Buscar

simulado- administrativo

Prévia do material em texto

Analista Judiciário Área: Judiciária - TRE/MT/2009) Entre os princípios fundamentais da administração pública, encontram-se a descentralização e a desconcentração. Quanto ao princípio da descentralização, Julgue os itens a seguir. I. A descentralização pressupõe a existência de uma pessoa distinta da pessoa do Estado. II. O ente descentralizado age sem necessitar de outorga do serviço ou atividade ou de delegação para a sua execução, mas sempre em nome próprio. III. A fundação pública, resultante do processo de descentralização, é uma pessoa jurídica de direito público que realiza atividades apenas de interesse público. IV. Os ministérios e os órgãos de assessoramento da Presidência da República são decorrências do processo de descentralização. V. Os entes descentralizados são provenientes da divisão do trabalho do Estado, visando a sua eficiência. Estão certos apenas os itens:
		
	 
	I e V;
	
	II e III;
	
	IV e V
	
	III e IV
	
	I e II;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502810171)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A responsabilidade administrativa do servidor público por falta consistente em praticar crime contra a Administração:
		
	 
	é afastada no caso de absolvição criminal em qualquer que seja a sua fundamentação, desde que não haja resíduo a ser punido administrativamente.
	
	é afastada somente quando a absolvição for fundamentada na inexistência do fato ou na ausência de prova de autoria;
	
	é afastada somente quando a absolvição for fundamentada na inexistência do fato ou na hipótese de não ter sido o servidor o seu autor;
	
	não depende da condenação criminal em face da incomunicabilidade das instâncias;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503378381)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A Administração Pública Federal iniciou no ano de 2012 a divulgação, através de seu site na internet, das remunerações, vencimentos, subsídios e proventos de todas as pessoas físicas que de alguma forma recebem recursos públicos. Visando dar transparência aos atos e gastos do erário público. Inclui-se também na divulgação os valores com gastos em contratos administrativos. Tal ato busca efetivar qual princípio da Administração Pública.
		
	 
	Princípio da Publicidade;
	
	Princípio da legalidade;
	
	Princípio da Moralidade;
	
	Princípio da Aututela;
	
	Princípio da Eficiência.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502815303)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O ato administrativo exorbitante do exercício do poder regulamentar pode ter os respectivos efeitos:
		
	
	Anulados pelo poder Legislativo
	 
	 Sustados pelo Poder Legislativo.
	
	Anulado pelo Poder Judiciário.
	
	Revogados pelo Poder Judiciário.
	
	Sustados pelo Tribunal de Contas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502815523)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	João, objetivando adquirir determinado imóvel no bairro X, fica sabendo, por meio de amigos, que, nessa região, será construída uma nova linha do metrô e, consequentemente, diversos imóveis serão desapropriados. Tendo em vista referido fato, pede informações à Companhia do Metrô, que se recusa a fornecê-las. Com tal atitude, restou preterido o princípio da Administração Pública denominado:
		
	
	preponderação da indisponibilidade.
	
	impessoalidade;
	 
	publicidade;
	
	imperatividade;
	
	supremacia do interesse público;
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201502704830)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(OAB/CESPE) - No exercício do poder sancionar da administração pública.
		
	
	incide o mesmo princípio da tipicidade estrita aplicável às sanções de natureza penal.
	 
	devem ser observados os princípios da ampla defesa prévia e da proporcionalidade na dosimetria da sanção.
	
	não se admite o exercício da discricionariedade administrativa
	
	as sanções de interdição de estabelecimento, de demolição de obra irregular e de multa pecuniária são dotadas da prerrogativa de auto-executoriedade direta pela administração sancionadora.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201502704704)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(OAB) No sistema brasileiro, o controle judicial dos atos administrativos:
		
	
	Só é admissível após esgotadas as vias administrativas.
	
	Só é admitido, se houver prévia garantia de instância.
	
	Não comporta o exame do mérito, ainda que quanto à sua conformação aos motivos e à finalidade.
	 
	Segue o princípio da jurisdição única.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201503287152)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Não constitui característica das entidades descentralizadas a(o)
		
	 
	vínculo de subordinação à entidade política que a instituiu.
	
	submissão de seus servidores ou empregados às regras de acumulação de cargos, empregos e funções públicas.
	
	personalidade jurídica própria.
	
	patrimônio distinto daquele do ente instituidor.
	
	capacidade de auto-administração.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201502810068)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O diretor-geral de determinado órgão público federal exarou despacho concessivo de aposentadoria a um servidor em cuja contagem do tempo de serviço fora utilizada certidão de tempo de contribuição do INSS, falsificada pelo próprio beneficiário. Descoberta a fraude alguns meses mais tarde, a referida autoridade tornou sem efeito o ato de aposentadoria. Na situação hipotética considerada, o princípio administrativo aplicável ao ato que tornou sem efeito o ato de aposentadoria praticado é o da
		
	
	E) impessoalidade.
	
	C) segurança jurídica.
	
	D) razoabilidade das decisões administrativas.
	
	B) indisponibilidade dos bens públicos.
	 
	A) autotutela. Comentários Um dos mais importantes corolários do princípio da legalidade é a autotutela, que vem a ser um princípio informativo do Direito Administrativo de fácil entendimento, vez que já traz em sua própria nomenclatura a noção básica de seu significado, qual seja: se tutela é sinônimo de controle, logo, quando se fala em autotutela, fala-se em autocontrole. Daí partindo, autotutela administrativa significa o controle interno que a Administração Pública exerce sobre a sua própria atuação, sobre os seus próprios atos. Em sendo assim, por ser o Estado o guardião da legalidade, ao se deparar com algum vício de legitimidade, seja uma ilegalidade expressa, seja um vício de moralidade, ou até mesmo um equívoco de interpretação da lei, não pode a Administração Pública andar de braços dados com a ilegalidade, ou ficar de braços cruzados, se assim se preferir dizer, sob pena de ferir o art. 37 da Constituição Federal. Cabe ressaltar, porém, que o princípio da autotutela não está explícito na Constituição; ele é um conceito doutrinário que, construído pela jurisprudência, acabou consagrado, no Brasil, na Súmula nº 473 do Supremo Tribunal Federal, a qual dispõe, in verbis: Esta previsão, vale salientar, encontra-se positivada na Lei nº 9.784/99, que trata da autotutela em termos expressos no art. 53, que traz a mesma ideia e praticamente a mesma redação do Enunciado 473 do STF, e no art. 54, que fala dos efeitos de anulação e revogação. No que tange a questão, em relação ao INSS, que concedeu aposentadoria a uma pessoa e, posteriormente, a própria previdência percebeu que aquela tal pessoa está recebendo R$ 800,00 a mais do que deveria. No caso, o INSS pode diminuir o rendimento do aposentado? Sim, porque o princípio da autotutela é de caráter obrigatório, ou seja, sendo detectado um vício de legitimidade no ato, a Administração não pode perpetuá-lo, devendo assim anular o ato em decorrência do princípio da legalidade; portanto, não cabe direito adquirido diante de um ato anulado, diante do desfazimento daquele erro, porque a anulação produz efeitos ex tunc.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201502810089)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Após tomar ciência de irregularidades praticadas pela Assembléia Legislativa de seu Estado, o cidadãoJosé da Silva diligenciou junto ao referido órgão, oportunidade em que lhe foi negado o direito de obter certidões que esclarecessem tal fato. Com essa recusa foi desrespeitado o princípio da:
		
	
	impessoalidade;
	
	tipicidade;
	
	motivação;
	 
	publicidade.
	
	eficiência;

Continue navegando