Buscar

Prova 2

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Josimere Alves da Silva (1402956)
	
	Disciplina:
	Contabilidade Comercial (CON72)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:455705) ( peso.:1,50)
	Prova:
	13497057
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Mercadorias são artigos adquiridos pelo comércio para revenda em seus estabelecimentos, seja a varejo, seja em atacado. Pelo regime de competência contábil, as vendas realizadas devem ser contabilizadas por ocasião da entrega ou execução do produto ou serviço, e não somente por ocasião de seu recebimento (regime de caixa). No entanto, muitas vezes, os valores das compras podem sofrer alterações que impactam na avaliação dos estoques e, consequentemente, na valorização dos Ativos da empresa. Considerando as operações que afetam os valores das compras dos produtos para a empresa, analise as sentenças a seguir:
I- Algumas despesas necessárias para a aquisição de mercadorias podem ser agregadas aos seus custos, como é o caso de fretes e seguros sobre compras.
II- Quando na compra de mercadorias constatar que o fornecedor, por qualquer motivo, não atendeu às expectativas do pedido, a empresa compradora poderá pedir um abatimento no preço de compra.
III- Diferente do abatimento, o desconto incondicional obtido é aquele que a empresa compradora consegue junto ao fisco com relação ao bônus tributário. Dessa forma, na própria nota fiscal já é destacado o desconto.
IV- As devoluções de compras podem acontecer por vários motivos, dentre alguns se destacam: problemas nas embalagens ou nos próprios produtos que podem estar inconsistentes com o pedido, data de entrega em atraso, dentre outros.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	2.
	A COFINS e o PIS, com a incidência não cumulativa, têm como fato gerador o faturamento mensal, assim entendido o total das receitas auferidas pela pessoa jurídica, independentemente de sua denominação ou classificação contábil. Ambos têm a mesma característica, pois permitem o desconto de créditos apurados com base em custos, despesas e encargos da pessoa jurídica. Sobre PIS e COFINS, avalie as asserções a seguir:
I- Nas operações de compras que envolvem crédito de PIS e COFINS são lançados os valores líquidos, tanto na despesa quanto no estoque.
PORQUE
II- No ato é registrada a conta de crédito desses tributos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	3.
	O ICMS Substituição Tributária, imposto incidente em determinadas operações comerciais, aplicado no momento em que ocorre a circulação de mercadorias, é uma sistemática cada vez mais utilizada pelos governos estaduais, e isso se deve por uma série de motivos. Sobre esses motivos, analise as sentenças a seguir:
I- Garante a arrecadação do ICMS.
II- Obriga o pagamento do ICMS em duplicidade.
III- Obriga a indústria a cobrar o ICMS do governo federal.
IV- Antecipa o momento do pagamento do ICMS.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	4.
	É muito comum as mercadorias serem tributadas por substituição tributária. Dessa forma, as mercadorias são tributadas na fonte, ou seja, no momento que saem da fábrica e não nos comércios onde são revendidas. Para se calcular o ICMS Substituição tributária, é necessário utilizar a fórmula ICMS ST = (Al x BC ST) - ICMS operação própria. Sobre essa fórmula, analise as sentenças a seguir:
I- A sigla "BC ST" na fórmula se refere à base de cálculo da substituição tributária apurada conforme regra aplicável ao produto.
II- A sigla "Al" na fórmula se refere à alíquota interna aplicável ao produto.
III- O ICMS operação própria se refere ao ICMS incidente sobre a operação praticada pelo próprio remetente. 
IV- A sigla "BC ST" na fórmula se refere à base conceitual trazida pela legislação tributária que define em quais casos se é permitida a utilização da Substituição Tributária.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	5.
	A legislação tributária define as normas e as regras a serem seguidas para a correta aplicação dos créditos e débitos tributários em cada operação. E, para cada tributo, há um regramento específico a ser observado. Com relação ao IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados -, analise as sentenças a seguir:
I- É vedado (não poderá ser utilizado) o crédito de IPI na aquisição de mercadorias destinadas ao ativo imobilizado e utilizadas como uso e consumo.
II- A compra de mercadorias de empresas optantes pelo Simples Nacional geram créditos de IPI.
III- O IPI é um imposto de competência estadual e é exigido principalmente das empresas industriais.
IV- A alíquota pode ser diferente para os diversos tipos de produtos e incide sobre o valor do produto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	6.
	Mensalmente, as empresas que produzem ou comercializam mercadorias devem elaborar o Livro de Apuração do ICMS, para fins de apurar o valor do imposto devido no período. A apuração mensal do ICMS tem como principal função saber o valor do ICMS a recolher em um determinado mês. Analise as sentenças a seguir:
I- Leva-se em conta o ICMS das saídas (vendas), diminui-se o valor do ICMS das entradas (compras), e então, obtém-se o ICMS a recolher.
II- Se a diferença de ICMS entre a entrada (compra) e a saída (vendas) for um direito (a entrada de ICMS foi maior), este valor poderá ser utilizado para compensação futura.
III- As empresas optantes pelo Simples Nacional apuram mensalmente o ICMS para obtenção do valor a recolher no DAS.
IV- Apenas as empresas normais utilizam o ICMS não cumulativo, ou seja, os valores devidos do imposto pelas vendas poderão ser compensados com créditos obtidos nas compras.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	7.
	O ICMS e o IPI são tributos de caráter não cumulativo, podendo-se tomar o crédito fiscal desses tributos, quando o adquirente enquadrar-se nas situações previstas na legislação. Quando, na compra de uma determinada mercadoria houver a incidência do ICMS e do IPI, e na venda dessa mercadoria ocorrer somente a incidência do ICMS, qual o destino contábil a ser dado ao valor do IPI incidente na compra?
	 a)
	Integrará o custo da mercadoria adquirida.
	 b)
	Será compensado com o ICMS sobre vendas.
	 c)
	Será lançado como IPI a recuperar, no Ativo Circulante.
	 d)
	Será creditado com IPI a pagar, a partir do momento em que ocorrer a venda dessa mercadoria.
	8.
	Cabe ao adquirente da mercadoria, em uma operação interestadual, analisar, calcular e recolher o Diferencial de Alíquotas do ICMS ao seu Estado. Esse recolhimento poderá ocorrer a cada nota fiscal, ou em uma apuração mensal, dependendodo produto comercializado e de sua legislação estadual. Com base nas análises a seguir, feitas pelo adquirente da mercadoria em uma operação interestadual, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ao adquirir um bem para seu ativo imobilizado, recolheu o Diferencial de Alíquotas do ICMS.
(    ) A mercadoria será utilizada para revenda; por esse motivo, não incide o Diferencial de Alíquotas do ICMS.
(    ) A alíquota interna para o produto adquirido é 12%, e a alíquota interestadual destacada na nota fiscal também é 12%, por isso deve ser pago o Diferencial de Alíquotas do ICMS. 
(    ) O adquirente deixou de calcular o Diferencial de Alíquotas do ICMS porque a mercadoria será classificada como Despesa de Material de Consumo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	9.
	Diversos tributos incidem sobre a comercialização de mercadorias e serviço. Alguns possuem como fato gerador a produção, enquanto outros a circulação. Contudo, de uma forma geral, todos os tributos incidentes na venda de mercadorias e serviços, são gerados efetivamente pela emissão da nota fiscal. Ainda, para o adquirente das mercadorias e serviços, em determinadas situações, é possível apropriar um crédito fiscal e compensar esses créditos com os débitos gerados, mediante a apuração do imposto. Considerando os tributos incidentes nas operações de comercialização de mercadorias e serviços, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- ICMS Substituição Tributária.
II- ICMS, IPI, PIS e COFINS.
III- IPI.
IV- ISS.
(    ) Incide na prestação de serviços.
(    ) Pode ser atribuído à indústria como substituto.
(    ) Em situações específicas, gera direito a crédito para a indústria.
(    ) Jamais gera crédito fiscal ao adquirente.
(    ) O fato gerador é a industrialização.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - IV - III - I - II.
	 b)
	I - I - IV - II - III.
	 c)
	I - II - II - IV - III.
	 d)
	IV - I - II - IV - III.
	10.
	Os tributos poderão ser inclusos ou adicionados no valor das mercadorias, dependendo da sua espécie. O ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é um imposto estadual que ocorre nos casos das operações relativas à compra e venda de mercadorias. Sobre o discursado, avalie as asserções a seguir:
I- As receitas são tributadas pelo ICMS ou pelo ISSQN, mas não pelos dois ao mesmo tempo.
PORQUE
II- Há apenas uma incidência, para não haver dupla tributação. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais