Buscar

Etnocentrismo e Relativismo Cultural

Prévia do material em texto

Curso
	GRA0024 ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA N (ON) - 201920.1901.01
	Teste
	ATIVIDADE 3
	Iniciado
	03/09/19 17:50
	Enviado
	23/09/19 11:59
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	2,5 em 2,5 pontos  
	Tempo decorrido
	474 horas, 8 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
Pergunta 1
2,5 em 2,5 pontos
	
	
	
	Leia o texto e, depois, responda a questão abaixo.
O etnocentrismo é o ato de pôr uma cultura, nacionalidade, raça, religião no centro de tudo, ou seja, como se fosse a única, e como se fosse a melhor de todas em relação às outras. O etnocentrismo é praticado tanto individualmente como coletivamente. Acontece que o etnocentrismo não é nada saudável, pois engendra consequências como o racismo e a discriminação, e às vezes chega ao extremo, levando pessoas etnocêntricas a matarem outras por serem diferentes. [...] pode levar a atrocidades e massacres, assim como as atitudes de Hitler que perseguiu, discriminou e dizimou milhões de judeus apenas por achar sua raça melhor. Outro exemplo de etnocentrismo, é da religião católica na Idade Média, que se colocava como centro de tudo e quem não os seguissem eram capturados e mortos. Ninguém sai ganhando por ser etnocêntrico, seja uma pessoa ou até mesmo um povo. Por descriminarem outras culturas, acabam se isolando no seu ‘’mundo’’ e perdendo a oportunidade de conhecer algo diferente e aprender algo novo.
HERCULANO, Gabriel. Etnocentrismo e suas consequências. SCRIBD, 2019. Disponível em: < https://pt.scribd.com/doc/127699335/Etnocentrismo-e-suas-consequencias>. Acesso em: 24 de jun. de 2019 (adaptado).
● Identifique situações de etnocentrismo e/ou relativismo cultural nas relações cotidianas. Associe essas questões do dia a dia às questões históricas mencionadas no texto.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	Algumas situações de etnocentrismo estão relacionadas a vestuário. Um deles é o de se vestir pouca ou nenhuma roupa; outro caso é o uso do kilt (uma típica saia) usada pelos escoceses. São duas situações que podem ser tratadas com alguma hostilidade ou estranheza por quem não pertence àquelas culturas.Em questão do relativismo cultural São os que defendem valores, princípios morais. Um ato considerado errado em uma cultura não significa que o seja também quando o praticado por povos de diferentes culturas.
Disponivel em:https://www.significados.com.br/etnocentrismo/>.Acesso em 21 de agos.de 2019 (adaptado).
No meu ponto de vista as pessoas são egoístas , achando que seu ponto de vista , a sua religião, a sua roupa é melhor ou é o padrão certo para ser seguido. Sendo que somos um País rico em diversidade, mas ainda nos dias atuais, existe muitos preconceitos temos muito que aprender e mudar nossos pensamentos e ações. Afinal todos somos livres para seguir o que acreditamos ser certo. Temos que respeitar as diferenças para podermos viver em Paz.
	Resposta Correta:
	[Nenhuma]

Continue navegando