Buscar

Avaliação discursiva final Saúde ocupacional e medicina do trabalho II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho II (SEG32)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:448904) ( peso.:4,00)
	Prova:
	10540951
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	Entre as principais dificuldades para a inserção dos portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho, estão elencadas: a falta de escolaridade do deficiente, de preparação profissional e social; de condições inadequadas do ambiente físico e social, falta de conhecimento sobre deficiência, falta de adequação dos programas de treinamento profissional e social aos deficientes; falta de contato com as empresas para conhecer as suas necessidades; e por parte do governo, políticas de investimento e incentivo junto às empresas na contratação de deficientes. Explique pelo menos três destes itens, dando os motivos pelos quais foram elencados, contribua explicando o que pode ser feito para a minimização destas dificuldades.
	Resposta Esperada:
A falta de escolaridade do deficiente, de preparação profissional e social: O deficiente até pouco tempo era visto como uma pessoa especial, que nunca poderia ser incorporada no mercado de trabalho, por isso não havia incentivo de estudo, nem escolas preparadas para recebê-los.
Também existe a falta de infraestrutura do ambiente físico, ou seja, falta a acessibilidade, é preciso cobrar das instituições a realização de rampas, instalações de elevadores que permitam essa acessibilidade.
Falta de conhecimento sobre deficiência: muitas das deficiências são tratadas como iguais e/ou desconhecidas, não há divulgação dos tipos de deficiências existentes, deve haver mais divulgação destas deficiências e dificuldades enfrentadas.
Por parte do governo, políticas de investimento e incentivo junto às empresas na contratação de deficientes: É o governo o principal ator responsável e o que deve promover políticas e programas que representem as necessidades dos deficientes.
	2.
	Júlia, costureira há 15 anos numa fábrica de calcinhas, apresentou sintomas de bursite. Após Júlia ter procurado o médico do trabalho, ouviu que ela adquiriu uma doença ocupacional originada da sua atividade laboral. Sabe-se que há dois tipos de classificações para doenças ocupacionais: doença do trabalho e doença profissional. Neste caso, que tipo de doença ocupacional Júlia possui e por quê?
	Resposta Esperada:
Júlia possui uma doença do trabalho, pois decorre da atividade que ela exerce e/ou a más condições específicas do seu ambiente de trabalho. Como por exemplo, um mobiliário ruim, ou mesmo uma carga horária intensa de demandas de trabalho.

Outros materiais