Buscar

contabilidade políticas contábeis

Prévia do material em texto

Divulgação de políticas contábeis
Compreende-se políticas ou práticas contábeis, como: os princípios, as bases, as convenções, as regras e práticas específicas aplicadas pela entidade na elaboração e na apresentação dos demonstrativos contábeis.
Compreendendo melhor as políticas contábeis: orientações, tratamentos próprios, métodos e práticas que a contabilidade se utiliza para o reconhecimento, mensuração e evidenciação do patrimônio.
Consisti em como a contabilidade será utilizada no processo de gestão de uma organização.
É fundamental conhecer as políticas adotadas pela administração para que se tornem compressíveis as informações contábeis divulgadas por uma empresa.
O processo de escolha de suas políticas contábeis, deve a administração considerar inicialmente o conjunto de normas:
IAS;
IFRS;
Legislação Societária;
CPC;
CFC, e
Outros atos normativos que venham regular um fato específico.
Na ausência de uma norma ou interpretação específica, pode a administração realizar julgamento próprio para desenvolver e aplicar políticas contábeis.
Desde que apresente consistência em seus demonstrativos financeiros e patrimoniais como um todo.
Para que uma política contábil seja confiável, é preciso:
Ser relevante e representar adequadamente os informes contábeis;
Refletir a essência econômica das transações;
Manter a neutralidade nas avaliações de ativos e passivos – isentando-se de tendências;
Recepcionar prudentemente as práticas normalmente aceitas pela contabilidade e que estejam completas em todos os aspectos materiais.
É importante que os usuários estejam informados sobre a base ou bases de mensuração utilizada(s) nas demonstrações contábeis (por exemplo, custo histórico, custo corrente, valor realizável líquido, valor justo ou valor recuperável) porque a base sobre a qual as demonstrações contábeis são elaboradas afeta significativamente a análise dos usuários. Quando mais de uma base de mensuração for utilizada nas demonstrações contábeis, por exemplo, quando determinadas classes de ativos são reavaliadas (se permitido legalmente), é suficiente divulgar uma indicação das categorias de ativos e de passivos à qual cada base de mensuração foi aplicada.
Ao decidir se determinada política contábil deve ou não ser divulgada, a administração deve considerar se sua divulgação proporcionará aos usuários melhor compreensão da forma em que as transações, outros eventos e condições estão refletidos no desempenho e na posição financeira relatadas. A divulgação de determinadas políticas contábeis é especialmente útil para os usuários quando essas políticas são selecionadas entre opções permitidas em Pronunciamento, Interpretação e Orientação. Um exemplo é a divulgação do fato de um empreendedor reconhecer ou não sua participação em entidade controlada conjuntamente utilizando a consolidação proporcional ou o método da equivalência patrimonial.
Cada entidade deve considerar a natureza das suas operações e as políticas que os usuários das suas demonstrações contábeis esperam que sejam divulgadas para esse tipo de entidade. Por exemplo, espera-se que a entidade sujeita à tributação sobre o lucro divulgue as suas políticas contábeis para esses tributos, incluindo aquelas que sejam aplicáveis a passivos e ativos fiscais diferidos. Quando a entidade tem operações significativas com entidade estrangeira ou transações significativas em moeda estrangeira, espera-se que divulgue as políticas contábeis para o reconhecimento de ganhos e perdas cambiais. 
Uma política contábil pode ser significativa devido à natureza das operações da entidade, mesmo que os montantes associados a períodos anteriores e atual não sejam significativos. É também apropriado divulgar cada política contábil significativa que não seja especificamente exigida pelos Pronunciamentos, Orientações e Interpretações, mas que tenha sido selecionada e aplicada de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 23 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro.

Continue navegando