Logo Passei Direto
Buscar

Contabilidade Ambiental

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A política macroeconômica adotada pela maior parte dos governos e instituições monetárias do mundo tem se baseado em informações quantitativas sobre a economia fornecidas pelos Sistemas de Contas Nacionais. Esses sistemas de contabilidade se constituíram no modelo macroeconômico desenvolvido por John Maynard Keynes, como resposta à depressão dos anos 1930 para suprir a necessidade de se conseguir dados confiáveis sobre a atividade econômica das nações europeias, durante a II Guerra Mundial.
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir: I – Produto Interno Bruto (PIB) II – Produto Interno Líquido (PIL) III – Produto Nacional Bruto (PNB) IV – Produto Nacional da Exportação (PNE) Assinale a alternativa correta, a qual representa os indicadores utilizados pelo Sistemas de Contas Nacionais.
C Está correto o que se afirma em I, II e III apenas.

Segundo Antonovcz (2014), a contabilidade ambiental tem por objetivo registrar e controlar as atividades realizadas por uma empresa a partir de uma visão menos abrangente em termos dos aspectos monetários e mais analítica em relação aos efeitos das atividades incorridas ou a incorrer que possam resultar em consequências para o ambiente, além da forma como isso será refletido pela contabilidade em seus ativos, passivos ou mesmo em seu patrimônio líquido.
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir: I - as decisões de investimentos estejam baseadas na relação custo-benefício; II - controlar o uso e os fluxos da energia e dos materiais, possibilitando sua redução; III – identificar, estimar, alocar, administrar e reduzir os custos, particularmente os tipos ambientais IV – Elaborar as demonstrações contábeis evidenciando a eficiência e eficácia dos ativos, tendo enfoque somente os resultados obtidos, sem levar em consideração os aspectos ambientais. V - proporcionar a informação mais precisa e detalhada para suportar o estabelecimento e a participação em programas voluntários, com custos efetivos para melhorar o desempenho ambiental, em ações ambientais; VI – Elaborar relatórios, demonstrações e pareceres sobre os impactos ambientais, causados somente pelo processo produtivo da empresa, ignorando as demais atividades que tenham impactos menores no ambiente, avaliando assim o custo-benefício. VII - informação mais precisa e mais detalhada para a medida e o relatório de desempenho ambiental, melhorando, assim, a imagem da companhia junto aos stakeholders, como clientes, comunidades locais, empregados, Governo e fornecedores, contribuindo para a sociedade em geral Assinale abaixo, a alternativa que corresponde as vantagens da utilização da contabilidade ambiental para as empresas.
C Está correto o que se afirma em I, II, III, V e VII apenas.

O contador algum tempo vem assumindo o papel de investigador das práticas nas empresas, na medida em que observam e evidenciam a responsabilidade social com o meio ambiente e a comunidade em que estão inseridas, com base na evidenciação contábil de crescimento patrimonial conquistado por meio da destruição e poluição.
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir: I - Essa linha de pensamento é concordante com Ferreira (2009), ao entender que a Contabilidade Ambiental não é outra Contabilidade; assim, todos os eventos econômicos ou fatos contábeis relativos a ações realizadas pela Entidade que, por consequência, causem impacto ao meio ambiente, devem ser reconhecidos e registrados pelo sistema contábil. II - As atividades de cunho ambiental, de acordo com Wernke (2001, p. 46), passaram a ser, mercadologicamente, estratégicas por uma razão fundamental, “influenciam substancialmente a continuidade da empresa, em decorrência do significativo efeito que exercem sobre o resultado e a situação econômico-financeira”. Assinale abaixo a alternativa correta.
E A asserção I é verdadeira e a II é a justificativa da I.

Eventos ambientais são relacionados a atividades de diversos setores “que afetam o patrimônio e a continuidade das empresas, a qualidade de vida das pessoas, da fauna, da flora, dos rios e mares e que, por conseguinte, devem ser objeto de registro, acumulação, mensuração, avaliação e divulgação pela contabilidade empresarial” (Tinoco; Kraemer, 2011, p. 42)
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir: I – Dificuldade em calcular um passivo ambiental efetivo; II – Ausência de definição clara de custos ambientais: qual o limite entre custo e investimento? III – Problema em determinar a existência de uma obrigação no futuro por conta de custos passados; IV – A contabilidade não é um sistema eficaz e eficiente de controle e apuração dos gastos ambientais. V – Falta de clareza no tratamento a ser dado aos "ativos de vida longa", por exemplo, no caso de uma usina nuclear. VI – Reduzida transparência com relação aos danos provocados pelas empresas em seus ativos próprios, dentre outros. VII – Os softwares empresarias utilizados como ferramenta contábil, apresentam muitas lacunas, ou seja, precisam ainda de inovações tecnológicas para melhor gerenciamento das informações ambientais Assinale abaixo, a alternativa que corresponde os fatores que dificultam o processo de implementação da contabilização de eventos ambientais.
A Está correto o que se afirma em I, II, III, V e VI apenas.

A ética também é uma reflexão acerca da influência que o código moral estabelecido exerce sobre a nossa subjetividade, como lidamos com isso, se aceitamos de forma integral ou não esses valores normativos e até que ponto conferimos efetivo valor a tais códigos. Em suma, podemos dizer que se trata de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.
Considerando o texto acima, leia as asserções a seguir: I – Em relação ao meio ambiente, podemos entender como uma ética ambiental aquela que advém da necessidade de reexaminarmos nossos valores e princípios em razão dos problemas ambientais e da necessidade de compreendermos as razões que definem a relação do homem com a natureza. II – A ética, de forma inerente, está ligada à conservação ambiental e à valorização social por meio de parcerias estabelecidas entre empresas, comunidades locais e consumidores. Devemos analisar cautelosamente a realidade de nosso planeta, pois esse trabalho somente se legitima se contribuir para um desenvolvimento sustentável em escala global. Assinale abaixo a alternativa correta.
D A asserção I e II são verdadeiras

Segundo Cortella (2010), a ética seria a perspectiva para olharmos os nossos princípios e os nossos valores para existirmos juntos. Nesse sentido, ao olharmos para as questões empresariais, o autor diz que ainda devemos demarcar aquelas que dizem “fazemos qualquer negócio” daquelas que dizem “não fazemos qualquer negócio”. Essa é uma boa reflexão, portanto, ao contador ambiental. O filósofo afirma que a ética é um conjunto de valores e princípios que usamos para responder a três grandes perguntas da vida humana.
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir: I – Quero? II – Preciso? III – Devo? IV – Necessito? V – Posso? Assinale abaixo a alternativa correta, que representa as três perguntas na visão do filósofo.
B Está correto o que se afirma em I, III e V apenas.

Podemos ver que a questão da divulgação e da transparência é um elemento urgente e necessário quando se trata de informações socioambientais, mas que ainda representa um problema no âmbito do cidadão comum, ou seja: nem todas as informações públicas estão disponíveis para nossa análise e compreensão.
Considerando o texto acima, leia as asserções a seguir: I – A Lei da Transparência, que entrou em vigor em maio de 2012, permitindo que todo cidadão tenha direito de acessar as contas de qualquer repartição federal, estadual ou municipal. Saber o que acontece com o dinheiro público é um grande avanço, e os efeitos se farão sentir à medida que os diversos atores sociais e a cidadania em geral passem a utilizar desse instrumento legal, pois sabemos que não basta ter informações sobre o dinheiro público, pois é igualmente importante saber o que acontece exatamente com o dinheiro do público. II – Em termos de visibilidade, as empresas modernas estão expostas por um incomparável instrumental de comunicação, que começa pelos profissionais especializados, como o de relações com investidores (RI). Há também sites bem-estruturados, com Relatórios Anuais e/ou de Relatório de Sustentabilidade, que direcionam informes sobre o exercício, em retrospectiva completada pela análise das tendências e perspectivas, com relação a todos os aspectos da atividade empresarial – legal, administrativo, operacional e econômico-financeiro (Ethos, 2010). Assinale a alternativa correta:
E As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

As informações no Brasil são disponibilizadas para a sociedade através do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (Sinima), instituído como um instrumento da Política Nacional de Meio Ambiente em 1981 (Brasil, 2019). O Sinima é uma plataforma elaborada com vistas à integração e compartilhamento de informações entre os diversos sistemas que já existem, ou que vão ser construídos no âmbito do Sisnama (Lei n. 6.938/81), segundo a Portaria n. 160, de 19 de maio de 2009, que atua sob a forma de três eixos estruturantes (Brasil, 2019).
Considerando o texto anterior, leia as asserções a seguir: I – Inventário de dados II – Indicadores Ambientais III – Plano de Dados Abertos Assinale as afirmacoes que seguem, com base nas asserções acima. ( ) Tem por finalidade divulgar uma listagem com todas as bases de dados produzidas pelo Ministério do Meio Ambiente; ( ) Estatísticas selecionadas que representam ou resumem alguns aspectos do estado do meio ambiente, dos recursos naturais e de atividades humanas relacionadas. ( ) Representa o instrumento de planejamento, coordenação e disseminação das informações sistematizadas para diferentes tipos de usuários, orientando as ações de racionalização, implementação e promoção de abertura de dados, incluindo os geoespacializados, permitindo com isso maior transparência das informações e reutilização dos dados públicos pela sociedade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
B I, II, III

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A política macroeconômica adotada pela maior parte dos governos e instituições monetárias do mundo tem se baseado em informações quantitativas sobre a economia fornecidas pelos Sistemas de Contas Nacionais. Esses sistemas de contabilidade se constituíram no modelo macroeconômico desenvolvido por John Maynard Keynes, como resposta à depressão dos anos 1930 para suprir a necessidade de se conseguir dados confiáveis sobre a atividade econômica das nações europeias, durante a II Guerra Mundial.
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir: I – Produto Interno Bruto (PIB) II – Produto Interno Líquido (PIL) III – Produto Nacional Bruto (PNB) IV – Produto Nacional da Exportação (PNE) Assinale a alternativa correta, a qual representa os indicadores utilizados pelo Sistemas de Contas Nacionais.
C Está correto o que se afirma em I, II e III apenas.

Segundo Antonovcz (2014), a contabilidade ambiental tem por objetivo registrar e controlar as atividades realizadas por uma empresa a partir de uma visão menos abrangente em termos dos aspectos monetários e mais analítica em relação aos efeitos das atividades incorridas ou a incorrer que possam resultar em consequências para o ambiente, além da forma como isso será refletido pela contabilidade em seus ativos, passivos ou mesmo em seu patrimônio líquido.
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir: I - as decisões de investimentos estejam baseadas na relação custo-benefício; II - controlar o uso e os fluxos da energia e dos materiais, possibilitando sua redução; III – identificar, estimar, alocar, administrar e reduzir os custos, particularmente os tipos ambientais IV – Elaborar as demonstrações contábeis evidenciando a eficiência e eficácia dos ativos, tendo enfoque somente os resultados obtidos, sem levar em consideração os aspectos ambientais. V - proporcionar a informação mais precisa e detalhada para suportar o estabelecimento e a participação em programas voluntários, com custos efetivos para melhorar o desempenho ambiental, em ações ambientais; VI – Elaborar relatórios, demonstrações e pareceres sobre os impactos ambientais, causados somente pelo processo produtivo da empresa, ignorando as demais atividades que tenham impactos menores no ambiente, avaliando assim o custo-benefício. VII - informação mais precisa e mais detalhada para a medida e o relatório de desempenho ambiental, melhorando, assim, a imagem da companhia junto aos stakeholders, como clientes, comunidades locais, empregados, Governo e fornecedores, contribuindo para a sociedade em geral Assinale abaixo, a alternativa que corresponde as vantagens da utilização da contabilidade ambiental para as empresas.
C Está correto o que se afirma em I, II, III, V e VII apenas.

O contador algum tempo vem assumindo o papel de investigador das práticas nas empresas, na medida em que observam e evidenciam a responsabilidade social com o meio ambiente e a comunidade em que estão inseridas, com base na evidenciação contábil de crescimento patrimonial conquistado por meio da destruição e poluição.
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir: I - Essa linha de pensamento é concordante com Ferreira (2009), ao entender que a Contabilidade Ambiental não é outra Contabilidade; assim, todos os eventos econômicos ou fatos contábeis relativos a ações realizadas pela Entidade que, por consequência, causem impacto ao meio ambiente, devem ser reconhecidos e registrados pelo sistema contábil. II - As atividades de cunho ambiental, de acordo com Wernke (2001, p. 46), passaram a ser, mercadologicamente, estratégicas por uma razão fundamental, “influenciam substancialmente a continuidade da empresa, em decorrência do significativo efeito que exercem sobre o resultado e a situação econômico-financeira”. Assinale abaixo a alternativa correta.
E A asserção I é verdadeira e a II é a justificativa da I.

Eventos ambientais são relacionados a atividades de diversos setores “que afetam o patrimônio e a continuidade das empresas, a qualidade de vida das pessoas, da fauna, da flora, dos rios e mares e que, por conseguinte, devem ser objeto de registro, acumulação, mensuração, avaliação e divulgação pela contabilidade empresarial” (Tinoco; Kraemer, 2011, p. 42)
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir: I – Dificuldade em calcular um passivo ambiental efetivo; II – Ausência de definição clara de custos ambientais: qual o limite entre custo e investimento? III – Problema em determinar a existência de uma obrigação no futuro por conta de custos passados; IV – A contabilidade não é um sistema eficaz e eficiente de controle e apuração dos gastos ambientais. V – Falta de clareza no tratamento a ser dado aos "ativos de vida longa", por exemplo, no caso de uma usina nuclear. VI – Reduzida transparência com relação aos danos provocados pelas empresas em seus ativos próprios, dentre outros. VII – Os softwares empresarias utilizados como ferramenta contábil, apresentam muitas lacunas, ou seja, precisam ainda de inovações tecnológicas para melhor gerenciamento das informações ambientais Assinale abaixo, a alternativa que corresponde os fatores que dificultam o processo de implementação da contabilização de eventos ambientais.
A Está correto o que se afirma em I, II, III, V e VI apenas.

A ética também é uma reflexão acerca da influência que o código moral estabelecido exerce sobre a nossa subjetividade, como lidamos com isso, se aceitamos de forma integral ou não esses valores normativos e até que ponto conferimos efetivo valor a tais códigos. Em suma, podemos dizer que se trata de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.
Considerando o texto acima, leia as asserções a seguir: I – Em relação ao meio ambiente, podemos entender como uma ética ambiental aquela que advém da necessidade de reexaminarmos nossos valores e princípios em razão dos problemas ambientais e da necessidade de compreendermos as razões que definem a relação do homem com a natureza. II – A ética, de forma inerente, está ligada à conservação ambiental e à valorização social por meio de parcerias estabelecidas entre empresas, comunidades locais e consumidores. Devemos analisar cautelosamente a realidade de nosso planeta, pois esse trabalho somente se legitima se contribuir para um desenvolvimento sustentável em escala global. Assinale abaixo a alternativa correta.
D A asserção I e II são verdadeiras

Segundo Cortella (2010), a ética seria a perspectiva para olharmos os nossos princípios e os nossos valores para existirmos juntos. Nesse sentido, ao olharmos para as questões empresariais, o autor diz que ainda devemos demarcar aquelas que dizem “fazemos qualquer negócio” daquelas que dizem “não fazemos qualquer negócio”. Essa é uma boa reflexão, portanto, ao contador ambiental. O filósofo afirma que a ética é um conjunto de valores e princípios que usamos para responder a três grandes perguntas da vida humana.
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir: I – Quero? II – Preciso? III – Devo? IV – Necessito? V – Posso? Assinale abaixo a alternativa correta, que representa as três perguntas na visão do filósofo.
B Está correto o que se afirma em I, III e V apenas.

Podemos ver que a questão da divulgação e da transparência é um elemento urgente e necessário quando se trata de informações socioambientais, mas que ainda representa um problema no âmbito do cidadão comum, ou seja: nem todas as informações públicas estão disponíveis para nossa análise e compreensão.
Considerando o texto acima, leia as asserções a seguir: I – A Lei da Transparência, que entrou em vigor em maio de 2012, permitindo que todo cidadão tenha direito de acessar as contas de qualquer repartição federal, estadual ou municipal. Saber o que acontece com o dinheiro público é um grande avanço, e os efeitos se farão sentir à medida que os diversos atores sociais e a cidadania em geral passem a utilizar desse instrumento legal, pois sabemos que não basta ter informações sobre o dinheiro público, pois é igualmente importante saber o que acontece exatamente com o dinheiro do público. II – Em termos de visibilidade, as empresas modernas estão expostas por um incomparável instrumental de comunicação, que começa pelos profissionais especializados, como o de relações com investidores (RI). Há também sites bem-estruturados, com Relatórios Anuais e/ou de Relatório de Sustentabilidade, que direcionam informes sobre o exercício, em retrospectiva completada pela análise das tendências e perspectivas, com relação a todos os aspectos da atividade empresarial – legal, administrativo, operacional e econômico-financeiro (Ethos, 2010). Assinale a alternativa correta:
E As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

As informações no Brasil são disponibilizadas para a sociedade através do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (Sinima), instituído como um instrumento da Política Nacional de Meio Ambiente em 1981 (Brasil, 2019). O Sinima é uma plataforma elaborada com vistas à integração e compartilhamento de informações entre os diversos sistemas que já existem, ou que vão ser construídos no âmbito do Sisnama (Lei n. 6.938/81), segundo a Portaria n. 160, de 19 de maio de 2009, que atua sob a forma de três eixos estruturantes (Brasil, 2019).
Considerando o texto anterior, leia as asserções a seguir: I – Inventário de dados II – Indicadores Ambientais III – Plano de Dados Abertos Assinale as afirmacoes que seguem, com base nas asserções acima. ( ) Tem por finalidade divulgar uma listagem com todas as bases de dados produzidas pelo Ministério do Meio Ambiente; ( ) Estatísticas selecionadas que representam ou resumem alguns aspectos do estado do meio ambiente, dos recursos naturais e de atividades humanas relacionadas. ( ) Representa o instrumento de planejamento, coordenação e disseminação das informações sistematizadas para diferentes tipos de usuários, orientando as ações de racionalização, implementação e promoção de abertura de dados, incluindo os geoespacializados, permitindo com isso maior transparência das informações e reutilização dos dados públicos pela sociedade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
B I, II, III

Prévia do material em texto

Questão 2/5 - Contabilidade Ambiental 
A política macroeconômica adotada pela maior parte dos governos e instituições monetárias do mundo tem se baseado em informações quantitativas sobre a economia fornecidas pelos Sistemas de Contas Nacionais. Esses sistemas de contabilidade se constituíram no modelo macroeconômico desenvolvido por John Maynard Keynes, como resposta à depressão dos anos 1930 para suprir a necessidade de se conseguir dados confiáveis sobre a atividade econômica das nações europeias, durante a II Guerra Mundial.  
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir: 
I – Produto Interno Bruto (PIB) 
II – Produto Interno Líquido (PIL) 
III – Produto Nacional Bruto (PNB) 
IV – Produto Nacional da Exportação (PNE)   
Assinale a alternativa correta, a qual representa os indicadores utilizados pelo Sistemas de Contas Nacionais. 
	C 
	Está correto o que se afirma em I, II e III apenas. 
Questão 3/5 - Contabilidade Ambiental 
Segundo Antonovcz (2014), a contabilidade ambiental tem por objetivo registrar e controlar as atividades realizadas por uma empresa a partir de uma visão menos abrangente em termos dos aspectos monetários e mais analítica em relação aos efeitos das atividades incorridas ou a incorrer que possam resultar em consequências para o ambiente, além da forma como isso será refletido pela contabilidade em seus ativos, passivos ou mesmo em seu patrimônio líquido.  
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir:
 
I - as decisões de investimentos estejam baseadas na relação custo-benefício; 
II - controlar o uso e os fluxos da energia e dos materiais, possibilitando sua redução; 
III –  identificar, estimar, alocar, administrar e reduzir os custos, particularmente os tipos ambientais 
IV – Elaborar as demonstrações contábeis evidenciando a eficiência e eficácia dos ativos, tendo enfoque somente os resultados obtidos, sem levar em consideração os aspectos ambientais. 
V - proporcionar a informação mais precisa e detalhada para suportar o estabelecimento e a participação em programas voluntários, com custos efetivos para melhorar o desempenho ambiental, em ações ambientais; 
VI – Elaborar relatórios, demonstrações e pareceres sobre os impactos ambientais, causados somente pelo processo produtivo da empresa, ignorando as demais atividades que tenham impactos menores no ambiente, avaliando assim o custo-benefício. 
VII - informação mais precisa e mais detalhada para a medida e o relatório de desempenho ambiental, melhorando, assim, a imagem da companhia junto aos stakeholders, como clientes, comunidades locais, empregados, Governo e fornecedores, contribuindo para a sociedade em geral  
Assinale abaixo, a alternativa que corresponde as vantagens da utilização da contabilidade ambiental para as empresas. 
	C 
	Está correto o que se afirma em I, II, III, V e VII apenas. 
 
Questão 2/5 - Contabilidade Ambiental 
O contador algum tempo vem assumindo o papel de investigador das práticas nas empresas, na medida em que observam e evidenciam a responsabilidade social com o meio ambiente e a comunidade em que estão inseridas, com base na evidenciação contábil de crescimento patrimonial conquistado por meio da destruição e poluição.  
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir: 
I - Essa linha de pensamento é concordante com Ferreira (2009), ao entender que a Contabilidade Ambiental não é outra Contabilidade; assim, todos os eventos econômicos ou fatos contábeis relativos a ações realizadas pela Entidade que, por consequência, causem impacto ao meio ambiente, devem ser reconhecidos e registrados pelo sistema contábil. 
II - As atividades de cunho ambiental, de acordo com Wernke (2001, p. 46), passaram a ser, mercadologicamente, estratégicas por uma razão fundamental, “influenciam substancialmente a continuidade da empresa, em decorrência do significativo efeito que exercem sobre o resultado e a situação econômico-financeira”.  
Assinale abaixo a alternativa correta. 
	E 
	A asserção I é verdadeira e a II é a justificativa da I. 
 
Questão 3/5 - Contabilidade Ambiental 
Eventos ambientais são relacionados a atividades de diversos setores “que afetam o patrimônio e a continuidade das empresas, a qualidade de vida das pessoas, da fauna, da flora, dos rios e mares e que, por conseguinte, devem ser objeto de registro, acumulação, mensuração, avaliação e divulgação pela contabilidade empresarial” (Tinoco; Kraemer, 2011, p. 42)  
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir: 
I – Dificuldade em calcular um passivo ambiental efetivo; 
II – Ausência de definição clara de custos ambientais: qual o limite entre custo e investimento? 
III – Problema em determinar a existência de uma obrigação no futuro por conta de custos passados; 
IV – A contabilidade não é um sistema eficaz e eficiente de controle e apuração dos gastos ambientais. 
V – Falta de clareza no tratamento a ser dado aos "ativos de vida longa", por exemplo, no caso de uma usina nuclear. 
VI – Reduzida transparência com relação aos danos provocados pelas empresas em seus ativos próprios, dentre outros. 
VII – Os softwares empresarias utilizados como ferramenta contábil, apresentam muitas lacunas, ou seja, precisam ainda de inovações tecnológicas para melhor gerenciamento das informações ambientais  
Assinale abaixo, a alternativa que corresponde os fatores que dificultam o processo de implementação da contabilização de eventos ambientais 
	 
	A 
	Está correto o que se afirma em I, II, III, V e VI apenas. 
 
Questão 4/5 - Contabilidade Ambiental 
A ética também é uma reflexão acerca da influência que o código moral estabelecido exerce sobre a nossa subjetividade, como lidamos com isso, se aceitamos de forma integral ou não esses valores normativos e até que ponto conferimos efetivo valor a tais códigos. Em suma, podemos dizer que se trata de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.  
Considerando o texto acima, leia as asserções a seguir. 
I – Em relação ao meio ambiente, podemos entender como uma ética ambiental aquela que advém da necessidade de reexaminarmos nossos valores e princípios em razão dos problemas ambientais e da necessidade de compreendermos as razões que definem a relação do homem com a natureza. 
II – A ética, de forma inerente, está ligada à conservação ambiental e à valorização social por meio de parcerias estabelecidas entre empresas, comunidades locais e consumidores. Devemos analisar cautelosamente a realidade de nosso planeta, pois esse trabalho somente se legitima se contribuir para um desenvolvimento sustentável em escala global.  
Assinale abaixo a alternativa correta. 
	D 
	A asserção I e II são verdadeiras 
 
Questão 5/5 - Contabilidade Ambiental 
Segundo Cortella (2010), a ética seria a perspectiva para olharmos os nossos princípios e os nossos valores para existirmos juntos. Nesse sentido, ao olharmos para as questões empresariais, o autor diz que ainda devemos demarcar aquelas que dizem “fazemos qualquer negócio” daquelas que dizem “não fazemos qualquer negócio”. Essa é uma boa reflexão, portanto, ao contador ambiental. O filósofo afirma que a ética é um conjunto de valores e princípios que usamos para responder a três grandes perguntas da vida humana.  
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir: 
I – Quero? 
II – Preciso? 
III – Devo? 
IV – Necessito?  
V – Posso? 
Assinale abaixo a alternativa correta, que representa as três perguntas na visão do filósofo. 
	B 
	Está correto o que se afirma em I, III e V apenas. 
Questão 3/5 - Contabilidade Ambiental 
Podemos ver que a questão da divulgação e da transparência é um elemento urgente e necessário quando se trata de informações socioambientais, mas que ainda representa um problema no âmbito do cidadão comum, ou seja: nem todas as informações públicas estão 
disponíveis para nossa análise e compreensão. 
 
Considerandoo texto acima, leia as asserções a seguir. 
I – A Lei da Transparência, que entrou em vigor em maio de 2012, permitindo que todo cidadão tenha direito de acessar as contas de qualquer repartição federal, estadual ou municipal. Saber o que acontece com o dinheiro público é um grande avanço, e os efeitos se farão sentir à medida que os diversos atores sociais e a cidadania em geral passem a utilizar desse instrumento legal, pois sabemos que não basta ter informações sobre o dinheiro público, pois é igualmente importante saber o que acontece exatamente com o dinheiro do público. 
 
II – Em termos de visibilidade, as empresas modernas estão expostas por um incomparável instrumental de comunicação, que começa pelos profissionais especializados, como o de relações com investidores (RI). Há também sites bem-estruturados, com Relatórios Anuais e/ou de Relatório de Sustentabilidade, que direcionam informes sobre o exercício, em retrospectiva completada pela análise das tendências e perspectivas, com relação a todos os aspectos da atividade empresarial – legal, administrativo, operacional e econômico-financeiro (Ethos, 2010). 
Assinale a alternativa correta: 
	E 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
Questão 5/5 - Contabilidade Ambiental 
As informações no Brasil são disponibilizadas para a sociedade através do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (Sinima), instituído como um instrumento da Política Nacional de Meio Ambiente em 1981 (Brasil, 2019). O Sinima é uma plataforma elaborada com vistas à integração e compartilhamento de informações entre os diversos sistemas que já existem, ou que vão ser construídos no âmbito do Sisnama (Lei n. 6.938/81), segundo a Portaria n. 160, de 19 de maio de 2009, que atua sob a forma de três eixos estruturantes (Brasil, 2019).  
Considerando o texto anterior, leia as asserções a seguir: 
I – Inventário de dados 
II – Indicadores Ambientais 
III – Plano de Dados Abertos  
Assinale as afirmações que seguem, com base nas asserções acima. 
(           ) Tem por finalidade divulgar uma listagem com todas as bases de dados produzidas pelo Ministério do Meio Ambiente; 
(           ) Estatísticas selecionadas que representam ou resumem alguns aspectos do estado do meio ambiente, dos recursos naturais e de atividades humanas relacionadas. 
(           ) Representa o instrumento de planejamento, coordenação e disseminação das informações sistematizadas para diferentes tipos de usuários, orientando as ações de racionalização, implementação e promoção de abertura de dados, incluindo os geoespacializados, permitindo com isso maior transparência das informações e reutilização dos dados públicos pela sociedade.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
	B 
	I, II, III

Mais conteúdos dessa disciplina