Buscar

Relatorio circuito em serie

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE – UNIBH 
 CURSO: ENGENHARIAS
 DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE FÍSICA ELETRICIDADE E MAGNETISMO 
 PROF: SAVOI 
 GRUPO: Gabriela de Oliveira Brito, Diego Cesar, Isabella Cayuela, Kilner Viveiros Soares, Leandro Augusto, Lisandra Mourão, Raul Pedro TURMA: ECV3AN-ESA1
 
RELATÓRIO ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES
Introdução 
Circuito em série é um circuito onde duas ou mais cargas estão sendo alimentadas sequencialmente, havendo apenas uma única passagem para a corrente elétrica. No circuito em série, corrente elétrica e tensão elétrica se comportam de maneiras diferentes. O fluxo da corrente elétrica sempre será o mesmo sobre as cargas, pois somente existe um caminho.
Contudo a tensão elétrica sobre as cargas será diferente, se suas resistências não forem iguais. Pois a resistência é diretamente proporcional à tensão, ou seja, quanto maior a resistência, maior será a tensão elétrica.
Objetivos
 Analisar como a corrente elétrica e a tensão elétrica se comportam na associação de resistores em séries, utilizando como resistores os filamentos de lâmpadas, 
 
Materiais e métodos 
 1 placa para ensaios de circuitos elétrico
 1 fonte DC de 6V -2A
 1 conjunto de conectores
 3 lâmpadas (1,5W, 2,0W e 3,0W)
 2 multímetros
 1 chave liga - desliga
 
Montou-se o seguinte circuito elétrico na placa de ensaios:
De modo que a fonte e os multímetros foram conectados pelos fios de ligação, na observância dos respectivos pelos a serem ligados. Ligou-se a fonte e a chave do circuito, sabendo-se que a corrente elétrica e a tensão elétrica iam fluir pelo circuito foi feita a medição da corrente em todo o circuito e a tensão em cada resistor.
.
 
4.Dados Experimentais e Análise dos Resultados
Com a tabela abaixo é possível perceber o valor da tensão e da corrente no circuito.
Observou-se através do experimento que a corrente em todo circuito permanece a mesma, devido a este ser um circuito em serie não possuindo caminho alternativo que cause dissipação de corrente. Também se pode observar que a DDP (diferença de potencial) nas extremidades do circuito é a soma das DDP’s em cada resistor, mostrando que a DDP total do circuito se distribui entre os resistores.
Sabendo-se que a soma das tensões em cada ramo de associação, nos oferece a tensão total, é possível obter a resistência total através das seguintes formulas:
Logo:
As lâmpadas apresentaram o mesmo brilho quando ligadas em serie, devido a corrente de o circuito ser a mesma para todas, porém quando retirado um resistor do circuito, a corrente no circuito aumentou e assim consequentemente a potência, fazendo com que as lâmpadas (resistores) restantes brilharem de forma mais intensa.
Considerações Finais
Após analise dos dados, foi observado que os valores de potência e resistência encontrados na lâmpada (resistor) de 1,5 w, foi idêntico aos valores da lâmpada de 3w, considerando estes dados, é possível afirmar que o equipamento não estava apropriado para execução de praticas laboratoriais ,possuindo lâmpada (resistor) não correspondentes as assinaladas em sua descrição.
Sendo que a potência medida no resistor de 3w,também apresentou discrepância maior que a tolerância de 5%,porém o grupo não verificou erros de medição ou calculo que pudessem justificar esse desvio.
Os objetivos da pratica, foram atingidos de modo parcial, sendo observado o comportamento de tensão e corrente, porém obtendo-se valores não tão próximos aos valores esperados, devidos a erros de equipamento.
Referências Bibliográficas :
Relatório Resistor- Mundo educação
Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/propriedades-associacao-resistores-serie.htm Acesso:08/05 21:00
Plan1
	Lampada A	Lampada B 	Lampada C	Somatório	Associação
	Corrente i(A)	1,03A	1,03A	1,03A	x	Série
	ddp V (V)	1,92V	2,09V	1,88V	5,89V	Série
	Resistência R(Ω)	1,86Ω	2,2Ω	1,86Ω	5,8Ω	Série
	Potência Medida PM (W)	1,97W	2,33W	1,97W	6,27W	Série
	Potência Nominal PN (W)	1,5W	2W	3W	6,5W	Série
Plan2

Continue navegando