Buscar

Aula 8 - Simulado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		A questão primordial que hoje se coloca para a metodologia do ensino é a da superação do apriorismo e do dogmatismo metódico reinante na prática pedagógica, cuja organização não é realizada a partir dos diferentes grupos sociais que hoje frequentam a escola brasileira.(...) Assim, um dos desafios didáticos do momento atual é o da concepção de uma metodologia de ensino que minimize as discriminações sociais, geradas fora da escola, porém refletidas e expressadas na escola por aqueles que dela participam¿ (p. 99-100). VEIGA, Ilma Passos Alencastro (coord.). Repensando a Didática. 27ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2004. Assim, para implementação de uma metodologia reflexiva/contextualizada, a ação docente deverá, EXCETO:
	
	
	
	A) Quando concreta, partir de situações didáticas particulares e do exame dos principais fatores empíricos, científicos e sociais que a caracteriza.
	
	
	D) Construir métodos de ensino não intencionais, que se constituem em um caminho atrelado a formas de agir determinadas a priori ao ato educativo concreto.
	
	
	E) refletir sobre a prática, tomando-a como objeto de estudos a ser investigado, exercendo a práxis.
	
	
	B) Preocupar-se com a diversidade de problemas e de indagações inerentes ao ato educativo.
	
	
	C) Buscar em sua própria ação docente os parâmetros político-pedagógicos que a justificam
	
Explicação:
Fazer da prática um ato político, intencional, de indagação permanente sobre o que se está fazendo e porque; adotar práticas fundamentadas X aleatórias
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Em sala de aula, o professor deve buscar o reconhecimento das diferenças e, a partir desse reconhecimento, desenvolver variadas estratégias que promovam o encontro e estimular a curiosidade dos alunos para observação de outros modos de vida. Dessa forma estamos falando de um professor:
	
	
	
	Preparado para agir em contexto de diversidade
	
	
	Que trabalha a diferença no sentido de uniformizar a turma
	
	
	Que evita falar nos conflitos para não tumultuar a aula
	
	
	Que desenvolve o olhar do aluno para a diversidade, buscando separar a melhor cultura
	
	
	Que busca a neutralidade na sala de aula
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		De acordo com Heloísa Lück, "a interdisciplinaridade corresponde à necessidade de superar a visão fragmentadora de produção do conhecimento, articulando e produzindo coerência entre os múltiplos fragmentos que estão postos no acervo de conhecimento da humanidade."
Com base nessa afirmativa, pode-se considerar que, no campo da Pedagogia, a interdisciplinaridade representa:
	
	
	
	a falta de contato do conhecimento com a realidade.
	
	
	a possibilidade de promover a superação da dissociação das experiências escolares entre si.
	
	
	uma visão limitada da realidade.
	
	
	a dissociação entre teoria e prática na educação.
	
	
	a ênfase sobre a reprodução de parcelas isoladas de conhecimento, sem inspiração transformadora.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A prática pedagógica referenciada por uma perspectiva interdisciplinar tem como princípio:
	
	
	
	a construção de um sistema entre as disciplinas, sem fronteiras sólidas entre elas e cujas estruturas vão além da simples operacionalidade prática.
	
	
	a superposição de matérias diferentes, oferecidas de forma simultânea, com a intenção de esclarecer conceitos comuns, mas sem o propósito de explicitar as possíveis relações entre eles.
	
	
	a justaposição de disciplinas mais ou menos próximas, dentro de um mesmo setor de conhecimentos, como, por exemplo, Ciências e Matemática, História e Geografia etc.
	
	
	a intercomunicação e interação entre duas ou mais disciplinas e a modificação de conceitos, fazendo com que as disciplinas passem a se submeter umas as outras.
	
	
	a coordenação de duas disciplinas, cujos limites entre elas desaparecem, constituindo-se em um sistema de total correção; entre conceitos e conhecimentos.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		"Ana e Maria ingressam no curso de Educação Física da Estácio no mesmo semestre, mas já no primeiro período do curso foram reprovadas na disciplina de Bioquímica, e para não atrasar as matérias subsequentes, ambas se matricularam na mesma disciplina no semestre seguinte. Porém, Maria optou em fazer parte da turma de professora diferente daquela que ministrou a disciplina no 1º semestre, enquanto que Ana permaneceu na turma da primeira professora. Certo dia, Ana e Maria se encontraram e conversaram sobre a disciplina, Maria relatou que com a nova professora compreende melhor o assunto ministrado e consegue perfeitamente assimilar o conteúdo. Enquanto que Ana relata que não entende muito o que a professora leciona em sala. Maria então questiona, como pode duas professoras ministrarem a mesma disciplina, mas de maneiras distintas de forma que uma delas consiga trabalhar o conteúdo de forma acessível e outra não favorece o conhecimento necessário". A partir da situação descrita acima, assinale a ÚNICA alternativa correta sobre o processo de formação do professor.
	
	
	
	É lógico que a aluna que cursou as duas vezes a disciplina com a mesma professora tem mais chance de dominar o conhecimento do que a aluna que cursou a mesma disciplina com professores diferentes porque assim ela repetiria os assuntos e se condicionaria aos mesmos com o tempo.
	
	
	Certamente, a segunda docente fez licenciatura, aprendeu e adotou todas as leis de diretrizes e bases da educação em suas aulas.
	
	
	Obviamente a primeira docente é mais antiga e, portanto não sabe utilizar recurso audiovisual imprescindível ao entendimento do aluno.
	
	
	Certamente que a professora de Maria é recém-contratada e precisa "mostrar serviço", facilitando a aprovação dos alunos.
	
	
	A resposta pode ser devido a didática e aos processos que levaram na formação de cada professora, resultando no tipo de aula que cada uma dela ministra.
	
Explicação:
O que diferencia as professoras é a formação docente que tiveram que as fazem trabalhar o conhecimento de uma determinada forma, se relacionar com os alunos; não se trata de ser mais ou menos antiga na universidade, não se trata do uso de recurso didático, pois não é solução mágica; conhecer a LDB não garante alcance dos objetivos; quantidade não é qualidade na formação da aluna e não se trata de benevolência da professora.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A metodologia do ensino é uma das etapas do planejamento. Trata-se do procedimento que o professor vai adotar para trabalhar o conhecimento. Quando o professor inicia a aula perguntando o que os alunos conhecem a respeito de um determinado assunto e registra no quadro as respostas dos mesmos, fazendo indagações, dialogando com os educandos e explicando cientificamente o objeto de estudos em questão, significa que:
	
	
	
	o aluno é representado no currículo escolar
	
	
	o currículo disciplinar é o que está predominando na prática docente
	
	
	o conteúdo é transmitido como verdade absoluta
	
	
	o professor está respaldando a prática na pedagogia tradicional de ensino
	
	
	o saber do professor é o único que tem valor no processo de aprendizagem
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		(FUNIVERSA - SESI-DF - 2010 - Professor de 1º ao 5º ano) - De acordo com os teóricos da pedagogia histórico-crítica, é possível realizar um trabalho pedagógico significativo para o aluno, por meio de uma metodologia de trabalho que venha ao encontro de seus interesses, confrontando-os com a realidade em que vivem. A respeito desse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
	
	
	
	Uma proposta de trabalho crítico e transformadorda realidade vivida pelo aluno, que aponte caminhos e ações didático-pedagógicas de mediação entre aluno e objeto de conhecimento, pode tornar as aulas mais interessantes e significativas para os alunos.
	
	
	O compromisso da escola e dos educadores, nesse momento, é ensinar de forma significativa, lançando mão de metodologias que instiguem o aluno para a aprendizagem, tendo a certeza de que estes farão um novo uso social dos conteúdos científicos aprendidos na escola para a transformação da sociedade.
	
	
	É necessário que cada educador realize uma avaliação de sua prática docente, visando atender às necessidades de transformação social por meio de uma prática educativa significativa.
	
	
	O confronto com a realidade dá-se por meio da tomada de consciência de suas limitações. O melhor instrumento do professor para tornar isso significativo para o aluno é a avaliação somativa.
	
	
	Além das ferramentas convencionais de mediação utilizadas em sala de aula, os educadores precisam lançar mão das novas tecnologias, que os auxiliam no processo de ensino e de mediação da aprendizagem dos conteúdos escolares, porém, não considerar o instrumental a solução para todos os problemas que surgem no contexto escolar, devendo o mesmo servir ao professor e não ao contrário, ou seja, o professor ficar submetido a técnica.
	
Explicação:
A primeira está de acordo com a perspectiva crítica social dos conteúdos, pois se trata do professor dentre outras ações, repensar sua prática, formar seus alunos com perspectivas de transformação social, pois se pretende romper com o estabelecido, com o statuo quo; o confronto com a realidade, de fato, se dá por meio da tomada de consciência acerca dos fatos, da realidade que cerca o aluno, porém não se trata de uma avaliação quantitativa, tradicional, somativa e sim formativa; nessa perspectiva ainda, o professor não considera as tecnologias solução  mágica para todos os problemas que surgem no contexto escolar; o instrumental deverá servir ao professor e não ao contrário; o professor crítico não fica aprisionado a técnica, a tecnologia que é apenas um meio para se alcançar um fim e não um fim em si mesma; na perspectiva crítica ainda, se pretende que o aluno vivencie um aprendizado com sentido, significativo e não mecânico, vazio e sem contexto. A proposta é que os alunos a partir da educação possam transformar suas realidades sociais.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		É a estratégia de ensino que vai ajudar o aluno a incorporar os novos conhecimentos de forma ativa, significativa e construtiva. Para que a aprendizagem se torne mais efetiva, é preciso substituir, nas aulas, as tarefas mecânicas que apelam para a repetição e a memorização, por tarefas que exijam dos alunos a execução de operações mentais. Estamos falando:
	
	
	
	Do procedimento didático
	
	
	Do livro didático
	
	
	Dos conteúdos escolares
	
	
	Do domínio cognitivo do aluno
	
	
	Da relação professor e aluno
	
Explicação: O procedimento didático é a estratégia que vai ajudar o aluno a incorporar os novos conhecimentos de forma ativa, significativa e construtiva. Para que a aprendizagem se torne mais efetiva, é preciso substituir, nas aulas, as tarefas mecânicas que apelam para a repetição e a memorização, por tarefas que exijam dos alunos a execução de operações mentais.

Outros materiais