Buscar

EXERCÍCIO MICROBIOLOGIA 3

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DE MICROBIOL. E IMUNOLOGIA
Abactéria Staphylococcus aureus é encontrada na pele e nas mucosas dos seres humanos, bem como na pele e mucosas de outros mamíferos e aves. Na coloração pelo Método de Gram, são denominadas positivas (Gram+) PORQUE:
	 
	possuem extensa camada de peptideoglicano com ácidos teicoicos e lipoteicoicos, que se coram de roxo.
	2. Os microrganismos participam de quase todos os aspectos da existência humana. A vida no planeta depende das atividades dos microrganismos. Avalie as proposições abaixo e assinale aquela que compreende uma afirmação incorreta:
	
e. Antony Van Leuwenhoek foi importante amador para ciência da pasteurização e. Antony Van Leuwenhoek foi importante amador para ciência da pasteurização
	O nome científico das bactérias é binominal, ou seja, composto por gênero e espécie. Assinale abaixo a opção que apresenta a maneira correta de escrever o gênero de uma bactéria.
Staphylococcus
4. Louis Pasteur (1822 - 1895) foi um cientista francês que realizou importantes descobertas nas áreas da medicina, microbiologia e química. Pasteur despertou seu interesse para a área da química e por pesquisas científicas quando estudou na Universidade de Sorbonne, em Paris. Em 1842, se graduou e em 1847 conclui seu doutorado em química e física. Ficou conhecido pelo seu trabalho contra a teoria da abiogênese, a partir de experimento:
 um balão de vidro com gargalo alongado e caldo nutritivo em seu interior.
	
	
5. O Método de coloração de Gram foi desenvolvido pelo médico dinamarquês Hans Christian Joachim Gram, em 1884, o qual permite diferenciar bactérias com diferentes estruturas de parede celular a partir das colorações que estas adquirem após tratamento com agentes químicos específicos. Em relação ao Método de coloração de Gram:
Marque a alternativa que apresenta somente frases verdadeiras:
III - As bactérias Gram positivas se coram de roxo.
IV - O envelope celular de bactérias Gram-negativas contém moléculas de lipoproteína, lipopolissacarídeos e peptideoglicano.
	
	III e IV

Continue navegando