Buscar

Aula 1

Prévia do material em texto

Aula 6
Quais variavéis impactadas pelo uso uso da TI na SCM?
Integração; processo de armazenagem, transporte e movimentação; velocidade; competitividade e organização interorganizacional.
Como a tecnologia da informação está aplicada à logística?
a tecnologia da informação implica na harmonia dos processos logísticos entre vários departamentos empresariais, tanto na integração cliente/fornecedor, como no desenvolvimento de parcerias e terceirização de serviços, mas para isso é preciso a empresa ter um sistema integrado, pois os fornecedores e clientes podem acessar um só fluxo de informações, confiável, rápido e contínuo, em que as perdas e os custos são minimizados.
Pode -se dizer que a tecnologia da informação está associada à logistica para nelhorar o fluxo de informação dentro da empresa? Explique.
Sim, reduzindo custos desnecessários, para obter um fluxo eficiente de bens no canal de distribuição, para eliminar estoques, pois atualmente é um aspecto negativo para empresas porque deixa capital parado e, dentre outros motivos, integrar fabricantes e varejistas no gerenciamento da cadeia produtiva.
Quais são os princípios básicos operacionais do sistema de informação?
Disponibilidade, precisão, atualização em tempo hábil e flexibilidade.
Podemos dizer que os principais problemas enfrentados pela cadeias de suprimento e que são focos na implantação de tecnologia são:
Niveís de inventário inadequados, ordens de recebimento e de entregas não cumpridas e problemas na transmissão de informação.
Cite e explique algumas aplicações da tecnologia.
Código de barras: é uma tecnologia que vem sendo empregado para melhorar a precisão da informação e a velocidade de transmissão dos dados.
Coletores de dados: Dispositivos de leitura de dados automática, seja através de tecnologias de código de barras ou de radio freqüência, para leitura de Smart Labels. Facilitam operações de contagens de mercadorias e controle de rastreabilidade.
Intercâmbio eletrônico de dados ( EDI): É a movimentação eletrônica de documentos-padrão de negócios especialmente formatados como: pedidos, faturas e confirmações, trocados entre parceiros de negócios.
Quais são os tipos de parcerias?
Tipo I: Coordenação conjunta de atividades;Planejamento com escopo limitado;Duração limitada e de curto prazo;Envolve apenas uma área.
Tipo II: Envolve ações conjuntas além de coordenação;Duração finita mas pode ser de longo prazo;Envolve mais de uma função.
Tipo III: Compartilham nível significativo de integração operacionalParceiros se vêemcomo extensão um do outro Sem prazo determinado.
Através do uso combinado dessas tecnologias, é possível executar um gerenciamento eficiente e integrado de toda a cadeia de suprimentos. Qual das descrições abaixo está relacionada so EDI (Eletronic Data Interchange)?
 É a movimentação eletrônica de documentos-padrão de negócios especialmente formatados , como pedidos, faturas e confirmações, trocados entre parceiros de negócios.
Através do uso combinado dessas tecnologias, é possivel executar um gerenciamento eficiente e integrado de toda a cadeia de suprimentos. Qual das descrições corresponde à tecnologia do código de barras?
É uma tecnologia que vem sendo empregado para melhorar a precisão da informação e a velocidade de transmissão dos dados. A utilização se dá ao longo de todo o processo de negócios.
O desempenho logistico pode ser significamente elevado, ao se combinar as tecnologias de informação, com os mais modernos meios de comunicação, já hoje implamente dissemindos e cada vez mais rápidos. qual a descrição ideal à tecnologia do VMI ( VENDOR MANAGEMENT INVENTORY)?
Esse sistema automotiza o processo de compras, dá suporte ao reabastecimento de estoque automático e próxima à relação entre compradores e os fornecedores.
Aula 7 
A administração de estoques é de importância significativa na maioria das empresas, tanto em função do próprio valor dos itens mantidos em estoque, associação direta com o ciclo operacional da empresa.Da mesma forma como as contas a receber, os níveis de estoque também dependem em grande parte do nível de vendas. Qual a diferença do estoque para a contas a receber? 
Enquanto os valores a receber surgem após a realização das vendas, os estoques precisam ser adquiridos antes das realizações das vendas.
O que pode levar uma empresa a perder seus estoques? 
Erros na fixação dos níveis de estoque podem levar à perda das vendas (caso tenham sido subestimados) ou a custos de estocagem excessivos (caso tenham sido superestimados).
Qual a importância da administração de estoques?
Garantir que os estoques necessários estejam disponíveis quando necessários para manutenção do ritmo de produção, ao mesmo tempo em que os custos de encomenda e manutenção de estoques sejam minimizados.
Os estoques são divididos em categorias, sendo estas vinculadas ao fluxo de material e à forma em que será encontrado. Quais os tipos de estoques?
Matéria-prima, produto em processo, produto semi-acabado, produto acabado, estoque de distribuição, estoque em consignação e provisão de materiais para manutenção, reparos e operações produtivas MRO.
Quais são os custos de manutenção de estoque? comente.
Custo diretamente proporcional: Ocorrem quando os custos crescem com o aumento da quantidade média estocada. Por exemplo, quanto maior o estoque, maior o custo de capital investido.
Custo inversaente proporcional: São custos ou fatores de custos que diminuem com o aumento do estoque médio. Isto é, quanto mais elevados os estoques médios, menores serão tais custos (ou vice-versa).
Existem vários indicadores para a gestão dos estoques que devem ser usados pelos administradores, entre elas:
Giro de estoques, nível de serviço e cobertura de estoques.
Uma empresa que consegue implantar boas práticas da gestão de estoques consegue, de maneira geral, melhorar seus lucros e satisfazer seus clientes. constitui boa prática da gestão de estoques?
Utilizar sistemas informatizados para controlar os estoques, com registro da movimentação dos itens, possibilitando a consulta atualizada dos produtos remanescente.
Um dos indicadores mais utilizados mundialmente para controlar estoques é a cobertura dos estoques. Assinale a alternativa correta relacionada à definição do indicador cobertura de estoque:
Indica o número de unidades de tempo; por exemplo , dias que o estoque médio será suficiente para cobrir a demanda média.
Definir a demanda é um aspecto crucial para o sucessoda cadeia de suprimentos. Não entender a demanda, nos leva a ações que certamente vai gerar problema. Dessa forma qual o contexto da importância de previsão de demanda.
Toda demanda é variável, porém poderá ser prevista.
O que é custo inversamente proporcional?
São custos ou fatores de custos que diminuem com o aumento do estoque médio. Isto é, quanto mais elevados os estoques médios, menores serão tais custos (ou vice-versa). 
 Aula 8
Sla (1997, p.410) afirma que: mesmo além da cadeia de suprimento imediata, há benefícios estratégicos que podem ser ganhos através da gestão dos fluxos desde os fornecedores até os clientes. Estes benefícios têm direcionado as empresas a buscar novas técnicas de trabalho, onde a velocidade de atendimento, a redução de estoques, o aumento do valor agregado ao cliente entre outras, aparecem como oportunidades latente de incremento nos negócios. Uma das técnicas é o recebimento de máterias de vários fornecedores atendendo a clientes comuns, operando como uma instalação de passagem. Qual técnica é esta? 
Cross docking.
O que é centro de distribuição ( CD ) ?
É um armazém que tem por objetivo realizar a gestão dos estoques de mercadorias na distribuição física. 
Conceitue:
Merge in Transit :é um método de distribuição aplicado para a melhoria do processo logístico. É uma mistura de Cross-docking (processo que envolve recebimento de materiais de múltiplos fornecedores para atender um mesmo cliente sem estocagem) com o sistema Just in time (entregar apenas o necessário no momento exato em queo cliente pediu). Seu objetivo Montar os produtos ao longo da cadeia de distribuição, não sendo, portanto somente uma forma de transportar, pois essa etapa é parte integrante do lead time de produção e é por esse motivo que é considerado o sistema de distribuição mais complexo, exigindo um maior gerenciamento e coordenação das etapas do processo.
 Cross docking: é uma modalidade logística cujo objetivo é reduzir estoques a zero e, consequentemente, diminuir os valores perdidos em mercadorias. Pouco a pouco, lojas como Mobly, Walmart, Americanas e Submarino aderem à ideia dos marketplaces e praticam cross docking em diferentes escalas.
Transit point : São bastante similares aos centros de distribuição avançados, mas não mantém estoques. O Transit point é localizado de forma a atender determinada área do mercado distante dos armazéns centrais e opera como uma instalação de passagem, recebendo carregamentos consolidados e separando-os para entregas locais e a clientes individuais.
Ao implementar uma operação de cross-docking no lugar de um centro de distribuição, o impacto esperado sobre o nível de inventário é:
Está limitando aos ganhos pela centralização do estoque de segurança.
O que são sistemas flexíveis ?
sistemas flexíveis são os que combinam as vantagens da estrutura escalonada com as do sistema direto. Nestes sistemas, materiais ou produtos de grande saída permanecem em depósitos avançados, enquanto que outros itens de maior risco, ou de maior valor, podem ser armazenados em um local central para serem distribuídos diretamente aos consumidores.
Por que o uso dos cd's passou a ser estratégico para as empresa? 
 Porque através da utilização de CDs, é possível atender mais rápido ao cliente, garantindo sua fidelidade e melhorando o nível do serviço. E as empresas que desejam ter cobertura nacional, em países como o Brasil, precisam de pontos de apoio estrategicamente localizados, para assegurar a eficácia na entrega dos produtos.
Quais as principais atividades em um CD ?
Recebimento, movimentação, armazenagem, seleção de pedido, expedição e, em alguns casos, agregação de valor intrínseco, como a colocação de embalagens e de rótulos e a preparação de kits comerciais.
Dentre as estratégias empresariais de distribuição, encontra-se o milk run. Sobre essa estratégia, é incorreto afirmar:
É dispensável a sincronia com os destinatários ou fornecedores, pois as entregas ou as coletas não sãosequenciais.
A estruturação do gerenciamento logístico deve se voltar para a questão central da distribuição dos produtos, dentro decritérios eficientes do uso das instalações. Para isto é importante:
A estrutura operacional miníma necessária.
Quando se estuda o papel de um Centro de Distribuição (CD) para uma firma, certamente, fica muito evidenciada umaassociação com a área de logística. Até mesmo porque existem muitas funções que podem ser atribuídas a um CD, tal como :
Separar produtos e entregar aos clientes.
Aula 9
. Para logistica, a embalagem é item de fundamental importância, possui relacionamento em todas as áreas e é essencial para atingir o objetivo logístico de disponibilizar s mercadorias no tempo certo, nas condições adequadas ao menor custo posivel. As principais funções de embalagem são: 
Contenção, proteção e comunicação. 
Em quais funções geralmente ocorrem a padronização das embalagens?
 Geralmente na secundária e terciária, que protege e acondicionam as embalagens primárias.
Como esta classificada a embalagem?
Primária, secundária, terciária, quartenária e embalagem de quinto nível.
Explique cada função da embalagem.
Primária: É a embalagem que está em contato com o produto que está contido nela.
secundária: é aquela que protege as embalagens primárias e facilita o manuseio e acomodação nas prateleiras. Exemplo: o fundo de papelão, com unidades de caixa de leite envolvidas em um plástico.
terciária: É a que acomoda as embalagens secundárias, facilitando a armazenagem e a movimentação nos depósitos e nos CD’s
quartenária: Acomoda as embalagens terciárias para facilitar o empilhamento e a movimentação com equipamentos adequados.
Embalagem de quinto nível: a embalagem “conteineirizada”, ou embalagens especiais para envio a longa distância.
Como a embalagem ajuda a aumentar as vendas de um produto?
Para vencer a disputa pela atenção do consumidor, as empresas precisam ser criativas. Pesquisas dizem que o produto tem apenas três segundos para atrair a atenção de quem passa pela gôndola do supermercado. Se atrair o consumidor, as chances de compra são de 85%, por isso a embalagem precisa ser pensada com todo o cuidado. A embalagem é um fator que complementa a marca e, por isso, precisa comunicar ao consumidor a sua identidade. Este fator é fundamental.
Quais são os 5 critérios básicos para desenvolver uma embalagem?
 Função, proteção, aparência, custo e disponibilidade.
Por que a embalagem afeta tanto a eficiência e a eficácia das operações logísticas?
A eficiência e a facilidade de manuseio de materiais são influenciadas pelas características das embalagens, principalmente pelo seu grau de padronização e unitização das cargas. O papel da comunicação nas embalagens é permitir a identificação dos conteúdos, além de rastrear e proporcionar informações sobre o manuseio. A embalagem logística contribui substancialmente no deslocamento rápido dos produtos, através da padronização de acessórios e equipamentos utilizados em seu trajeto. Além disso, contribui no tocante à proteção contra avarias.
O que é função embalagem de contenção? 
A contenção refere-se à função de conter o produto, de servir como receptáculo, por exemplo, quando ocorre de o produto vazar da embalagem, esta função não foi cumprida.
O que é função embalagem de proteção? 
A função de proteção possibilita o manuseio do produto até o consumo final, sem que ocorram danos na embalagem e/ou produto. 
O que é função embalagem de comunicação ?
A função de comunicação é a que permite levar a informação, utilizando diversas ferramentas, como símbolos, impressões, cores, RFID1.
Aula 10 
Qual o papel fundamental do transporte na logística ?
O transporte é uma das principais funções logísticas. Seu papel é fundamental no desempenho de diversas dimensões do Serviço ao Cliente. Além de representar a maior parcela dos custos logísticos na maioria das organizações.
Quais são os 5 tipos de modal de transporte básico? 
O ferroviário; o rodoviário; o hidroviário; o aeroviário; os dutos e os de multimodalidade e intermodalidade.
Quanto ao parâmetro de cargas, quais são seus principais elementos?
 Peso e volume, densidade média; dimensão da carga; dimensão do veículo; grau de fragilidade da carga; grau de perecibilidade; estado físico; assimetria; e compatibilidade entre cargas diversas.
É único que oferece o serviço de transporte de carga porta a porta, porém, permite o acondicionamento de uma menor quantidade de carga por carregamento:
Modal rodoviário.
Considerando as 5 modalidades de transportes, aéreo, rodoviário, ferroviário, aquaviário e dutoviário, diga sobre o modal dutoviário:
O modal dutoviário tem alto custo inicial de instalações e só se justifica para transportes de grandes e estáveis fluxos de produtos.
O transporte é o principal componente do sistema logístico. Sua importância pode ser medida através de pelo menos três indicadores financeiros quais são eles?
 custos, faturamento, e lucro.
A segunda dimensão a ser considerada na escolha do modal é a qualidade dos serviços oferecidos. 	Quais são ?
dimensão e disponibilidade, velocidade, consistência e capacidade.
São indicadores do desempenho usualmente avaliados no transporte de carga, por interesse direto da transportadora:
Capacidade x km, velocidade x hora.
É possivel afirmar que está entre os fatores que atrapalham o transporte de carga no Brasil:
A infraestrutura de estradas está em má conservação, causando um alto custo de manutenção no modal rodoviário.
Conceitue transporte de carga:
É um serviço horizontalizado queviabiliza os demais setores, afetando diretamente a segurança,a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico no país.

Continue navegando