Buscar

avaliando parcial - etica - 3

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201504363992)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(XXIV Exame OAB/2017/adaptada) - Tânia, advogada, dirigiu-se à sala de audiências de determinada Vara Criminal, a fim de acompanhar a realização das audiências designadas para aquele dia em feitos nos quais não oficia. Tânia verificou que os processos não envolviam segredo de justiça e buscou ingressar na sala de audiências no horário designado.
Não obstante, certo funcionário deu-lhe duas orientações. A primeira orientação foi de que ela não poderia permanecer no local se todas as cadeiras estivessem ocupadas, pois não seria autorizada a permanência de advogados de pé, a fim de evitar tumulto na sala. A segunda orientação foi no sentido de que, caso ingressassem na sala, Tânia e os demais presentes não poderiam sair até o fim de cada ato, salvo se houvesse licença do juiz, para evitar que a entrada e saída de pessoas atrapalhasse o regular andamento das audiências.
Considerando o caso narrado, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	Ambas as orientações violam os direitos assegurados, pelo Estatuto da OAB, ao advogado, pois Tânia possui o direito de permanecer, mesmo que de pé, na sala de audiências, bem como de se retirar a qualquer momento, indepentemente de licença do juiz.
	
	Apenas uma orientação viola os direitos assegurados ao advogado, pois se coadunam com o poder-dever do magistrado de presidir e evitar tumulto no ato judicial, não contrariando, por si sós, direitos normatizados no Estatuto da OAB e no Código de Ética e Disciplina.
	
	Nenhuma das orientações viola os direitos assegurados ao advogado, pois se coadunam com o poder-dever do magistrado de presidir e evitar tumulto no ato judicial, não contrariando, por si sós, direitos normatizados no Estatuto da OAB.
 
	
	A segunda orientação dada pelo funcionário viola os direitos assegurados ao advogado, pois Tânia possui o direito de retirar-se a qualquer momento, indepentemente de licença do juiz, da sala de audiências. Todavia, a primeira orientação coaduna-se com o poder-dever do magistrado de presidir e evitar tumulto no ato judicial, não violando, por si, direitos normatizados no Estatuto da OAB.
	
	A primeira orientação dada pelo funcionário viola os direitos assegurados ao advogado, pois Tânia possui o direito de permanecer, mesmo que de pé, na sala de audiências. Todavia, a segunda orientação coaduna-se com o poder-dever do magistrado de presidir e evitar tumulto no ato judicial, não violando, por si, direitos normatizados no Estatuto da OAB.
	Respondido em 26/10/2019 08:35:10
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201504398931)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a assertiva correta de acordo com o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil - Lei no 8.906/1994.
		
	
	São anuláveis os atos privativos de advogado praticados por pessoa não inscrita na OAB.
	
	 As Procuradorias e Consultorias Jurídicas dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e das respectivas entidades de administração indireta e fundacional não exercem atividade de advocacia, uma vez que se sujeitam tão-somente a seu próprio regime jurídico.
	 
	A impetração de habeas corpus não se inclui na atividade privativa da advocacia.
	
	É obrigatório o visto do advogado em atos constitutivos do empresário individual.
	
	Ao advogado é assegurado o direito de exercício de sua profissão somente nos limites geográficos do território do Estado/Distrito Federal onde estiver registrado junto ao respectivo Conselho Seccional da OAB.
 
	Respondido em 26/10/2019 08:35:12
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502401648)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Para a inscrição como advogado é necessário:
		
	
	ter sido estagiário por, pelo menos, um ano.
	 
	diploma ou certidão de graduação em direito, obtido em instituição de ensino oficialmente autorizada e credenciada;
	 
	ser maior de 35 anos.
	
	todas estão incorretas.
	
	ter realizado residência jurídica por, pelo menos, dois anos.
	Respondido em 26/10/2019 08:35:14
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502162670)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Assinale a opção correta de acordo com as disposições do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB.
		
	 
	O compromisso que o requerente à inscrição nos quadros da OAB deve fazer perante o conselho seccional, a diretoria ou o conselho da subseção é indelegável, haja vista sua natureza solene e personalíssima.
	 
	O estagiário inscrito na OAB pode praticar, isoladamente, todos os atos próprios de advogado, desde que sua inscrição esteja regular
	
	Toda vez que figurar como indiciado em inquérito policial, por qualquer espécie de infração, o advogado deve ser assistido por um representante da OAB, sem prejuízo da atuação de seu defensor
	
	É vedado ao requerente pleitear inscrição nos quadros da OAB sem ter, regularmente registrado, diploma de bacharel em direito, não suprindo sua falta nenhum outro documento
	Respondido em 26/10/2019 08:35:15
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502481596)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A respeito da conduta ilibada e sigilo profissional, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	Os princípios da conduta ilibada e do sigilo profissional expressos no art. 21 e 22 do CED observam a hipótese de sigilo profissional ao postular em nome de terceiros, contra ex-cliente ou ex-empregador.
	 
	O advogado que atua para a constituição de determinado ato jurídico não pode, após constituído o ato, impugnar-lhe a validade ou legitimidade, uma vez que tal ato iria de encontro a sua atuação anterior, violando o próprio sigilo da relação mantida anteriormente.
	
	A conduta do advogado que muda de endereço inviabilizando contado do constituinte e deixa o cliente em desamparo, sem realizar ato algum processual. Esta situação difere daquele que por esquecimento não informa o novo endereço, mas continua diligente realizando atos necessários para o andamento processual.
	
	É dever do advogado revelar circunstâncias ao ser procurado, portanto, declinando seu impedimento ético.
	 
	O prazo mínimo entre a extinção do mandato e a possibilidade de advogar contra ex-cliente é de no mínimo 3 a 4 anos.
	Respondido em 26/10/2019 08:35:16
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201502081514)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Um advogado, por motivos pessoais, não mais deseja continuar patrocinando uma causa. Nesse caso, com relação ao procedimento correto perante o seu cliente, ele deve:
		
	
	comunicar ao autor a desistência do mandato e indicar outro advogado para substituí-lo.
	
	fazer um substabeleceimento com reservas de poderes.
	
	renunciar ao mandato e continuar representando o autor até ele constituir um novo advogado.
	 
	comunicar ao cliente a desistência do mandato e funcionar no processo nos dez dias subsequentes, se necessário.
	
	fazer um substabelecimento sem reservas de poderes para outro advogado e depois comunicar tal fato ao cliente.
	Respondido em 26/10/2019 08:35:18
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201504396312)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	(OAB/EXAME DE ORDEM/2012/adaptada) - Sebastião, advogado regularmente inscrito na OAB/RJ, se viu afrontado por sua cliente, que o acusava da prática de crime que ela cometeu. Em defesa própria, Sebastião revelou segredo profissional, provando que não era culpado. Nessa situação hipotética, a conduta de Sebastião:
		
	
	não foi lícita, pois o sigilo profissional é inerente à profissão, impondo-se seu respeito em qualquer situação, sem exceções.
	 
	foi lícita, pois o sigilo profissional é inerente à profissão, impondo-se seu respeito em qualquer situação, salvo grave ameaça ao direito à vida, à honra, ou quando o advogado se veja afrontado pelo próprio cliente e, em defesa própria, tenha que revelar segredo.
	 
	não foi lícita, pois o sigilo profissional é inerente à profissão, impondo-se seu respeito em qualquersituação, salvo apenas na hipótese de grave ameaça ao direito à vida.
	
	foi ilícita, pois  constitui obrigação do advogado observar o sigilo profissional
	
	foi lícita, pois não constitui obrigação do advogado observar o sigilo profissional.
	Respondido em 26/10/2019 08:35:19
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201502082019)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A Lei 8906/94, que consubstancia o Estatuto da Advocacia e da OAB, prevê a seguinte prerrogativa do advogado:
		
	
	dirigir-se aos magistrados nas salas e gabinetes de trabalho, desde que para tratar de algum assunto urgente, e que não possa ser resolvido pelo assessor, observando-se a ordem de chegada.
	
	dirigir-se aos magistrados nas salas e gabinetes de trabalho, independentemente de horário previamente marcado ou outra condição, desde que acompanhado de petição já protocolizada, observando-se a ordem de chegada.
	 
	dirigir-se diretamente aos magistrados nas salas e gabinetes de trabalho, independentemente de horário previamente marcado ou outra condição, observando-se a ordem de chegada.
	 
	dirigir-se aos magistrados nas salas e gabinetes de trabalho, desde que para tratar de algum assunto urgente, observando-se a ordem de chegada.
	Respondido em 26/10/2019 08:35:20
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201504396557)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Qual dos seguintes procedimentos fere a ética profissional do Advogado?
		
	
	A indicação de e-mail  do advogado autor de colunas jurídicas em jornal.
	
	O anúncio do escritório de advocacia pela Internet.
	
	O uso da mala-direta para comunicar aos seus clientes a mudança de endereço de seu escritório de advocacia;
	 
	O anúncio da atividade de advogado veiculado pelo rádio, apenas com a indicação do nome, número de inscrição na OAB e endereço do escritório;
	 
	O anúncio do escritório de advocacia em listas telefônicas;
	Respondido em 26/10/2019 08:35:22
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201502491903)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Nas recomendações do Código de Ética para a publicidade feita por advogados, permite-se:
		
	 
	o uso de ilustrações e desenhos com cores discretas.
	
	o uso de frases de efeito para captação de clientela.
	 
	o uso de um conteúdo com finalidade informativa, contendo os títulos e qualificações do profissional.
	
	o uso de pequena fotografia, desde que acompanhada do símbolo da OAB.
	
	a menção a cargo público anteriormente exercido.

Continue navegando