Buscar

gabarito fgv

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 A criação do modelo de negócios está relacionada à definição da estratégia competitiva e da estrutura que gerará benefícios aos clientes.Considerando sua definição, verificamos que a estratégia competitiva ou de negócio está relacionada:
 à escolha de uma estratégia de competição para a unidade de negócios e corresponde à decisão de como competir.
2 Para alcançar a eficiência e eficácia no aprendizado, Senge apresenta a proposta da organização aprendiz – learning organization.Tal proposta resulta da convergência de cinco componentes ou disciplinas. São eles:
 raciocínio sistêmico, domínio pessoal, conscientização dos modelos mentais, definição de um objetivo comum e aprendizado em grupo.
3 O conceito de unidades estratégicas de negócio (UENs) foi aprimorado e aplicado em várias organizações contemporâneas.A gestão estratégica desenvolve UENs para corporações que se constituem em:
 conglomerados de negócios em termos de serviços e produtos oferecidos. No caso das pequenas empresas, estas possuem, geralmente, uma única UEN.
4 Mintzberg (2010) aborda o significado de estratégia a partir dos chamados 5 Ps.Compõem os 5 Ps os conceitos de:
 plano, padrão, posição, perspectiva e estratagema.
5 A estratégia deve distribuir-se por toda a organização, não se restringindo aos níveis gerenciais e diretivos.Nessa perspectiva, analisando sua função, concluímos, corretamente, que estratégia corporativa refere-se:
 ao nível mais elevado da estratégia empresarial e abrange as questões relacionadas aos negócios em que se decide competir, determinando o portfólio de unidades de negócios da organização.
6 Porter, em seu livro Vantagem competitiva, estabeleceu o conceito de cadeia de valor, segundo o qual uma organização pode ser segmentada em atividades primárias e de suporte.De acordo com esse conceito, as atividades primárias incluem:
 operações, vendas e marketing.
7 Igor Ansoff impõe-se como um dos principais pensadores da Administração Estratégica.Na visão de Ansoff, a Administração Estratégica caracteriza-se por:
 orientação do comportamento de uma organização, lidando com a decisão a respeito do modo como a empresa conseguirá êxito e integração à intenção estratégica.
8 Mintzberg e Quinn propõem três níveis de estratégia, segundo o grau de importância de cada esfera hierárquica, no alcance dos objetivos organizacionais.Desse modo, classificam a estratégia em corporativa, competitiva e:
 funcional.
9 As interpretações sobre Gestão Estratégica têm evoluído ao longo do tempo.Realizando uma análise do conceito de Gestão Estratégica, concluímos que esse conceito se define como:
 abrangente ao cumprimento de uma série de etapas por parte do gestor, apresentando um enfoque sistêmico às funções estratégicas.
10 Segundo Sachs, a sustentabilidade apresenta diferentes dimensões.A esse respeito, a obtenção da equidade na distribuição de renda, por exemplo, refere-se à dimensão da sustentabilidade identificada como:
 social.

Continue navegando