Buscar

Aula_Teledeteção_2019_2

Prévia do material em texto

TELEDETEÇÃO
AULA 04
Curso de Licenciatura em Geologia
Docente: Hairazate Abdurramane
2019
Interações radiação/objeto
A radiação que não é absorvida nem difundida na atmosfera atinge e interage com a superfície da Terra.
Quando a energia atinge o objeto, a superfície pode absorver (A), transmitir (T) ou refletir (R) a energia incidente (I). 
A proporção de cada interação dependerá do comprimento de onda da energia e ainda da natureza e das condições da superfície.
Interações radiação/objecto 
 Em deteção remota é a radiação refletida pelo objeto que é medida. A reflexão especular ou brilhante e a reflexão difusa representam os dois extremos de reflexão da energia.
Uma superfície lisa produz uma reflexão especular, isto é, toda a energia é redirecionada numa mesma direção. A reflexão difusa é produzida quando a superfície é rugosa, dirigindo a energia uniformemente em todas as direções.
Interações radiação/objecto
As cores que nós recebemos são uma combinação das interações da radiação (absorção, transmissão e reflexão) e representam os comprimentos de onda refletidos. Se todos os comprimentos de onda são refletidos por um objeto, este aparece branco, enquanto um objeto que absorve todos os comprimentos de onda do visível aparece sem cor (ou seja, preto). 
Sensores ativos e passivos 
 Os dispositivos que medem a energia disponível que ocorre na natureza são os sensores passivos.
 Os sensores passivos recebem a energia refletida só quando o Sol ilumina a Terra e durante o período da noite não há energia solar refletida.
Sensores ativos e passivos
Os sensores ativos produzem a sua própria energia para “iluminar” o objeto alvo, emitindo uma radiação eletromagnética que é dirigida ao objeto.
 A radiação refletida pelo objeto é detectada e medida pelo sensor.
Vantagens e desvantagens dos sensores
 A vantagem do sensor ativo é poder fazer registos a qualquer hora do dia ou da noite e em qualquer estação do ano.
A desvantagem é que os sensores ativos têm que produzir uma enorme quantidade de energia para iluminar devidamente o objeto alvo. 
Vantagens e desvantagens dos sensores
Uma máquina fotográfica é um ótimo exemplo de sensor ativo e passivo. Durante um dia luminoso existe luz solar suficiente para iluminar os objetos que depois é refletida para a objetiva da máquina fotográfica, e o filme regista simplesmente a radiação emitida (modo passivo). Durante um dia com pouca luminosidade, ou dentro de um edifício, normalmente não existe luz solar suficiente para que a máquina fotográfica registe os objetos com definição; 
Vantagens e desvantagens dos sensores
nestes casos a máquina fotográfica usa uma fonte de energia própria (que é o flash) para iluminar o objeto registando a radiação refletida por ele (modo ativo). 
O radar que a polícia usa para medir a velocidade a que circulam os veículos automóveis, utiliza um sensor remoto ativo; o radar é apontado para um veículo, emite repetidamente uma radiação e a reflexão da radiação no automóvel é detetada; 
 conceitos fundamentais associados às imagens usadas em deteção remota. 
A energia eletromagnética pode ser detetada de forma fotográfica ou eletrônica. 
Os processos fotográficos usam uma reação química sobre uma superfície sensível à luz (filme) para captar e registar as variações de energia.
Características das imagens 
 Em deteção remota é importante distinguir os termos imagem e fotografia. 
 Uma imagem é uma representação gráfica, qualquer que seja o comprimento de onda ou o sistema de deteção remota usados para captar e registar a energia eletromagnética.
Características das imagens
 Uma fotografia designa especificamente toda a energia captada e registada numa película fotográfica.
 Com base nestas definições, constatamos que todas as fotografias são imagens, mas nem todas as imagens são fotografias. 
Características das imagens 
Uma fotografia pode ser apresentada e armazenada em formato digital subdividindo a imagem em pequenas áreas de igual tamanho chamados pixeis.
A luminosidade de cada pixel é representada por um valor numérico, ou número digital.
A fotografia foi digitalizada (num scanner de varrimento) e subdividida em pixeis; a cada pixel foi atribuído um valor numérico (conjunto de dígitos).
Obrigado

Continue navegando