Buscar

Pensamento de Karl Marx - Resumo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O Pensamento de Karl Marx
(Tréveris, 5/5/1818 - Londres, 14/03/1883)
Karl Heinrich Marx 
Não existe uma escola marxista, mas várias escolas baseadas no pensamento do filósofo.
O pensamento marxista se popularizou mais como caricatura. Poucos se debruçam sobre seu trabalho com seriedade. A caricatura deforma, exagera traços, criando uma atmosfera irreal ou ridícula. O mesmo faz a ideologia quando toma posse das utopias.
Pensamento Marxiano
Pensamento Marxiano e sua situação no diagrama das escolas econômicas
Iniciou o curso de Direito aos 17 anos, largando um ano depois para cursar filosofia e história. Bacharelou-se e aos 23 anos adquire o título de Doutor em Filosofia.
Pensamento Marxiano
Em Berlim passa a estudar o trabalho de Hegel. Não era aceito nas universidades pelas ideias ortodoxas, então dedica-se a atividade jornalística defendendo as ideias liberais.
Muda-se para a França e passa a conhecer melhor as ideias socialistas. A atividade jornalística o obriga a observar e estudar problemas econômicos e os conflitos sociais que surgiam motivados por interesses econômicos.
A obra de Marx é, portanto, uma obra globalizante. Foi a convergência entre a FILOSOFIA ALEMÃ, a ECONOMIA POLÍTICA INGLESA e o SOCIALISMO FRANCÊS.
Pensamento Marxiano
Muda-se para a França e passa a conhecer melhor as ideias socialistas. A atividade jornalística o obriga a observar e estudar problemas econômicos e os conflitos sociais que surgiam motivados por interesses econômicos.
A obra de Marx é, portanto, uma obra globalizante. Foi a convergência entre a FILOSOFIA ALEMÃ, a ECONOMIA POLÍTICA INGLESA e o SOCIALISMO FRANCÊS.
Pensamento Marxiano
O pensamento não era original pelo temas, mas pelo modo como eram abordados e como foram sintetizados.
Persona non grata no continente europeu, refugia-se na liberal e capitalista Inglaterra, um verdadeiro laboratório para ideias e teorias econômicas.
Nesse período foi colaborador do periódico New York Tribune. Período em que conclui o manuscrito de O capital.
Pensamento Marxiano
A obra foi produzida com três volumes, somente o primeiro foi publicado com o autor ainda vivo. Seu amigo pessoal, Friedrich Engels se encarrega de publicar os restantes. 
Com a morte de Engels, Karl Kaustsky publica um manuscrito com o título Teorias da mais-valia.
Pela qualidade do estudo crítico sobre história das doutrinas econômicas, muitos o consideram o quarto volume de O Capital.
Pensamento Marxiano – O capital
Para entender o pensamento e Marx, o leitor deve dominar alguns conceitos.
O que é capital? A principal preocupação de Marx é entender e explicar as leis do movimento do capital. 
Capital, mercadoria e força de trabalho são categorias como sentido preciso e vinculado historicamente. 
Para Marx, não são categoriais universais e os fenômenos que procuram descrever não existiram em todos os períodos históricos.
Pensamento Marxiano – Conceitos importantes
A ideia central de Marx é que capital não é simplesmente uma coisa, um conjunto de máquinas, edifícios, estradas etc. É isso, também, em determinadas condições. Segundo o pensamento Marxiano, capital é uma relação social.
Capital, sob a perspectiva de uma relação social, se realiza na relação de produção. Assim, o capital surge com o surgimento de uma classe social que se apropria dos meios de produção (fim do período feudal).
Pensamento Marxiano – Capital
O capital não é uma coisa, mas um relação social efetivada através de coisas.
“Para um homem ser considerado um capitalista, não é suficiente a propriedade de dinheiro, de meios de subsistência, de máquinas e demais meios de produção, faz-se necessário um complemento: o trabalhador assalariado - outro homem - que se vê forçado ‘voluntariamente’ a vender a si mesmo [sua energia vital – força física ou intelectual]” - Karl Marx.
Pensamento Marxiano – Capital
Pensamento Marxiano – Capital
MARX, Karl. O capital.
Pensamento Marxiano – Capital
Marx tratará do tema apresentado e desenvolvido por D. Ricardo: capital constante e capital variável. Também abordará o “capital-dinheiro”. Porém tudo vinculado ao seu conceito de capital.
As relações entre todas essas ‘coisas’ dentro do MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA fará com que se tornem capital.
A análise é, portanto, uma análise fundamentalmente histórica. Seu objeto de análise era o modo de produção que estava surgindo com o fim do sistema feudal.
Pensamento Marxiano – Capitalismo
Dentro da perspectiva das relações sociais, para Marx, capitalismo é uma relação social sui generis cuja característica fundamental é a compra e venda de força de trabalho.
Portanto, pode-se concluir que o capitalismo surgiu quando tudo se tornou mercadoria. Essa possibilidade só ocorreu quando surgiram as classes que Marx identificou como burguesia (proprietárias dos meios de produção) e o proletariado (impossibilitados de produzirem por si o necessário para sobreviver, são obrigados a vender no mercado sua força de trabalho).
Pensamento Marxiano – Capitalismo
A dicotomia do capitalismo em duas classes sociais: burgueses e proletariados é a forma mais simplificada do modelo de Marx. Trata-se de um modelo ‘purista’.
Em economia, sabe-se que todo modelo constitui em um abstração, eliminando muitos elementos reais – ceteris paribus.
Há portanto, duas realidades: a história e o modelo. A realidade histórica é muito mais complexa e raramente se encaixa no modelo dicotômico marxista.
Não se deve confundir classes sociais com estratificação social.
Pensamento Marxiano – Mercadoria
Mercadoria, segundo Marx, não é produto ou bem. É mercadoria toda coisa que se destina à troca no mercado. Assim, aquele que produz e consome tudo o que produz, não produz “mercadorias”.
Pensamento Marxiano e Adam Smith
Conceito de trabalho produtivo 
Para Smith, é aquele que produz bens materiais vendáveis que resultam do processo de criação/produção. Assim, nesse conceito de Smith, serviços não geram produto, não são “produtivos” os trabalhos que caracterizam exclusivamente em prestação de serviços.
Para Marx, trabalho produtivo é aquele que é comprado com “capital-dinheiro” e que é capaz de gerar um excedente (lucro). Já o trabalho contratado unicamente como serviço e o artigo comprado para consumo constitui “trabalho improdutivo” (teoria da mais-valia).
Pensamento Marxiano e o neopositivismo
Marx era hegeliano. Assim, sua análise parte da tradição de distinguir aparência e realidade, distinguir o fenômeno da essência.
A tradição positivista não se incomoda em buscar a realidade por trás dos fenômenos. Focam o fenômeno em si, e pronto. O pensamento positivista e neopositivista fixa-se na funcionalidade. Por exemplo: isso é função daquilo ou isso deriva daquilo.
A econometria, por exemplo, é uma abordagem puramente positivista. Busca-se observar os fenômenos, identificar correlações e explicá-las através de modelos teórico-matemáticos.
22/10/19
	Clique para editar o título mestre
22/10/19
	Clique para editar o título mestre
	Clique para editar o texto mestre
	Segundo nível
	Terceiro nível
	Quarto nível
	Quinto nível

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando