Buscar

ED1_Bases_da_aval_psi

Prévia do material em texto

INSTITUTO BRASILEIRO DE MEDICINA DE REABILITAÇÃO ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DISCIPLINA: BASES DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA ROTEIRO DE ESTUDOS 1
1)Defina Psicometria.
A psicometria é o ramo da psicologia que se orienta à medição dos processos psíquicos. Para isso, desenvolve estudos que permitem atribuir um número aos seus resultados, possibilitando comparar as características psicológicas de diferentes pessoas de forma objetiva.
 2) Explique o que são medidas fundamentais, derivadas e por teoria.
MEDIDA FUNDAMENTAL: é a medida de atributos de objetos empíricos para os quais além de se poder estabelecer uma unidade-base natural específica, existe uma representação extensiva. Ex.: metro, segundo, grama.
MEDIDA DERIVADA: é a medida indireta através do estabelecimento de uma relação com medidas extensivas. Este procedimento depende da prova empírica de que estes atributos são afetados independentemente por dois ou mais componentes. Ex.: Velocidade= m/s
Medida por Teoria: garante que haja instrumentos calibrados para medir os fenômenos com os quais o atributo em questão esteja relacionado pela teoria.
Medida por Lei: quando uma lei for estabelecida entre 2 ou mais variáveis, essa constante pode ser medida pela relação entre as variáveis.
3) Sobre os antecedentes históricos da testagem moderna, responda às questões abaixo.
 a) Europa no século XIX: o que aconteceu como antecedente à testagem moderna, e como este acontecimento influenciou o nascimento da testagem moderna no século XX? 
b) Europa no início do século XX: o que aconteceu como antecedente à testagem moderna, e como este acontecimento influenciou o nascimento da testagem moderna no século XX?
 4) Defina o que é medir/mensurar?
R. significa atribuir magnitudes a certa propriedade de um objeto ou classe de objetos, de acordo com certas regras preestabelecidas e com a ajuda do sistema métrico, de forma a que sua validade possa ser provada empiricamente.
5) O que é um teste psicológico? Qual a diferença entre teste e escala? 
É um instrumento que avalia (mede ou faz uma estimativa) construtos (também chamados de variáveis latentes) que não podem ser observados diretamente. Exemplos desses construtos seriam altruísmo, inteligência, extroversão, otimismo, ansiedade, entre muitos outros. Se conhecemos bem uma pessoa, ou se observarmos o comportamento dela por um longo período, podemos afirmar que, na nossa opinião, ela é (ou não) altruísta, ansiosa, otimista, e assim por diante. 
Escala de medidas depende da quantidade de propriedades (axiomas) do número que a medida salva, resultam em várias escalas de medidas.
6) Indique e descreva os usos atuais dos testes psicológicos.
O uso dos testes psicológicos são para procedimentos nos quais a resposta do testando seja envolvendo algum aspecto do funcionamento cognitivo, conhecimento, habilidades ou capacidades de uma pessoa. 
 7) Qual a diferença entre testagem e avaliação? 
R. testagem é a técnica que produz resultados mais eficientes. O único instrumento utilizado é o teste. É através dele que se obtem informações acerca do domínio cognitivo, afetivo e psicomotor, apesar de ser mais útil para a coleta de dados na área cognitiva.
Avaliação é mais global, engloba uma cerca de procedimentos para avaliar um indivíduo ou grupo.
8) Quais são as formas de coleta de dados para subsidiar o processo avaliativo?
R.
9) É possível fazer avaliação psicológica sem o uso de testes? Quais são as vantagens do uso de testes? 
R. Sim. Mede diferenças existentes, quanto a determinadas característica, entre diversos sujeitos, ou então o comportamento do mesmo individuo em diferentes ocasiões (intra e inter-individual).
10) De acordo com Urbina (2007), quem são os participantes no processo de testagem. Descreva sucintamente os papéis dos participantes da testagem.
R.
11) O que se entende por itens de um teste e por análise de itens? 
R. 
12) Explique o que são itens de resposta selecionada e itens de resposta construída.
R. são dois tipos de respostas possíveis nos testes. 
13) O que se entende por análise qualitativa e análise quantitativa de itens?
R. Análise qualitativa - São informações acerca da qualidade aparente (face) daquele conjunto de itens.
Análise quantitativa – baseada em dados estatísticos
14) Considerando a análise quantitativa de itens, explique o que se entende por dificuldade de itens, poder discriminante (validade) e imparcialidade (justiça) de itens em um teste. 
R. O poder discriminativo de um item (comportamento) se define como a capacidade que ele apresenta de separar (discriminar) sujeitos com magnitudes próximas do mesmo traço. (quanto maior a inclinação da curva, maior o pode discriminante).
Justiça do item – comparações das estatísticas de dificuldade e discriminação de item para diferentes grupos. 
15) Quais são as etapas da avaliação psicológica? 
R. Observação (registro do comportamento e escala de classificação), inquirição (questionário e entrevista) e testagem (teste padronizados ou não-padronizados).
16) Explique o que se entende por fidedignidade. Por que ela é importante? 
Fidedignidade de um instrumento refere-se ao fato de os resultados terem sido reproduzidos por um teste em diferentes ocasiões nas quais se mantiveram condições similares, inclusive os mesmos indivíduos ou grupos de indivíduos. Ela é importante para aumentar a confiabilidade da mensuração do instrumento / teste.
17) Por que a fidedignidade não constitui fonte suficiente de evidência para o uso de um teste? 
R. As evidencias da fidedignidade de scores são consideradas como condições necessárias, porém não suficientes para a validade. 
18) Explique as diferenças entre precisão, estabilidade e homogeneidade. 
Precisão é medir sem erro, atingir ao máximo possível o fenômeno que quer se medir.
Estabilidade – implica em reproduzir diferentes fenômenos, havendo pouco erro de mensuração em tempos diferentes. (considera-se o tempo).
Homogeneidade / consistência interna – todos os itens do instrumento/ teste medem um mesmo aspecto.
19) Quais são os delineamentos utilizados na coleta de dados para avaliarmos a fidedignidade dos escores de testes ou escalas? 
R. Método teste-reteste, método das formas paralelas / alternativas, método da divisão em metades.
20) Por que o método teste-reteste não é totalmente apropriado para a maioria dos testes psicológicos? 
Porque este método é empregado para verificar a estabilidade dos resulta dos levando se em conta um período de tempo. Porém a maioria das variáveis mensuradas em testes psicológicos varia com o tempo. (ex. A ansiedade vai muito no indivíduo).
21) Quais são as fontes de erro capazes de reduzir a fidedignidade dos escores dos testes? 
R. As diferenças entre os avaliadores, erro de amostragem de tempo, erro de amostragem de conteúdo, inconsistência de itens.
22) Por que e de que maneira empregamos o coeficiente de correlação r de Pearson na investigação acerca da fidedignidade dos escores obtidos com a aplicação de testes e escalas? 
23) O que se entende por validade dos escores de um teste ou escala? 
24) O que se entende por validade de face? 
25) Defina os aspectos da validade de constructo e as respectivas fontes de evidências: a) Relacionada ao conteúdo. b) Padrões de convergência e divergência. c) Relacionada ao critério. 
26) Quais são os fatores que afetam a validade dos escores de um teste?
 27) Por que e de que maneira empregamos o coeficiente de correlação r de Pearson na investigação acerca da validade dos escores obtidos com a aplicação de testes e escalas? 
R. Para verificar a fidedignidade dos scores. Empregamos com a aplicação de testes para obter os coeficientes. 
28) Nomeie e interprete os coeficientes de correlação apresentados nos itens abaixo: 
c) r = 0,60, entre as formas de um teste; uma composta por itens de múltiplas escolhas e outra por itens discursivos. E se r = 0,92. 
Para r= 0,60 significa que os scores do teste não tem evidencias de fidedignidade, jápara r=0,92 os scores do teste tem evidencias de fidedignidade. 
d) r = 0,85, entre duas aplicações mensais de um teste de inteligência.
Mostra que os scores do teste apresentam evidencias de fidedignidade, visto que mantiveram tb uma consistência.

Continue navegando