ATIVIDADE 4 DESENVOLVIMENTO SOCIAL
7 pág.

ATIVIDADE 4 DESENVOLVIMENTO SOCIAL


DisciplinaDesenvolvimento Social76 materiais286 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Atualmente Larissa se formou em medicina, e já conseguiu um emprego como clínico geral. Ela mora sozinha, paga todas as suas contas e tem o seu próprio carro, sem depender financeiramente de ninguém. Além disso, Larissa faz o que quer durante os finais de semana e tem consciência dos seus direitos femininos, que envolvem principalmente a liberdade. A mãe de Larissa, dona Ana, infelizmente não teve as mesmas oportunidades por conta da desigualdade de gênero, que era ainda mais forte na sua época de juventude.
 
Com relação ao texto acima, analise os itens a seguir.
 
I. A inserção da mulher no mercado de trabalho aumentou bastante nos últimos anos e, por isso, Larissa teve a oportunidade de se formar e conseguir encontrar o seu emprego. Isso se deve à luta de diversas mulheres por igualdade de gênero e direitos femininos;
II. O caráter sexista era ainda mais recorrente nos anos que se passaram, e as discussões acerca dos direitos das mulheres têm sido amplamente difundidos, o que tem proporcionados diversos benefícios para o sexo feminino;
III. A inserção das mulheres no mercado de trabalho se deve, também, à preocupação de diversas instituições sociais em implantar programas e políticas que envolvem a igualdade de gênero;
IV. A igualdade de gênero tem sido um assunto pouco discutido, e as instituições sociais não têm promovido programas que ajudem as mulheres a se inserir na sociedade.
 
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Nos dias atuais, cada vez mais, as mulheres têm ocupado cargos nas empresas, mesmo que o mercado de trabalho ainda seja desigual. Isso tem ocorrido por conta da luta feminina, pela ampla discussão de igualdade de gênero e pela busca dos direitos. Além disso, diversas organizações e instituições têm promovido a inclusão de mulheres no mercado de trabalho.
	
	
	
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Vivemos em um ambiente social marcado pela diversidade de gêneros, culturas, religiões, etnias e crenças. E cada um dos agentes sociais possuem as suas características, diferenças e peculiaridades. Quando as particularidades de determinado grupo não são aceitas pela sociedade, ocorre o que chamamos de discriminação e preconceito, o que promove a marginalização das pessoas que participam desse grupo. Para diminuir essas práticas excludentes, é necessário debater sobre os direitos humanos e a cidadania.
 
Com relação a esse assunto, analise os itens a seguir.
 
I. O desenvolvimento das sociedades democráticas foi um marco para a promoção dos direitos humanos e respeito às diversidades;
II. As ações sociais e os movimentos facilitam o processo de inclusão social e a busca pelos direitos humanos;
III. Os direitos humanos promovem a dignidade à pessoa humana, e esse é um fator que muitas vezes é desrespeitado quando o assunto é diversidade e grupos marginalizados;
IV. A conquista dos direitos humanos foi realizada por conta da solidariedade dos grandes políticos que reconheceram os direitos da população;
V. A diversidade é uma das principais riquezas da humanidade, e por isso essa deve ser respeitada e não discriminada.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Um dos fatores iniciais que gerou respeito às diversidades foi a implementação da democracia na sociedade. Todos os movimentos e as ações que visavam o desenvolvimento dos direitos humanos conseguiram promover a inclusão social dos diversos agentes e grupos sociais. Já que a diversidade de etnias, crenças e raças é uma riqueza para a humanidade, essa deve ser preservada. Por isso é necessário proporcionar uma vida digna para todas as pessoas.
	
	
	
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Guilherme e Letícia são casados, mas a relação entre os dois não é considerada saudável. O relacionamento do casal é abusivo, já que Guilherme se sente superior em relação a Letícia devido ao seu gênero. Muitas vezes, ele não deixa Letícia usar batom vermelho e mini saia ou consumir bebida alcoólica nos lugares públicos, pois Guilherme ressalta que isso não é postura de mulher comprometida. Além disso, Letícia deixou os seus sonhos de ser professora de lado porque Guilherme afirma que mulher casada não deve trabalhar fora de casa. Essa situação é recorrente nos dias atuais, mesmo que as discussões em relação aos direitos femininos tenham sido amplamente difundidos.
 
Acerca das políticas que podem ser desenvolvidas para promover a igualdade de gênero, analise as assertivas a seguir.
I. A hegemonia do patriarcado fez com que ocorresse a desigualdade de gêneros, e por isso é necessário educar homens e mulheres, dentro e fora das escolas, acerca da importância de promover a igualdade.
II. É dever do Estado promover discussões em relação à igualdade de gênero e assegurar os direitos das mulheres de se sentirem livres para realizar as suas ações do cotidiano.
III. Essas situações normalmente acontecem devido à falta de informação e conscientização, e também por conta de uma conjuntura sexista.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. É necessário promover discussões nas famílias e nas escolas em relação à importância de promover a igualdade de gênero, e deixar de lado o regime do patriarcado. Além das famílias e das escolas, o Estado também deve se pronunciar e desenvolver discussões em relação ao respeito da liberdade feminina.
	
	
	
Pergunta 4
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	O líder de determinada comunidade de baixa renda decidiu promover aulas sociais para a população jovem e adulta. Os conteúdos dados eram acerca do exercício da cidadania e da responsabilidade social com o intuito de promover o bem-estar comum e incentivar a população para ir em busca dos seus direitos e deveres.
 
Com relação à importância da conscientização da população, analise se as assertivas a seguir.
 
I. Quando a sociedade desconhece a importância de supervisionar o poder público, as chances que o Estado seja extremamente desigual são ainda maiores;
II. A promoção do bem-estar social é recorrente da responsabilidade social, quando os indivíduos possuem consciência acerca dos seus deveres enquanto ser social;
III. A garantia dos direitos públicos devem ser realizadas pelo Estado em relação ao cidadão. A população não precisa ir em busca dos seus direitos, já que o Estado possui o dever de promover o bem comum;
IV. O desenvolvimento de políticas públicas que promovam o bem estar-social independem do exercício da cidadania e da busca da população pelos seus direitos sociais.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e II, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Quando a população desconhece os seus direitos e não se manifesta em busca dos mesmos, há mais chances de que o Estado seja corrupto e não promova programas e políticas que visem o bem-estar da sociedade. Portanto, nas regiões que o cidadão conhece as suas responsabilidades, o Estado sente-se obrigado a atender as necessidades da população e toma providências em relação às diversas situações do ambiente social.
	
	
	
Pergunta 5
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	O ser humano possui diversos direitos e deveres perante a sociedade, assim como várias responsabilidades sociais. Todos os indivíduos possuem liberdade para desenvolver os seus aspectos intelectuais e profissionais e realizar ações sociais e de lazer. Portanto, o cidadão é um agente social transformador que visa promover o desenvolvimento humano e econômico.
 
Em relação ao papel do indivíduo