Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

1.
		Na técnica de plantio conhecida por hidroponia, os vegetais são cultivados em uma solução de nutrientes no lugar do solo, rica em nitrato e ureia. Nesse caso, ao fornecer esses nutrientes na forma aproveitável pela planta, a técnica dispensa o trabalho das bactérias fixadoras do solo, que, na natureza, participam do ciclo do(a):
	
	
	
	nitrogênio
	
	
	fósforo
	
	
	oxigênio
	
	
	carbono
	
	
	água
	
Explicação:
Na técnica de plantio conhecida por hidroponia, os vegetais são cultivados em uma solução de nutrientes no lugar do solo, rica em nitrato e ureia.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Toda construção exige uma área limpa, tanto em relação a resíduos sólidos quanto a vegetação, por que motivo o desmatamento de certas áreas é inevitável quando se traz está de construção civil. A retirada da vegetação, ocorre tanto em pequenas áreas quanto em grandes, isso dependendo do tamanho o da construção e a função que está promoverá, por exemplo: a construção de uma hidrelétrica exige uma área alterada extremamente maior que a da construção d e uns reis vencia unifamiliar.  A forma que e o desmatamento afeta o ciclo da água pode depender:
	
	
	
	Da forma como a vegetação é retirada somente
	
	
	Da quantidade de pessoas envolvidas no processo
	
	
	Da velocidade que o serviço acontece
	
	
	Da proximidade com fontes de água
	
	
	Das características do solo ou do tipo de vegetação retirada
	
Explicação:
A forma que e o desmatamento afeta o ciclo da água pode depender: das características do solo ou até do tipo de vegetação retirada
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas do enunciado a seguir, na ordem em que aparecem.
"A urbanização promove alterações no ciclo hidrológico por reduzir a infiltração no solo. O volume de água que deixa de infiltrar permanece na superfície, _____________ o escoamento superficial. As vazões máximas ______________. Com a redução da infiltração, ____________ o nível do lençol freático."
	
	
	
	Diminuindo - aumentam - diminui
	
	
	Diminuindo - diminuem - diminui
	
	
	Aumentando - aumentam - diminui
	
	
	Aumentando - diminuem - aumenta
	
	
	Aumentando - aumentam - aumenta
	
Explicação:
O ciclo hidrológico é o fenômeno de circulação de água entre a superfície do planeta e a atmosfera decorrente, basicamente, da influência da energia solar. Com o processo de urbanização, devido à redução de áreas verdes, o aumento da impermeabilização, canalização de corpos d'água,entre outras intervenções no ambiente, temos alterações no ciclo hidrológico, como o aumento do escoamento superficial e redução da infiltração da água no solo.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Na natureza a matéria é constantemente transformada por meio dos ciclos biogeoquímicos. Além do ciclo da água, existem os ciclos do carbono, do enxofre, do fósforo, do nitrogênio e do oxigênio. O elemento que está presente em todos os ciclos nomeados é o
	
	
	
	enxofre.
	
	
	carbono.
	
	
	oxigênio.
	
	
	nitrogênio.
	
	
	fósforo.
	
Explicação:
Os ciclos biogeoquímicos são circuitos fechados que compreendem o percurso e as transformações dos diversos elementos constituintes da matéria viva ao atravessar as camadas da Terra. Representam o caminho percorrido pela matéria de um organismo a outro, deles para o ambiente físico e deste novamente para os seres vivos.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		No Brasil, o sistema de transporte depende do uso de combustíveis fósseis e de biomassa, cuja energia é convertida em movimento de veículos. Para esses combustíveis, a transformação de energia química em energia mecânica acontece:
	
	
	
	na combustão, que gera gases quentes para mover os pistões no motor. 
	
	
	nos eixos, que transferem torque às rodas e impulsionam o veículo. 
	
	
	na ignição, quando a energia elétrica é convertida em trabalho.
	
	
	na exaustão, quando gases quentes são expelidos para trás.
	
	
	na carburação, com a difusão do combustível no ar. 
	
Explicação:
Questão relacionada ao tema conbustíveis que é abordado na disciplina.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A alteração das características das águas por quaisquer ações ou interferências, sejam elas naturais ou provocadas pelo homem , é conhecida como:
	
	
	
	Contaminação
	
	
	Erosão
	
	
	Radioatividade
	
	
	Poluição
	
	
	Metamorfismo
	
Explicação:
A poluição da água é resultado das alterações de sua qualidade e que a torna imprópria para o consumo e prejudicial aos organismos vivos que nela habitam. Como as suas propriedades são alteradas, a água poluída traz prejuízos ao ambiente natural e ao homem.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O ar atmosférico e a crosta terrestre são constituídos por substâncias químicas utilizadas como matéria-prima para a obtenção de materiais de uso diário, a exemplo de produtos de limpeza, objetos metálicos, plásticos e combustíveis. Esses materiais, em geral, são formados de substâncias químicas que devem ser separadas e purificadas. Considerando-se as informações e os conhecimentos da Química, é correto afirmar:
	
	
	
	A destilação fracionada do petróleo, com base nas faixas de temperaturas de ebulição,
resulta na obtenção de substâncias químicas puras, como a gasolina e o óleo diesel.
	
	
	O alumínio metálico, Alº, é produzido a partir da fusão fracionada da bauxita, minério
constituído por óxido de alumínio.
	
	
	A produção de ácido sulfúrico, H2SO4(aq), usado na fabricação de detergentes, envolve
a redução do estado de oxidação do enxofre sólido.
	
	
	O carvão mineral e o gás de cozinha, GLP, utilizados como combustíveis, são obtidos de
fonte renovável de energia.
	
	
	O nitrogênio obtido do ar atmosférico é utilizado na obtenção de amônia, NH3(g),
substância química usada em materiais de limpeza.
	
Explicação:
A camada de ozônio é formada por uma parte do oxigênio contido na atmosfera. Com interferências dos raios solares o gás oxigênio (O2) se transforma em gás ozônio (O3) se aglomerando e formando uma camada. Esta camada interfere na incidência dos raios ultravioletas (UV) na biosfera, funcionando como uma barreira que não deixa a maioria dos raios UV passarem. Tal fenômeno é responsável por uma temperatura amena no planeta. A camada de ozônio está sendo afetada pela liberação de substâncias como os clorofluorcarbonos em decorrência da industrialização, deixando sua espessura mais fina e causando buracos nas regiões polares, facilitando o aquecimento e a penetração de raios UV. O aquecimento provoca o derretimento das geleiras nos pólos, e os raios UV afetam a saúde humana, causando câncer de pele e mutações genéticas.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		No ciclo da água, usado para produzir eletricidade, a água de lagos e oceanos, irradiada pelo Sol, evapora-se dando origem a nuvens e se precipita como chuva. É então represada, corre de alto a baixo e move turbinas de uma usina, acionando geradores. A eletricidade produzida é transmitida através de cabos e fios e é utilizada em motores e outros aparelhos elétricos. Assim, para que o ciclo seja aproveitado na geração de energia elétrica, constrói-se uma barragem para represar a água. Entre os possíveis impactos ambientais causados por essa construção, devem ser destacados:
	
	
	
	Alagamentos e intensificação do efeito estufa
	
	
	Chuva ácida e efeito estufa
	
	
	Alteração do curso natural dos rios e poluição atmosférica
	
	
	Aumento do nível dos oceanos e chuva ácida
	
	
	Alagamentos e desequilíbrio da fauna e da flora
	
Explicação:A construção de hidrelétricas e consequentemente suas barragens e lagos causam diversos impactos sociais e ambientais negativos. As populações são atingidas direta e concretamente através do alagamento de suas propriedades, casas, áreas produtivas e até cidades. Na área ambiental o principal impacto costuma ser o alagamento de importantes áreas florestais e o desaparecimento do habitat dos animais. Muitas vezes a hidrelétrica é construída em áreas onde se concentram os últimos remanescentes florestais da região, desmatando e inundando espécies ameaçadas de extinção.