Buscar

Aula 2 de Gestão de Tesouraria

Prévia do material em texto

Aula 2 de Gestão de Tesouraria
Os Mercados Financeiros
Professor Eduardo Olbera Ferrer
Diretoria de Gerenciais
Os Mercados financeiros
Nesta aula discorreremos sobre a estrutura dos mercados, onde verificaremos que a intermediação praticada pelas IF`s ocorre de forma segmentada.
Serão abordadas as 4 subdivisões do mercado financeiro, onde serão estudados, entre outros assuntos, os diferentes papéis do Tesouro Nacional e definidas as diferentes taxas de juros praticadas no mercado.
Os Mercados financeiros
O mercado financeiro é subdividido em:
Mercado monetário
Mercado de crédito
Mercado de capitais
Mercado cambial
MERCADO MONETÁRIO
Mercado Monetário
O mercado monetário é o segmento do mercado financeiro onde são efetuadas operações de curto e curtíssimo prazos, destinadas a atender necessidades imediatas, principalmente das instituições financeiras.
É nesse mercado que os agentes econômicos e os próprios intermediários financeiros suprem suas necessidades momentâneas de caixa, por meio das operações com reservas bancárias.
É também o mercado onde se concentram as operações para controle da oferta de moeda e das taxas de juros de curto prazo, com vistas a garantir a liquidez da economia, através da colocação, recompra e resgate de títulos da dívida pública de curto prazo.
Mercado Monetário
Por isso figuram nesse mercado, na grande maioria dos casos, os Certificados de Depósito Interbancário e as operações de empréstimo de curto prazo feitas com títulos públicos – operações compromissadas.
Os principais participantes do mercado monetário, além do Banco Central do Brasil, são as instituições financeiras captadoras de depósitos à vista. As demais instituições autorizadas a emiti e/ou adquirir depósitos interfinanceiros também participam do mercado monetário.
Mercado Monetário
Em decorrência do recolhimento compulsório imposto pelo Banco Central do Brasil sobre os depósitos à vista e a prazo, as instituições detentoras de conta de reservas bancárias são obrigadas a manter um nível mínimo de recursos nessa conta.
Para atender à exigibilidade do compulsório, as instituições financeiras trocam reservas bancárias por meio de operações compromissadas com títulos públicos federais ou por meio da negociação de depósitos interfinanceiros (DIs).
Mercado Monetário
Se por um lado os bancos não podem apresentar saldo na conta de reservas bancárias insuficiente para atender ao recolhimento compulsório, por outro também não é interessante manter saldos excessivos, uma vez que esse excesso normalmente não é remunerado pelo Banco Central e representaria a perda da possibilidade de direcionamento desses recursos para operações lucrativas.
O Banco Central atua no mercado monetário para ajustar a liquidez da economia, valendo-se de três instrumentos: recolhimento compulsório, operações de assistência de liquidez (redesconto) e operações de mercado aberto (open market).
Mercado Monetário
Nas operações de mercado aberto, o Banco Central opera diretamente com 22 instituições credenciadas, os chamados “dealers” do mercado aberto, que intermedeiam o relacionamento da autarquia com as demais instituições do mercado.
As operações são processadas na SELIC e na CETIP
Mercado Monetário
O Selic é o depositário central dos títulos emitidos pelo Tesouro Nacional e pelo Banco Central do Brasil e nessa condição processa, relativamente a esses títulos, a emissão, o resgate, o pagamento dos juros e a custódia. 
O sistema processa também a liquidação das operações definitivas e compromissadas registradas em seu ambiente. 
Todos os títulos são escriturais, isto é, emitidos exclusivamente na forma eletrônica. A liquidação da ponta financeira de cada operação é realizada por intermédio do STR, ao qual o Selic é interligado.
Mercado Monetário
A CETIP S.A. - Balcão Organizado de Ativos e Derivativos é uma sociedade administradora de mercados de balcão organizados, ou seja, de ambientes de negociação e registro de valores mobiliários, títulos públicos e privados de renda fixa e derivativos de balcão. 
É, na realidade, uma câmara de compensação e liquidação sistemicamente importante, nos termos definidos pela legislação do SPB – Sistema de Pagamentos Brasileiro (Lei n º10.214) que efetua a custódia escritural de ativos e contratos, registra operações realizadas no mercado de balcão, processa a liquidação financeira e oferece ao mercado uma Plataforma Eletrônica para a realização de diversos tipos de operações online, tais como leilões e negociação de títulos públicos, privados e valores mobiliários de renda fixa.
Mercado Monetário
Títulos públicos: são títulos emitidos pelos governos federal. Existem seis tipos de títulos públicos:
LTN - Letras do Tesouro Nacional: títulos prefixados, que têm sua rentabilidade definida no momento da compra. O pagamento é feito no vencimento do título. 
LFT - Letras Financeiras do Tesouro: títulos pós-fixados, que têm sua rentabilidade vinculada à taxa Selic. O pagamento é feito no vencimento do título.
NTN-C – Notas do Tesouro Nacional – série C: títulos com rentabilidade vinculada à variação do IGP-M, acrescida de juros definidos no momento da compra. O pagamento dos juros é feito semestralmente e, do principal, no vencimento.
NTN-B – Notas do Tesouro Nacional – série B: títulos com rentabilidade vinculada à variação do IPCA, acrescida de juros definidos no momento da compra. O pagamento dos juros é feito semestralmente e, do principal, no vencimento.
NTN-B Principal – Notas do Tesouro Nacional – série B: títulos com rentabilidade vinculada à variação do IPCA, acrescida de juros definidos no momento da compra. O pagamento é feito integralmente no vencimento. 
NTN-F – Notas do Tesouro Nacional – série F: títulos prefixado, que têm sua rentabilidade definida no momento da compra. O pagamento dos juros é feito semestralmente e, do principal, no vencimento.
Mercado Monetário
Assim, o Mercado Monetário é o grande responsável pela formação das taxas de juros – aTaxa Selic e o CDI, sendo também bem controlado pelo COPOM através de sua política monetária bem estabelecida.
Os títulos públicos são negociados no âmbito da bolsa de valores, podendo ser transacionados nos mercados primário e secundário.
MERCADO DE CRÉDITO
Mercado de crédito
Mercado onde se realizam operações de financiamento a curto e médio prazos, de consumo corrente e dos bens duráveis, além do capital de giro das empresas. 
Os principais atuantes deste mercado são bancos comerciais e múltiplos, além de companhias financeiras. 
Mercado de crédito
Existem diversos tipos de produtos comercializados pelas IF`s para esse fim, sendo exemplos:
Créditos rotativos
Desconto bancário de títulos
Hot Money
Vendor/Compror
Resolução 63
CDC
ACC/ACE
MERCADO DE CAPITAIS
Mercado de Capitais
Mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. 
Principais ativos negociados: ações, títulos de dívidas e derivativos.
Seu objetivo é canalizar as poupanças (recursos financeiros) da sociedade para o comércio, a indústria, outras atividades econômicas e para o próprio governo. Distingue-se do mercado monetário que movimenta recursos a curto prazo, embora tenham muitas instituições em comum. 
Mercado de Capitais
Ações: são uma fração do capital social da empresa e que são subscritas por empresas de capital aberto para captar recursos não exigíveis.
Títulos de dívida:
Debêntures
Commercial papers
Bonds
Derivativos: valor mobiliário cujo valor e característica de negociação estão relacionados ao ativo que lhe serve de referência. Sua liquidação se dá em data futura. Tipos – futuros, opções e SWAPS.
MERCADO CAMBIAL
Mercado Cambial
No Brasil, o mercado de câmbio é o ambiente onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central eentre estes e seus clientes, diretamente ou por meio de seus correspondentes.
O mercado de câmbio é regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central e compreende, basicamente:
 As operações de compra e de venda de moeda estrangeira, 
As operações em moeda nacional entre residentes, domiciliados ou com sede no País e residentes, domiciliados ou com sede no exterior 
Mercado Cambial
À margem da lei, funciona um segmento denominado mercado paralelo. São ilegais os negócios realizados no mercado paralelo, bem como a posse de moeda estrangeira oriunda de atividades ilícitas.
Mercado Cambial
As operações de câmbio são, basicamente, a conversão da moeda de um país pelo de outro.
Em relação ao estabelecimento operador, elas se classificam como
Compra: recebe estrangeira e entrega nacional
Venda: recebe nacional e entrega estrangeira
Arbitragem: troca estrangeira por outra estrangeira
Mercado Cambial
As necessidades das conversões surgem em função de:
Pagamento de importações
Recebimento de exportações
Operações Financeiras
A forma como a troca é feita pode ser classificada como:
Câmbio Manual: troca em espécie
Câmbio Sacado: troca por títulos representativos da moeda
Mercado Cambial
Taxas de câmbio:
Oficial: estabelece o parâmetro para as operações oficiais de compra e venda de moeda em transações com o exterior
PTAX: É a taxa média de compra e venda do dólar americano, no mercado interbancário, apurado pelo Banco Central. É calculada com base em informações obtidas junto aos dealers.
Mercado Cambial
Taxa de Câmbio do mercado Paralelo
O dólar paralelo, que antigamente também era conhecido como câmbio negro, é bastante utilizado por pequenos investidores, que querem investir suas economias na moeda norte-americana, e também para atividades ilícitas, como a lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e sonegação fiscal, já que não é controlado pelo governo.
Este mercado, que passa pelos "doleiros" e não é sujeito a controles ou regulamentos do Banco Central, em geral mostra cotações mais altas para quem quer comprar e algumas vezes mais baixas para quem quer vender do que o câmbio comercial. Ou seja, em geral somente vale a pena para quem não pode operar nos outros mercados de câmbio.
FIM

Continue navegando