Buscar

apol 3

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Contabilidade de Agronegócios
Sempre que ocorrer alguma receita, a entidade terá, em contrapartida, uma despesa, que será o valor consumido utilizado para dar origem à receita. Ao realizar o reconhecimento de uma receita, é necessário reconhecer também a despesa correspondente. Esse processo é designado como confrontação da despesa. 
Com base no texto acima, assinale as afirmações que seguem, em Verdadeiro (V) e Falso (F) da confrontação da Receita.
(           ) Quando ocorre a venda, como consequência, poderão ocorrer despesas, as quais terão seus valores exatos conhecidos no momento da venda.
 (          ) Para as despesas deve ser utilizada uma estimativa baseada no conhecimento do produtor rural, visando chegar ao mais próximo dos valores exatos.
(           ) Quando a entidade reconhece a receita no momento da venda o processo é facilitado. É mais comum e acontece em entidades comerciais e industriais.
(           ) Devido ao fato de reconhecer a receita antes da venda, é necessário estimar os valores de despesas que irão acontecer, fazendo então, o provisionamento desses valores.
 (          ) No caso da pecuária, a receita será reconhecida antes da ocorrência de venda, considerando o crescimento natural do rebanho. Dessa maneira, mensalmente é reconhecida a receita pela maturação do rebanho.
(           ) Os gastos nessa situação são chamados de despesa, no entanto, dentro desse conceito, entram todos os custos dos produtos vendidos, devendo sempre feita a associação entre a receita, os custos e despesas.
(           ) Todos os valores de custos consumidos com a manutenção do rebanho não serão alocados ao estoque, e sim, contabilizados no resultado. Dessa maneira, a receita econômica reconhecida em virtude da maturação do rebanho terá como gastos confrontados, os custos de formação do rebanho consumidos no período. 
Assinale abaixo, a alternativa que representa a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, V, V, F, V, V
Você acertou!
Comentário: Alternativa que apresenta a resposta correta é a (a), Rota 04, página 8 e 9. Conforme exposto no material. Os gastos nessa situação são chamados de despesa, no entanto, dentro desse conceito, entram todos os custos dos produtos vendidos, devendo sempre feita a associação entre a receita, os custos e despesas. Quando a entidade reconhece a receita no momento da venda o processo é facilitado. É mais comum e acontece em entidades comerciais e industriais. No caso da pecuária, a receita será reconhecida antes da ocorrência de venda, considerando o crescimento natural do rebanho. Dessa maneira, uma vez ao ano é reconhecida uma receita pela maturação do rebanho (Marion, 2014). Com a realização desse procedimento, todos os valores de custos consumidos com a manutenção do rebanho não serão alocados ao estoque, e sim, contabilizados no resultado. Dessa maneira, a receita econômica reconhecida em virtude da maturação do rebanho terá como gastos confrontados, os custos de formação do rebanho consumidos no período. Quando ocorre a venda, como consequência, poderão ocorrer despesas, as quais terão seus valores exatos conhecidos no momento da venda. No entanto, devido ao fato de reconhecer a receita antes desse momento, é necessário estimar os valores de despesas que irão acontecer, fazendo então, o provisionamento desses valores. Deve ser utilizada uma estimativa baseada em dados passados, visando chegar ao mais próximo dos valores exatos.
	
	B
	V, V, F, V, F, V, V
	
	C
	F, V, V, V, F, F, V
	
	D
	F, F, V, V, F, F, V
	
	E
	V, F, V, F, F, V, F
Questão 2/5 - Contabilidade de Agronegócios
Os rebanhos contabilizados pelo valor de mercado, deverão ter os lançamentos contábeis, nos momentos oportunos, sendo o nascimento, a apuração anual, a transferência entre as etapas do processo produtivo e na venda. Assim a contabilidade deverá reconhecer a receita dos animais, mesmo antes da venda. 
Leia o texto a seguir.
A Fazenda Porteita Feliz, registra o nascimento de 10 (dez) bezerros com valor de mercado de R$ 100,00 (cem reais) cada, totalizando R$ 1.000,00 (mil reais) e precisa fazer a provisão de 5% (cinco por cento) com despesas com vendas (distribuição). 
Com base no texto acima, leia as asserções a seguir.
I -   D – Bezerros  (AC)  e  C – Ajustes ao Valor Justo (Receita)
      D – Despesa c/ Venda – (Resultado) e C – Provisão c/ Despesa de Venda (AC)
II -  C – Bezerros  (AC)  e  D – Ajustes ao Valor Justo (Receita)
      C – Despesa c/ Venda – (Resultado) e D – Provisão c/ Despesa de Venda (AC)
III - D – Caixa  (AC)  e         C – Ajustes ao Valor Justo (Receita)
      D – Despesa c/ Venda (Resultado) e C – Caixa (AC)
IV - D – Caixa  (AC) e C – Bezerros  (AC)
      D – Despesa c/ Venda (Resultado) e C –Caixa (AC)
V - D – Caixa  (AC) e  C – Provisão c/ Despesa de Venda (AC)
      D – Despesa c/ Venda (Resultado) e C – Provisão c/ Despesa de Venda (AC) 
Assinale abaixo, a alternativa que representa a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Está correto o que se afirma em I apenas.
Você acertou!
Comentário: Alternativa que apresenta a resposta correta é a (a), Rota 04, página 10 Conforme exposto no material.  I - D – Bezerros (AC) e C – Ajustes ao Valor Justo (Receita). D – Despesa c/ Venda – (Resultado) e C – Provisão c/ Despesa de Venda (AC). Com o nascimento dos Bezerros, a empresa deve dar entrada no Ativo “Estoque” de Bezerros, tendo como contrapartida o reconhecimento da Receita, como Ajustes ao Valor justo. Ainda reconhecer a despesa com vendas futuras desse bezerro, fazendo a provisão de venda (AC) contra a despesa de venda no resultado.
	
	B
	Está correto o que se afirma em II apenas.
	
	C
	Está correto o que se afirma em III apenas.
	
	D
	Está correto o que se afirma em IV apenas.
	
	E
	Está correto o que se afirma em V apenas.
Questão 3/5 - Contabilidade Ambiental
A partir dos anos 1990, as questões ambientais passara a integrar o mundo dos negócios, mostrando a capacidade da criação de valor para clientes, acionistas e outras partes interessadas. Podemos, inclusive, dizer que o movimento da globalização reforçou a necessidade das empresas de incorporar a dimensão socioambiental nos seus planejamentos e estratégias de negócio. 
Considerando o texto anterior, avalie as questões a seguir em Verdadeiro (V) e falso (F).
(           ) No auge do crescimento da América Corporativa, mas também do acirramento do debate ambiental, John Elkington se esforçou para medir a sustentabilidade empresarial em meados da década de 2000.
(           ) O Tripé da Sustentabilidade, representa a expansão do modelo de negócios tradicional [...] para um novo modelo que passa a considerar o desempenho ambiental e social da companhia, além da financeira
(           ) A ideia de sustentabilidade, começou em grande parte com a preocupação ambiental, que acabou por envolver as dimensões econômica e social e, a partir dos anos 1990, passou a incluir a responsabilidade social empresarial
(           ) Um dos conceitos mais inovadores, que causou profundas transformações nas ONGs ambientais, foi o Triple Botton Line, ou Tripé da Sustentabilidade. Criado nos anos 2000 por John Elkington, cofundador da organização não governamental internacional SustainAbility.
(           ) as empresas buscaram e buscam, cada vez mais, associar suas marcas a projetos, iniciativas e parcerias com ONGs, associam-se aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, implantam as ISOs, divulgam suas ações por meio de relatórios de sustentabilidade. 
Assinale a alternativa correta acerca dos investimentos ambientais. 
Nota: 20.0
	
	A
	F, V, F, F, V
	
	B
	F, F, V, V, F
	
	C
	V, F, V, F, V
	
	D
	F, V, V, F, V
Você acertou!
Comentário: Alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), Rota 04, página 7. Conforme exposto no material, Um dos conceitos mais inovadores e que causou profundas transformações no mundo corporativo foi o Triple Botton Line, ou Tripé da Sustentabilidade. Criadonos anos 1990 por John Elkington, cofundador da organização não governamental internacional SustainAbility, representa a expansão do modelo de negócios tradicional [...] para um novo modelo que passa a considerar o desempenho ambiental e social da companhia, além da financeira (Elkington, 2012). No auge do crescimento da América Corporativa, mas também do acirramento do debate ambiental, John Elkington se esforçou para medir a sustentabilidade empresarial em meados da década de 1990.
	
	E
	V, F, V, V, F
Questão 4/5 - Contabilidade Ambiental
Segundo Cortella (2010), a ética seria a perspectiva para olharmos os nossos princípios e os nossos valores para existirmos juntos. Nesse sentido, ao olharmos para as questões empresariais, o autor diz que ainda devemos demarcar aquelas que dizem “fazemos qualquer negócio” daquelas que dizem “não fazemos qualquer negócio”. Essa é uma boa reflexão, portanto, ao contador ambiental. O filósofo afirma que a ética é um conjunto de valores e princípios que usamos para responder a três grandes perguntas da vida humana. 
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir:
I – Quero?
II – Preciso?
III – Devo?
IV – Necessito? 
V – Posso?
Assinale abaixo a alternativa correta, que representa as três perguntas na visão do filósofo.
Nota: 20.0
	
	A
	Está correto o que se afirma em I, II e III apenas.
	
	B
	Está correto o que se afirma em I, III e V apenas.
Você acertou!
Comentário: Alternativa que apresenta a resposta correta é a (b), Rota 04, páginas 6. Conforme exposto no material, O filósofo afirma que a ética é um conjunto de valores e princípios que usamos para responder a três grandes perguntas da vida humana: Quero? Devo? Posso? Isso seria algo que não nos dá conforto, mas sim algo que nos coloca dilemas (Cortella, 2010).
	
	C
	Está correto o que se afirma em II, III e IV apenas.
	
	D
	Está correto o que se afirma em II, IV e V apenas.
	
	E
	Está correto o que se afirma em III, IV e V apenas.
Questão 5/5 - Contabilidade de Agronegócios
A mudança de categorias dos animais é mais fácil quando a entidade rural planeja seus nascimentos, pois a avaliação para mudar de categoria será feita por lote de animais exatamente com a mesma idade. A entidade que tenha os nascimentos (planejados ou não) deverá buscar meios de avaliar como irá realizar a mudança de categoria dos animais. Marion (2014) traz dois exemplos para realizar a mudança de categoria, de maneira anual ou semestral, opções válidas que irão refletir a realidade da empresa pecuária. 
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir.
I – Mudança de categoria de maneira anual:
II - Mudança de categoria de maneira semestral 
Assinale as afirmações que seguem, com base nas asserções acima.
(           ) Ocasiona maior quantidade de categorias e pode ocasionar a mudança de categoria mais vezes ao ano.
(           ) Essa categoria é separadas considerando intervalo maior. Então, os animais irão mudar de categoria no mês de seu aniversário, em especial os bezerros, que mudam para a categoria de novilhos.
(           ) Sendo prático considerar o aniversário do animal para realizar a mudança de categoria, esse procedimento pode prejudicar a exatidão dos valores do estoque do rebanho venda.
(           ) Esse processo também terá certa falta de exatidão nos valores contábeis do rebanho, porém, os dados estarão mais atualizados do que o outro método, já que a defasagem será menor.
(           ) Por mais cabível que seja esse método, ele fará com que o estoque possua valor desatualizado, pois a defasagem é grande, já que os animais que tenham nascido logo após o fechamento do balanço trarão maior diferença de valores. 
Assinale abaixo, a alternativa que representa a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	I, II, I, II, I
	
	B
	I, II, I, I, II
	
	C
	II, I, II, I, II
	
	D
	II, I, II, II, I
	
	E
	II, I, I, II, I
Comentário: Alternativa que apresenta a resposta correta é a (e), Rota 04, página 6. Conforme exposto no material. Mudança de categoria de maneira anual: as categorias são separadas considerando 12 meses de intervalo. Então, os animais irão mudar de categoria no mês de seu aniversário, em especial os bezerros, que mudam para a categoria de novilhos. Por mais cabível que seja esse método, ele fará com que o estoque possua valor desatualizado, pois a defasagem pode chegar até 11 meses, já que os animais que tenham nascido logo após o fechamento do balanço trarão maior diferença de valores. Em resumo: mesmo sendo prático considerar o aniversário do animal para realizar a mudança de categoria, esse procedimento pode prejudicar a exatidão dos valores do estoque do rebanho. Mudança de categoria de maneira semestral: ocasiona maior quantidade de categorias e pode ocasionar a mudança de categoria duas vezes ao ano. Esse processo também terá certa falta de exatidão nos valores contábeis do rebanho, porém, os dados estarão mais atualizados do que o método anual, já que a defasagem será de no máximo 5 meses.

Continue navegando