Buscar

trabalho I Semestre CCO Reinventando empresa de Felipe

Prévia do material em texto

ciências contábeis
thayná honorato da silva
REINVENTANDO A EMPRESA
Lagoa da Prata
2019
thayná honorato da silva
REINVENTANDO A EMPRESA
Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Pitágoras Unopar,omo requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Empreendedorismo, Ética, Política e Sociedade, Homem, Cultura e Sociedade, Sistema de Informação Gerencial e Seminário I. 
Lagoa da Prata
2019
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 
 O trabalho aqui descrito tem a finalidade de criar ou reinventar o restaurante 
de Felipe, situado em um local bastante frequentado da cidade. Segundo uma pesquisa feita pela CITIBANK (2012), ‘’a maioria dos entrevistados diz que reinventou seus negócios, para se manter competitivo. Essa estratégia é reforçada no atual clima competitivo que os entrevistados descrevem como; extremamente intensa’’.
 Visando a otimização da empresa e o crescimento de tal, existem vários parâmetros e caminhos para chegada do sucesso, sem utopias, em busca de reconhecimento de clientes e também renomados chefs cozinheiros.
 Inovação em si, significa algo novo, neste pensamento deve ter uma mudança geral interna e externa no restaurante de Felipe, para que haja o resultado esperado e trabalhado.
 Esse tema é de suma importância, no mundo contemporâneo existem muitas empresas passando por problemas no crescimento devido não apenas a falta de conhecimento empresarial, mas também de intelecto pessoal de cada funcionário, ou seja, a proatividade de cada um e a imaginação, visando não somente em boa alimentação, mas em conforto pro cliente sair não apenas saciado em suas necessidades, mas satisfeito totalmente com atendimento e conforto, assim o próprio cliente faz a propaganda do local e volt novamente depois.
DESENVOLVIMENTO 
 Primeiramente, existe uma problemática a ser analisada, Felipe com 25 anos formou-se em engenharia da Produção, mas nunca atuou na área, o que e preocupante, haja vista que a ideia primordial é a reestruturação de seu restaurante, visto isto, ele deve se capacitar mais, visitando outros restaurantes e observando maneiras de administração e mapeamento de produções.
 Outro ponto que destaca-se é o proprietário antigo que não agiu corretamente com sua empresa, Felipe deve sentar com ele e ter uma conversa com foco empreendedor visando saber a procedência antes dele, como a empresa funcionava em seu geral para assim promover mudanças para seu quadro de funcionários.
 ‘’Todas as empresas deveriam trabalhar arduamente para tornar obsoletos os seus próprios produtos antes que os seus concorrentes o façam.’ (Philipe, 1991, p. 27).’ Nesta esteira de pensamento é oriundo aplicar o restaurante de Felipe, deve ter como meta e concorrência a si mesmo, assim buscando o crescimento a cada dia e se superando.
 Para desenvolver tal empresa é primordial haver uma reunião com todos os funcionários para que haja mais ideias, mesmo que divergentes, pois é assim que encontra ideias inovadoras para que haja um caminho a ser seguido, assim valorizando a comunicação e participação de todos do corpo da empresa, tendo em vista que uma das problemáticas era a falta de comunicação na empresa, assim criando um clima pesado de trabalho e , por isso, havendo menos aproveitamento no desempenho de cada um dentro da empresa.
 Para ajudar mais ainda em seu restaurante, Felipe deve ser positivo mesmo que o restaurante esteja ultrapassado, deve-se passar boa energia para todo corpo de funcionários, para que o ambiente melhore e haja mais aproveitamento, Felipe também deve investir em maneiras para incentivar e motivar seu corpo de funcionários, ou seja, com promoções, prêmios, elogios e recompensas para acertos de cada um, deve reconhecer a funcionalidade e comprometimento de cada funcionário, assim também um ponto importante é melhorar o estereótipo
do restaurante, proporcionando algo moderno que venha atender as necessidades dos clientes, tanto com a comida, mas também a questão visual do lugar buscando pesquisar maneiras de melhorias, visto que o restaurante fica em um local badalado da cidade e sempre haverá fluxo de pessoas em tal ambiente.
 EMPREENDEDORISMO
 Depois de conhecer o restaurante, Felipe contatou para nossa empresa de consultoria e contratou nossos serviços, nossa missão é ajudar Felipe a reestruturar seu restaurante. 
 FERRAMENTA CANVAS
 Na metodologia canvas podemos observar que é extremamente organizado e atende todas as necessidades do empreendedor. começando, como executar as atividades principais, como um restaurante as atividades principais são basicamente trazer o prato pedido pelo cliente, para executar tal tarefa é preciso de uma equipe organizada e bem dotada de cozinheiros , assim não haverá insatisfação da clientela, os recursos principais são alimentos frescos e dentro da validade, para isto é necessário de um funcionário apenas para cuidar do estoque na empresa, fiscalizando todos os alimentos que entram e saem.
 A proposta de valor pode ser utilizada para estruturar o processo de vendas, pois visa entender as necessidades dos clientes, ou seja, estruturar o processo de vendas consiste em orientar a sua equipe de vendas a desempenhar suas atividades com mais facilidade e otimizar o seu tempo.
 Relacionamento com clientes é um ponto que necessita de uma atenção a mais, haja vista que, sem cliente o restaurante não tem lucro, para melhoria de tal área deve-se investir em treinamentos e em um padrão de atendimento, para fazer que com um a pessoa que frequente o seu estabelecimento possa se sentir bem.
 O valor gasto por Felipe vai variar de quanto ele esta disposto a arrumar seu restaurante, haja vista que serviços com maior eficácia tendem a cobrar mais caro, conselho é não se individar arrumando tudo de uma vez, mas fazer um planejamento e levantamento de preços e ir arrumando aos poucos seu restaurante, assim não corre o risto de virar uma coisa grande demais e ao invés de lucros ter apenas prejuízos.
 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE
 Para auxiliar na educação do caráter é preciso primeiro saber a definição, caráter é a maneira de como um indivíduo age de acordo com cada situação, nesta esteira de pensamento, afirma -se que deve trabalhar o pessoal de cada pessoa e ser analisado lentamente, lembrando que o caráter é um assunto de punho particular e deve ser tratado diferentemente de acordo com cada personalidade, tendo em vista essa variável é de suma importância ter no ambiente de trabalho um psicólogo a dispor da empresa, para que cada um possa em sua precisão contata-lo
 Para despertar das virtudes das pessoas envolvidas com a empresa é preciso de motivação, ou seja, na busca pelo bom desempenho empresarial é necessário funcionários aptos e adequados para cada vaga pretendida também deve-se haver um bom estado de mente e uma forma para que tudo esteja no caminho devido é motivar, tendo em vista que, com recompensas e um ambiente de trabalho promissor a empresa consegue subir, mas é oriundo afirmar que a motivação parte principalmente de um chefe ou pessoa denominada líder da equipe pois, essa pessoa é refletirá tal feito, assim no finalde cada expediente tem um dia produtivo e assim despertando virtudes de cada funcionário em sua particularidade para que em um futuro próximo possa apresentar e assim subir sua empresa.
Maneiras de motivação é celebrar desde menores as maiores conquistas, notando cada acerto para que o funcionário se sinta relevante em tal ambiente, pode-se também organizar treinamentos internos assim havendo mais capacitação pessoal, melhorando metas de empresa e assim acarretando em coisas de suma importância a empresa.
.
HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE
 Como aspecto positivo o restaurante tras para aquela comunidade a facidade em se alimentar, poupando tempo em ir para casa , tambem como ambito positivo temos a socializaçao de pessoas daquele meio, tendo em vista que o ser humano tem a necessidade de socializar-se, assim haverá troca de conhecimentos, culturas e de novas culinarias que o restaurante vai oferecer. 
Como impacto negativo, um dos principais é o desperdício de alimento, fato que é preocupante, visto que a maioria dos estabelecimentos já vem com a comda preparada, para amenizar tal problemática é preciso conscientizar as pessoas, seja por meio da internet ou panfletagem, alertando-as sobre o consumo e desperdícios de alimentos.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL
 Neste trabalho, para ser mais eficiente e gastar menos tempo, Felipe deve implantar um sistema de controle de pedidos, comanda, estoque e relatórios, para isto e necessário o ‘’Consumer’’ é um sistema que está no mercado desde 2.010, sendo 100% digital onde se implanta várias funcionalidades como mesas e comandas, pedidos de delivery, pedidos direto do balcão, monitor de cozinha para controlar estoque, isso sendo totalmente digital em apenas um aplicativo com um custo mínimo vai atender todas as necessidades de Felipe.
3 CONCLUSÃO 
 Para conclusão Felipe seguindo todos esses conselhos, desde o Projeto Canvar ao programa ‘’Consumer’’ terá êxito em todas as áreas em seu restaurante, fazendo a mudança no estereotipo também visando a modernidade.
 Ter uma empresa alimentícia não e um trabalho fácil, mas tendo informação e forca de vontade para concluir as atividades consegue-se um crescimento significativo em tal área, claro que a equipe de funcionários também conta, tendo uma equipe participativa que goste do que faça e faca com êxito, não existe trabalho que não renda.
 Enfim para se ter um ambiente de trabalho favorável para os clientes se sentirem bem exige-se varias coisas pequenas que compõem para uma maior que no fim tudo se ajeita do jeito que tem que ser.
 Felipe com a pouca experiencia que possui vai procurar mais conhecimento e seguir todos os conselhos a ele fornecido, para melhoria de seu restaurante e visualização de lucros mais rápida e continua 
REFERÊNCIAS
Kotler, Philip. marketing management. N 27. Prentice Hall., 1991. 
http://www.citador.pt/frases/todas-as-empresas-deveriam-trabalhar-arduamente-p-philip-kotler-26243
https://www.siteware.com.br/metodologias/modelo-canvas/
http://www.programaconsumer.com.br/
https://www.facileme.com.br/blog/canvas-estrutura-de-custos/
https://ecommercedesucesso.com.br/o-que-e-o-canvas-e-como-fazer-o-seu/

Continue navegando