Buscar

Mata das Araucárias

Prévia do material em texto

A preservação da Mata de Araucárias é um tema que tem sido discutido cada vez mais, uma vez que sua extinção resultaria em uma grande perda de biodiversidade local. Podemos destacar a extinção de animais endêmicos da região, ou seja, animais que vivem e se desenvolvem somente neste tipo de ambiente, podemos listar aqui o papagaio charão e a famosa gralha azul.
Papagaio charão.
A Mata de Araucárias é um ecossistema da Mata Atlântica, sua característica mais marcante é a presença de coníferas, dentre elas destaca-se a Araucária angustifólia também conhecida como pinheiro-do-paraná ou araucária. A espécie é de grande importância pois controla a qualidade da fauna e flora do bioma. Seus pinhões servem de alimento para pequenos animais no inverno, porque nesta época do ano quase não existem frutos e néctar. Seus cones são como uma manjedoura, protegem as plantas menores e retêm a umidade. A qualidade da madeira, leve e sem falhas, fez com que a araucária fosse intensamente explorada. Calcula-se que entre 1930 e 1990, cerca de 100 milhões de pinheiros tenham sido derrubados. Araucária angustifólia
As graves consequências dessas intensas explorações são mais perceptíveis hoje, pois a Mata de Araucárias corre risco de desaparecer. E junto com ela toda a flora local. Mas seria possível um ecossistema tão grande simplesmente deixar de existir? Não só é possível, como está acontecendo, 98% de sua área original já foi destruída e não falta muito para que ela desapareça por completo.

Continue navegando