Buscar

Topicos de Computação AVA2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O plano de curto prazo continha os seguintes itens: a reformulação do espaço físico; a reestruturação da equipe de tecnologia da informação (TI); a revisão dos servidores; a revisão da rede de computadores; a área disponível para armazenamento dos dados dos segurados e o desenvolvimento e implantação de um novo sistema de vendas.
Após a aprovação da diretoria o plano começou a ser executado.
Procedimentos para elaboração do TD
Considerando que a Anthropos possui atualmente 1.1000.0110.1010.0000 (está na base 2) segurados e que cada segurado consome 1048576 bytes de espaço em disco, quantos GB serão necessários para acomodar os dados desses segurados?
Serão necessários 97,65625 gigas no hd.
Em reunião com a equipe de projeto, o gerente do projeto novo sistema de vendas apresentou uma lista com os fatores de qualidade de software que deveriam ser considerados. Na oportunidade ele pediu que esses fatores fossem catalogados no artefato glossário de termos técnicos na seguinte ordem: funcionalidade; confiabilidade; usabilidade; eficiência; facilidade de manutenção; testabilidade; portabilidade; reusabilidade. Qual é o significado de cada um desses fatores?
Funcionabilidade - A capacidade do software de cumprir com as necessidades impostas pelo usuário.
Confiabilidade - É a capacidade do software de cumprir com suas tarefas sem falhas, o software deve estar em pleno funcionamento sem deixar o usuário na mão, o software deve ser confiável a qualquer circunstância.
Usabilidade - É a facilidade na interação do usuário com o software, a simplificação de uma ou mais aplicações, afim de aumentar o desempenho do usuário com a ajuda do software.
Eficiência - É o nível de desempenho do software comparado a expectativa do usuário, é a eficiência esperada do software pela quantidade de recursos gastos no mesmo.
Facilidade de manutenção - É a facilidade necessária para fazer atualizações no software.
Testabilidade - São testes afim de assegurar a funcionabilidade, usabilidade e eficiência do software a fim de garantir que o software chegue ao usuário da melhor forma possível.
Portabilidade - É a capacidade do software de ser executado em multiplataformas.
Reusabilidade - É a capacidade de reaproveitamento do software ou de seus códigos em outros projetos, assegurando a agilidade no desenvolvimento de um novo projeto e qualidade, visto que o mesmo já tem pleno funcionamento comprovado e testado.
Durante o período de desenvolvimento do sistema, para manter a data de entrega estabelecida no cronograma e não atrasar o projeto um programador entregou um programa como pronto sem testá-lo adequadamente. Ele agiu corretamente? Por quê?
Não. Porque isso pode comprometer o trabalho como profissional, além da possível perda de dados caso ocorra algum erro na execução do programa.
O gerente do projeto novo sistema de vendas definiu com a sua equipe as seguintes fases a serem seguidas: requisitos; projeto; codificação; testes; e manutenção. Preocupado com a garantia da qualidade de software ele perguntou para a equipe se era mais barato corrigir os erros durante o desenvolvimento ou durante a manutenção, com o sistema já em produção. Tecnicamente é melhor fazer o quê? Por quê?  
Corrigir o erro durante o desenvolvimento. Porque fica mais fácil e prático corrigir as falhas na estrutura sendo ainda montada, ao invés de quando for fazer uma manutenção, o tempo será melhor menor para corrigir possíveis falhas.

Outros materiais