Buscar

revisão resistência dos materiais

Prévia do material em texto

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMINAS
Departamento de Engenharia Mecânica – Disciplina de Resistência dos Materiais I
Prof. Pedro Américo Júnior – Revisão para a Primeira Prova 2019 – Valor 02 pontos
Aluno(a): ______________________________________________________ Turma:_______
A força axial na coluna que suporta a viga de madeira mostrada na figura é P = 75 kN. Determine o menor comprimento L admissível para a chapa de contato para que a tensão de contato na madeira não exceda 3,0 MPa.
Uma carga axial de 40 kN é aplicada a uma coluna curta de madeira suportada por uma base de concreto em solo estável. Determine (a) a tensão de contato máxima na base de concreto e (b) o tamanho da base para que a tensão de contato média no solo seja de 145 kPa.
Três parafusos de aço devem ser utilizados para fixar a chapa de aço mostrada na figura em uma viga de madeira. Sabendo que a chapa suportará uma carga de 110 kN, que o limite da tensão de cisalhamento do aço utilizado é 360 MPa e que é desejado um coeficiente de segurança 3,35, determine o diâmetro necessário para os parafusos.
Na estrutura mostrada, é utilizado um pino de 8 mm de diâmetro em A e pinos de 12 mm de diâmetro em B e D. Sabendo que o limite da tensão de cisalhamento é 100 MPa em todas as conexões e que o limite da tensão normal é 250 Mpa em cada um dos dois vínculos que conectam B e D, determine a carga P admissível se adotarmos um coeficiente global de segurança de 3,0.
Ambas as partes da barra ABC são feitas de um alumínio para o qual E = 70 GPa. Sabendo que a intensidade de P é 4 kN, determine (a) o valor de Q de modo que o deslocamento em A seja zero e (b) o deslocamento correspondente de B.
Dois blocos de borracha com um módulo de elasticidade transversal G = 12,07 MPa são colados a dois suportes rígidos e a uma placa AB. Sabendo que c =102 mm e P = 44,5 kN, determine as menores dimensões a e b admissíveis dos blocos para que a tensão de cisalhamento na borracha não exceda 1,4 MPa e o deslocamento da placa seja no mínimo de 4,8 mm.
A barra BC de seção cheia tem diâmetro de 30 mm e é feita de um alumínio para o qual a tensão de cisalhamento admissível é de 25 MPa. A barra AB é vazada e tem um diâmetro externo de 25 mm; ela é feita de um latão para o qual a tensão de cisalhamento admissível é de 50 MPa. Determine (a) o maior diâmetro interno da barra AB para o qual o coeficiente de segurança seja o mesmo para cada barra e (b) o maior torque que pode ser aplicado em A.
Formulário:

Continue navegando