Buscar

Objetividade no Conhecimento das Ciências Sociais

Prévia do material em texto

A “objetividade” do conhecimento nas Ciências Sociais
	O que é objetividade? Existe de fato objetividade? Todo conhecimento é objetivo? 
	
Autor do texto: Max Weber. Tradução, apresentação e comentários: Gabriel Cohn
	
Momento histórico:
 (21 de abril de 1864 –reino da Prússia - 14 de junho de 1920- Munique ) vivência Revolução industrial, Primeira guerra, (Arquivos de Ciências Sociais e Política Social), publica em duas partes, em 1904 e 1905, o artigo-chave Ética protestante.
	Influências e críticas
Marx 
Críticas ao materialismo histórico, busca de leis universais.
Influenciado- Friedrich Nietzsche
	
Primeiro momento 
(apresentação, até página 30 se discute necessidade de examinar o que é “objetividade”- conhecimento científico, valores, juízo de fato, juízo de valor)
	Principais ideias 
Objetividade não é algo dado, conhecer o significado do termo passa pela especificidade do conhecimento científico. Preciso conhecer analisar realidade concreta empírica; estuda-se o que “é” e não que deveria “ser” Pesquisador deve se apoiar em dados e não em valores, vivemos no melhor dos mundos. Saber científico não visa inferência, recorte. É impossível conhecer a totalidade, “caus” buscar nas ciências da cultura o que deve ser digno de ser conhecido, isso coloca em jogo valores, que não devem ser soberanos, ao invés dos valores deve-se predominar ideias de valores, pautadas na ação humana. 
Objetividade evoca avaliação do real, concreto, aplicação do método, Tipo Ideal. 
 
	Segundo momento
(página 30- 42, )
Relação e análise econômica e suas implicações
	Principais ideias 
Crítica ao Materialismo Histórico Dialético, Totalidade é infinita e inatingível; fundamentação histórica na luta de classe é busca constante por convicção- eterno retorno, Infraestrutura determina superestrutura, lutas por valores, engloba dominação. Pensar ação social, potência buscar apoio nas razões, ideias de valor; lógica da consciência religiosa, ética protestante, interpretação através do viés econômico é unilateral, parcial. Dever do pesquisador e da revista buscar conhecimento cientifico da realidade cultural. 
	Terceiro momento 
Objetividade, método, racionalidade e conhecimento nas ciências da cultura. 
(pág. 43 ao final)
	Principais ideias 
Conhecimento nas ciências da cultura se baseia na realidade concreta, escolha do objeto deve propiciar interação, análise e reflexão. Buscar-se-á sempre conexão com os problemas, validade rigorosa, aplicação de um método Tipo Ideal; conceito de cultura e um conceito de valor, caráter objetivo é oriundo do método ação social e das ideias de valor, método é essencial para organizar o campo da pesquisa; A validade objetiva de todo saber empírico baseia-se única e exclusivamente na ordenação da realidade dada segundo categorias que são subjetivas, no sentido específico de representarem o pressuposto do nosso conhecimento e de associarem, ao pressuposto de que é valiosa, aquela verdade que só o conhecimento empírico nos pode proporcionar”

Continue navegando