Buscar

PRATICA DE REYNOLDS

Prévia do material em texto

RESUMO
 Reynolds demonstrou em seu experimento a existência de dois tipos de escoamentos: o escoamento laminar e o escoamento turbulento. O experimento teve como objetivo a visualização do padrão de escoamento de água através de um tubo de vidro, com o auxílio de um outro fluido com coloração diferente.
Figura 1. Representação de esquema utilizado por Reynolds
SUMÁRIO
1 - Introdução
2 - Desenvolvimento
3 - Materiais utilizados
4 - Montagem do protótipo
5 - Resultados
6 - Conclusão
7 - Referencias
1 – INTRODUÇÃO
A importância fundamental do número de Reynolds é a possibilidade de se avaliar a estabilidade do fluxo podendo obter uma indicação se o escoamento flui de forma laminar ou turbulenta. Um exemplo comum é o túnel aerodinâmico onde se medem forças desta natureza em modelos de asas de aviões. O cálculo é dado pela seguinte fórmula:
 
 
2 - DESENVOLVIMENTO
 Nesta prática, demonstraremos de forma simples e prática a diferença que pode haver entre o escoamento de fluidos apenas variando a vazão de um deles. Foi utilizado um copo com o fluido colorido na base e um copo virado de cabeça para baixo e cheio d’agua na parte de cima, separados por uma válvula de controle. 
3- MATERIAS UTILIZADOS:
- 2 Copos
- Água
- Fluido colorido
- Válvula para controle da vazão 
4 - MONTAGEM DO PRÓTOTIPO:
 Figura 2.1 – Aplicação da válvula no recipiente
Figura 2.2 – Montagem do experimento
 
Figura 2.3 – Representação do escoamento laminar
Figura 2.4 – Representação do escoamento turbulento
5 – RESULTADOS
Quando utilizamos uma vazão pequena de fluido colorido, ele forma uma camada fina e contínua paralela a borda do tubo, é o que Reynolds denominou escoamento laminar. Quando aumentamos a vazão, as oscilações são amplificadas e essa camada fina de fluido colorido se desfaz dando lugar a uma mistura completa na água, chamada de escoamento turbulento. E assim podemos ver os dois tipos de escoamento e a transição entre eles num único experimento.
6 - CONCLUSÃO
O experimento foi muito válido para todos os integrantes do grupo, facilitou o aprendizado passado em sala e pudemos assimilar toda a parte teórica através da prática. Durante os testes utilizamos vários tipos de fluidos e de válvulas para acompanharmos a variação dos resultados. Com isso, concluímos que o tipo de escoamento independe do fluido utilizado, e sim pela vazão em que o sistema é submetido.
7 - REFERÊNCIAS 
ESCOAMENTO LAMINAR E ESCOAMENTO TURBULENTO – EXPERIMENTO DE REYNOLDS (1883) 
 Disponível em:
<http://meusite.mackenzie.com.br/eangelo/Exp_Reynolds.pdf>
 Acesso em: 08/10/2019
 
 CÁLCULO DO NÚMERO DE REYNOLDS
Disponível em: 
<http://www.engbrasil.eng.br/pp/mf/aula10.pdf>
Acesso em: 08/10/2019
VÍDEOS BASE PARA REALIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA:
<https://www.youtube.com/watch?v=nc87jwdBtFY>
<https://www.youtube.com/watch?v=bARZPr-wxwE>
<https://www.youtube.com/watch?v=7ILWdNlDi-k>

Continue navegando