Buscar

Resenha_ O EXAME NECROSCÓPICO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A ÁREA CIENTÍFICA FORENSE

Prévia do material em texto

O EXAME NECROSCÓPICO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A ÁREA CIENTÍFICA FORENSE
O texto supracitado traz uma análise no que tange a necropsia e trata de maneira concisa e direita o conceito da matéria, através de um exame dos meios aceitos no âmbito jurídico de provas periciais e sua efetiva formalização.
Uma autópsia, necrópsia ou exame cadavérico é um procedimento médico que consiste em examinar um cadáver para determinar a causa e modo de morte e avaliar qualquer doença ou ferimento que possa estar presente.
Conforme conceitua o texto: 
[...]a autopsia é toda série de observações e intervenções efetuadas no cadáver com o objetivo de esclarecer a sua morte, podendo ser oriunda de causas naturais (patológica), de causas violentas ou suspeita de violência. A necropsia tem se mostrado uma técnica fundamentalmente eficaz no entendimento das causas de óbito, tanto na área médica, bem como na ajuda de elucidação da causa e motivo de óbito na Perícia Médico-Legal.
A utilização das técnicas e meios adequados de necropsia se fazem cada vez mais importante no âmbito jurídico e muitas vezes como fator determinante e construtor das provas mais importantes dentro de uma investigação criminal.
Conforme Francisco Silveira Benfica: “As infrações penais podem deixar vestígios e são inúmeras as situações em que a justiça necessitará de exames especializados, as perícias, com o intuito de esclarecerem hipóteses e mesmo de servirem de prova, fundamentando uma sentença (2008)”
O ordenamento jurídico brasileiro remete em seu seio, no que tange a necropsia, tratado no código de processo penal em seu artigo 162 e ainda o Decreto-Lei nº 3.689/4 positivado e regulamento a obrigatoriedade da necropsia forense, e ainda pela resolução CFM nº 1.290/89, amplia essas necropsias às mortes ditas suspeitas. (FRANÇA, 2004).
Varias técnicas são apresentadas para que o exame necroscópico seja cada vez mais preciso e traga mais informações sobre a possível causa mortis, a necropsia é vista como uma fonte multidisciplinar de conhecimento quer no âmbito médico-legal ou anátomo-clinico, são realizados exames e estudos em conjunto com outras áreas da medicina, sendo o médico-legista um profissional de extremo conhecimento e importância para a efetiva avaliação médico-pericial.
Há também uma preocupação do meio em não de “mutilar” o corpo para não causar espanto e também como sinal de respeito e empatia pelos familiares da vítima. Uma ciência multidisciplinar fazendo com que o corpo da vítima “fale” e contribua para o processo mesmo pós-morte e que é de grande valia na elucidação de dúvidas forenses, precisa e se suma importância como meio de prova importantíssimo na resolução de casos complexos,

Continue navegando