Buscar

[AVA3] Filosofia -UVA

Prévia do material em texto

UNIVESIDADE VEIGA DE ALMEIDA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
GLAUCIA SODRÉ PASSOS
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA FILOSOFIA [AVA3]
Desde suas raízes, a filosofia abrange o conhecimento como um todo, vinculando as mais diversas áreas do saber para alcançar uma ampla compreensão da realidade. Posteriormente, com o avanço científico da modernidade, o conhecimento passa a destacar campos específicos, privilegiando, por meio de recortes investigativos, determinados objetos de estudo. Tal avanço interfere decisivamente em todos os segmentos da sociedade, afetando não só os paradigmas científicos, mas também a vida e os valores de cada ser humano.
Considerando o exposto acima e com base nas transformações sucessivas, gradativas ou radicais no campo dos valores, analise a concepção de ética planetária no contexto da sociedade globalizada contemporânea.
RIO DE JANEIRO
2017
Segundo Zuben (2010) “Toda forma de vida social pressupõe a existência de princípios éticos e morais que são observados e cultivados pelas pessoas. Sendo assim, desde o surgimento das primeiras sociedades estão implícitas questões éticas. Isso faz que a história da ética assuma uma amplitude considerável.” 
De acordo com o conteúdo estudado na disciplina, “a ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade. Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”. Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.”
O desenvolvimento tecnológico e do conhecimento científico caracterizaram incontáveis benefícios para a humanidade nas últimas décadas. Concomitantemente à esses avanços e descobertas, a humanidade se desenvolve, o ser humano se compreende como sujeito racional e autônomo, capaz de dominar e manipular o mundo por se sentir capaz de ser senhor e possuidor da natureza e assim impondo-se. Porém, atrelado a isto, não apenas louvores e exaltações foram vividos, mas também tragédias, desigualdades e as injustiças provocadas pela ação humana, acompanhadas das ameaças e crises em diversos âmbitos da civilização humana.
Diante deste contexto, surge o conceito de ética planetária que consiste no cuidado, preservação e bem-estar em todo o planeta Terra, tendo o ser humano como responsável por tal situação, principalmente se considerarmos a situação mundial de crise, refletidas em desigualdade, violência, desumanidade e alarmantes condições do meio ambiente, motivos esses que ameaçam a vida num âmbito planetário. 
Ética planetária entende-se como estabelecer ações e princípios que determinem bem-estar planetário, ou seja, ações que caracterizam a integridade nas relações dos seres humanos entre si e com a natureza/meio ambiente. 
Ainda segundo Zeben (2010) “A ética planetária enfatiza o cuidado e a solidariedade com toda a forma de vida no planeta Terra, chamando a atenção para a responsabilidade humana pensando no futuro. Desse modo, tanto a responsabilidade como a solidariedade são elementos marcantes e contribuem para a definição de ética planetária. A ética planetária expande seu sentido e aplicação, pois concebe o planeta Terra como lugar de segurança e bem-estar, exige cuidado com a nossa morada como espaço que precisa ser constantemente reconstruído e melhorado, aponta para o ambiente habitável e satisfatório para se viver.”
Portanto, ao considerarmos os problemas do nosso tempo, gerados a partir da modernidade e da globalização, como algo que afeta toda a humanidade, a ética planetária requer a conscientização da nossa atual e real situação para que essa ação ética seja responsável e promova, tanto no presente como no futuro, a vida, dignidade e harmonia como um todo. Enfim, ética planetária é uma ação presente com intuito no futuro da humanidade diante de tantas mudanças geradas pela globalização. 
A ênfase na responsabilidade do agir humano é fundamental para a ética planetária, no que diz respeito à preocupação com o futuro, considerando a realidade na atualidade. Realidade essa que se refere tanto às conquista quanto às ameaças geradas pela globalização.

Continue navegando