Buscar

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE DIREITO 2019.2
SOCIOLOGIA JURÍDICA 
TURMA 1010
PROFESSOR: RICARDO MOSNA 
ALUNOS: ALBERTO GALVÃO (201903184721)
FILIPE BARRETO (201903501911)
FLÁVIO XAVIER (201901189716)
JULIANA IGNACIO (201902559045) 
LETICYA AUGUSTO (201903158044) 
RAFAEL MARTINS (201902589122)
SUMÁRIO
Capa......................................................................................... 1
Sumário ................................................................................... 2
O que é Cidadania ................................................................... 3 
O que é ter atitudes de cidadania?.......................................... 3-4
O que é exercer cidadania? ..................................................... 4
A cidadania nos dias atuais ...................................................... 5
Direitos que fazem parte da cidadania .................................... 5-6
Direitos e Deveres na cidadania ............................................... 6-7
Porque é importante falar de cidadania? ................................ 7
Bibliografia ............................................................................... 8 
O que é Cidadania ?
Cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, tendo referência ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder intervir e transformá-lo. Antigamente o cidadão fazia parte de uma cidade e não sociedade, mas da mesma forma podendo exercer seus Direitos e Deveres por habitar naquele lugar. Hoje a cidadania não é mais um tema limitado, no passado era relacionada apenas com o espaço urbano e o espaço rural ficava à parte desse contexto, atualmente isso foi modificado e foram inclusos tanto o espaço urbano quanto o espaço rural. A expressão CIDADANIA vem do latim civitas, que quer dizer cidade.
A cidadania também relaciona-se com a nacionalidade do indivíduo, ligado à permanência legal da pessoa em determinado território com administração de algum poder ou Estado Nacional. 
O que é ter atitudes de cidadania? 
Como sabemos e vemos, principalmente nos dias atuais, ser considerado cidadão na sociedade não é o bastante para que os seres humanos exerçam atitudes de cidadania. De acordo com Danilo Santana, advogado da OAB-MG, para ter cidadania é importante uma autoavaliação de seus atos, tendo em vista que os acontecimentos não dependem apenas do Governo e sim de cada pessoa no meio social.
 Agir com cidadania é pessoal, e os seres de uma sociedade agem de acordo com esse princípio, não somente quando exercem direitos políticos e colaboram com as autoridades, mas também quando reconhecem e respeitam as diferenças humanas, quando não agem de forma diferente ao previsto na lei para buscar o próprio benefício e quando não agem com má fé com outros seres humanos. Além dessas, existem ainda diversas formas de se exercer a cidadania, uma vez que esse princípio nasce nas pequenas atitudes cotidianas.
O que é exercer cidadania?
De acordo com Jael Coaracy, do jornal extra, exercer a cidadania pode ser tomar uma atitude para denunciar, exigir, cobrar. Pode ser participar de uma associação de moradores, procurar órgãos de proteção ambiental, às crianças, aos idosos, aos animais. Qualquer forma de participação: individual, coletiva, organizada ou ocasional. O fundamental é não tomar o inaceitável como natural. Acima de tudo é buscar uma sociedade melhor para todos, que exista mais liberdade, justiça e solidariedade. O exercício da cidadania não é esperar que as leis sejam aplicadas automaticamente. Devemos interagir sempre que possível, como por exemplo como tivermos conhecimentos de crimes contra patrimônio público, contra a natureza, contra a economia ou outros que comprometam o bem estar social.
Segundo Alex Madrigal, para efetivamente exercer a cidadania, o indivíduo deve conhecer os direitos dos quais é titular, bem como suas repercussões no meio social em que convive, assim como ter plena consciência de seus deveres e entender que atua, com sua conduta ativa ou passiva, também sobre a esfera jurídica de outras pessoas e não apenas sobre a sua própria. Em última análise, deve-se entender como parte integrante da comunidade em que vive, e portanto, capaz de nela intervir, afetando a si próprio, a terceiros e a comunidade em si. Sendo assim, deve-se urgentemente construir a identidade do cidadão brasileiro, por meio de uma educação voltada para a transformação social, para o melhoramento de uma consciência coletiva. Só assim ter-se-á uma cidadania, de fato e de direito. 
A cidadania nos dias atuais
 A cidadania hoje em dia representa uma verdadeira questão de ética sendo realmente importante participar nas diversas causas que visam proporcionar uma melhor qualidade de vida de cada cidadão.  No Brasil ainda há muito que fazer em relação à questão da cidadania, no decorrer da história da humanidade surgiram diversos entendimentos de cidadania em diferentes momentos – Grécia e Roma da Idade Antiga e Europa da Idade Média. Contudo, o conceito de cidadania como conhecemos hoje, insere-se no contexto do surgimento da Modernidade e da estruturação do Estado-Nação.
 
Direitos que fazem parte da cidadania
De acordo com a CRFB/88, todo cidadão é regido de Direitos e Deveres, uma vez que para manter uma ordem social são necessárias normas e princípios a serem seguidos por cada ser humano. 
A Constituição reserva cinco capítulos para abordar os direitos do cidadão, entre eles estão: a liberdade de manifestação de pensamento (exceto de forma anônima), a liberdade de agir sem que seja obrigado a fazer ou deixar de fazer algo (a não ser que seja em virtude da lei), a liberdade de crença e de manifestação de cultos religiosos e o tratamento igualitário a homens e mulheres como está previsto na lei. Apesar da grandiosa quantidade de direitos, os mesmos não anulam os deveres dos cidadãos, uma vez que ao agir de forma que siga os deveres previstos na CRFB/88 o cidadão permite que outros exerçam seus direitos, pois em uma sociedade cada atitude individual influencia na mudança do todo, sendo assim, não se pode cobrar apenas atitudes do próximo para uma melhora social e sim buscar a correção de atitudes individuais que não colaboram para a evolução da sociedade. 
Direitos e Deveres na cidadania 
A cidadania é constituída pela junção de uma série de direitos e deveres, que variam de acordo com cada nação ou grupo social. No entanto, a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos, alguns tópicos passaram a ser considerados universais para quase todos os seres humanos.
Entre alguns dos principais deveres e direitos dos cidadãos estão: 
DEVERES: 
- Votar para escolher os governantes;
- Cumprir as leis;
- Educar e proteger seus semelhantes;
- Proteger a natureza;
- Proteger o patrimônio público e social do País.
DIREITOS:
- Direito à saúde, educação, moradia, trabalho, previdência social, lazer, entre outros;
- O cidadão é livre para escrever e dizer o que pensa, mas precisa assinar o que disse e escreveu;
- Todos são respeitados na sua fé, no seu pensamento e na sua ação na sociedade;
- O cidadão é livre para praticar qualquer trabalho, ofício ou profissão, mas a lei pode pedir estudo e diploma para isso;
- Só o autor de uma obra tem o direito de usá-la, publicá-la e tirar cópia, e esse direito passa para os seus herdeiros;
- Os bens de uma pessoa, quando ela morrer, passam para seus herdeiros;
- Em tempo de paz, qualquer pessoa pode ir de uma cidade para outra, ficar ou sair do país, obedecendo a lei feita para isso.
Porque é importante falar de cidadania?
Preparar o cidadão é um dos objetivos da educação de um país, uma vez que a aplicação do conceito de cidadania é extremamente importante para uma melhor organização social. E para este fim, por mais que pareça óbvio nos dias atuais, é necessário ter ciência de sua cidadania para que se tenha pleno conhecimento de todos osdireitos e deveres que um cidadão possui, garantindo que estes sejam postos em prática.
É importante falarmos sobre cidadania pois estamos em constante mudança, transformações de ideias e pensamentos e com isso o mundo também está sendo mudado, porém ainda carrega o conjunto de normas, direitos e deveres necessários para a transformação do indivíduo na sociedade.
Bibliografia:
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-cidadania.htm
https://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=1597 
https://extra.globo.com/tv-e-lazer/vai-dar-certo/exercer-cidadania-afinal-do-que-estamos-falando-411958.html
https://www.startpoint.com.br/cidadania.htm 
https://jus.com.br/artigos/48124/o-exercicio-da-cidadania-no-desenvolvimento-da-sociedade 
http://legado.brasil.gov.br/noticias/esporte/2013/04/conheca-alguns-exemplos-de-direitos-e-deveres-do-cidadao
https://www.significados.com.br/cidadania/

Continue navegando

Outros materiais