Buscar

PORTAL+DE+NOTÍCIAS+4+(1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PORTAL DE NOTÍCIAS
RODADA 4
PALAVRA DO ANALISTA
Chegou o período de sazonalidade e esta é uma ótima oportunidade para as empresas auferirem um lucro extra. É importante estar atentos às políticas de marketing dos concorrentes. Quem tem estoque de produtos acabados pode aproveitar a oportunidade. Mas cuidado!!! Variação de preços de modo acentuado tem o poder afugentar a clientela e favorecer a concorrência. Uma dica...! Estabeleçam objetivos e metas e busquem seus resultados.
PERÍODO SAZONAL
Nesta época é sabido que a demanda tem forte aquecimento. Os especialistas estimam algo na ordem de 60%. Mas é preciso tomar cuidado com as previsões, pois outras variáveis também influenciam o mercado, principalmente o preço e a atuação por parte das empresas nas inserções de propaganda.
FINANÇAS
O mercado financeiro reagiu bem à intervenção do Banco Central na taxa básica de juros. A elevação tem impacto direto resultado das empresas, especialmente aquelas que não estão planejando adequadamente seu caixa. É fácil conferir! No Relatório de Empréstimos e Financiamentos, algumas empresas estão contraindo o empréstimo especial (empresas com caixa igual a $ 0,00 - ver no Balaço Patrimonial). Nesse relatório pode-se avaliar o valor pago de juros nesse tipo de empréstimo, que está em 12% ao trimestre desde o período anterior.
ANÁLISE DA RENTABILIDADE
A rentabilidade é um importante indicador de desempenho de um negócio. Serve para medir o potencial que o investimento tem em se remunerar. Investimentos em operações de baixo risco, como títulos do tesouro, estão rendendo entre 9,0% a 10,0% ao ano. Empresas com rendimento inferior a esse percentual devem rever suas estratégias com urgência e procurar reverter a situação.
MOVIMENTO SINDICAL
O sindicato dos trabalhadores aceitou o reajuste no valor da hora paga aos operários, que nesse período já é de $ 6,50, conforme noticiado anteriormente. Por enquanto as demais reivindicações ficam em pauta de discussão e as pressões diminuem.
TAXA DE JUROS
Para esse período o Banco Central não altera a taxa referencial de juros, que permanece em 4,0%. Especialistas da área, atentos aos movimentos dos mercados, apostam em uma nova elevação dos juros. Se isso acontecer, certamente poderá contribuir para alguns realinhamentos nos preços, como por exemplo, o preço dos insumos, máquinas, tarifa de energia elétrica, entre outros. A recomendação, portanto, é prestar atenção nas noticias dos próximos períodos.
CRÉDITO
Com a elevação da taxa de juros no período anterior, a disponibilidade de crédito também foi afetada. Para esse período as condições de financiamento estão agora limitadas a 50% do valor de aquisição de máquinas. A carência continua a mesma, bem como o número de parcelas. Diante das demais opções de crédito, o financiamento é ainda a melhor alternativa. O empréstimo de giro só pode ser solicitado para amortizar em uma única parcela. A boa notícia foi a manutenção da política de liberação do recurso. Não há limite máximo para esse tipo de operação de crédito.
INSUMOS
O Fornecedor Skate Max, nesse período, completa o reajuste no preço dos demais produtos. O preço unitário do parafuso passou para $ 0,36, a lixa, $ 8,40 e a embalagem, $ 3,60. Os demais insumos permanecem com seus preços inalterados. O Fornecedor informou que voltou a aceitar pedidos de compras para pagamento com carência de até 02 períodos, mas continua não oferecendo descontos.
INFORMAÇÕES GERAIS
	Taxa de Juros Referencial/Básica do BC (%)
	4,00
	Taxa de Câmbio
	1,00
	Tarifa da Energia Elétrica
	0,15
	Overhead compras compulsórias (%)
	25,00
	Preço da Inserção de Propaganda
	300,00
	Frete/Transporte (por un. de Produto vendida )
	
	Para Região Local
	0,00
	Para Grupo de Regiões #1
	2,50
	Para Região do Mercado Externo
	4,00
	MOD - Operador
	
	Salário-hora (sem encargos)
	6,50
	Máximo de Hora extra permitida
	2h/pessoa
	Disponibilidade para Hora extra (%)
	100,00

Outros materiais