Buscar

ATIVIDADE 1 - CCONT - SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Precisando de assessoria em seus trabalhos, entre em contrato através do número (15) 99629-6460


QUESTÃO 1

Olá aluno(a) de Ciências Contábeis. A atividade proposta corresponde a ATIVIDADE DE ESTUDO 1.

A empresa EmBra Construções Civis Ltda. possuía um sistema denominado OrçaObra para realizar o orçamento da obra, utilizava o sistema FINANCE para realizar o financeiro, a contabilidade (até esse momento era terceirizada) e o sistema AVANTE, era utilizado para realizar o andamento da obra. Para os administradores conseguirem dados, como os de estoque, por exemplo, precisavam consultar o sistema AVANTE. Já o escritório de contabilidade era consultado para obter informações sobre o financeiro. Sobre o andamento da construção, os administradores precisavam confrontar os sistemas FINANCE e AVANTE.

Além da quantidade de sistemas e mensalidades dos mesmos, não era simples para os administradores possuírem informações completas e confiáveis sobre sua empresa. Dessa forma, os responsáveis resolveram contratar um sistema que gerassem relatórios completos, que possuísse em um mesmo sistema dados sobre orçamento, compras, engenharia, financeiro, recursos humanos, vendas e contabilidade. Com isso poderiam, inclusive, montar um departamento de contabilidade interna. Assim, realizaram a contratação do sistema ObraNow. A implantação do novo sistema de forma completa durou aproximadamente um ano, pois os dados iniciais do sistema novo eram os dados finais dos sistemas antigos. Além disso, a empresa possuía 50 funcionários que trabalhavam diretamente com o sistema e, para mudar para o novo, foram necessárias várias horas de treinamento e dedicação, além da realocação de funcionários que não se adaptaram às facilidades que traziam o novo sistema. A empresa, precisou investir em uma infraestrutura tecnológica para o suporte ao novo sistema. Após esse ano de adaptação e mudanças, a empresa pôde economizar além de tempo, recursos financeiros pela confrontação automática entre orçamento e pagamento.

Elaborado pela autora, 2022.


Com base nesse estudo de caso, responda:

a) O que são sistemas ERP e qual sua importância para as organizações?

b) Qual (ou quais) dos sistemas citados pode(m) ser considerado(s) ERP? Justifique.

c) ​Existem desafios quando ocorre a alteração de sistemas dentro de uma empresa? Discorra.

d) Quais foram os desafios na implantação de um novo sistema para a empresa Embra Construções Ltda.?

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais