Buscar

ABC DA VIDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ABC DA VIDA
O ABC da vida consiste em Vias Aéreas , Respiração e Circulação. Checados nesta ordem, você pode assumir que a vítima não apresenta uma situação imediata de ameaça á vida por comprometimento do ABC´S. 
A - Restabeleça as vias aéreas para permitir a respiração. Retire qualquer obejto que as estiver obstruindo, como dentes quebrados, salivas, chiclete, bala e etc. Cuidado para não empurra-los mais para dentro.
B – Olhe, escute e sinta, para tentar identificar sinais de respiração, como movimento do peito ou movimento de ar vindo da boca. Veja se existe algum som proveniente da respiração ou dos Pulmões. 
C - Cheque a pulsação. Coloque a ponta dos dedos sobre a artéria carótida, no pescoço e espere por pelo menos 20 segundos. Um pulso é difícil de se encontrar quando ele esta fraco, quando esta ventando muito ou quando a vítima está em choque. 
Se a vítima estiver emitindo sons ou falando, ela está respirando e o pulso estará presente, não havendo portanto, necessidade de tomar alguma atitude. Caso não haja pulso ou respiração, comece a Ressuscitação Cardio-Pulmonar ( RCP), caso conheça os procedimentos importantes: As siglas RCP significam Ressuscitação Cárdio Pulmonar, um termo que pertence á medicina, mas que tem uma dimensão bem prática, pois se trata de uma técnica de primeiros socorros que serve para salvar a vida de uma pessoa acidentada com parada respiratória. A RCP deve ser aplicada anteriormente a chegada dos serviços de emergência. 
Se houver pulso, mas não respiração, inicie respiração artificial ( respiração boca-a-boca ). Cuidado! Proteja-se com luvas de procedimentos e mascara de proteção facial.
Após passar pelo ABC, inicie o exame secundário. Examine a vítima dos pés a cabeça, apalpando delicadamente o seu corpo. Observe se há abaulamentos ( arqueamento, curvatura ) ou expressões nos ossos, bem como ferimentos ou sangramentos. Nunca movimente a vítima, pois isto pode agravar lesões. A cada 1 ou 2 minutos, retorne o ABC, para certifica-se de que não existe problemas. 
Comece então a fazer os curativos e imobilizações necessárias, aguardando a chegada do socorro médico. Lembre-se de anotar tudo o que você viu ou fez. Isso será de grande ajuda ao médico que irá atender a vítima no Hospital. 
 A avaliação inicial do paciente é o próximo passo do socorrista após a avaliação do local do acidente.
O socorrista deverá posicionar-se ao lado da vítima e executar a avaliação rapidamente, geralmente em um prazo inferior a 45 segundos.
A avaliação inicial deve ser executada na seguinte seqüência: Forme uma impressão geral do paciente;
Avalie o nível de consciência ( status mental-AVDI)
Avalie a permeabilidade das vias aéreas/coluna cervical;
Avalie a respiração;
Avalie a circulação ( presença depulso e hemorragias); e Decida a prioridade para o transporte do paciente.
Durante a realização da avaliação inicial, caso o paciente esteja consciente, o socorrista deverá apresentar-se dizendo seu nome, identificando-se como pessoa tecnicamente capacitada e, perguntando ao paciente se poderá ajudá- lo ( pedido de consentimento para prestar o socorro). Apresentação do socorrista:
Diga seu nome;
Identifique-se como pessoa tecnicamente capacitada; e
Processo ordenado paraidentificar e corrigir, de imediato, problemas que ameacem avidaem curto prazo.
Pergunte à vítima se você pode ajudá-la ( pedido de consentimento )
Durante a avaliação inicial, os problemas que ameaçam a vida, por ordem de importância e conhecidos por ?A B C DA VIDA ?, são:
Abordagem Primária
Na abordagem primária, para facilitar a memorização, convencionou-se o ?ABCDdo trauma ? paradesignar uma seqüência fixa de passos, utilizando-se as primeirasletras das palavras ( do inglês) que definem cada um dos passos:
Vias aéreas com controle cervical;
2 ) Passo ?B ? ( Breathing ) ?Respiração ( existente e qualidade)
?Circulação com controle de hemorragias;
?Estado neurológico;
5 ) Passo ?E ? ( Exposure ) ?Exposição da vítima ( para abordagem secundária)
( A ) AIRWAY ( Viasaéreascom controle cervical)
Aproximar-se da vitima pelo lado para o qual a face da mesma estavolta, garantindo-lhe o controle cervical. Em seguida, observar se a vitima esta consciente erespirando. Tocando o ombro da vitima do lado oposto ao da abordagem,apresente se,acalme-a e pergunte o que aconteceu com ela: ?Eu
	sou o
	(
nome do socorrista)
,tenho treinamento em primeiros socorros, e estou aqui para te ajudar. O que aconteceucontigo? ?. Uma pessoasóconsegue falar se tiver ar nospulmõese se ele passar pelas cordas vocais. Portanto, se a vitimaresponder normalmente, e porque as vias aéreas estão permeáveis ( passo "A" resolvido) e respiração espontânea ( passo
. Seguirpara o passo "C". Se a vitimanãoresponder normalmente, examinar as viasaéreas.Desobstruir viasaéreasde sangue vomitacorpos estranhosou queda dalíngua, garantindoimobilizaçãoda coluna cervical. Para amanutençãoda abertura das viasaéreaspodeser utilizada cânulaorofaríngeaou naofaringea. Estando as viasaéreasdesobstruídas, passar para o exame darespiração( passo "B")
.Técnicasde abertura das vias aéreasQuando otônusmuscular e insuficiente, alínguae a epiglote podem obstruir afaringe. Alínguae a causa maisfreqüentedeobstruçãodas vias aéreasna vitimainconsciente. Senãohouver evidencia de trauma craniano nem cervical, o Socorristadeve utilizar a manobra deinclinaçãoda cabeca- elevacão do queixo para abrir as viasaéreas.Avaliaçãode viasaéreas. Socorrista verifica sehácorpos estranhos nacavidade oral da vitima.
B ) BREATHING ( Respiração ) Checar se a respiração está presente e efetiva ( ver,ouvir e sentir)
. Se a respiração estiver ausente, iniciarrespiração artificial ( passo"B" resolvido temporariamente )
.Estando presente a respiração, analisar sua qualidade:
Avaliação da respiração ?ver, ouvir e sentir.Lentaou rápida, superficial ou profunda, de ritmo regular ou irregular, silenciosa ouruidosa.Se observar sinais de respiração difícil ( rápida, profunda, ruidosa)
, reavaliarvias aéreas e solicitar a presença do médico no local. A necessidade de Intervençãomédica é muito provável. Se observar sinais que antecedam
parada respiratória ( respiração superficial, lenta ou irregular)
, ficar atento para iniciar respiração artificial.
C ) CIRCULATION ( Circulação com controle de hemorragias)
O objetivo principal do passo "C"é estimar ascondições do sistema circulatório e controlar grandeshemorragias. Para tanto devemser avaliados: pulso; perfusãoperiférica; coloração, temperaturae umidade da pele.Se o socorrista verificar hemorragia externa, deveutilizarmétodos de controle. Observando sinais que sugerem hemorragia interna, deve agilizar o atendimento e transportar a vítima o mais brevemente possível ao hospital.
D) DISABILITY (Estado Neurológico )
Tomadas as medidas possíveis para garantir o ?ABC ?, importa conhecer o estado neurológico da vítima ( passo "D")
, para melhor avaliar a gravidade e a estabilidade do quadro. O registro evolutivo do estado neurológico tem grande valor. Avítima que não apresente alterações neurológicas num dado momento, mas passe a apresentá-las progressivamente, seguramente está em situação mais grave que outracujo exame inicial tenha mostrado algumas alterações que permaneçam estáveis notempo. Na avaliação doestado neurológico o socorrista deve realizar a avaliação donível de consciência e o exame das pupilas.Avaliação do Nível de ConsciênciaA análise do nível de consciência é feita pelométodo ?AVDI ?, de acordo com o nível de resposta que avítima dá aos estímulos:
% A ?Acordada com resposta adequada aoambiente.
% V ?Adormecida. Os olhos se abrem medianteestímuloverbal.Avaliação do nível deconsciência ?estímulo dolorosoaplicado comprimindo-se aborda do músculo trapézio.
% D ?Com os olhos fechadosque só se abrem mediante estímulo doloroso.
% I ?Não reage a qualquer estímulo.Exame das PupilasEm condições normais as pupilas reagem à luz,aumentando ou diminuindo seu diâmetro conforme a intensidade da iluminação do ambiente.O aumento dodiâmetro, ou midríase, ocorre na presença de pouca luz,enquanto a diminuição, ou miose, ocorre em presença de luzintensa. Quanto à simetria, as pupilas são classificadas em isocóricas ( pupilas normais ousimétricas)

Continue navegando