Buscar

AD2 2019_2 MACRO

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD2
Período – 2019/2º
Disciplina: Análise Macroeconômica
Coordenador: Cleber Ferrer Barbosa
Mediadora a Distância: Marinês Steffanello
Data para entrega: 19/10/2019
Aluno (a): 
Polo: São Fidélis
1.	No Brasil atual, a taxa de juros está prestes a atingir o incrível patamar de 5% a.a., algo inimaginável há dois ou mais anos. A taxa de juros é uma variável econômica importante para a condução de políticas macroeconômicas. Se a taxa de juros está muito baixa, qual o efeito esperado dela em relação à política de estoques de uma empresa? Justifique seu raciocínio para essa resposta. Obs: Aula 1. [até 2,0 pontos]
Resposta:
O efeito será o aumento dos estoques. Diferente de quando existe uma elevação da taxa de juros, onde se o empresário vender os produtos em estoque e aplicar o resultado dessa venda, esse empresário ganhará os juros agora mais elevados, com a taxa de juros mais baixa o empresário pode aumentar seu estoque, fornecer um preço mais baixo e ganhar com volume das vendas.
2.	Atualmente, o hiato do produto no Brasil é positivo ou negativo? Justifique. [até 2,0 pontos]
Resposta:
Negativo. O hiato do produto é a diferença entre PIB potencial e PIB efetivo, nesse contexto, podemos dizer que o PIB efetivo está abaixo do PIB potencial, fazendo com que o hiato do produto seja negativo no momento. Isso ocorre pelo alto nível de ociosidade da economia que fica claro quando nos lembramos do conceito do PIB, que é a soma de bens e serviços finais produzidos na economia em um determinado período de tempo. Para a produção desses bens e serviços, precisamos dos fatores de produção como capital e trabalho e no momento, no Brasil, o nível de desempregados é muito alto, além de capital não utilizado.
3.	Qual a diferença entre o PIB nominal e o PIB real? [até 2,0 pontos]
Resposta:
O PIB nominal utiliza os preços vigentes em cada ano, enquanto o PIB real fixa os preços de um ano como base para calcular apenas as variações nas quantidades produzidas a cada período. Assim, o PIB real torna-se uma medida mais adequada para fazer uma estimativa da produção total de bens e serviços finais de um país.
4.	Qual é a diferença entre Produto Interno Bruto (PIB) e Produto Nacional Bruto (PNB)? [até 2,0 pontos] 
Resposta: 
A diferença é a renda líquida enviada ao exterior, pois apesar do PIB medir toda a renda gerada no país num dado período de tempo, parte dessa renda é enviada ao exterior por empresas estrangeiras que atuam no Brasil. Diferentemente do PIB, o PNB soma tudo que é produzido aqui e fica aqui.
5.	A maior parte dos economistas entende que, do ponto de vista da macroeconomia, no curto prazo, a oferta agregada desenhada em um gráfico de preços versus produção ofertada, constitui-se de uma reta horizontal. Qual é a hipótese que justifica/fundamenta/explica a curva da oferta agregada de curto prazo na macroeconomia como uma reta horizontal? [até 2,0 pontos]
Resposta:
É que a curva de oferta agregada na forma de uma curva horizontal demostra que a oferta aumenta sem que haja necessidade de alteração de preços, ou seja, os empresários podem gerenciar o aumento da produção sem que reivindiquem preços mais elevados.

Continue navegando