutura do Ministério da
Justiça, pode ser classificado, no âmbito da organização administrativa brasileira, como: 
 a) autarquia 
 b) órgão autônomo 
 c) fundação pública 
 d) autarquia especial 
 e) agência especial
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/40075
Questão 176: ESAF - AFRFB/SRFB/Tributária e Aduaneira/2005
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Assinale, entre as seguintes definições, aquela que pode ser considerada correta como a de órgão público. 
 a) Unidade personalizada, composta de agentes públicos, com competências específicas. 
 b) Centro funcional, integrante da estrutura de uma entidade, com personalidade jurídica de direito público. 
 c) Conjunto de agentes públicos hierarquicamente organizados. 
 d) Centro de competências, com patrimônio, responsabilidades e agentes próprios, criado para uma determinada atividade. 
 e) Unidade organizacional, composta de agentes e competências, sem personalidade jurídica.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/287
Questão 177: CESPE - AJ STJ/STJ/Administrativa/2004
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Com relação à administração pública e à estrutura administrativa, julgue o item subseqüente.
Os órgãos se configuram em entidades concretas capazes de sintetizar diversas atribuições estatais, podendo ser estruturados singularmente ou de maneira colegiada,
exercendo ora funções de controle, ora ações e consultas.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/474856
Questão 178: CESPE - APF/PF/"Regionalizado"/2004
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Julgue o item a seguir, considerando que o Departamento de Polícia Federal (DPF) é um órgão do Ministério da Justiça que tem competência para apurar infrações penais
contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas. 
O DPF não é uma autarquia especializada.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/51635
Questão 179: CESPE - Proc (AGU)/AGU/2004
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Uma empresa pública federal devedora pagou seus débitos com bens imóveis dominiais de que era proprietária. O pagamento deu-se sem prévia autorização legislativa,
sem autorização do ministério ao qual a empresa é vinculada e sem avaliação prévia. Constatado o fato pelo controle interno do ministério ao qual a empresa é vinculada,
o ministro instaurou procedimento, no âmbito do ministério, contra os dirigentes e os empregados da empresa que permitiram o pagamento da dívida com bens da
empresa. Os dirigentes e empregados da empresa representaram, perante o TCU, contra o ato do ministro. Acerca dessa situação hipotética, julgue o seguinte item. 
O TCU não pode conhecer da representação, porque os representantes são partes ilegítimas para tanto. 
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/60500
Questão 180: CESPE - Adv (AGU)/AGU/2004
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Acerca do conceito de administração pública, da teoria do órgão da pessoa jurídica aplicada ao direito administrativo, da concentração e da desconcentração de
competências e dos atos e fatos da administração pública, julgue o item a seguir. 
De acordo com a teoria do órgão da pessoa jurídica aplicada ao direito administrativo, as pessoas jurídicas estatais expressam suas vontades por meio dos seus órgãos,
os quais, por sua vez, são representados por seus agentes, que atuam como mandatários da pessoa jurídica estatal.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/59573
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 31/35
Questão 181: CESPE - EPF/PF/"Regionalizado"/2004
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Com relação às entidades políticas, julgue o item que se segue. 
A União, os estados e os municípios são pessoas jurídicas de direito público.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/51762
Questão 182: CESPE - Adm (PF)/PF/2004
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Na apreciação do item, considere que o Departamento de Polícia Federal (DPF) é um órgão do Ministério da Justiça. 
Julgue o item subseqüente, relativo ao Departamento de Polícia Federal (DPF). 
O DPF integra a administração federal direta.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/31997
Questão 183: ESAF - PFN/PGFN/2004
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Quanto à teoria do órgão e sua aplicação ao Direito Administrativo, aponte a opção correta. 
 a) Consoante tal teoria, o órgão é apenas parte do corpo da entidade e, por conseqüência, todas as suas manifestações de vontade são consideradas como da
própria entidade. 
 b) Essa teoria não distingue órgão de entidade, reconhecendo personalidade jurídica a ambos, indistintamente, e, por conseguinte, reconhecendo serem sujeitos de
direitos e obrigações, de forma direta. 
 c) Essa teoria, de ampla aceitação entre os administrativistas pátrios, reconhece personalidade jurídica ao órgão, que passa a ser sujeito de direitos e obrigações. 
 d) Por tal teoria, o agente (pessoa física) atua como representante da pessoa jurídica, à semelhança do tutor e do curador de incapazes. 
 e) Essa teoria não tem aceitação entre os publicistas contemporâneos, por não explicar, de forma satisfatória, como atribuir aos entes públicos os atos das pessoas
humanas que agem em seu nome.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/57358
Questão 184: CESPE - AJ STJ/STJ/Judiciária/2004
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Com relação à administração pública, à estrutura, à organização, às atividades administrativas e aos atos e poderes administrativos, julgue o item que se segue.
Os órgãos são simples partições internas de pessoas de direito público e as relações interorgânicas devem ser exercidas pelos agentes titulares das competências
atribuídas aos mesmos.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/475898
Questão 185: CESPE - PCF/PF/Área 1/Regionalizado/2004
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Amanda, ocupante de cargo público lotado no Departamento de Polícia Federal (DPF), foi condenada administrativamente à penalidade de advertência por, no recinto da
repartição, ter dirigido impropérios a um colega de trabalho. 
Com referência à situação hipotética apresentada acima e considerando que o DPF é um órgão do Ministério da Justiça (MJ), julgue o item a seguir. 
O DPF integra a administração indireta da União.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/51875
Questão 186: CESPE - OI (ABIN)/ABIN/Código 01 (Administração Pública)/2004
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Considerando que a Presidência da República é um órgão da União e que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) é o órgão da Presidência da República que tem por
função planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de inteligênciado país, julgue o item a seguir. 
A ABIN integra a administração direta.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/21428
Questão 187: CESPE - EPF/PF/2004
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 32/35
Acerca do direito administrativo, julgue o item a seguir. 
Considerando que o Departamento de Polícia Federal (DPF) é um órgão do Ministério da Justiça, se for editada uma lei determinando que o DPF passará a ser órgão da
Presidência da República, ele deixará de fazer parte da administração federal indireta e passará a integrar a administração direta da União
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/37681
Questão 188: CESPE - EPF/PF/2004
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Acerca do direito administrativo, julgue o item a seguir. 
Considerando que a Polícia Federal integra a administração pública federal e que as polícias civis integram a administração dos estados, é correto afirmar que um agente
de polícia federal é hierarquicamente superior a um agente de polícia civil.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/37682
Questão 189: CESPE - TJ (TRE AL)/TRE AL/Apoio Especializado/Telefonia/2004
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Julgue o item a seguir, acerca dos direitos administrativo, constitucional e eleitoral.
 
Os partidos políticos integram a administração pública direta.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/408256
Questão 190: ESAF - Adv IRB/IRB/2004
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Órgãos e entidades compõem a Administração Pública brasileira. Assinale no rol abaixo a prerrogativa que todas as entidades possuem, mas que se faz presente somente
em alguns órgãos, de natureza constitucional, para a defesa de suas atribuições institucionais: 
 a) autonomia funcional 
 b) orçamento próprio 
 c) patrimônio próprio 
 d) capacidade judiciária 
 e) titularidade de serviços públicos
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/129842
Questão 191: CESPE - Proc (AGU)/AGU/2004
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Em razão de multa imposta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), ante o descumprimento por particular de normas aprovadas em tratado internacional
firmado pelo Brasil, moveu ele ação contra a entidade que o autuara e contra seu diretor-presidente, pedindo que, além da declaração de nulidade da autuação, fosse
ressarcido em perdas e danos. Sustentou que a autuação era indevida, porque o ato era composto e dependia, para sua validade, de visto de autoridade superior.
Procedente a ação, pediu a penhora de bens da ANVISA. Em face dessa situação hipotética, julgue o item que se segue. 
Os bens da ANVISA não estão sujeitos a penhora. 
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/60514
Questão 192: CESPE - Adm (PF)/PF/2004
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Na apreciação do item, considere que o Departamento de Polícia Federal (DPF) é um órgão do Ministério da Justiça. 
Em São Paulo - SP, o poder público alugou de um particular um edifício para servir como sede da superintendência regional do DPF, tendo sido esse imóvel escolhido pela
administração pública em virtude de sua excepcional localização.
Em face à situação hipotética apresentada acima, julgue o seguinte item. 
Por não ter personalidade jurídica, o DPF não pode figurar como parte no referido contrato de locação.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/32004
Questão 193: CESPE - Proc (AGU)/AGU/2004
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Em razão de multa imposta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), ante o descumprimento por particular de normas aprovadas em tratado internacional
firmado pelo Brasil, moveu ele ação contra a entidade que o autuara e contra seu diretor-presidente, pedindo que, além da declaração de nulidade da autuação, fosse
ressarcido em perdas e danos. Sustentou que a autuação era indevida, porque o ato era composto e dependia, para sua validade, de visto de autoridade superior.
Procedente a ação, pediu a penhora de bens da ANVISA. Em face dessa situação hipotética, julgue o item que se segue. 
A ANVISA é urna autarquia sob regime especial, agência reguladora, que exerce poder de polícia
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 33/35
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/60511
Questão 194: CESPE - AJ STJ/STJ/Judiciária/2004
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Com relação à administração pública, à estrutura, à organização, às atividades administrativas e aos atos e poderes administrativos, julgue o item que se segue.
 
A atividade do órgão se estrutura de maneira simples ou colegiada, devendo funcionar de modo consultivo por meio de pareceres de legalidade ou de mérito facultativos.
 
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/475899
Questão 195: ESAF - AFC (CGU)/CGU/Auditoria e Fiscalização/2004
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
O Brasil é um Estado organizado de forma Federativa; isto significa que as atribuições inerentes aos poderes executivo, legislativo e judiciário são divididas em duas
esferas de atuação: a Federal (União) e a Estadual. 
Em relação a essas esferas, é incorreto afirmar que: 
 a) os estados têm total autonomia para formulação e aplicação de suas políticas independentemente do poder central.
 b) aos estados e municípios são atribuídas as ações de caráter local.
 c) a cúpula dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário formam o núcleo estratégico do Estado.
 d) o critério de divisão de poderes entre a União e os estados-membros é ao mesmo tempo funcional e territorial.
 e) a Constituição da União e as leis federais determinam o escopo e alcance das constituições dos estados federados.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/12126
Questão 196: CESPE - TJ (TRE AL)/TRE AL/Administrativa/2004
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Julgue o item que se segue, acerca do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL).
 
O TRE/AL integra a administração indireta do estado de Alagoas.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/407317
Questão 197: FCC - AJ (TRE BA)/TRE BA/Administrativa/2003
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Incluem-se entre as entidades estatais 
 a) os Estados e as Autarquias. 
 b) a União e os Municípios. 
 c) as empresas públicas e as sociedades de economia mista. 
 d) as fundações públicas e o Distrito Federal. 
 e) as administrações indiretas de qualquer dos Poderes.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/414784
Questão 198: FCC - AJ TRT5/TRT 5/Administrativa/2003
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
A União Federal celebra convênio com determinada entidade privada sem fins lucrativos, visando à consecução de atividade de interesse comum, por meio do qual o
particular recebe recursos públicos. A utilização desses recursos é vinculada às finalidadesdo convênio e o particular deverá apresentar ao final a devida prestação de
contas. O Tribunal de Contas da União, nesta hipótese, 
 a) não é competente para exercer controle, por se tratar o destinatário dos recursos de entidade sem fins lucrativos. 
 b) é competente para controlar a aplicação dos recursos na finalidade do convênio, por se tratar de recursos públicos, ainda que administrados por particular. 
 c) é competente para controlar a transferência dos recursos da União para o particular, mas não poderá imiscuir-se na destinação que o particular der a eles. 
 d) é competente apenas para dar parecer sobre a aplicação dos recursos, sem contudo poder aplicar sanções ao particular pela sua má utilização. 
 e) não é competente para exercer controle, por se tratar de convênio regido pelo direito privado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/119732
Questão 199: VUNESP - AFR SP/SEFAZ SP/Auditoria Fiscal/2002
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
Todos os órgãos públicos são 
 a) Independentes.
 b) Autônomos.
 c) Despersonalizados.
 d) Superiores.
 e) Pessoas jurídicas de direito público.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/14727
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 34/35
Questão 200: ESAF - AFPS/INSS/Administração Tributária Previdenciária/2002
Assunto: Administração Direta (órgãos públicos)
O que distingue, fundamentalmente, os órgãos da Administração Direta Federal das entidades da Administração Indireta é o fato de 
 a) terem personalidade jurídica de direito público (órgãos) e de direito privado (entidades). 
 b) terem atuação de âmbito nacional ou regional. 
 c) serem jurisdicionados da justiça federal ou da justiça comum. 
 d) serem criados por lei ou ato dela decorrente. 
 e) integrarem ou não a estrutura orgânica da União Federal.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/30731
01/04/2019 TEC Concursos - Questões para concursos, provas, editais, simulados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/9904600/imprimir 35/35
Gabarito
1) B 2) B 3) B 4) B 5) Errado 6) Certo 7) Certo
8) E 9) A 10) B 11) Certo 12) A 13) Certo 14) E
15) E 16) C 17) B 18) Errado 19) Errado 20) Errado 21) D
22) C 23) Errado 24) C 25) Certo 26) A 27) A 28) A
29) E 30) B 31) A 32) C 33) D 34) C 35) C
36) E 37) E 38) B 39) E 40) Certo 41) Certo 42) C
43) B 44) Certo 45) C 46) Certo 47) C 48) Certo 49) E
50) A 51) Errado 52) C 53) E 54) C 55) B 56) D
57) Errado 58) Certo 59) B 60) D 61) B 62) C 63) Errado
64) Certo 65) Errado 66) B 67) E 68) B 69) Errado 70) Errado
71) D 72) Certo 73) Certo 74) Certo 75) E 76) Errado 77) E
78) Errado 79) Certo 80) A 81) D 82) Certo 83) B 84) Certo
85) Errado 86) Errado 87) C 88) Certo 89) Certo 90) A 91) Certo
92) Errado 93) B 94) C 95) Certo 96) Errado 97) Certo 98) D
99) Errado 100) Errado 101) B 102) Errado 103) Certo 104) D 105) A
106) Certo 107) D 108) A 109) Certo 110) E 111) Errado 112) D
113) B 114) D 115) E 116) B 117) B 118) E 119) Errado
120) C 121) Certo 122) D 123) Errado 124) A 125) B 126) Errado
127) Errado 128) Errado 129) E 130) D 131) Errado 132) Errado 133) C
134) Certo 135) Errado 136) Errado 137) Certo 138) Errado 139) Errado 140) Errado
141) B 142) E 143) C 144) Certo 145) C 146) C 147) Certo
148) Errado 149) B 150) Certo 151) E 152) Errado 153) D 154) Errado
155) Certo 156) Certo 157) Certo 158) Certo 159) Certo 160) Certo 161) D
162) Certo 163) Certo 164) Errado 165) E 166) Certo 167) Certo 168) B
169) Errado 170) Errado 171) Errado 172) B 173) Errado 174) Certo 175) B
176) E 177) Errado 178) Certo 179) Errado 180) Errado 181) Certo 182) Certo
183) A 184) Certo 185) Errado 186) Certo 187) Errado 188) Errado 189) Errado
190) D 191) Certo 192) Certo 193) Certo 194) Errado 195) A 196) Errado
197) B 198) B 199) C 200) E

Mais conteúdos dessa disciplina