Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
APOL 04 GEASTAO EM SEGURANÇA EMPRESARIAL

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Gestão Estratégica e Inteligência na Segurança Privada
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“O planejamento tem por objetivo direcionar, organizar e racionalizar o trabalho do analista. Trata-se de uma fase indispensável, que trará reflexos diretos na qualidade do conhecimento produzido. Nesta fase o analista, após fazer uma breve análise acerca das necessidades do tomador de decisão e do contexto dentro do qual estas necessidades estão inseridas, deverá, de forma clara e objetiva, sistematizar o seu trabalho, da seguinte forma: definir e delimitar o assunto que será estudado; delimitar a faixa de tempo; definir o  usuário do conhecimento; determinar a finalidade do conhecimento; determinar o prazo disponível para a elaboração do trabalho; definir os aspectos essenciais acerca do assunto que será estudado; definir medidas extraordinárias; e definir medidas de segurança”. (Gestão Estratégica e Inteligência na Segurança Privada. Aula 04, Tema 02, material para impressão).
Conforme o texto acima, assinale a alternativa totalmente correta sobre a definição das medidas de segurança:
Nota: 20.0
	
	A
	Compreender para que o conhecimento será utilizado, ou seja, qual a sua finalidade específica, permite ao analista entregar produtos compatíveis com o nível decisório que pretende atender, adequando, aqui também, forma, amplitude e profundidade ao perfil e às necessidades específicas do tomador de decisão.
	
	B
	O tempo para a elaboração do conhecimento deverá atender ao princípio da oportunidade, ou seja, o produto final deverá ser entregue ao tomador de decisão em prazo apropriado que lhe permita utilização.
	
	C
	Em termos práticos, o analista deverá listar os aspectos ou aquilo que precisa conhecer e abordar para que possa extrair conclusões que lhe permitam responder às perguntas que traduzem as necessidades de conhecimento do tomador de decisão.
	
	D
	Consiste em identificar medidas indispensáveis à produção do conhecimento que extrapolem a capacidade e/ou os recursos normais do setor de inteligência da empresa.
	
	E
	Já no planejamento, o analista deverá identificar e prever quais as medidas de segurança necessárias para proteger as ações que compreendem todo o processo de produção do conhecimento, levando-se em consideração a sensibilidade do assunto tratado e os possíveis impactos de um eventual vazamento sobre os ativos estratégicos da empresa no ambiente interno e externo.
Você acertou!
Alternativa correta.
Referência: Gestão Estratégica e Inteligência na Segurança Privada.  Aula 04, Tema 2.8, material para impressão
Questão 2/5 - Gestão da Segurança Empresarial
“A etapa de avaliação do perigo diz respeito ao abalo que cada perigo é capaz de causar considerando-se o potencial de perdas e custos, pautado em suas probabilidades e gravidade”
Referência: WOLANIUK, Silvia de L. Hilst; HILST, Silviode Mattos. Gestão de Segurança Empresarial. Curitiba: InterSaberes, 2018.
Conforme o livro base da disciplina, em relação a avaliação do perigo - gravidade e/ou probabilidade - analise as alternativas abaixo e assinale a que apresenta as informações corretas:
Nota: 20.0
	
	A
	Em relação à gravidade, ela pode ser entendida da seguinte forma: frequente, provável ou ocasional.
	
	B
	A catástrofe, pertencente à probabilidade, ocasiona perdas permanentes e parciais, danos em grandes sistemas e um significativo comprometimento da missão.
	
	C
	A situação denominada de insignificante ocorre quando ocasiona morte ou perda total de capacidade, perda de sistemas e danos elevados, levando ao fracasso da missã
	
	D
	Em relação à probabilidade, ela pode dotar a seguinte graduação: catástrofe, crítica, marginal e insignificante.
	
	E
	No quesito gravidade, um acidente pode adotar a graduação marginal: quando o dano traz pouco comprometimento à missão, traduzindo-se em perdas ou ferimentos reduzidos.
Você acertou!
Alternativa correta.
 
No quesito gravidade, um acidente pode adotar a graduação marginal: quando o dano traz pouco comprometimento à missão, traduzindo-se em perdas ou ferimentos reduzidos.
 
 
Referência: WOLANIUK, Silvia de L. Hilst; HILST, Silvio de Mattos. Gestão de Segurança Empresarial. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 98
Questão 3/5 - Gestão da Segurança Empresarial
“Como evitar que as redes sociais causem depressão em adolescentes: A princípio, o conceito sugere uma forma de interagir a distância, usando a internet. E fazer disso uma fonte de prazer e de fortalecimento de amizades. Porém, na prática, muitas vezes o que se percebe é algo bem diferente. Assim, especialistas passaram a alertar que há o perigo de que as redes sociais causem depressão em adolescentes e jovens” Acesso: https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/como-evitar-que-as-redes-sociais-causem-depressao-em-adolescentes/  Acesso em 23/09/2019 às 13h51m 
 
Conforme o livro base da disciplina, sobre a ideia de “perigo”, analise as alternativas abaixo e assinale a que apresenta as informações corretas:
Nota: 20.0
	
	A
	A identificação do perigo consiste no reconhecimento de todas as ameaças às pessoas e instalações da organização.
Você acertou!
Alternativa correta.
 
A identificação do perigo consiste no reconhecimento de todas as ameaças às pessoas e instalações da organização.
 
Referência: WOLANIUK, Silvia de L. Hilst; HILST, Silvio de Mattos. Gestão de Segurança Empresarial. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 94
	
	B
	Para efeitos didáticos, o perigo, em termos de segurança, pode ser classificado, de acordo com a sua origem, em humanos, técnicos ou incontroláveis.
	
	C
	O perigo técnico encontra a sua gênese, via de regra, nas falhas de manutenção, no uso inadequado de equipamentos e máquinas e nas falhas mecânicas.
	
	D
	O processo de gerenciamento e controle do perigo pode ser dividido em cinco etapas: perigo constante, iminente, conclusivo e segmentado.
	
	E
	O processo de gerenciamento e controle do perigo é a ferramenta pela qual o gestor de segurança pode verificar o bom funcionamento do planejamento estratégico da área.
Questão 4/5 - Gestão Estratégica e Inteligência na Segurança Privada
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“Sobre a Definição dos Aspectos Essenciais, em termos práticos, o analista deverá listar os aspectos ou aquilo que precisa conhecer e abordar para que possa extrair conclusões que lhe permitam responder as perguntas que traduzem as necessidades de conhecimento do tomador de decisão” (Gestão Estratégica e Inteligência na Segurança Privada. Aula 04, Tema 2.6, material para impressão).
De acordo com os estudos realizados e a bibliografia básica indicada para esta disciplina, sobre as definições dos aspectos essenciais, leia e analise as assertivas abaixo, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F). Após, assinale a alternativa que corresponde à sequência correta:
(   ) Após listar os aspectos essenciais em relação ao assunto, o analista deverá verificar e separar os aspectos essenciais conhecidos dos aspectos essenciais a conhecer.
(   ) Os aspectos essenciais conhecidos são aqueles para os quais já se tenha respostas antes do desencadeamento de qualquer medida voltada à reunião de dados. Note-se, que neste ponto, o analista deve ter atenção e separar, dentre os aspectos essenciais conhecidos, as respostas completas das incompletas e as que expressam certeza daquelas que expressam opinião ou dúvida.
(   ) Os aspectos essenciais a conhecer, por sua vez, são aqueles para os quais o analista detém a resposta e, por isso, não precisa confirmar ou complementar nada nem ninguém. 
Nota: 20.0
	
	A
	F, V, V
	
	B
	V, F, V
	
	C
	V, V, V
	
	D
	V, V, F
Você acertou!
As assertivas I e II são verdadeiras.
A assertiva III é falsa: Os aspectos essenciais a conhecer, por sua vez, são aqueles para os quais o analista não tenha qualquer resposta, bem como aqueles que ainda precisam de confirmação ou complementação. 
Referência: Gestão Estratégica e Inteligência
Página12