Buscar

TodasAtividades_Antropologia+Video+outras

Prévia do material em texto

ANTROPOLOGIA ATIVIDADE 2
1)Uma das formas de resistência do povo negro era a formação de quilombos. O termo “quilombo” vem do kimbundu, uma língua africana banto que significa “grupo de pessoas em deslocamento”. No Brasil colônia, os quilombos eram as comunidades criadas pelos escravos fugidos. Eles reproduziam a organização social das aldeias africanas: havia um líder, existiam divisões de tarefas e todos trabalhavam. Nos quilombos, as pessoas viviam da agricultura de subsistência e da pesca, podendo praticar livremente seus cultos religiosos. O quilombo mais famoso foi o de Palmares, cujo principal líder foi Zumbi. O quilombo dos Palmares existiu por quase 100 anos, sendo considerado um dos maiores símbolos da resistência dos escravos no Brasil colonial. (LAAI de, Tatiana. E-book Unidade 2). Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas. 
I. Uma das formas de resistência do povo negro era a formação de quilombos [...] que significa “grupo de pessoas em deslocamento”. 
PORQUE 
II. Nosso país foi o último a abolir a escravidão [...] a população negra foi abandonada à própria sorte, sem a realização de reformas que a integrassem socialmente a uma nova realidade, baseada no trabalho assalariado. 
É correto afirmar que: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
OBS:	As duas asserções estão corretas, mas os quilombolas, como forma de resistência dos negros escravizados, já existiam antes da abolição da escravatura.
2)A memória é a capacidade de recordar dados e acontecimentos. Esta função do intelecto humano tem uma dimensão dupla: a individual e a coletiva. O conceito memória coletiva se refere a todos os aspectos que fazem parte do legado de uma comunidade. Este termo está relacionado aos fenômenos associados à opinião pública e expressa o quadro social da memória compartilhada. Quem empregou este conceito pela primeira vez foi o pensador francês Maurice Halbwachs (1877-1945). CONCEITOS. Memória Coletiva, o que é, significado. Conceitos, 2010. Disponível em: https://conceitos.com/memoria-coletiva/#>. Acesso em: 18 de jun. de 2019.
Considere o texto acima e o que você estudou sobre memória individual e coletiva e assinale a resposta correta:
Resposta Correta: A identidade de um grupo social está vinculada a sua memória social.
OBS: A relação entre a memória social e a construção de uma identidade grupal ou nacional se dá com a criação e a manutenção do patrimônio cultural, que é o legado histórico e cultural das vivências de um povo, transmitido de geração em geração.
3)É comum, no entanto, pensamos nos índios de forma genérica, como um ser humano que vive nu na mata, caça com arco e flechas, mora em ocas, come mandioca, cultua Tupã e fala Tupi. Mas, na realidade, o termo “índio” é definido em oposição a “branco”. Esse índio ideal do senso comum não existe, sendo que o que temos são diversas etnias com suas próprias línguas, costumes e visões de mundo, como os bororós, os pataxós e os xavantes.
LAAI, T. Antropologia e Cultura Brasileira. (ebook Unidade 2) Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas. 
I. A representatividade das culturas indígenas nas artes e no entretenimento está, na maioria das vezes, vinculada a um passado colonial idealizado.
PORQUE
II. Atualmente, segundo a lei, o índio é um cidadão brasileiro, pertencente a minoria étnica, com seus costumes e valores.
É correto afirmar que: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
OBS: A representatividade e o conhecimento da cultura indígena são pequenos devido a qualidade ruim e pequena quantidade de exposição na mídia. 
4) Leia as assertivas abaixo sobre Patrimônio Cultural:
I. Agregar valores para a união da comunidade configura um exemplo de manifestação do Patrimônio Imaterial, representado por celebrações, festas, lugares, músicas, rezas e superstições, entre outros elementos.
II. Monumentos, edifícios, trechos urbanos e até ambientes naturais de importância paisagística que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico podem vir a constituir-se em patrimônios culturais da humanidade.
III. Os Patrimônios Culturais materiais e imateriais refletem a memória coletiva dos povos envolvidos em sua criação. 
IV. Entende-se por Patrimônio Material as práticas, os rituais e os saberes de uma comunidade. Estes dividem-se em celebrações culturais e formas de expressão. 
V. O Patrimônio Cultural Imaterial (Intangível) é toda a herança cultural de uma coletividade que faz parte dos saberes intrínsecos do dia a dia de um povo.
Está correto o que se afirma em: I, II, III e V, apenas.
5) “A gente ainda guarda um retrato muito parecido com esse período pré-emancipação, pré-Lei Áurea nesse sentido de que a sociedade continua delegando as ocupações de maior exploração e de menor remuneração à população negra”, diz Etkin.
 GOMES, Helton Simões. Brancos são maioria em empregos de elite e negros ocupam vagas sem qualificação. G1, 2018. Disponível em: < https://g1.globo.com/economia/noticia/brancos-sao-maioria-em-empregos-de-elite-e-negros-ocupam-vagas-sem-qualificacao.ghtml>. Acesso em: 20 de jun. de 2019.
Essa afirmação expõe e explica: o racismo existente no Brasil
OBS: O racismo é ainda presente no Brasil, que mantém grandes desigualdades entre brancos e negros. Como exemplo podemos citar a área da educação e as oportunidades de emprego.
6)A história da escravidão é uma narrativa de tragédias, conflitos, descaso, preconceitos e injustiças. Ou seja, uma ferida que o Brasil carrega aberta até os dias de hoje. Antes das campanhas abolicionistas na virada do século XIX, os negros já reagiam à escravidão [...] São consideradas manifestações de resistência das populações escravizadas: 
 I. Suicídios e abortos.
II. Fugas e rebeliões.
III. Lutas e danças.
IV. Ressignificação dos santos católicos a partir dos orixás africanos.
 É correto o que se afirma em: I, II, III e IV.
OBS: Fugas individuais ou em massa e agressões contra senhores, suicídios e abortos, atividades musicais; lutas e danças, principalmente a capoeira; assim como as comidas e a associação dos orixás com santos católicos eram formas de reação e preservação de vínculos e costumes de origem africana.
7)Diversas pesquisas comparativas concluíram que as heranças genéticas de duas pessoas de uma mesma raça podem ser mais distantes do que as pertencentes à raças diferentes. Isso significa que um norueguês, por exemplo, pode, geneticamente, ser mais próximo de um sudanês e mais distante de um dinamarquês, da mesma maneira que uma rara doença genética pode ser encontrada tanto na Europa quanto na Ásia. Dessa forma, biológica e cientificamente, não existem variadas raças, mas, sim, apenas uma: a raça humana (LÉVI-STRAUSS,1973). LAAI, T. Antropologia e Cultura Brasileira. (Unidade 2). Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.
I. O conceito científico usado para classificar os seres humanos em raças não é mais considerado válido pela ciência
PORQUE
 II. A herança e a diversidade genética são substanciais à sobrevivência da espécie humana, mas não suficientes para dividi-la em raças.
 É correto afirmar que: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
OBS: A classificação dos seres humanos em raças não é mais validada pela ciência porque, apesar de sua importância, a herança e a diversidade genética não suficientes para classificá-la em raças.
8) Gradativamente, a classificação dos povos a partir da raça foi perdendo espaço nos círculos acadêmicos e começa a ser substituída pela noção de etnia. [...] Originária do grego ethnos (povo), ela é um conceito que abrange os aspectos socioculturais, históricos e identitários de um povo. Dessa forma, ela pode ser entendida como um complexo populacional que têm histórica ou mitologicamente a mesma ancestralidade
LAAI,T. Antropologia e Cultura Brasileira. (E-book Unidade2).
 Considere o texto acima e seus estudos sobre o tema e analise:
I. A etnia afirma que a herança genética de todos os homens é a mesma e por isso não se deve considerar diferentes raças humanas.
II. A Antropologia cultural invalida o conceito de diferentes "raças humanas". Atualmente ele é utilizado apenas na linguagem do dia a dia, no senso comum.
III. Etnia se caracteriza um conjunto de crenças, língua, cultura, visão de mundo e, na maioria das vezes, território.
IV. Existem etnias distribuídas em diversos países e etnias que constituem nações.
É correto afirmar que: II, III e IV.
OBS: Um grupo que possui uma mesma etnia compartilha as mesmas crenças, a mesma língua, a mesma cultura, a mesma visão de mundo e, na maioria das vezes, o mesmo território. No território brasileiro, existem várias etnias nativas indígenas e ainda mulçumanos, judeus, maoris e okinawanos que podem ser encontrados em diversos países. Como exemplo de etnias que constituem nações podemos citar a quase totalidade do território africano.
9)A Antropologia e a História questionam a noção de descobrimento, uma vez que o território brasileiro já era habitando antes da chegada dos colonizadores. Nesse sentido, podemos dizer que ocorreu uma invasão, seguida de uma conquista. Isso porque a conquista do continente americano revelou aos europeus a existência de uma população até então desconhecida.
LAAI, T. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 2.(ebook Unidade 2)
 Avalie as afirmações abaixo:
I. A população indígena brasileira sofreu a perda de sua cultura devido a processos de subordinação aos portugueses, no século XVI.
II. No século XX, a convivência entre índios nativos e invasores portugueses tornou-se amigável.
III. Estudos sobre a demografia indígena indicam que antes do descobrimento existiam mais de mil povos indígenas e hoje existem aproximadamente 227 etnias.
É correto afirmar que: I e III.
OBS: Com a chegada dos portugueses, a população indígena sofreu a perda de sua cultura em função dos processos de subordinação e doutrinação religiosa.
Com o passar do tempo a população indígena continuou diminuindo em nosso país, além da redução na quantidade de povos indígenas houve grande redução no número deles.
10)Os primeiros antropólogos no século XIX buscavam uma teoria que explicasse o panorama geral do progresso cultural humano. Ao estudarem os relatos de viajantes, exploradores e colonizadores, eles comparavam relatos no intuito de ordenarem as origens e a evolução das culturas. Nessa mesma época, Darwin havia postulado em sua obra, “Origem das Espécies”, de 1859, a evolução orgânica dos seres. Além disso, a teoria evolutiva também passa a ser aceita nas ciências, de modo que começa a ser aplicada para explicar as diferenças entre as culturas. É nesse contexto que se desenvolvem as teorias evolucionistas e o chamado “racismo científico”. LAAI, T. Antropologia e Cultura Brasileira. (Unidade 2). Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.
I. A “Origem das Espécies” de Darwin apresentou os conceitos de evolução do orgânica do homem e racismo científico.
PORQUE
II. Demonstrou que havia uma hierarquia relacionada as características biológicas e fenotípicas do ser humano.
É correto afirmar que: As asserções I e II são proposições falsas.
OBS: A teoria “Origem das Espécies” de Darwin apresentou apenas a evolução dos seres, até o homem. O que levou ao racismo científico foram as teorias evolucionistas.
11) A Antropologia, assim como outras ciências cujo foco é o homem e a sua relação com o meio e com o 'outro', frequentemente lança novas discussões sobre a existência de desigualdades sociais, com destaque para as desigualdades étnico-raciais no mercado de trabalho no Brasil. O país, que se caracteriza por uma diversidade cultural muito intensa e pela miscigenação, é palco de divergências quanto à disposição de oportunidades igualitárias de trabalho e de relações de choque entre indivíduos de diferentes etnias e raças”. (Fonte: LIBÓRIO, D.; S ALVAN, A. P. H. Antropologia e Cultura Brasileira. Laureate Internacional Universities). Com base na citação anterior, assinale a alternativa que mostra qual o motivo das desigualdades sociais encontradas nos dias atuais: Resposta Correta: a. As desigualdades étnico-raciais foram construídas, em especial na América Latina e no Brasil, pelos processos culturais e políticos de colonização europeia, desde o século XVI. No contato com os povos oriundos dos continentes invadidos, os europeus se depararam com culturas e traços humanos diferentes dos seus – sejam dos asiáticos, africanos , aborígenes, indígenas, entre outros. O outro era tratado por meio da visão de inferioridade e do etnocentrismo. 
12) A etnografia é um método de estudo utilizado pelos antropólogos com o intuito de descrever os costumes e as tradições de um grupo humano. Este estudo ajuda a conhecer a identidade de uma comunidade humana que se desenvolve num âmbito sociocultural concreto.
Conceito de Etnografia. Conceito.de, 2010. Disponível em: <https://conceito.de/etnografia>. Acesso em: 18 de jun. de 2019.
Considerando o texto acima e os estudos já realizados, assinale a afirmação correta: No Brasil a maior parte dos acervos etnográficos é dedicada aos índígenas.
OBS: A etnografia estuda o patrimônio cultural de um povo. No Brasil a maior parte dos acervos etnográficos é dedicada aos povos indígenas
13) [...] Uma sociedade moderna, complexa e heterogênea como a brasileira se caracteriza por abrigar, em relativa harmonia, diversas tradições e diferentes visões de mundo. Assim, a existência desse complexo sociocultural abrangente está vinculado à ideia de nação, por isso, existe uma política cultural de Estado. Com isso, na medida em que o Brasil se considera um país democrático e pluralista, tais políticas se preocupam com a preservação de nossos patrimônios histórico, artístico e cultural, e, consequentemente, da memória social do país. [...]
No Brasil, a proteção do patrimônio cultural está prevista na Constituição Federal. Em termos oficiais, os órgãos do Estado responsáveis pelo estudo, pela proteção e pela divulgação do que se refere aos patrimônios culturais são a Comissão Nacional de Folclore e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. [...]
LAAI, T. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 2.(Apostila)
 Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.
I. A antropologia utiliza de documentação histórica ao estudar grupos sociais marginalizados. 
 PORQUE
II. Existem políticas públicas para preservar memórias que fazem parte de nosso patrimônio cultural.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
OBS: Apesar das políticas existentes, muitas vezes a documentação é precária sendo necessário recorrer a transmissão oral de crenças e valores. Na proposta I se tivesse A antropologia utiliza apenas de documentação também está errada, proposição falsa.
14) Na sociedade moderna ainda temos a prática de “patrimonizar” a cultura, ou seja, representar as culturas por meio de bens materiais e imateriais. Isso significa eleger paisagens, edificações, peças arqueológicas e demais fragmentos de uma realidade cultural, e reuni-las em um conjunto que expresse a totalidade de uma cultura no sentido de atribuir uma dimensão material à ideia de nação.
É importante diferenciarmos, contudo, os conceitos de Estado, país, nação e território, uma vez que são termos diferentes, mas que, no senso comum, misturam-se em um mesmo contexto discursivo.
 LAAI, T. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 2.(Apostila)
Sobre os conceitos mencionados no texto acima:
I. País é composto pelas características naturais, econômicas, sociais e culturais do Estado.
II. Estado é ligado às questões identidade, relaciona osentimento de pertencimento e união compartilhada entre os habitantes de um país.
III. Nação é o aparato político que garante o exercício da soberania, conjunto de instituições públicas que administra o território, o que envolve o governo, as escolas, os hospitais públicos e os departamentos de política.
IV. Território compreende o espaço geográfico apropriado e delimitado por relações de soberania e poder.
É correto apenas o que se afirma em I e IV. 
OBS: País se refere a todos os elementos que se encontram no território dominado por um Estado. Abrange as características naturais, econômicas, sociais e culturais que estão nesse território. Território é o espaço geográfico apropriado e delimitado por relações de soberania e poder.
15) Gradativamente, a classificação dos povos a partir da raça foi perdendo espaço nos círculos acadêmicos e começa a ser substituída pela noção de etnia. [...]  Originária do grego ethnos (povo), ela é um conceito que abrange os aspectos socioculturais, históricos e identitários de um povo. Dessa forma, ela pode ser entendida como um complexo populacional que têm histórica ou mitologicamente a mesma ancestralidade
LAAI, T. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 2.(Apostila)
Considere o texto acima e seus estudos sobre o tema e analise:
I. A etnia afirma que a herança genética de todos os homens é a mesma e por isso não se deve considerar diferentes raças humanas.
II. O conceito de diferentes raças humanas atualmente é utilizado apenas na linguagem do dia a dia, no senso comum.
III. Etnia se caracteriza um conjunto de crenças, língua, cultura, visão de mundo e, na maioria das vezes, território.
IV. Existem etnias distribuídas em diversos países e etnias que constituem nações.
É correto afirmar que: III e IV.
OBS: Um grupo que possui uma mesma etnia compartilha as mesmas crenças, a mesma língua, a mesma cultura, a mesma visão de mundo e, na maioria das vezes, o mesmo território. No território brasileiro, existem várias etnias nativas indígenas e ainda mulçumanos, judeus, maoris e okinawanos que podem ser encontrados em diversos países. Como exemplo de etnias que constituem nações podemos citar a quase totalidade do território africano.
16) Somente 12,8% dos negros (pretos e pardos), entre os 18 e 24 anos, são estudantes em instituições de ensino superior brasileiras, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2015. Este índice é um dos temas da campanha sobre a Consciência Negra, que estará nos banners do campus Juiz de Fora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A campanha lembra o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. Considerando a totalidade da população brasileira, são apenas 34% de negros nas universidades.  Consciência Negra: apenas 34% dos alunos de ensino superior são negros no Brasil. UFRJ, 2017. 
Disponível em: <https://www2.ufjf.br/noticias/2017/11/20/consciencia-negra-apenas-34-dos-alunos-de-ensino-superior-sao-negros-no-brasil/>. Acesso em: 20 de jun. de 2019. 
A reflexão sobre esse tema nos leva a concluir que: no Brasil o racismo é presente e arraigado. OBS: O preconceito no Brasil está presente desde a abolição da escravatura.
17) O Patrimônio Cultural pode ser definido como um bem (ou bens) de natureza material e imaterial considerado importante para a identidade da sociedade brasileira.  Segundo artigo 216 da Constituição Federal, configuram patrimônio "as formas de expressão; os modos de criar; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; além de conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico." Conheça as diferenças entre patrimônios materiais e imateriais. Governo do Brasil, 2019. 
Considere o que você estudou sobre patrimônio cultural material e imaterial e analise as afirmações abaixo:
I. Patrimônio imaterial inclui prescrições da medicina.
II. Patrimônios culturais surgem da espontaneidade do povo.
III. Patrimônios materiais incluem marcos turísticos.
IV. O modo de fazer viola de cacho é parte do patrimônio cultural material.
Selecione a alternativa que aponta os itens corretos: I e III.
OBS: O patrimônio imaterial abrange prescrições da medicina nativa, práticas rituais, saberes, culinárias específicas, músicas, festejos, danças e demais formas abstratas de expressão cultural. Patrimônios materiais incluem marcos turísticos, fenômenos da natureza, centros históricos preservados e edificações históricas.
18) Depois de instalar os engenhos de açúcar na colônia, por uma questão econômica e a necessidade de mão de obra qualificada para trabalhar nos engenhos, Portugal começa a investir no tráfico de escravos. O primeiro navio de escravos chega a Salvador a partir de 1560. Para a historiadora Marli Geralda “A característica da economia decidiu o tipo de escravidão, o africano era considerado como uma coisa que falava”. “Duas forças permitiram que a escravidão permanecesse no Brasil: pressão externa (dos traficantes de escravos, comércio que gerava muito dinheiro) e condição interna (a produção agrícola de cana-de-açúcar que precisava de mão de obra especializada)”, diz. A escravidão no Brasil colônia. Universia Brasil, 2012. 
Considerando o texto acima e seus estudos anteriores, assinale a alternativa correta: Os escravos eram necessários para a produção de cana de açúcar e também para produção de café, algodão e tabaco.
OBS: O comércio de escravos atendia a necessidade de mão de obra especializada e barata para a produção de cana de açúcar, café, algodão e tabaco em território colonial, para atender o crescente consumo europeu.
19) A palavra quilombo vem do idioma banto, sendo uma referência a "guerreiro da floresta".
A primeira definição de quilombo na administração colonial ocorreu em 1740. Quem a fez foi o Conselho Ultramarino Português. Para esta instituição, o quilombo era: "toda a habitação de negros fugidos que passem de cinco, em parte desprovida, ainda que não tenham ranchos levantados nem achem pilões neles".
BEZERRA, Juliana. Quilombo. Toda matéria, 2017. Disponível https://www.todamateria.com.br/quilombos/
Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.
I. Uma das formas de resistência do povo negro era a formação de quilombos [...] que significa “grupo de pessoas em deslocamento”.
PORQUE
II. Nosso país foi o último a abolir a escravidão [...] a população negra foi abandonada à própria sorte, sem a realização de reformas que a integrassem socialmente a uma nova realidade, baseada no trabalho assalariado.
É correto afirmar que: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
OBS: Os quilombolas, como forma de resistência dos negros escravizados, já existiam antes da abolição da escravatura.
20) Para Ribeiro (1977), o impacto da civilização europeia sobre as populações indígenas foram uma “transfiguração étnica” na medida em que não houve exatamente uma assimilação cultural ou uma aculturação, pois muitos grupos foram exterminados e os que sobreviveram não foram em nenhum momento devidamente absorvidos pela sociedade nacional. Com isso, os índios fazem parte do imaginário da identidade nacional miscigenada, mas ainda lutam por seus direitos. Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.
I. Os indígenas no Brasil se tornaram escravos, servos, foram ignorados e, muito recentemente, receberam autonomia, mas são pobres e desprovidos de direitos.
 PORQUE
 II. Os portugueses jamais consideraram ou trataram as populações indígenas como nações.
 É correto afirmar que: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. OBS: Os indígenas no Brasil se tornaram escravos, servos, foram ignorados e, muito recentemente, receberam autonomia, mas ainda são pobres edesprovidos de direitos. Isso porque os portugueses jamais consideraram ou trataram as populações indígenas como nações e sim, como “[...] vassalos, habitantes subordinados a uma autoridade maior com direitos outorgados caso a caso”.
21) Vários dos hábitos brasileiros, como o de tomar chás de ervas medicinais para curar doenças e o de usar redes para dormir, foram adquiridos da cultura dos povos indígenas. A influência vai além, chegando a muitos dos nomes de pessoas e lugares cotidianos. É o caso da praia de “Ipanema”, no Rio de Janeiro, batizada, justamente, com um típico sobrenome indígena. O mesmo acontece com o distrito de “Butantã”, em São Paulo. OLIVEIRA, Noelle. Hábitos e nomes indígenas estão presentes na cultura brasileira. EBC, 2013. Disponível em: < http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2013/04/habitos-e-nomes-indigenas-estao-presentes-na-cultura-brasileira>. Acesso em: 20 de jun. de 2019.
Vêm da cultura indígena hábitos como:
I. Comer mandioca e açaí.
II. Comer pimenta e caruru.
III. Comer carne assada na brasa, churrasco.
IV.  Usar óleo de copaíba e catuaba.
Estão corretas as afirmações: I e IV OBS: Fazem parte dos costumes alimentares indígenas a mandioca e seus derivados, peixes de rio, e frutas, como por exemplo o açaí. O óleo de copaíba e a catuaba são algumas das plantas que utilizadas para fins medicinais.
22) O termo “raça” vem do latim ratio, que significa categoria, espécie ou tipo. Desde a antiguidade, na história das ciências naturais, raça é o conceito utilizado pra classificar as espécies animais e vegetais. Durante a Idade Média, o termo começa a ser utilizado para classificar a diversidade humana em grupos fisicamente diferentes, designando, também, a descendência, e identificando um grupo que tinha um antepassado compartilhado e que, por isso, mantinha características físicas em comum (LÉVI-STRAUSS, 1973). 
Foram consequências do conceito de raça humana:
I. Os nobres se considerarem superiores aos que pertenciam a outras classes sociais porque possuíam “sangue puro”.
II. A evolução dos seres humanos dividida em: selvageria, barbarismo e civilização.
III. Os gauleses se considerarem superiores aos francos e, por isso, terem o direito de reinar.
IV. O surgimento de “novos humanos” com habilidades cognitivas especiais.
Selecione a alternativa que aponta os itens corretos: I e II. OBS: Os nobres se consideravam superiores por serem descendentes dos Francos e acreditavam ter habilidades e aptidões para reinar. Já a Antropologia evolutiva, colocava a evolução como uma linha que partia da selvageria e chegava a civilização.
23)O tombamento é o instrumento de reconhecimento e proteção do patrimônio cultural mais conhecido, e pode ser feito pela administração federal, estadual e municipal. Em âmbito federal, o tombamento foi instituído pelo Decreto-Lei nº 25, de 30 de novembro de 1937, o primeiro instrumento legal de proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro e o primeiro das Américas, e cujos preceitos fundamentais se mantêm atuais e em uso até os nossos dias. Bens Tombados. IPHAN, 2014. Disponível em: < http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/126>. Acesso em: 20 de jun. de 2019.
 Sobre o tombamento, você diria que: 
I. O patrimônio tombado está registrado em Livros de Tombo
II. Preserva de forma regulamentar itens de nossa cultura como, por exemplo, a Festa do Boi
III. É um mecanismo de informação que dá lógica e inteligibilidade ao patrimônio
IV. Está relacionado a memória social e identidade cultural brasileira 
Estão corretas as afirmações: I e IV OBS: Preservar e tornar patrimônio os bens culturais para que estejam sempre presentes e disponíveis na cultura, cria e conserva a memória social e, consequentemente, sustenta a nossa identidade cultural. Os Livros de Tombo onde está registrado o patrimônio cultural brasileiro pode ser acessado na internet, no Portal do Iphan.
VÍDEO 1, 2, 3 E 4
1)Sobre a Antropologia, considere falsa (F) a afirmativa abaixo:
a)Antropologia pode ser definida como uma religião. X
b)Identifica, descreve e interpreta os costumes e o comportamento humano.
c)Considera-se a Antropologia uma ciência recente.
d)Diferentes estudos lançaram as bases que sustentam a Antropologia Moderna.
2)Sobre os três campos de abordagem da antropologia cultural, considere falsa (F) a afirmativa abaixo:
a)Arqueologia : é o estudo de sociedades e sistemas culturais extintos.
b)Etnologia: estuda e compara os diversos sistemas (simples e complexos).
c)Linguística: é o estudo da linguagem para além da comunicação.
d)Arqueologia: é o estudo das sociedades urbanas contemporâneas. X
3)Os antropólogos não utilizam os termos _____________ou____________para determinar ____________ou juízo de valor em relação a comportamentos, _________________ou manifestações artísticas e culturais.
Resposta: Culto, Inculto, superioridade, costumes.
4)Sobre o conceito de identidade, considere falsa (F) a afirmativa abaixo:
a)A identidade e as diferenças existem por conta das relações sociais.
b)Uma identidade cultural não é o conjunto de características de um povo. X
c)Assim como a própria cultura, a identidade não é intrínseca ao individuo.
d)As identidades possuem dimensões individuais e coletivas.
5)Uma identidade __________é composta por instituições __________, símbolos e representações que combinam esforços institucional, governamental e político de ____________.
Resposta: Nacional, culturais e soberania.
6)Sobre os conceitos de patrimônio cultural e de antropologia, considere verdadeira V a afirmativa abaixo:
a)Antropologia e o patrimônio caminham juntos desde sempre. X
b)O patrimônio não se refere ao ato de valorizar bens culturais, preservando-os em museus.
c)Não existe relação entre a antropologia e o patrimônio cultural
d)O lugar de formação dos antropólogos eram os escritórios de direito.
7)Sobre os conceitos de Estado, País, Nação e Território considere verdadeira (V) a afirmativa abaixo:
a)Um território compreende o espaço geográfico apropriado e ilimitado por relações de soberania e poder.
b)O Estado está ligado a questões indenitárias.
c)O país se refere a todos os elementos que se encontram no território dominado por um Estado. X
d)O conceito de nação compreende o conjunto de instituições publicas que administra o território.
8)Sobre os conceitos de raça e de etnia, considere falsa (F) a afirmativa abaixo:
Resposta: No Brasil, entre os séculos XVI e XVII, o conceito de raça afetou nas relações entre as classes sociais.
9)A Antropologia e a História questiona a noção de ___________________, uma vez que o território brasileiro já era ______________ antes da chegada dos colonizadores.
a) indígenas / invadido. b) cultura / invadido.
c) grande navegações / colonizado. d) Descobrimento / habitado. X
10)Sobre o negro na formação da cultura brasileira, considere verdadeira (V) a afirmativa abaixo:
a)O negro não é um grupo étnico de maior importância na formação da sociedade brasileira.
b)Sua presença está em nossos traços físicos e nos mais variados hábitos e costumes. X
c)Apesar do longo e violento processo de aculturação, a cultura africana no Brasil foi destruída por completo.
d)Os povos africanos eram todos iguais.
11)Sobre o mito da democracia racial no Brasil, considere a afirmativa falso abaixo:
a)Nem todos os indivíduos possuem as mesmas oportunidades e o mesmo tratamento;
b)Significa uma alegoria que não representa a realidade;
c)No Brasil há uma democracia racial plena; X
d)Há um racismo velado que se apresenta em forma de brincadeira e piadas.
12)Os COLONOS, especialmente representados por italianos, alemães e suíços; ao chegarem a terras brasileiras, dedicaram-se, sobretudo, À PECUÁRIA e À AGRICULTURA.
13)Sobre a imigração asiática no Brasil, considerea afirmativa abaixo:
a)Tem sua maior expressão com a vinda de chineses no ano de 1908.
b)Os primeiros japoneses vindos no Brasil desembarcaram no porto de Recife.
c)O livro “100 no Brasil anos da imigração japonesa” trata da chegada dos japoneses ao Brasil. X
d)Nikkei é a palavra japonesa utilizada para designar os descendentes de japoneses que nasceram no Japão. (fora)
14)Sobre o conceito de etnocentrismo e de relativismo cultural, considere verdadeira ou falso as afirmativas abaixo:
a)Relativismo cultural é uma visão de mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo. X
b)O etnocentrismo se trata de um julgamento com base em nossa própria cultura.
c)A intolerância religiosa, os preconceitos raciais expressam o etnocentrismo.
d)Relativizar é não transformar a diferença em hierarquia, em superiores e inferiores.
15)Nossas relações são todas baseada na DIFERENÇA, sejam elas mais ou menos profundas, de maneira que nos guiam na construção e na compreensão de nossas IDENTIDADE, INDIVIDUAIS e COLETIVAS.
16)Sobre a questão do preconceito e a discriminação no Brasil, considere a afirmativa FALSA: 
a)O convívio com a diferença é algo presente no Brasil.
b)A diferença no Brasil é tratada com preconceito, discriminação e, até mesmo, exclusão.
c)Não é necessário lidarmos com o diferente. FALSA
d)Lidar com o diferente, requer, antes de tudo, uma compreensão crítica e reflexiva da realidade.
17)Considere FALSA a afirmativa abaixo: 
a)O preconceito se caracteriza por ser uma concepção pouca ou nada fundamentada de algo ou alguém.
b)A discriminação pode ser compreendida como a maneira como o preconceito se manifesta.
c)A exclusão, por sua vez, seria o extremo do preconceito, a ação de excluir social e institucionalmente.
d)No Brasil não há exclusão, apenas discriminação. FALSA
18)Sobre a realidade de preconceito e de discriminação no Brasil, considere a afirmativa verdadeira. O Brasil é um país que apresenta grande diversidade religiosa.
19)Sobre os direitos humanos e a defesa da dignidade humana, considere a afirmativa FALSA: De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) os Direitos Humanos não são aqueles inerentes a todos os seres humanos.
20)Sobre a violência e os direitos humanos, considere a afirmativa verdadeira: A violência adquire as mais variadas formas psicológicas, física, sexual e simbólica. 
ANTROPOLOGIA ATIVIDADE 4 
1)Ademais, outro ponto bastante crucial é o fato de que as religiões afro-brasileiras se desenvolveram em diversas partes do país, por isso, acabaram adotando diferentes rituais e assumem múltiplas versões a partir de uma raiz comum. A umbanda e o candomblé, por exemplo, são as duas religiões de matriz africana de maior expressão no país, sendo a primeira conhecida por ser uma religião brasileira por excelência. Resultado da mistura cultural de tradições religiosas africanas e expressões populares do catolicismo, kardecismo e simbologias indígenas, a umbanda é uma forte expressão do sincretismo religioso brasileiro.
SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate.
 Analise as asserções abaixo:
I. A umbanda incorporou contribuições de outras religiões.
PORQUE
II. Foi determinada a fazê-lo uma vez que representava exceção a regra da época, que era o protestantismo.
É correto afirmar que: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Feedback da resposta:	 A mistura de religiões não ocorre de forma homogênea. A umbanda, por ser mais aberta a incorporar contribuições de outras religiões e por precisar se firmar por ser exceção a regra (catolicismo), tornou-se forte expressão do sincretismo religioso brasileiro.
2) Acerca da relação entre os conceitos de raça e as mudanças de visão introduzidas pela Antropologia e por outras ciências humanas, analise as seguintes assertivas:
I.A percepção de raça passa por construções sociais que são de interesse da Antropologia (bem como de outras ciências humanas).
II.O viés de interpretação biológica fez parte da conceituação de raça e embasou "cientificamente" o racismo, porque atribuía à constituição físico-biológica das pessoas tendências em comportamentos sociais e culturais.
III.Raça é um conceito religioso que envolve a prática tradicional de cura por ervas e outros produtos puramente naturais. 
Assinale a alternativa correta: Apenas as assertivas I e II estão corretas.
3)O preconceito — uma concepção acerca de algo ou alguém sem critérios objetivos e baseado em um pensamento pouco crítico — surge com as diferenças, ou, mais especificamente, a partir da ignorância em relação a elas. Trata-se, portanto, de um julgamento a priori, demonstrando a ausência ou a carência de conhecimento acerca de determinada realidade. Como podemos imaginar, por se tratar de algo fundamentado no desconhecimento, é, também, de natureza altamente propagável, já que não exige esforço crítico daquele que possui comportamentos ou concepções preconceituosas. Crenças, superstições, verdades tidas como imutáveis e certas tradições reiteram ideias pré-estabelecidas e as conferem força e status de verdade, muitas vezes, reforçando preconceitos e reproduzindo uma lógica de discriminação.
SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate.
Considere as afirmativas abaixo e responda:
I. O preconceito é um pré-julgamento facilmente ‘transmissível’ em uma sociedade.
II. O preconceito pode estar relacionado a verdades imutáveis, crenças e tradições.
III. Podemos afirmar que na diversa e multicultural sociedade brasileira não existe preconceito. 
É correto afirmar que: I e II são verdadeiras 
Feedback da resposta:	Resposta Correta. O preconceito, que é um pré-julgamento, facilmente ‘transmissível’ em uma sociedade, está ligado a verdades tidas como imutáveis as quais dão força e status de verdade.
4)O Brasil encontra-se entre as maiores economias do mundo e foi considerado, ao longo de várias décadas, o país da "democracia racial". Entretanto, embora nunca tenha se consolidado no país um regime de segregação racial legal e formal, a realidade brasileira é outra. As distinções e desigualdades raciais são contundentes, facilmente visíveis e de graves consequências para a população afro-brasileira e para o país como um todo. 
SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate.
 Considere as afirmativas abaixo e responda:
I. O Brasil foi considerado o país da “democracia racial”,
PORQUE
II. Nunca existiu um regime de segregação racial estrutural e institucional no país.
É correto afirmar que: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Feedback da resposta:	 Resposta Correta. O Brasil foi, durante anos, considerado o país da ‘democracia racial’, pois não conta com um regime legal e formal de segregação racial. No entanto, na realidade as desigualdades são grandes e geram graves consequências para o povo.
5)Conforme Prandi (2004), até pouco tempo as religiões de matriz africana eram proibidas no Brasil, e, desse modo, eram fortemente perseguidas por órgãos oficiais. Hoje, apesar de terem o aval constitucional para existência de templos e cultos, sofrem preconceito das demais religiões. Discriminação que, inclusive, se volta contra os negros, independentemente da religião. Essa perseguição contínua faz com que adeptos de religiosidades de matriz africana não se declarem enquanto tal, o que ocasiona uma subestimação nos censos. Ainda conforme Prandi (2004), apesar de a umbanda assumir aspectos do catolicismo, como mencionado anteriormente, este último em muito propagandeou contra ela, chamando-a de “baixo espiritismo”.
SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate.
A reflexão sobre esse tema nos leva a concluir que: Dados do censo brasileiro referentesàs religiões de matriz africana não refletem a realidade. Feedback da resposta: Os dados do censo não retratam fielmente a realidade uma vez que praticantes de religiões de matriz africana não assumem essa posição.
6)[...] na mesma medida em que essas diferenças se cruzam e se entrelaçam, elas também evidenciam o distanciamento existente entre as classes, as raças e os gêneros, por exemplo, o que acaba denunciando uma realidade de preconceitos, discriminação e exclusão.
A mistura de culturas, tão exaltada em nosso país, decorre da colonização e da escravização violentas, que, apesar de fazerem parte do passado, ainda hoje permeiam nossa sociedade, reforçando uma lógica europeia etnocêntrica em relação aos demais povos que deram origem ao Brasil. [...]
SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate.
De uma maneira didática, podemos dizer que:
I. A população negra, presente em grande número em nosso país, é a que mais contribuiu com conceitos e valores culturais, decorrendo daí a exaltação de suas origens.
II. O preconceito racial não é presente no Brasil de hoje.
III. Discriminação é a forma como se trata quem sofre preconceito. 
IV. A exclusão pode acontecer social e institucionalmente com aqueles que sofrem preconceito.
Estão corretas as afirmações: Correta III e IV.
Feedback da resposta:	Resposta Correta. A pessoa ou grupo que sofre preconceito é discriminado, ou seja, é tratado de forma diferenciada, não boa. Num grau maior, ocorre a exclusão que pode ser social ou institucional, ou seja, a pessoa pode ser excluída de um grupo social ou pode, por exemplo, não ser admitida em uma empresa devido ao preconceito.
7)Conforme Mondaini (2009), não se trata de coincidência histórica que o aumento dos índices de desigualdade social tenha sido acompanhado de um crescimento substancial da violência urbana. Assim, mesmo não havendo uma relação direta de causa e efeito entre essas mazelas sociais, entende-se que a desigualdade materializa uma realidade, possibilitando a reprodução da violência, criando um ciclo perene de violações de direitos humanos. [...] A violência adquire as mais variadas formas — psicológica, física, sexual e simbólica. Todas elas podem compreendidas, também, por um viés social, ou seja, por meio de suas expressões e relações com as formas a partir das quais nossa sociedade está organizada.
SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate.
Considere as asserções:
I. A violência urbana cresce juntamente com a desigualdade social.
PORQUE
II. A desigualdade leva a uma realidade não agradável, psicológica, física, sexual ou simbolicamente.
É correto afirmar que: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Feedback da resposta:	 Resposta Correta. A violência urbana cresce juntamente com a desigualdade social que leva a uma realidade que reproduz violência psicológica, física, sexual ou simbolicamente, mas não existe relação de causa e efeito. Mas, uma não é causa da outra.
8)"(..) A violência, sob todas as suas formas, desrespeita os direitos fundamentais do ser humano, sem os quais o homem deixa de ser considerado como sujeito de direitos e de deveres, e passa a ser olhado como um puro e simples objeto. SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate. Avalie as assertivas abaixo:
I. A violência física ou psíquica agride os Direitos humanos.
PORQUE
II. O ato de violência objetifica o indivíduo que a sofre. 
É correto afirmar que: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Feedback da resposta:	 Resposta Correta. Os diferentes tipos de violência desrespeitam os direitos humanos e, sem seus direitos, o homem é considerado objeto. Independente da relação de causa e efeito a violência ultrapassa os limites do humano.
9)Segundo a pesquisa de opinião pública intitulada “Mulheres Brasileiras e Gênero nos Espaços Público e Privado”, feita pelo SESC em 2010, 91% das mulheres é responsável pela execução ou orientação dos trabalhos domésticos. Isso significa que há uma desigualdade na divisão de tarefas no âmbito familiar, o que, provavelmente, afeta o tempo e a energia que as mulheres despendem às demais atividades, ocasionando uma desigualdade também no âmbito público. Contudo, vale destacar que há questões ainda mais urgentes em relação à realidade das mulheres no Brasil do que essas. Em nosso país, a taxa de feminicídios é de 4,8% para 100 mil mulheres — a quinta maior no mundo —, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o “Atlas da Violência 2016″, 13 mulheres são assassinadas por dia no Brasil. Além disso, 4.757 mulheres foram mortas por agressão em 2014, um aumento de 11,6% em relação a 2004, quando 3.830 foram assassinadas (IPEA; FBSP, 2016). Infelizmente, esses dados atestam o fato de que há um alarmante número de mulheres que têm perdido a vida pelo simples fato de serem mulheres. SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate. Analise os itens abaixo:
I. O feminicídio tem uma taxa baixa (menos de 5%) no Brasil.
II. A violência contra as mulheres diminuiu drasticamente com a implantação de leis como a Maria da Penha.
III. As mulheres ainda são as grandes responsáveis pelos serviços domésticos no Brasil.
IV. A configuração e o papel da mulher nos lares brasileiros é fator que interfere em sua posição no mercado de trabalho.
 Selecione a alternativa que aponta os itens corretos: Correta III e IV. Feedback da resposta:	Resposta Correta. 91% das mulheres brasileiras são responsáveis pelos serviços domésticos em suas residências. Isso afeta o tempo e a energia que lhes sobra para o trabalho formal e leva a desigualdade também nesse aspecto.
10) Poderíamos, ainda, relacionar a “cultura da violência” à existência de uma “cultura do medo” (KOURY, 2004), sendo esta caracterizada por uma fobia coletiva que parece reproduzir ações, que, assim como a cultura da violência, dedicam-se apenas aos efeitos, e não às causas. Nossa descrença enquanto sociedade, em um Estado que proporcione segurança aos cidadãos, tem como consequência o alto número de investimentos pessoais em segurança privada, por exemplo. Enjaulados atrás das grades que nós mesmos construímos para nos proteger, a realidade perversa da violência urbana em nada se altera, de modo que apenas atenuamos o medo por meio de ações que não levam em consideração a violência em sua dimensão mais ampla. A mudança de hábitos em prol do que entendemos ser uma vida mais segura auxilia no fortalecimento de uma cultura calcada no medo, ao mesmo tempo em que ignora o que verdadeiramente tem auxiliado na reprodução das violências.
SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate.
Segundo o texto:
 I. A segurança pública no Brasil está aquém do ideal.
II. A sociedade utiliza muros e grades como uma resposta a violência urbana.
III. Medidas de proteção atenuam a violência urbana.
IV. As causas da cultura da violência independem dos direitos humanos.
É correto o que se afirma em Resposta Selecionada:	Correta I e II, apenas. Feedback da resposta:	 Resposta Correta. A segurança pública não atende o que é esperado dela, preocupa-se apenas com os efeitos da violência. As pessoas constroem grades, tornam-se enjauladas, mas a violência urbana não se altera.
11)”(.. ) A violência, sob todas as suas formas, desrespeita os direitos fundamentais do ser humano, sem os quais o homem deixa de ser considerado como sujeito de direitos e de deveres , e passa a ser olhado como um puro e simples objeto. SCH IMITT , M . Antropologia e Cultura Brasileira . Capítulo 4. Disponível na Biblioteca VirtualLaureate. Avalie as assertivas abaixo : 
I. A violência física ou psíquica agride os Direitos humanos . 
PORQUE 
II. O ato de violência objetifica o indivíduo que a sofre. 
 É correto afirmar que: As asserções I e II são proposições verdadeiras , mas a II não é uma justificativa correta da I. Feedback da resposta: Os diferentes tipos de violência desrespeitam os direitos humanos e, sem seus direitos, o homem é considerado objeto. Independente da relação de causa e efeito a violência ultrapassa os limites do humano. 
12) Direitos como segurança, não ser mantido escravo, não sofrer qualquer tipo de tortura, não ser arbitrariamente preso ou detido, direito à presunção de inocência, à locomoção e à residência, de deixar o país e a ele regressar, entre tanto outros; inscrevem-se no rol de direitos humanos básicos. Contudo, essas são garantias ainda a serem alcançadas, visto que não representam a realidade vivida pela maioria das pessoas em nosso país.  SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate. Considere o texto e seus estudos anteriores e analise as afirmações abaixo considerando a realidade brasileira:
I. Acontecem violações nos direitos humanos relacionados à segurança.
II. Cor da pele interfere em julgamentos e até prisões.
II.A violência urbana não fere os direitos humanos.
É correto afirmar que: I e II. OBS: O preconceito racial interfere nos direitos humanos, fazendo com que, por vezes, eles não sejam respeitados. O direito a segurança é muitas vezes comprometido, especialmente nas grandes cidades.
OUTRA OPÇÃO:		I. Acontecem violações nos Direitos humanos relacionados à segurança.
	 		II. Cor da pele interfere em julgamentos e até prisões. 
			III. A violência urbana não fere os Direitos humanos. 
				É correto afirmar que: I e II.
13)O preconceito — uma concepção acerca de algo ou alguém sem critérios objetivos e baseado em um pensamento pouco crítico — surge com as diferenças, ou, mais especificamente, a partir da ignorância em relação a elas. Trata-se, portanto, de um julgamento a priori, demonstrando a ausência ou a carência de conhecimento acerca de determinada realidade. Como podemos imaginar, por se tratar de algo fundamentado no desconhecimento, é, também, de natureza altamente propagável, já que não exige esforço crítico daquele que possui comportamentos ou concepções preconceituosas. Crenças, superstições, verdades tidas como imutáveis e certas tradições reiteram ideias pré-estabelecidas e as conferem força e status de verdade, muitas vezes, reforçando preconceitos e reproduzindo uma lógica de discriminação. SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate. Considere as afirmativas abaixo e responda:
O preconceito, que é um pré-julgamento, é facilmente ‘transmissível’ em uma sociedade,
PORQUE
Está relacionado a verdades imutáveis, crenças e tradições.
É correto afirmar que: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
OBS: O preconceito, que é um pré-julgamento, facilmente ‘transmissível’ em uma sociedade, está ligado a  verdades tidas como imutáveis as quais dão força e status de verdade.
14) A cultura da violência e a cultura do medo, então, são alguns dos reflexos não apenas dos mais variados tipos de violência aos quais estamos expostos, mas da nossa falta de conhecimento e ações mais propositivas, enquanto indivíduos e sociedade, no que tange às causas e estruturas da violência. Ao agirmos motivamos apenas pelo medo, acabamos ignorando o que está na base daquilo que nos amedronta. Ao contrário, pensar através de uma ótica ampliada, levando em consideração aspectos históricos, econômicos e políticos relacionados à temática, auxilia-nos no desenvolvimento de uma compreensão mais crítica não apenas de nossas ações individuais em relação a uma realidade violenta, mas, também, a respeito de como nossa sociedade tem lidado com a questão. SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate. Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A ótica ampliada está relacionada a uma compreensão crítica de ações individuais para solução do problema.
II. A cultura do medo leva a ação sem preocupação com a causa.
III. Ao nos afastarmos do convívio social devido ao medo estamos contribuindo para o aumento das desigualdades.
IV. Levar em consideração aspectos históricos, econômicos e políticos na questão violência social significa buscar as causas desta. Selecione a alternativa que aponta apenas os itens corretos: II, III e IV.
OBS: II, III e IV corretos. A cultura do medo afasta as pessoas do convívio social em sua maior dimensão, aumentando as desigualdades sociais. A causa da violência não é considerada. Para buscar causas e soluções efetivas seria necessário considerar os aspectos históricos, econômicos e políticos envolvidos.
15) Os homens são vistos como, sobretudo, ligados às ocupações da esfera da vida econômica e política e responsáveis por elas, enquanto as mulheres seriam responsáveis pelas ocupações da esfera privada da domesticidade e reprodução. As mulheres têm sido vistas como “naturalmente” inadequadas à esfera pública, dependentes dos homens e subordinadas à família. SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate.
Considerando o texto e seus estudos anteriores:
I. Essa visão explica a pequena quantidade de mulheres em cargos de liderança.
II. Essa é uma visão de realidade já ultrapassada, hoje a mulher precisa trabalhar e dividir despesas.
III. Essa é uma visão de realidade onde as mulheres têm uma valoração negativa.
IV. Essa visão retrata um padrão idealizado de realidade com divisão de responsabilidades e igualdade de direitos. É correto o que se afirma apenas em: I e III. OBS: Ao ser considerada “naturalmente” inadequada à esfera pública, dependente dos homens e subordinada à família a mulher fica em posição inferior, com valoração negativa. Com essa visão, as mulheres que ingressam no mercado de trabalho, têm maior dificuldade em galgar cargos de liderança. Mesmo precisando trabalhar e dividir despesas a mulher ainda se depara com um cenário onde é considerada “naturalmente” inadequada e inferiorizada.
16) No que tange à violência de gênero, é necessário sublinhar que ela também afeta as pessoas transexuais ou transgêneras, fazendo-as vítimas pelo simples fato de não corresponderem às expectativas de um padrão cisgênero. [...] Essas expressões de preconceito, contudo, não representam todas as formas existentes de discriminação.[...] SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate. Considere o texto acima e assinale a alternativa correta:
I. Violência de gênero inclui mulheres, transexuais e transgêneras.
II. Violência de gênero inclui a transfobia.
III. O padrão cisgênero determina o que é esperado de transexuais e transgêneras.
IV. O padrão cisgênero determina o que é esperado de mulheres e gays.
É correto o que se afirma em: I e II OBS:Violência de gênero, aquela que é direcionada especificamente por sentimentos misóginos, isto é, motivados por ódio ao feminino inclui mulheres, transexuais, transgêneras e, portanto, transfobia.
17) [...] na mesma medida em que essas diferenças se cruzam e se entrelaçam, elas também evidenciam o distanciamento existente entre as classes, as raças e os gêneros, por exemplo, o que acaba denunciando uma realidade de preconceitos, discriminação e exclusão. A mistura de culturas, tão exaltada em nosso país, decorre da colonização e da escravização violentas, que, apesar de fazerem parte do passado, ainda hoje permeiam nossa sociedade, reforçando uma lógica europeia etnocêntrica em relaçãoaos demais povos que deram origem ao Brasil. [...] SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate. De uma maneira didática, podemos dizer que:
I. A população negra, presente em grande número em nosso país, é a que mais contribuiu com conceitos e valores culturais, decorrendo daí a exaltação de suas origens.
II. O preconceito mantém-se no presente, mas vem de um conceito firmado no passado.
III. Discriminação é a forma como se trata quem sofre preconceito.
IV. A exclusão pode acontecer social e institucionalmente com aqueles que sofrem preconceito.
Estão corretas as afirmações: III e IV. OBS: A pessoa ou grupo que sofre preconceito é discriminado, ou seja, é tratado de forma diferenciada, não boa. Num grau maior, ocorre a exclusão que pode ser social ou institucional, ou seja, a pessoa pode ser excluída de um grupo social ou institucional, ou seja, a pessoa pode ser excluída de um grupo social ou pode, por exemplo, não ser admitida em uma empresa devido ao preconceito.
18) O Brasil encontra-se entre as maiores economias do mundo e foi considerado, ao longo de várias décadas, o país da "democracia racial". Entretanto, embora nunca tenha se consolidado no país um regime de segregação racial legal e formal, a realidade brasileira é outra. As distinções e desigualdades raciais são contundentes, facilmente visíveis e de graves consequências para a população afro-brasileira e para o país como um todo. SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate. Considere as afirmativas abaixo e responda:
I. O Brasil foi considerado o país da “democracia racial”,
PORQUE
II. Não conta com um regime de segregação racial estrutural e institucional.
É correto afirmar que: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. OBS: O Brasil foi, durante anos, considerado o país da ‘democracia racial’, pois não conta com um regime legal e formal de segregação racial. No entanto, na realidade as desigualdades são grandes e geram graves consequências para o povo.
19) [...] A primeira versão do documento foi apresentada em 1946, na I Assembleia Geral da ONU, ficando a cargo da Comissão de Direitos Humanos elaborar, a partir disso, um esboço preliminar da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Assim, o primeiro rascunho do documento que hoje conhecemos foi apresentado em setembro de 1948, ratificado em 10 de dezembro do mesmo ano, tendo participado da elaboração mais de 50 países. Isso se deu pelos efeitos devastadores da Segunda Guerra Mundial.
Para além desse documento, o que hoje entendemos como direitos humanos foi consolidado a partir do século XVIII, época em que ocorria a Revolução Francesa. SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate.
Sobre os Direitos Humanos, é correto dizer que: Segundo a ONU os direitos humanos são fundados sobre o respeito pela dignidade e valor de cada pessoa. OBS: Segundo a ONU os direitos humanos são fundados sobre o respeito pela dignidade e valor de cada pessoa, independente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.
20) [...] violências individuais e de caráter coletivo e social não podem ser compreendidas de maneira apartada, visto que estão inextricavelmente imbricadas. Dessa forma, as violações de natureza individual podem ter causas sociais, econômicas e políticas, de modo a desencadear males coletivos, tendo uma manifestação generalizada e afetando toda a população. Entretanto, para além da violência — individual ou coletiva — marcadamente mais visível, devemos nos atentar, também, para a existência de uma violência difusa, que é, muitas vezes, negada. Consoante Barus-Michel (2011), exercidas por instituições e governos, essas violências podem se expressar na economia, na política e na moral, por exemplo, perpetuando sofrimentos dos mais diversos sentidos. Uma das formas materializadas de “violência institucional” é o fato de serem negados direitos básicos a certas pessoas, como o direito à moradia, ao acesso à saúde e à educação. SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate. Analisando o texto:
I. Atos violentos são promovidos por conta uma realidade desigual.
II. A violência institucional inibe a reflexão sobre o tema.
III. Segundo a lógica violenta, uma agressão pode ter origem em outra. 
IV. A sensação de violência difusa tem presença constante e clara na vida dos brasileiros.
Selecione a alternativa que aponta os itens corretos: I e III
OBS: A lógica violenta mostra que atos violentos são consequência de uma situação de desigualdade e exclusão, onde uma violência gera outra.
21) Ademais, outro ponto bastante crucial é o fato de que as religiões afro-brasileiras se desenvolveram em diversas partes do país, por isso, acabaram adotando diferentes rituais e assumem múltiplas versões a partir de uma raiz comum. A umbanda e o candomblé, por exemplo, são as duas religiões de matriz africana de maior expressão no país, sendo a primeira conhecida por ser uma religião brasileira por excelência. Resultado da mistura cultural de tradições religiosas africanas e expressões populares do catolicismo, kardecismo e simbologias indígenas, a umbanda é uma forte expressão do sincretismo religioso brasileiro.
SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate.
Analise as asserções abaixo:
I. A umbanda aceitou e incorporou contribuições de outras religiões.
PORQUE
II. Foi persuadida a fazê-lo uma vez que representava exceção a regra, que era o cristianismo.
É correto afirmar que: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
OBS: A mistura de religiões não ocorre de forma homogênea. A umbanda, por ser mais aberta a incorporar contribuições de outras religiões e por precisar se firmar por ser exceção a regra (catolicismo), tornou-se forte expressão do sincretismo religioso brasileiro.
22)Poderíamos, ainda, relacionar a “cultura da violência” à existência de uma “cultura do medo” (KOURY, 2004), sendo esta caracterizada por uma fobia coletiva que parece reproduzir ações, que, assim como a cultura da violência, dedicam-se apenas aos efeitos, e não às causas. Nossa descrença enquanto sociedade, em um Estado que proporcione segurança aos cidadãos, tem como consequência o alto número de investimentos pessoais em segurança privada, por exemplo. Enjaulados atrás das grades que nós mesmos construímos para nos proteger, a realidade perversa da violência urbana em nada se altera, de modo que apenas atenuamos o medo por meio de ações que não levam em consideração a violência em sua dimensão mais ampla. A mudança de hábitos em prol do que entendemos ser uma vida mais segura auxilia no fortalecimento de uma cultura calcada no medo, ao mesmo tempo em que ignora o que verdadeiramente tem auxiliado na reprodução das violências.
SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate.
Segundo o texto:
I. A segurança pública no Brasil está aquém do ideal.
II. A sociedade utiliza muros e grades como uma resposta a violência urbana.
III. Medidas de proteção atenuam a violência urbana.
IV. As causas da cultura da violência independem dos direitos humanos.
É correto o que se afirma em: I e II, apenas. OBS: A segurança pública não atende o que é esperado dela, preocupa-se apenas com os  efeitos da violência. As pessoas constroem grades, tornam-se enjauladas, mas  a violência urbana não se altera.
23) A violência, sob todas as formas de suas inúmeras manifestações, pode ser considerada como uma vis, vale dizer, como uma força que transgride os limites dos seres humanos, tanto na sua realidade física e psíquica, quanto no campode suas realizações sociais, éticas, estéticas, políticas e religiosas. Em outras palavras, a violência, sob todas as suas formas, desrespeita os direitos fundamentais do ser humano, sem os quais o homem deixa de ser considerado como sujeito de direitos e de deveres, e passa a ser olhado como um puro e simples objeto.
 SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate.
 Avalie as asserções abaixo:
I. A violência física ou psíquica agride os direitos humanos.
PORQUE
II. Considera-se ao consumar o ato o indivíduo-alvo de violência como um objeto, desprovido de humanidade, dispensando respeito, portanto.
É correto afirmar que: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. OBS: Os diferentes tipos de violência desrespeitam os direitos humanos e, sem seus direitos, o homem é considerado objeto. Independente da relação de causa e efeito a violência ultrapassa os limites do humano.
24) Enquanto os homens são geralmente retratados como tendo características como competência, orientação para realização, inclinação para assumir comando, autonomia e racionalidade, as mulheres estão associadas a características comuns, como preocupação com os outros, tendências a associação, deferência e sensibilidade emocional. Essas características não são apenas diferentes, elas tendem a ser opostas: leigos em média acreditam que os homens não devem ser excessivamente calorosos e que as mulheres não devem ser excessivamente dominantes. A pesquisa sobre essas generalizações tem sido extensa e mostra que elas são consistentes entre culturas, tempo e contexto.
Estereótipos geralmente servem como atalhos para formar impressões sobre pessoas e guiar nossas decisões, sem que elas estejam completamente cientes disso. Os preconceitos de gênero têm consequências importantes para o local de trabalho. TOEGEL, Ina e LAVANCHY, Maude. 4 tipos de preconceito que mulheres enfrentam no trabalho e como vencê-los. Exame, 2019. Disponível em: < https://exame.abril.com.br/carreira/4-tipos-de-preconceito-que-mulheres-enfrentam-no-trabalho-e-como-vence-los/>. Acesso em: 28 de jun. de 2019.
Considere o texto acima e seus conhecimentos anteriores e analise as sentenças:
I. Existem tarefas consideradas masculinas e as mulheres que as assumem só terão seus resultados reconhecidos se sua contribuição individual for inquestionável ou sua competência muito alta.
II. O mérito e o desempenho em empresas são classificados sob iguais padrões para homens e mulheres.
III. Mulheres que quebram expectativas e são mais incisivas não são bem vistas.
IV. Em um trabalho conjunto, os resultados bons são creditados geralmente aos homens, já os que têm resultado ruim são creditados às mulheres
Selecione a alternativa que aponta os itens corretos: I, III e IV OBS: Mulheres precisam mostram mais resultados positivos que os homens para serem reconhecidas ou promovidas. Em trabalhos conjuntos é comum serem responsabilizadas pelos piores resultados. E, se saírem do papel esperado, de submissão, não agradam!
25) Direitos como segurança, não ser mantido escravo, não sofrer qualquer tipo de tortura, não ser arbitrariamente preso ou detido, direito à presunção de inocência, à locomoção e à residência, de deixar o país e a ele regressar, entre tanto outros; inscrevem-se no rol de direitos humanos básicos. Contudo, essas são garantias ainda a serem alcançadas, visto que não representam a realidade vivida pela maioria das pessoas em nosso país.  SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate. Considere o texto e seus estudos anteriores e analise as afirmações abaixo considerando a realidade brasileira:
I. Acontecem violações nos direitos humanos relacionados à segurança.
II. Cor da pele interfere em julgamentos e até prisões.
III.O trabalho escravo foi há muito abolido.
IV. A violência urbana ocorre de forma independente, sem ferir os direitos humanos.
É correto afirmar que: I e II. OBS: O preconceito racial interfere nos direitos humanos, fazendo com que, por vezes, eles não sejam respeitados. O direito a segurança é muitas vezes comprometido, especialmente nas grandes cidades.
26) Por fim, é importante retomarmos alguns dos dados apresentados, a fim de que possamos estabelecer breves reflexões com base em algumas linearidades históricas. O catolicismo, religião oficial do Brasil até o início da República — não por acaso —, é, ainda hoje, a que reúne o maior número de adeptos no país. Os evangélicos, um compêndio de denominações religiosas que provém especialmente de uma cultura europeia trazida ao Brasil pelos imigrantes brancos, são o segundo maior grupo. As diferentes religiosidades de matriz africana, contudo, apesar de fazerem parte do imaginário da maioria dos brasileiros e integrar boa parte da cultura do país, com inúmeras contribuições que vão desde o folclore, à gastronomia e atrações turísticas, são as maiores vítimas de intolerância e preconceito, assim como as pessoas negras, cujos antepassados tem uma origem muito similar a essas religiões.
SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate.
Analise as asserções abaixo:
I. O cristianismo reúne o maior número de adeptos no Brasil.
PORQUE
II. O cristianismo soma os adeptos de mais de uma religião.
É correto afirmar que: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. OBS: O cristianismo reúne o maior número de adeptos no Brasil independente da soma de católicos e evangélicos. Só os católicos representam 64,5% da população.
27) Segundo a pesquisa de opinião pública intitulada “Mulheres Brasileiras e Gênero nos Espaços Público e Privado”, feita pelo SESC em 2010, 91% das mulheres é responsável pela execução ou orientação dos trabalhos domésticos. Isso significa que há uma desigualdade na divisão de tarefas no âmbito familiar, o que, provavelmente, afeta o tempo e a energia que as mulheres despendem às demais atividades, ocasionando uma desigualdade também no âmbito público.
Contudo, vale destacar que há questões ainda mais urgentes em relação à realidade das mulheres no Brasil do que essas. Em nosso país, a taxa de feminicídios é de 4,8% para 100 mil mulheres — a quinta maior no mundo —, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o “Atlas da Violência 2016″, 13 mulheres são assassinadas por dia no Brasil. Além disso, 4.757 mulheres foram mortas por agressão em 2014, um aumento de 11,6% em relação a 2004, quando 3.830 foram assassinadas (IPEA; FBSP, 2016). Infelizmente, esses dados atestam o fato de que há um alarmante número de mulheres que têm perdido a vida pelo simples fato de serem mulheres.
SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate. 
Analise os itens abaixo:
I. O feminicídio tem uma taxa baixa (menos de 5%) no Brasil.
II. A violência contra as mulheres se mantém, mesmo com a implantação de leis como a Maria da Penha.
III. As mulheres são as grandes responsáveis pelos serviços domésticos no Brasil.
IV. A configuração e o papel da mulher nos lares brasileiros é fator que interfere em sua posição no mercado de trabalho.
Selecione a alternativa que aponta os itens corretos: III e IV. OBS: 91% das mulheres brasileiras são responsáveis pelos serviços domésticos em suas residências. Isso afeta o tempo e a energia que lhes sobra para o trabalho formal e leva a desigualdade também nesse aspecto.
28) Conforme Mondaini (2009), não se trata de coincidência histórica que o aumento dos índices de desigualdade social tenha sido acompanhado de um crescimento substancial da violência urbana. Assim, mesmo não havendo uma relação direta de causa e efeito entre essas mazelas sociais, entende-se que a desigualdade materializa uma realidade, possibilitando a reprodução da violência, criando um ciclo perenede violações de direitos humanos. [...] A violência adquire as mais variadas formas — psicológica, física, sexual e simbólica. Todas elas podem compreendidas, também, por um viés social, ou seja, por meio de suas expressões e relações com as formas a partir das quais nossa sociedade está organizada.
SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate. 
Considere as asserções:
I. A violência urbana cresce juntamente com a desigualdade social.
PORQUE
II. A desigualdade leva a uma realidade não agradável, psicológica, física, sexual ou simbolicamente. 
É correto afirmar que: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
OBS: A violência urbana cresce juntamente com a desigualdade social que leva a uma realidade que reproduz violência psicológica, física, sexual ou simbolicamente, mas não existe relação de causa e efeito. Mas, uma não é causa da outra.
29) Conforme Prandi (2004), até pouco tempo as religiões de matriz africana eram proibidas no Brasil, e, desse modo, eram fortemente perseguidas por órgãos oficiais. Hoje, apesar de terem o aval constitucional para existência de templos e cultos, sofrem preconceito das demais religiões. Discriminação que, inclusive, se volta contra os negros, independentemente da religião. Essa perseguição contínua faz com que adeptos de religiosidades de matriz africana não se declarem enquanto tal, o que ocasiona uma subestimação nos censos. Ainda conforme Prandi (2004), apesar de a umbanda assumir aspectos do catolicismo, como mencionado anteriormente, este último em muito propagandeou contra ela, chamando-a de “baixo espiritismo”.
SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate.
A reflexão sobre esse tema nos leva a concluir que: Dados do censo brasileiro são incapazes de refletir a realidade. OBS: O sincretismo religioso é prática utilizada pela umbanda, não pela igreja católica. Apesar de todas as religiões visarem o bem, existem preconceitos entre elas. Os preconceitos racial e religioso se confundem, mas não há causa e efeito.
30) Para além dessas discriminações que podem ser entendidas como de caráter mais “sútil”, há, também, expressões de preconceito de natureza institucional, ou seja, que são reproduzidas e legitimadas em estruturas sociais, políticas e econômicas. Um exemplo é a proporção de pessoas negras ou pardas em cargos eletivos ou posições de poder. Apesar de representar mais da metade da população brasileira, elas ocupam poucos postos na política e em profissões de maior prestígio. Uma maneira possível de interpretar essa realidade é o fato de que há um distanciamento brutal de oportunidades entre pessoas brancas e negras ou pardas em nosso país.
Essa expressão pode ser compreendida por meio de uma desigualdade social, que, como mencionado anteriormente, tem suas raízes em um processo histórico de opressão. Apesar de o Brasil se constituir por meio de uma mistura de raças e culturas, é evidente a diferença no lugar que elas ocupam na construção da realidade que vivemos. Enquanto índios e negros tiveram que, forçadamente, renunciar a certos costumes e crenças, os colonizadores europeus instituíram modos de ser que ainda são compreendidos por nós como mais legítimo e de maior valor. SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate.
Considere o tema e seus estudos sobre ele, depois assinale a alternativa correta: Muitas vezes contribuições das culturas indígena e negra são vistas como inferiores e não consideradas cultura brasileira.
OBS: As contribuições europeias são vistas como superiores, como as que devem ser consideradas em nossa cultura. Dessa forma, muitas vezes contribuições das raças indígena e negra são descartadas.
31) Atualmente, podemos afirmar que o Brasil não é o mais preconceituoso em termos religiosos, mas seria de ingenuidade e cegueira gigantes se afirmássemos que esse mal não existe mais no nosso país. Infelizmente, ainda vemos relatos de crianças sendo apedrejadas por serem do candomblé e de ateus sendo responsabilizados pela autoria de crimes bárbaros na TV sensacionalista. Não só isso. Também vemos casos de ridicularização quanto ao comportamento dos adventistas, por guardarem o sábado, ou dos evangélicos, pelo modo contido de se comportar… E quanto aos muçulmanos? Quantas vezes eles foram obrigados a escutar que eram terroristas no nosso país? Enfim, são diversos exemplos que poderíamos dar, mas esse texto jamais chegaria ao seu fim. [...] Como é o preconceito religioso em outros países? BRISIGHELLO, Priscila. Preconceito Religioso: Como evitar e como é nos outros países. Freesider, 2017. Disponível em: < https://freesider.com.br/liberdade/preconceito-religioso-como-evitar-e-como-e-nos-outros-paises/>. Acesso em: 28 de jun. de 2019.
Considere o texto, seus conhecimentos e assinale a alternativa correta: Existe uma associação entre preconceitos religioso e preconceitos racial no Brasil.
OBS: No Brasil confundem-se os preconceitos raciais e religiosos, isso porque o primeiro promove ações de intolerância direcionada às religiões de matriz africana e demais cultos negros em nosso país.
32) Conforme o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (BRASIL, 2010), o Brasil é um país que apresenta grande diversidade religiosa. Devido ao fato de, até o final do século XIX, o catolicismo ter sido a religião oficial do país, ainda hoje a maioria dos brasileiros se declara católico.
SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate.
A partir do texto apresentado, considera-se correto o que se afirma em: A religião católica é dominante no Brasil.
OBS: Os evangélicos são o grupo religioso que mais cresce no Brasil. Pesquisas numéricas sobre religião são realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e têm seus resultados validados. A intolerância religiosa é ligada a outros problemas e preconceitos, como o preconceito racial. Religiões oriundas da África sofrem com a intolerância religiosa.
Antropologia que peguei da internet de outras Instituições
 1) Leia o trecho a seguir. “[...] se somos descendentes de um mesmo antepassado, por que alguns têm a pele negra, cabelos crespos e olhos escuros, enquanto outros têm olhos puxados, cabelos lisos e a pele amarela? Por que os pigmeus medem em média 1,50 metro, enquanto suecos chegam a 1,77 m? As diferenças são tantas, que apenas enumerá-las já soa com o uma missão impossível quanto mais listar respostas par a cada uma. Mas para geneticistas como Langaney ou o célebre italiano Luigi Luc a Cavalli-Sforza, um dos maiores especialistas no assunto, muito mais numerosas e essenciais são as igualdades.” HEYMANN, G. Brancos , negros, índios e amarelos: Todos parentes. SuperInteressante, Paris, 31 out. 2016. Disponível em: <https://super.abril.c om.br / comportamento/ brancos -negros-indios-e-amar elos- todos-parentes/>. Acesso em: 22/ 03/2018.
Considerado que, apesar de sermos diferentes (negros, brancos, altos, baixos etc.), somos todos da raça humana; quando de trata do conceito de raça, é correto afirmar que: Resposta: “Raça” é uma categoria social de dominação e exclusão. Os avanços na ciência genética mostrara m que existem muito m ais semelhança s entre os humanos do que diferença s. Em termos biológicos, não existem “raças”, apenas variações físicas entre os seres humanos. OBS: Ainda que utilizada no senso comum, “raça” é uma construção social que sustenta a superioridade biológica cultural e moral de determinada população, povo ou grupo social. Ou seja, em termos biológicos, não existem variadas raças, apenas a raça humana.
2) Leia o excerto a seguir: “Num exercício de imaginação,

Continue navegando